Garagem do Clube

Autor Tópico: Fiesta 1.3 Ghia  (Lida 26718 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline BanhocaPT
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 383
  • Feedback: +0/-0
Fiesta 1.3 Ghia
« em: 18 de Agosto, 2010, 13:35:56 »
Boas,

Andava de volta do Google para descobrir qual o fusível que controla a bomba de gasolina e vim cá parar.

É o seguinte..

Como devem saber o sacana do quadrante fica a mostrar a quantidade de gasolina mesmo quando o carro está desligado, algo que aqui na minha terra é coisa que não convém muito.. Daí que tinha a ideia de tirar o fusível entre longas paragens, apesar de não ser muito prático..

Há alguma forma melhor de resolver isto?

Já agora outra coisa que é mais que crónica nestes motores: consumo de óleo. Tenho andado a pôr 10w40 (já levou tanto da Cepsa como da Galp) e o óleo desaparece, muito embora não consiga relacionar com o funcionamento a altas rotações.. Pois tanto bebe, como não. Será que é conveniente subir a graduação? Assusta-me um bocado essa situação.
Tinha um tubo que vai da tampa do óleo à caixa do filtro de ar completamente roto e pensei que fosse por aí que perdia óleo (cagava-me a tampa das válvulas toda.. Ah, e já troquei a junta das válvulas), mas depois do tubo mudado continua a sumir o óleo.. A um ritmo algo acelerado..


Agradeço conselhos!

Cumprimentos.
« Última modificação: 16 de Dezembro, 2010, 19:22:28 por BanhocaPT »

Offline Dfmgnclvs
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 944
  • Feedback: +7/-0
Re:Fiesta 1.3 Ghia
« Responder #1 em: 18 de Agosto, 2010, 13:58:34 »
Boas.. se bem-vindo ao nosso forum..!!

Tens aí uma maquina bacana...
O consumo de óleo quase se considera normal, pela qualidade dos segmentos que a ford utilizou nestes modelos. Qual a quantidade de oleo te consome por 1000 kms, por exemplo?
Poderás sempre utilizar um oleo 15w40 nesse motor, que não lhe faz mal nenhum, tens é de o trocar de 5000 em 5000 kms, pois trata-se de um oleo mineral.

Abraços e diverte-te por aqui.

Offline BanhocaPT
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 383
  • Feedback: +0/-0
Re:Fiesta 1.3 Ghia
« Responder #2 em: 18 de Agosto, 2010, 15:41:48 »
Obrigado pelas boas-vindas  ::)

O consumo do carro nos 2500 km que fiz este mês bebeu meio litro em 2000 desses, feitos principalmente em AE, e nos restantes em cidade praticamente não mexeu a vareta..

 ;)

Offline kaos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 155
  • Feedback: +0/-0
Re:Fiesta 1.3 Ghia
« Responder #3 em: 18 de Agosto, 2010, 16:55:58 »
quantos kms tem a máquina?

Offline BanhocaPT
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 383
  • Feedback: +0/-0
Re:Fiesta 1.3 Ghia
« Responder #4 em: 18 de Agosto, 2010, 18:41:47 »
107 000 km  :)

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:Fiesta 1.3 Ghia
« Responder #5 em: 18 de Agosto, 2010, 21:53:26 »
Tá giro esse carro. E se tem 107k km então é ainda um menino. Isso faz outros tantos na boa...

Falaste em tirar o fusivel que controla a bomba de combustivel e em baixar o ponteiro. Mas se tirares o fusivel da bomba o ponteiro baixa? É que se assim é, isso há maneira de dar a volta ao ponteiro e fazê-lo baixar...

Offline BanhocaPT
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 383
  • Feedback: +0/-0
Re:Fiesta 1.3 Ghia
« Responder #6 em: 18 de Agosto, 2010, 21:57:35 »
Ainda não sei se de facto tirar o fusível que controla a bomba faz descer o ponteiro (nem tão pouco sei se a bóia está na bomba como de costume). Já procurei pelo esquema da caixa de fusíveis na net e por acaso encontrei um manual de serviço dos Fiestas desde 89 até não sei quando que enumera os fusíveis todos, mas não me mostra numa caixa onde está qual  :D

Mas se há maneira de dar a volta a esse ponteiro agradecia imenso!

