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Autor Tópico: Fiesta 1..1 - Manutenção  (Lida 9644 vezes)

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Offline hugo_cruz12
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Fiesta 1..1 - Manutenção
« em: 12 de Maio, 2014, 18:14:28 »
Boas,

Sou novo no fórum e preciso de alguma ajuda.

Vou, pela primeira vez, tentar poupar uns trocos e tentar fazer a manutenção do meu Fiesta 1.1 de 1992 com 197000 Kms.

Para já, estou com problemas no cardan da direcção, quando viro para a direita faz tac, apenas um estalo, mas isto terá de ser o mecânico a resolver, parece que vai ficar barato.

Vou então mudar o óleo, o antigo já tem 6000Kms, castrol 15W40, disseram-me para colocar da marca Norauto que fica por 10€ o bidão de 5l, será melhor colocar de outra marca ou esta serve (faço 8000Kms / Ano).

Filtro do Óleo, do ar e Velas, estava a pensar mandar vir do site Mister-Auto,
Filtro de óleo
BOLK - Ref.: BOL-B031059 - 2,48€

Filtro de ar
BOLK - Ref.: BOL-B031350 - 6,08€

Vela de ignição
NGK - Ref.: 3623 - 2,40€*4

O problema está no valor dos portes, 9€, conhecem algum lugar na zona de Vila do Conde/Porto ou site onde possa comprar mais barato?

Recentemente acenderam-se 2 luzes do travão, apenas em descidas, verifiquei que o nível do óleo dos travões estava baixo e agora devo acrescentar ou será problema de calços/discos? Para acrescentar que marca devo usar visto que não sei qual a marca que estava a ser usada?

Para finalizar, quando o carro está frio, ligo o ar mas o carro engasga-se e se não der um "cheirinho" no acelerador, vai a baixo. Será que com a troca das velas resolvo este problema?

Agradeço imenso a vossa ajuda.

Cmpts
Hugo Cruz


Offline Pedro-MK5

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Re: Fiesta 1..1 - Manutenção
« Responder #1 em: 12 de Maio, 2014, 18:54:30 »
viva

eu tenho lido coisas nao muito agradaveis da marca bolk
mas o material que vais comprar fica mais em conta numa casa de peças devido ao porte de envio

quanto ao oleo  nunca usei......... mas nao sera muito mau

Offline ricardo
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Re: Fiesta 1..1 - Manutenção
« Responder #2 em: 12 de Maio, 2014, 19:13:06 »
Boas, quanto ao oleo aconselho-te pores um Galp ou Castrol por mais 5 ou 10 euros, ao menos sabes com o que ficas, o da norauto é capaz de ser tipo jumbo ou continente nunca sabes bem o que é.

Em relação às peças no porto tens montes de lojas, Cardoso e Maia, tens o A. Vieira (capaz de ser o mais recomendado)

Os calços vês bem se estão gastos ou não, assim como o disco, (passas os dois dedos um de cada lado e vês a profundidade, se esta fino ou grosso), à partida será isso, se não, tem fuga  :knuppel2:

na mesma loja de peças arranjas tudo, umas das marcas que conheço é "valeo" para filtros e não só e nunca me deu problemas

Por ultimo, pode ser das velas ou então esta a precisar de fazer umas rectas para tirar o carvão, ou simplesmente aumentares o acelerador no carburador.

Espero ter ajudado  ;)
Cumprimentos

Offline hugo_cruz12
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Re: Fiesta 1..1 - Manutenção
« Responder #3 em: 12 de Maio, 2014, 20:26:27 »
viva

eu tenho lido coisas nao muito agradaveis da marca bolk
mas o material que vais comprar fica mais em conta numa casa de peças devido ao porte de envio

quanto ao oleo  nunca usei......... mas nao sera muito mau

Mas consigo arranjar alguma loja com material mais em conta?
A Bolk foi a marca mais barata que arranjei.

Offline hugo_cruz12
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Re: Fiesta 1..1 - Manutenção
« Responder #4 em: 12 de Maio, 2014, 20:27:25 »
Boas, quanto ao oleo aconselho-te pores um Galp ou Castrol por mais 5 ou 10 euros, ao menos sabes com o que ficas, o da norauto é capaz de ser tipo jumbo ou continente nunca sabes bem o que é.

