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Autor Tópico: Fiesta aos soluços até às 3.000 rpm  (Lida 12241 vezes)

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Offline revan
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Fiesta aos soluços até às 3.000 rpm
« em: 28 de Abril, 2014, 12:00:30 »
Bom dia a todos,
O meu fiesta (fiesta 1.25 16V mk5 ano 2000) agora lembrou-se de andar aos soluços. O que acontece é o seguinte:
Até às 3000 rpm se carregar a fundo ou até meio no acelerador o carro começa a andar aos soluços e ouço um pequeno estrondo. Se carregar só um pouco, vai desenvolvendo sem soluçar. Consigo levar o carro até aos 180 mas noto que perdeu força e demora mais a atingir a velocidade.
O que já fiz:
. Troca de velas (motorcraft) - tinha uma queimada - melhorou mas não resolveu - ganhou mais força do que antes e soluça menos a frio.
. Troca de cabos de velas para NGK;
. Limpeza de borboleta;
. Limpeza de fichas dos injectores;
. Limpeza dos contactos da bonine;
. Limpeza das fichas que ligam junto à borboleta.

Tentei tudo isto e o problema mantém-se. Alguma ideia?

Tentei tirar a bobine mas um parafuso não desapertava nem com WD40 e acabou por moer.

O que sugerem? Não queria gastar mais 40€ em peças sem certezas do que será.

Obrigado

PS: O barulho do trabalhar do motor em relanti é igual a antes de ter este problema e o carro em relanti mantém as rotações às 950 rpm sem andar aos saltos, fixa normalmente.
« Última modificação: 28 de Abril, 2014, 12:02:14 por revan »

Offline koiratu

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Re: Fiesta aos soluços até às 3.000 rpm
« Responder #1 em: 28 de Abril, 2014, 12:12:53 »
E que tal trocares ou limpares filtro do ar e combustível? Terás algum tubo de combustível estragado que deixe entrar ar no sistema?

Tenta ver essas pequenas coisas...  O0

Offline revan
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Re: Fiesta aos soluços até às 3.000 rpm
« Responder #2 em: 28 de Abril, 2014, 12:17:27 »
Já não me lembrava disso... Na verdade fiz mais dois testes, troquei o filtro de gasolina e andei uns 10km sem o tubo que liga à caixa para ver se não era nada entupido e o problema manteve-se
Se for algum tubo de combustível não deveria ficar com gasolina no chão ou a gasolina dar para menos km?

Obrigado pela ajuda ;)

Offline Pedro-MK5

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Re: Fiesta aos soluços até às 3.000 rpm
« Responder #3 em: 28 de Abril, 2014, 12:20:38 »
o motor ao relanti  nao treme ?

Offline revan
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Re: Fiesta aos soluços até às 3.000 rpm
« Responder #4 em: 28 de Abril, 2014, 12:31:52 »
Não, ao relanti parece perfeitamente normal. barulho do motor normal, rotações ficas nas 950 rpm... =/
Quando anda aos soluços ouve-se também tipo um assobio e ouve-se um estrondo mas em andamento não consigo identificar de onde vem, parece-me do motor mas de que zona?

Offline koiratu

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Re: Fiesta aos soluços até às 3.000 rpm
« Responder #5 em: 28 de Abril, 2014, 12:34:22 »
estrondo??? oh diabooooooo

Epá, pode ser algum tubo de combustível que embora não perca gasolina por lá (até porque a mesma evapora facilmente), que deixe entrar ar no sistema originando esses soluços... mas isto é uma teoria apenas, também não sou propriamente especialista nestas coisas...

Offline Pedro-MK5

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Re: Fiesta aos soluços até às 3.000 rpm
« Responder #6 em: 28 de Abril, 2014, 13:34:08 »
olha   eu estou inclinado para os injetores   que estao entupidos 
quando carregas a fundo nao consegue sair a gota que necessita
mas de mansinho ela la vai saindo .......e ele aguentasse
mas o barulho ??????

limpar injetores é me maquina ...............mas tenta com os aditivos que ha no mercado pode ser resulte

Offline Ivo Silva

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Re: Fiesta aos soluços até às 3.000 rpm
« Responder #7 em: 28 de Abril, 2014, 13:47:56 »
Bobine?!Podes te la limpo mas se já tiver ardido esquece!!

Offline tiago blanquet
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Re: Fiesta aos soluços até às 3.000 rpm
« Responder #8 em: 28 de Abril, 2014, 13:58:57 »
Tens as velas antigas ainda? Atraves da analise das velas podes tirar muita informacao. Cor esbranquiçada nos polos indica mistura pobre. Cor preta com residuos de carvao seco indica mistura rica. Comeca por ai.

Se puderes liga um leitor de codigos a centralina. Ve se tens algum erro de lambda. Verifica os tubos de vacuo todos do motor.

Notas cheiro excessivo a combustivel do escape?