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:Fiesta 1.3 Ghia
« Responder #7 em: 18 de Agosto, 2010, 22:54:32 »
A caixa de fusiveis e relés é identica entre os MK3, MK3.5, MK4 e MK5. Só muda o facto de uns terem mais umas coisas e outros menos e o facto de os últimos terem mais fusiveis e relés na zona dao motor.

O teu é de injecção ou a carburador? À primeira vista parece ser o HCS, tal como o meu ex-MK3, ou seja, a carburas. Se for, não tens lá fusivel de bomba nenhuma, porque os Fiestas a carburas não têm bomba electrica. Se não for o caso, vais ter um fusível, no entanto o que ouvi, era que os ponteiros, até aos MK4 com quadrante digital (os últimos) os ponteiros eram magneticos, ou seja, mantinham a posição se não levassem sinal para subir ou sinal para descer. Posto isto, a forma de contornar seria algum cirvuito limitado temporalmente para lhe mandar um sinal de massa (se não estou em erro), por determinado tempo, para fazer baixar o ponteiro.

Offline Dfmgnclvs
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 944
  • Feedback: +7/-0
Re:Fiesta 1.3 Ghia
« Responder #8 em: 18 de Agosto, 2010, 23:53:02 »
Este é de injecção decerteza.
Há possibilidade de fazer o ponteiro baixar, tanto nos mk3 como nos mk4, basta que se instale um interruptor no fio que vem da boia do depósito, para o desligar ainda com a ignição ligada, e o ponteiro desce logo até ao ponto que se quer, depois é desligar a ignição, e ligar novamente o botão, para que tudo funcione quando se ligar novamente a ignição. Eu já testei isso no meu, com o quadrante do mk3 e agora com o quadrante do mk4.

Abraços

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:Fiesta 1.3 Ghia
« Responder #9 em: 19 de Agosto, 2010, 00:24:58 »
Como fizeste isso? Foste ao fio da ficha do quadrante, na parte de trás?

Melhor que um interruptor é mesmo um interruptor de contacto, ou seja, daqueles de campainha, mas invertido, que ao carregar, abra e soltando, fique a fazer contacto.
Assim quando formos desligar, carregamos no interruptor e vai baixando e depois desligamos a ignição e soltamos o interruptor. Ao ligarmos, tá tudo ok, ou seja, está ligado. Assim nunca fica o ponteiro morto.

Mas deve haver outra solução. Como é que funciona o ponteiro, afinal? Trabalha com variação de tensão ou corrente? Algo do tipo 0v é o deposito vazio e 12v deposito cheio?

Offline BanhocaPT
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 383
  • Feedback: +0/-0
Re:Fiesta 1.3 Ghia
« Responder #10 em: 19 de Agosto, 2010, 00:38:33 »
O meu é a carburador ainda :)

Que maneira complicada dessa bóia funcionar :X

Offline Dfmgnclvs
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 944
  • Feedback: +7/-0
Re:Fiesta 1.3 Ghia
« Responder #11 em: 19 de Agosto, 2010, 14:06:24 »
Como fizeste isso? Foste ao fio da ficha do quadrante, na parte de trás?

Melhor que um interruptor é mesmo um interruptor de contacto, ou seja, daqueles de campainha, mas invertido, que ao carregar, abra e soltando, fique a fazer contacto.
Assim quando formos desligar, carregamos no interruptor e vai baixando e depois desligamos a ignição e soltamos o interruptor. Ao ligarmos, tá tudo ok, ou seja, está ligado. Assim nunca fica o ponteiro morto.

Mas deve haver outra solução. Como é que funciona o ponteiro, afinal? Trabalha com variação de tensão ou corrente? Algo do tipo 0v é o deposito vazio e 12v deposito cheio?

Eu descobri isso quando montei o quadrante do mk4 no meu mk3.
O ponteiro funciona através de resistencia à massa. Se no sitio da boia, desligares o fio, e o encostares à massa, o ponteiro tem obrigatóriamente de ir para o máximo, até pode ultrapassar o máximo, e se o desligares deve volltar a zero. Essa ideia de um botão de pressão é excelente para isso, carrregas antes de desligar a ignição, e depois soltas quando desligares a ignição.