Em relação às peças no porto tens montes de lojas, Cardoso e Maia, tens o A. Vieira (capaz de ser o mais recomendado)

Os calços vês bem se estão gastos ou não, assim como o disco, (passas os dois dedos um de cada lado e vês a profundidade, se esta fino ou grosso), à partida será isso, se não, tem fuga  :knuppel2:

na mesma loja de peças arranjas tudo, umas das marcas que conheço é "valeo" para filtros e não só e nunca me deu problemas

Por ultimo, pode ser das velas ou então esta a precisar de fazer umas rectas para tirar o carvão, ou simplesmente aumentares o acelerador no carburador.

Espero ter ajudado  ;)
Cumprimentos

Tens uma ideia dos preços nessas lojas para poder comparar com os preços do site?

Offline ricardo
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Re: Fiesta 1..1 - Manutenção
« Responder #5 em: 12 de Maio, 2014, 20:29:37 »
Ronda tudo mais ou menos os mesmos preços por serem marcas brancas

Offline forzito

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Re: Fiesta 1..1 - Manutenção
« Responder #6 em: 12 de Maio, 2014, 22:40:13 »
Concordo com o que já te disseram sobre o nível do óleo dos travões, sobre o óleo do motor, mantém o
15W40 se era o que ele usava (isto é não ponhas mais fino com essa quilometragem, senão vai gastar mais, nem mais grosso, senão disseram-me na Ford que lubrifica mal a parte superior do motor e pega com mais
dificuldade.

A marca não será demasiado importante, se ele gastar pouco óleo seguia o conselho de pôr uma marca
melhorzinha, senão acho que é mais importante a questão do custo, vais ter que andar a atestar,
quanto mais caro pior.

O meu era monoponto não tinha carburador, pegava sempre bem mas com tempo frio convinha aquecer 1 a 3min antes de arrancar, e também se fores logo atacar uma subida, senão era
quase certo que afogava no primeiro cruzamento/junção (e depois não pegava mais até secar as velas,
o que no inverno não é nada rápido, digo 0,5h a 2 horas...). Há a técnica de pisar o acelerador a meio ou
a fundo enquanto pega para desafogar mas não aconselho, se não pega na mesma inundas tudo com gasolina ainda é pior, quem tiver outra experiência que diga.

Carburador tem mais afinações (ralenti demasiado baixo, carburadores percebo genericamente
mas nunca fiz por isso não sei)

Quanto ao cardan, se o estalo é mesmo no cardan isso ou é pra trocar, ou o estalo passa lubrificando.
Os problemas que tive no cardan não eram estalar era ficar com a direcção rija em todo o curso (ou
quadrada, mais rija em dois ou 3 pontos, wd40 para limpar e massa consistente senão não dura)
De qualquer forma acho que troquei mesmo o meu uma vez. Ficou rijo de repente e achei perigoso.

O estado das velas também pode ter influência.

Offline orion rs
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Re: Fiesta 1..1 - Manutenção
« Responder #7 em: 13 de Maio, 2014, 01:16:08 »
Em relaçao ao oleo dos travoes , verifica primeiro se tens alguma fuga !

Se nao tiveres significa que os calços já estao gastos e quando meteres calços novos o oleo vem acima novamente  O0

Offline FabioFreitas
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Re: Fiesta 1..1 - Manutenção
« Responder #8 em: 13 de Maio, 2014, 02:18:54 »
a nivel de oleo desde que meti no meu liqui moly 15w40  ja tem quase 3 mil km ainda nao tive de acrescentar oleo ta sempre praticamente na mesma marca  e o carro ja tem quase 175 mil km

Offline hugo_cruz12
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Re: Fiesta 1..1 - Manutenção
« Responder #9 em: 13 de Maio, 2014, 17:16:14 »
Concordo com o que já te disseram sobre o nível do óleo dos travões, sobre o óleo do motor, mantém o
15W40 se era o que ele usava (isto é não ponhas mais fino com essa quilometragem, senão vai gastar mais, nem mais grosso, senão disseram-me na Ford que lubrifica mal a parte superior do motor e pega com mais
dificuldade.

A marca não será demasiado importante, se ele gastar pouco óleo seguia o conselho de pôr uma marca
melhorzinha, senão acho que é mais importante a questão do custo, vais ter que andar a atestar,
quanto mais caro pior.