Offline freitas27
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Re: Fiesta aos soluços até às 3.000 rpm
« Responder #9 em: 28 de Abril, 2014, 14:54:59 »
Bobine nas couves quase de certeza.....

Isto soluções em carros a gasolina o mias provável é ser de 3 coisas, velas, cabos de vela ou bobine, se já trocaste 2 delas por novos só sobra a bobine ;)

Offline Pedro-MK5

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Re: Fiesta aos soluços até às 3.000 rpm
« Responder #10 em: 28 de Abril, 2014, 18:04:15 »
se foce bobine só trabalhava 2 cilindros   e ao relanti o motor tinha que tremer
e tambem nao chegava aos 180 !!!!

Offline Ivo Silva

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Re: Fiesta aos soluços até às 3.000 rpm
« Responder #11 em: 28 de Abril, 2014, 19:41:49 »
Quando a bobine do meu Polo e do carro da minha ex queimou os relantins nao se alteraram e soluçava e a velocidade custava a subir mas nunca se negaram!!Nunca acelarei foi a 180 ate porque nenhum dos dois chega lá!!Mas o meu Polo avariou em plena auto estrada e 120 dava!!

Offline syborftw
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Re: Fiesta aos soluços até às 3.000 rpm
« Responder #12 em: 28 de Abril, 2014, 22:19:03 »
Primeiro Limpa o Sensor MAP , se tiveres alguem com o mesmo carro tenta trocar o sensor map e testa, tive o mesmo problema, e quando foi a ver, o sensor estava desligado xD ou seja pode estar sujo, ou nao funcionar .

Offline freitas27
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Re: Fiesta aos soluços até às 3.000 rpm
« Responder #13 em: 29 de Abril, 2014, 08:59:24 »
Já vi bobines morrerem de várias maneiras...

Inclusivé a mim,na focus quando deu o berro, ao relantim ficava normal, se acelerá-sse é que soluçava, outra que dava soluços em baixas rotações.. e por aí fora...

Lógico que é sempre melhor quando elas morrem de vez e não ficam ali a moer, mas que existe muitas maneiras existe.... experiência própria.

;)

Offline Ivo_1.1/F

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Re: Fiesta aos soluços até às 3.000 rpm
« Responder #14 em: 30 de Abril, 2014, 12:27:31 »
Ja fizeste o teste a bobine? E uma coisa simples vais tirando um cabo de cada vez e ves s passa corrente... ai pode ser varias coisas... pode ser a maf suja ou com o filamente marado, pode ser tb o idle control valve (peca cinza agarrada ao colector de admissao em cima do lado direito ao pe da borboleta). E dps tens os problemas mais graves tipo passagem de oleo. Mas s nao faz fumo azul e nem come oleo nao e grave.

Offline revan
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Re: Fiesta aos soluços até às 3.000 rpm
« Responder #15 em: 30 de Abril, 2014, 15:01:30 »
Obrigado a todos pelas respostas. Começo então por responder a algumas questões:
velas antigas - estavam completamente pretas com uma boa camada de lixo;
Cheiro a combustível - sinto um pouco mais que o normal perto da tampa mas não consigo identificar se vem daí ou do escape ou algum tubo.
Verificar erros - não tenho equipamento nem pessoas de confiança para o fazer uma vez que o mecânico que me fez um teste cobrou peças que não foram substituídas nem tinham qualquer problema.
fichas com mau contacto - limpei as fichas dos injectores e encaixei normalmente. Nenhuma estava mal encaixada nem tem folgas aparentemente.
teste à bobine - o unico teste que fiz foi desligar os cabos nas velas 1 a um e vi se davam "choque" ou nao. Na bobine nao fiz nenhum teste. Como o posso fazer? Busca polos? multímetro (se sim, onde colocar os terminais do multímetro? )?
MAF - esta versão nao tem
Válvula de controlo de relanti - se estivesse marada não afetaria as rpm em ponto morto?
Oleo - sinceramente nao consegui verificar. O carro onde páro fica sempre inclinado e nao consigo ter a certeza em que ponto fica ao deitar o oleo. Sei que tive que acrescentar uma vez que este motor sempre fez desaparecer um pouco o oleo (0.5l ao fim de 7.000 km, mudas aos 10.000)

Nota: ao trocar as velas e depois os cabos de velas notei grandes melhorias, embora não tenha resolvido mas melhor. Ou seja, sem mexer em nada o carro a subir a 100 km/h desceu-me para os 60km/h e após trocar as velas já não baixou mais tanto a velocidade.

Obrigado a todos.