BanhocaPT
O teu carro é a carburador sim, mas é de injecção electrónica, segundo vejo nas fotos que apresentas, ou seja, não tem botão de fechar o ar, ele automáticamente faz isso.!


Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:Fiesta 1.3 Ghia
« Responder #12 em: 19 de Agosto, 2010, 14:49:19 »

BanhocaPT
O teu carro é a carburador sim, mas é de injecção electrónica, segundo vejo nas fotos que apresentas, ou seja, não tem botão de fechar o ar, ele automáticamente faz isso.!

Olha que tás aí com algumas confuisões.

Os Fiesta eram a carburador e com ignição electrónica, ou seja, sem distribuidor e sem platinados. Já o eram nos HCS. Depois para acompanharem a concorrência, a Ford colocou um injector dentro do carburador. Chamava-se injecção central, por ser um único injector. Esses quase parecem os anteriores, mas sofreram uma quebra enorme de desenpenho e de potência (5 cv para o 1.1). O 1.3 manteve os 60cv.

Injecção electrónica são todos os carros de injecção, todos são controlados electrónicamente. O que dizes não é coerente. Ou é carburador, ou injecção. Quanto ao carro, não me parece ser de injecção porque os de injecção são os MK3.5 e este tem os frisos, os bancos, as orelhas de elefante, piscas laterais quadrados e tudo do MK3. Só mesmo o volante é diferente e esse volante saiu na altura das séries especiais de fim de vida do Fiesta. Cayman, Newport e Classic. Classic já eram os que se mantiveram à venda quando já se vendiam os MK4 e só traziam este volante quando não tinham o airbag opcional, que nesses já vinha com o volante dos MK4.
« Última modificação: 19 de Agosto, 2010, 15:19:03 por ruitome »

Offline J.P
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 183
  • Feedback: +0/-0
Re:Fiesta 1.3 Ghia
« Responder #13 em: 19 de Agosto, 2010, 15:22:32 »
Bem... a julgar pelo formato da caixa do filtro de ar, tenho a certeza que esse é a injecção  O0
O meu fiesta não é um mk3,5 e no entanto é a injecção.  

O motor do meu carro é igualzinho a este, que tem umas hastes à frente das velas, por cima dos colecctores, que eu não sei para que servem...

« Última modificação: 19 de Agosto, 2010, 15:24:53 por J.P »

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:Fiesta 1.3 Ghia
« Responder #14 em: 19 de Agosto, 2010, 15:46:23 »
Ai é?!

Ai que a minha cultura Fiestista tá-me a atraiçoar... :-[

Offline BanhocaPT
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 383
  • Feedback: +0/-0
Re:Fiesta 1.3 Ghia
« Responder #15 em: 19 de Agosto, 2010, 16:43:33 »
Então em que ficamos?  :D

O meu veículo tem carburador.. Daí que depreendo que não possa ser de injecção.. Debaixo da caixa do filtro tenho lá o dito..  :idiot2:

Não sei em que ficar.

Ainda agora passei no mecânico porque tenho uma correia qualquer a grilar (enquanto frio) e perguntei-lhe se seria a da distribuição ao que ele me disse que este é de corrente. Confirma-se isso?

Relativamente ao indicador de gasolina, ele diz que um qualquer interruptor que corte/active a massa serve para o ponteiro vir cá parar abaixo :)

Offline Trapalhadas

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 108
  • Feedback: +0/-0
Re:Fiesta 1.3 Ghia
« Responder #16 em: 19 de Agosto, 2010, 17:33:58 »
Grande confusão que aqui vai  :D Esse carro é de injecção, monoponto, ou seja, um injector só, claro que electrónico, que esta dentro do carburador que existe na mesma nesse carro!

Para esclarecer as duvidas, tira a caixa do filtro de ar e olha para o carburador e vê se não tens la um injector eléctrico. Ou seja, para todos os efeitos esse carro é considerado a injecção  O0

Offline BanhocaPT
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 383
  • Feedback: +0/-0
Re:Fiesta 1.3 Ghia
« Responder #17 em: 19 de Agosto, 2010, 18:39:49 »
Então este é daqueles que engatado e a descer sem aceleração não gasta nada, ou é mais um a carburador que continua a gastar?