O meu era monoponto não tinha carburador, pegava sempre bem mas com tempo frio convinha aquecer 1 a 3min antes de arrancar, e também se fores logo atacar uma subida, senão era
quase certo que afogava no primeiro cruzamento/junção (e depois não pegava mais até secar as velas,
o que no inverno não é nada rápido, digo 0,5h a 2 horas...). Há a técnica de pisar o acelerador a meio ou
a fundo enquanto pega para desafogar mas não aconselho, se não pega na mesma inundas tudo com gasolina ainda é pior, quem tiver outra experiência que diga.

Carburador tem mais afinações (ralenti demasiado baixo, carburadores percebo genericamente
mas nunca fiz por isso não sei)

Quanto ao cardan, se o estalo é mesmo no cardan isso ou é pra trocar, ou o estalo passa lubrificando.
Os problemas que tive no cardan não eram estalar era ficar com a direcção rija em todo o curso (ou
quadrada, mais rija em dois ou 3 pontos, wd40 para limpar e massa consistente senão não dura)
De qualquer forma acho que troquei mesmo o meu uma vez. Ficou rijo de repente e achei perigoso.

O estado das velas também pode ter influência.

Boas,

Desde a última mudança de óleo não acrescentei nada, ontem fui verificar o nível e está OK.
Estou a pensar comprar 5l de óleo, quanto gasta o Fiesta?
O estalo que dava era mesmo do cardan, o mecânico foi à sucata mas não arranjou, colocou novo, 36€+IVA e 15€ de M.O.
Cheguei a casa com o volante torto, como precisava de pneus novos e a minha esposa não quer ficar viúva, levou 2 sapatos novos a trás e direcção alinhada (Typhoon 155/70/13 85€+10€ de alinhar).

Agora vou esperar por uma folga para partir para a manutenção, (óleo, filtros e velas), primeira aventura mas vai correr bem.

Próximo mês, discos e calços montados por mim.

O carrito tá impec, tenho pena da pintura que passou de vermelho a rosa, mas para já não devo fazer nada, logo se vê!!!

Offline hugo_cruz12
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Re: Fiesta 1..1 - Manutenção
« Responder #10 em: 13 de Maio, 2014, 17:17:57 »
Só mais uma dúvida,

Acrescento óleo dos travões ou retiro o que tenho e coloco novo? Não faço a miníma ideia de como se retira :-\

Offline koiratu

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Re: Fiesta 1..1 - Manutenção
« Responder #11 em: 13 de Maio, 2014, 17:30:38 »
Só mais uma dúvida,

Acrescento óleo dos travões ou retiro o que tenho e coloco novo? Não faço a miníma ideia de como se retira :-\

Se não sabes purgar o sistema não te ponhas a inventar ou vais acabar com ar nos tubos ou alguma coisa estraga...

As mudas podem ser feitas de 2 formas... ou se acrescenta novo e purga-se o velho até o sistema estar limpo, ou então existem alguns carros em que uma bomba de vácuo retira o óleo todo e depois repõe sem deixar ficar ar lá dentro... a 1ª forma deve ser a mais usada penso eu... e convém serem 2 pessoas a fazer isso... seja como for, e tratando-se da travagem (tua segurança e dos outros), vai a uma oficina que não te levam nenhum balúrdio para fazer isso... é coisa, se for só renovar o óleo, para se fazer aí numa hora nem tanto...

Offline hugo_cruz12
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Re: Fiesta 1..1 - Manutenção
« Responder #12 em: 13 de Maio, 2014, 18:47:52 »
Só mais uma dúvida,

Acrescento óleo dos travões ou retiro o que tenho e coloco novo? Não faço a miníma ideia de como se retira :-\

Se não sabes purgar o sistema não te ponhas a inventar ou vais acabar com ar nos tubos ou alguma coisa estraga...

As mudas podem ser feitas de 2 formas... ou se acrescenta novo e purga-se o velho até o sistema estar limpo, ou então existem alguns carros em que uma bomba de vácuo retira o óleo todo e depois repõe sem deixar ficar ar lá dentro... a 1ª forma deve ser a mais usada penso eu... e convém serem 2 pessoas a fazer isso... seja como for, e tratando-se da travagem (tua segurança e dos outros), vai a uma oficina que não te levam nenhum balúrdio para fazer isso... é coisa, se for só renovar o óleo, para se fazer aí numa hora nem tanto...