Offline Pedro-MK5

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Re: Fiesta aos soluços até às 3.000 rpm
« Responder #16 em: 30 de Abril, 2014, 16:47:16 »
queres medir a resistencia dos enrolamentos da bobine cá vai

no multimetro selecionas ohms
colocas nas saidas da bobine  1 e 4  e vez o valor       depois 2-3 e vez o valor
isto é o enrolamentos secundarios
agora os primarios que é na entrada da bobine
tiras a ficha tem 3 contactos 
o 2 é comum   entao medes  1 e 2  e vez o valor      depois 2 e 3 e vez o valor

depois poem aqui os valores  O0

quanto ao diagnostico  aconselho na ford

Offline revan
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Re: Fiesta aos soluços até às 3.000 rpm
« Responder #17 em: 30 de Abril, 2014, 23:21:16 »
Boa noite,
Hoje mal cheguei ao carro vi o óleo e estava ao nível e com o aspecto normal. Já em casa fiz o teste à bobine, espero que os valores sejam normais ou de avaria ou de tudo bem na bobine uma vez que o meu multímetro estava com aviso de bateria fraca e um dos terminais ficou mesmo só com o cabo uma vez que estava já meio rebentado.
Ora bem, coloquei o multimetro em Ohms em 200. Depois fiz os testes da seguinte ordem (esquerda junto ao motor de frente uma vez que nao encontrei numeração na bobine):
1---2
3---4

1-4 = 0.06
2-3 = 0.06

Depois nos 3 contactos:
1-2= 0.12
2-3= 0.12


Fiz mal o teste ou bem? que vos parece?

Obrigado por tudo.

Offline Pedro-MK5

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Re: Fiesta aos soluços até às 3.000 rpm
« Responder #18 em: 01 de Maio, 2014, 17:50:24 »
acho que tens de fazer novamente

os primarios (1-2  e  2-3) é em ohms  tem que dar  entre  0.4 a 0.9

os secundarios (1-4  e  2-3) é em k ohms (selecionas 20k)  tem que dar entre 10.0 a 17.0


Offline revan
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Re: Fiesta aos soluços até às 3.000 rpm
« Responder #19 em: 04 de Maio, 2014, 21:58:49 »
Boa noite,
Esta tarde já consegui mais uns minutinhos e um novo multímetro. Consegui entoa fazer o teste.

Secundários (e Ohms, 20k):
1---2
3---4

1-2 = 10.75
3-4 = 9.85

Se fizer 1-4 ou 2-3 o multímetro fica exactamente igual a como se não estive a tocar em nada na bobine.

Depois nos 3 contactos (em Ohms, 200):
1-2= 1.2
2-3= 1.2

O que acham das medições?

Offline Pedro-MK5

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Re: Fiesta aos soluços até às 3.000 rpm
« Responder #20 em: 05 de Maio, 2014, 10:17:25 »
eu só acho estranho tu medires  no secundario 1-2     3-4
quando mediste da 1ª vez  mediste 1-4  2-3
tecnicamente é assim que funciona

na bobine vem essa numeraçao

os numeros que colocaste:  o primario esta um bocadito alterado   mas estranho darem os dois exatamente o mesmo valor
                                    o secundario os valores sao normais

Offline Pedro-MK5

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Re: Fiesta aos soluços até às 3.000 rpm
« Responder #21 em: 05 de Maio, 2014, 10:30:08 »
eu só acho estranho tu medires  no secundario 1-2     3-4
quando mediste da 1ª vez  mediste 1-4  2-3
tecnicamente é assim que funciona

na bobine vem essa numeraçao

os numeros que colocaste:  o primario esta um bocadito alterado   mas estranho darem os dois exatamente o mesmo valor
                                    o secundario os valores sao normais

http://www.autopecasonline24.pt/beru/990877

ves a posiçao  1-4    2-3    a tua nao esta assim ??????

Offline revan
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Re: Fiesta aos soluços até às 3.000 rpm
« Responder #22 em: 05 de Maio, 2014, 11:54:32 »
A numeração na bobine não está visível (pelo menos sem a tirar fora e não consigo tirá-la sem cortar um dos parafusos porque está moído) e por isso fiz um esquema à mão para perceberem em que posição estava e em que buracos da bobine media.
Se a numeração da minha for igual à da Beru (link abaixo) então medi 3-2 e 1-4.

http://www.autopecasonline24.pt/beru/990877

Um vez que com a troca de velas melhorou bastante, troquei os cabos e melhorou um pouco mais, não será mesmo da bobine?

Offline Pedro-MK5

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Re: Fiesta aos soluços até às 3.000 rpm
« Responder #23 em: 05 de Maio, 2014, 12:13:52 »
os numeros que colocaste  tecnicamente nao esta queimada
mas tambem nao esta a 100%
por isso eu perguntava anteriormente se o motor termia porque se tivesses um enrolamento queimado
isso implicava só teres dois cilindros a trabalhar
por isso se quiseres por uma nova

Offline revan
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Re: Fiesta aos soluços até às 3.000 rpm
« Responder #24 em: 05 de Maio, 2014, 13:04:26 »
Antes o carro não tremia no motor, tinha um trabalhar normal em termos de barulho e a tremer, ainda continua assim. O problema é mesmo o soluçar ao carregar mais no acelerador que se deixar o pé mais tempo ouve-se um estouro. O carro assobia, soluça e ouve-se um pequeno estrondo (gasolina a mais que não queimou antes?).