A expressão "carburador a injecção" não me soa bem  >:D

Offline J.P
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 183
  • Feedback: +0/-0
Re:Fiesta 1.3 Ghia
« Responder #18 em: 19 de Agosto, 2010, 20:48:42 »
Então este é daqueles que engatado e a descer sem aceleração não gasta nada, ou é mais um a carburador que continua a gastar?

A expressão "carburador a injecção" não me soa bem  >:D

Exactamente! Deves deixar tar sempre engatado o teu carro pq é a injecção. Só que é uma injecção primitiva (injecção monoponto).

E já agora não se esqueçam que isso do MK3 e MK3,5 é a malta que diz pq isso não é oficial...

Simplesmente sairam dezenas de versões do ford fiesta MK3, umas mais "evoluidas" do que outras, tanto em termos estéticos como mecânicos... Tão simples quanto isso  O0

Offline orion rs
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2338
  • Feedback: +0/-0
Re:Fiesta 1.3 Ghia
« Responder #19 em: 19 de Agosto, 2010, 21:05:04 »






Pera lá , pelo motor que estou a ver isso tem caixa automatica , pois vejo ali algo em cima da caixa e tambem no motor nas partes em cima do orificio das velas , e salvo erro esses buracos so tinham funçao para a caixa automatica .

Agora realmente fico na duvida , pois de especto em geral e so o facto de ser ghia éra a carburador , agora falam em injeçao ...

Offline BanhocaPT
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 383
  • Feedback: +0/-0
Re:Fiesta 1.3 Ghia
« Responder #20 em: 19 de Agosto, 2010, 21:13:03 »
caixa bem manual por acaso  :P

Assim que possa tiro fotos novas do compartimento do motor para terem uma melhor noção, até porque está bem lavado agora  ::)

Mas parece não haver consenso relativamente ao carburador e à injecção  :-\

Offline orion rs
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2338
  • Feedback: +0/-0
Re:Fiesta 1.3 Ghia
« Responder #21 em: 19 de Agosto, 2010, 21:48:03 »
olhando para esse motor e para este :



Este que meti aqui é de caixa automatica e ve se bem os tais tubos que saem dos orificios em cima das velas ....

Agora nao entendo poqrque estes motores veem assim por causa da caixa de velocidades de ser automatica e aqueles tubos estao a ajudar para isso .

Agora das duas uma , ou eu tou errado , ou entao o teu carro era de caixa automatica e meterem caixa manual ficando esses tubos fora de serviço

abcs

Offline J.P
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 183
  • Feedback: +0/-0
Re:Fiesta 1.3 Ghia
« Responder #22 em: 20 de Agosto, 2010, 03:07:30 »
Os tubos que estão a frente das velas na horizontal t~em a ver com outra coisa que eu não sei o que é mas isso tá no manual eines...

O meu mk3 tem motor igual a esse, sem tirar nem por, e é caixa manual...
Os fiestas mk3 com direcção assistida tb t~em de ter isso...

Offline J.P
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 183
  • Feedback: +0/-0
Re:Fiesta 1.3 Ghia
« Responder #23 em: 20 de Agosto, 2010, 03:13:38 »
Caro BanhocaPT, garanto-te que o teu carro é a injecção...

Se tirares a frigideira e olhares para o "carburador" vais reparar que ele não tem borbuleta para deixar entar o ar. Em vez disso tem na entrada de ar um dispositivo parecido com uma vela, que é o injector.

basicamente tens um injector colocado num corpo de carburador e a isso dá-se o nome de injecção monoponto (um unico injector a injectar gasolina nos 4 cilindros).

Pode-se portanto concluir que o teu carro é o mk3 1.3i (injecção)

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:Fiesta 1.3 Ghia
« Responder #24 em: 20 de Agosto, 2010, 09:28:25 »
Artigo interessante...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Injecção_eletrónica

"monoponto (com apenas um injetor para todos os cilindros) e multiponto (com um injetor por cilindro). Sendo que esses injetam combustível de forma indireta, antes das válvulas de admissão, existe também a injeção direta, que os injetores de combustível injetam dentro da câmara de combustão."