Pois, não queria entrar por esse caminho, é coisa que nunca fiz e não sendo díficil poderá dar problemas.

Estava a pensar em para já acrescentar o óleo e ver se as luzes de travão se apagam, caso o nível volte a baixar troco os calços e se necessário os discos e passo numa oficina para me trocarem o óleo.

Offline Pedro-MK5

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Re: Fiesta 1..1 - Manutenção
« Responder #13 em: 13 de Maio, 2014, 18:54:58 »
isto é assim:
acrescenta o oleo porque é normal com o desgaste das pastilhas ele recuar
se acrescentares e ele for abaixo de novo     entao é fuga
mas por outro lado se tiveres fuga tu sentes ao travar que fazes mais força para parar

Offline orion rs
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Re: Fiesta 1..1 - Manutenção
« Responder #14 em: 13 de Maio, 2014, 21:27:28 »
Acho o melhor nao acrescentar qualquer oleo !

O oleo baixa porque os calços ficam gastos , depois de meteres calços novos o nivel sobe novamente e ai sim verificas o nivel correcto !

Andares a meter oleo agora vai ser para deitar fora pois quando mudares de calços o nivel vai subir e transbordar

Offline Pedro-MK5

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Re: Fiesta 1..1 - Manutenção
« Responder #15 em: 14 de Maio, 2014, 10:01:41 »
se precisar de pastilhas
o ideal é oleo novo ............ele com o esforço tambem fica cansado

se nao for preciso pode repor até ao nivel   

Offline hugo_cruz12
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Re: Fiesta 1..1 - Manutenção
« Responder #16 em: 14 de Maio, 2014, 10:43:09 »
E como retiro o óleo antigo?

Estava inclinado em trocar os calços e talvez os discos, por duas razões, não me lembro da última vez que foram mudados, e era uma maneira de aprender a fazê-lo.
O que me está a tirar o sono é como retirar a porcaria do óleo antigo!

Offline koiratu

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Re: Fiesta 1..1 - Manutenção
« Responder #17 em: 14 de Maio, 2014, 13:27:47 »
E como retiro o óleo antigo?

Estava inclinado em trocar os calços e talvez os discos, por duas razões, não me lembro da última vez que foram mudados, e era uma maneira de aprender a fazê-lo.
O que me está a tirar o sono é como retirar a porcaria do óleo antigo!

Se vais trocar isso tudo vai a um mecânico... ou então combina com alguém que saiba fazer e assistes e aprendes... porque lá está, na travagem convém ter cuidado com a manutenção... Eu na teoria sei fazê-lo mas quando preciso peço a quem sabe para mo fazer, para ter a certeza que fica bem... é daquelas coisas que não arrisco  O0

Offline Pedro-MK5

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Re: Fiesta 1..1 - Manutenção
« Responder #18 em: 14 de Maio, 2014, 13:41:06 »
ou vou tentar explicar ............nao é dificil.....tens que ter outra pessoa para ajudar

apos colocares discos/pastilhas nunca desconectas tubos nem abres saida de oleo das pinças
para abrires as pinças      abres reservatorio do oleo    e colocas tipo cabo do martelo por dentro do pistao e forças contra o chao para o pistao recuar

colocas discos e pastilhas  apertas tudo

e vem o oleo   
- com uma seringa retiras todo o oleo do reservatorio
-arranjas uma mangueirinha fina para colocares nos sangradores das pinças  e colocas numa garrafa
-enches enches de oleo
-vais para a roda mais afastada do reservatorio e abres o sangrador
-pedes para carreagar largar carreagar ............até sair o oleo limpo
-quando sair oleo limpo mandas parar mas com o pedal no fundo  e   fechas o sangrador

repetes isto pelas rodas todas
podes fazer as 4     tendo sempre em conta a regra de fazer na roda que fica mais longe do reservatorio

--nunca esquecendo de ver o oleo no reservatorio ele nao pode faltar.... vais acrescentando

boa sorte  O0


Offline koiratu

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Re: Fiesta 1..1 - Manutenção
« Responder #19 em: 14 de Maio, 2014, 13:44:57 »
e se vais mudar todo o óleo tem o cuidado de sangrar as rodas em X, ou seja 1 frontal depois a que estiver na diagonal atrás, e assim...

Offline Pedro-MK5

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Re: Fiesta 1..1 - Manutenção
« Responder #20 em: 14 de Maio, 2014, 14:46:27 »
e se vais mudar todo o óleo tem o cuidado de sangrar as rodas em X, ou seja 1 frontal depois a que estiver na diagonal atrás, e assim...

é em X  mas começa pela mais distante ou seja pela traseira

vou dar um exemplo........... reservatorio  fica do lado esq. (condutor)

1-roda traseira esq.
2-roda frente drt.
3-roda traseira drt
4-roda frente esq.

se só fizeres a duas

1- roda do passageiro   e depois a do condutor

Offline forzito

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Re: Fiesta 1..1 - Manutenção
« Responder #21 em: 17 de Maio, 2014, 22:13:39 »
Citar
Estou a pensar comprar 5l de óleo, quanto gasta o Fiesta?

quanto óleo leva?
Com mudança de óleo e filtro 3,25ltr (motores HCS).
basta 0,5 ltr a 1 ltr (pôr aos poucos e verificar para não encher de mais)
para chegar do mínimo ao máximo na vareta.

e já que estou aqui a ver o haynes...
Velas Champion RS9YCC ou equivalente. 0,8mm gap

Resistência máxima dos cabos das velas: 30 000 ohms

Sistema de arrefecimento tem 7.1 ltr de líquido
Filtro Oleo Champion C104 ou equivalente.

Ralenti 750rpm +-50 com ventoinha radiador a trabalhar.
Como é carburador é ajustável, nos de injecção não consegues "à mão"
(mas normalmente também não é preciso)

Pressões pneus deves ter no manual.


Offline hugo_cruz12
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Re: Fiesta 1..1 - Manutenção
« Responder #22 em: 03 de Junho, 2014, 17:43:57 »
Boas,

Peço desculpa pela demora mas aqui vai...

Quase terminada a manutenção do Fiesta, falta agora retirar todo o liquido do radiador, limpar o reservatório e liquido novo...para a próxima semana.

Coloquei aproximadamente 3,5lt de óleo:


Troquei o filtro:


Velas NGK:


Filtro do ar:
Não tenho foto!!!Sorry, depois tiro.

Troquei também este tubo que pensava ser o responsável pelos engasganços quando abria o ar a frio:


e limpei esta tampa:



Melhorou bastante mas não resolveu, talvez melhorasse se abrisse mesmo a zona das válvulas e limpasse mas penso que é melhor não arriscar a mexer.
Para resolver este problema, estive em várias casas de peças, mas nenhuma tinha a tampa nem o tubo, resolvi passar na Ford e disseram-me que esta "baba" era devido ao cansaço do motor, normal neste carro quando chega aos 197000Kms, "então e as peças tem?" perguntei eu, a resposta "ah, temos, mas está lá em cima numas caixas e é dificil encontrar".
Ok, e um carro novo quer que compre!!!já ninguém quer ganhar dinheiro!
Para finalizar resolvi polir o carro, como não queria gastar dinheiro parti à aventura, pedi uma máquina emprestada e aqui está o resultado:

Partiu, e agora?
Mas a "Joaninha" como foi carinhosamente batizado pela minha mãe merecia mais, parti mãos à obra e 3 horas depois e dores no corpo todo (tou a ficar velhote) aqui vai o resultado:



Próximo passo, cera de abelha nos plásticos exteriores...vai ficar LINDO!!!
Mais tarde tiro fotos do interior que apesar da idade acho que o vão achar impecável...

Offline ricardo
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Re: Fiesta 1..1 - Manutenção
« Responder #23 em: 11 de Junho, 2014, 01:03:43 »
Parece bem estimadinho, uma vez "poli" o meu à mao, ficou bonito mas disse para nunca mais xD

Offline hugo_cruz12
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Re: Fiesta 1..1 - Manutenção
« Responder #24 em: 11 de Junho, 2014, 14:33:46 »
Boas,

Hoje foi dia de limpar o depósito do liquido do radiador e circuito.

Aqui vão algumas fotos do "servicinho":

O estado do depósito:



O retirar do líquido antigo:



O estado do liquido que por lá andava, negro:



Depois de passar água pelo circuito, colocar o motor a trabalhar e retirar a água, começou a sair quase limpinha:




O depósito, limpo, já no sítio:



E o liquído novo:



Cmpts
Hugo Cruz