Garagem do Clube

Autor Tópico: Fiesta-Low oil Pressure-Pressão baixa  (Lida 697 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline carrapice

  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Fiesta-Low oil Pressure-Pressão baixa
« em: 15 de Agosto, 2024, 23:53:51 »
Boas pessoal.

Então não é que comecei a ter este aviso "óleo do motor pressão baixa" quase todos os dias no primeiro arranque do dia!?

Comecei a pesquisar e já estou familizado com o ecoboom e a correia banhada a óleo que é o que acho que se passará com o meu.
Este aviso é uma indicação dos problemas que posso vir a ter (motor para a sucata) se não resolver já a situação.
Por ironia do destino foi quando vi este video:
https://www.youtube.com/watch?v=f1r-qf7vgJc&t=1s

A foto em anexo está com má qualidade mas dá para perceber.

Alguém com o mesmo problema?

Abraço.

« Última modificação: 08 de Setembro, 2024, 19:42:15 por carrapice »

Offline carrapice

  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta-Low oil Pressure-Pressão baixa
« Responder #1 em: 20 de Agosto, 2024, 21:20:24 »
Ok, alguns desenvolvimentos.

Segunda liguei para várias oficinas e a disponibilidade das mesmas era para Setembro, lá para o fim do mês.
Tb já falei com a Ford Lusitana por email e parece por enquanto que a conversa está a fluir no bom sentido, liguei tb para a ExpoFor (Oriente/Sacavem) e imagine-se têm vaga para dia 21/08/2024 logo de manhã.
Vamos a vêr como corre e em que estado se encontra o motor, as correias etc.
Amanhã lá vai o fiesta de reboque.
Irei metendo aqui os desenvolvimentos da situação.
Na U.K já existe um programa "Godwill" para resolver este problema. Os carros são exactamente iguais ao resto da europa ao contrário do que se passa na U.S.A que fizeram um recall dos de caixa automática.

Aqui fica o link: https://www.youtube.com/watch?v=00YZaTexqCU
« Última modificação: 20 de Agosto, 2024, 21:21:10 por carrapice »

Offline carrapice

  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta-Low oil Pressure-Pressão baixa
« Responder #2 em: 21 de Agosto, 2024, 17:10:53 »
Ok pessoal, hoje deixei o veiculo na Expofor, recebi agora as actualizações:

DESMONTAR E MONTAR CARTER PARA VERIFICAR CHUPADOR OLEO

O custo são 85.61€, antes disso foram 100€ para o diagnóstico.

Seguindo...
« Última modificação: 24 de Agosto, 2024, 11:14:27 por carrapice »

Offline carrapice

  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta-Low oil Pressure-Pressão baixa
« Responder #3 em: 23 de Agosto, 2024, 23:00:39 »
Apesar de ninguém fazer reply eu irei continuando a meter aqui a minha experiência para que futuros users possam saber o que espera.

Ontem tive o diagnóstico e hoje o orçamento.

Diagnóstico: chupador entupido devido à correia do óleo desfeita, era o que eu já sabia.

Orçamento: avultado (4digitos), quando tiver a situação resolvida reportarei os resultados.



Entretanto encontrei isto
https://triscan.dk/en/avoid-engine-breakdown-psa-12-puretech-vtithp-engines

Cya.
« Última modificação: 24 de Agosto, 2024, 11:15:34 por carrapice »

Offline carrapice

  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta-Low oil Pressure-Pressão baixa
« Responder #4 em: 24 de Agosto, 2024, 01:28:34 »

Vou espetar isto no capô do Fiesta.



Offline carrapice

  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta-Low oil Pressure-Pressão baixa
« Responder #5 em: 12 de Setembro, 2024, 22:47:25 »

Offline carrapice

  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta-Low oil Pressure-Pressão baixa
« Responder #6 em: 23 de Setembro, 2024, 00:57:09 »
A minha experiência Ford.

Adquiri o ford Fiesta st-line (125cv) em 2018,fiz a extensão de garantia, 5 anos ou 100.000KM-175€) e revisões sempre feitas na marca a cada 30.000KM, actualmente conta com 4 pois o carro tem 139.000KM
Por volta dos 65.000KM +-, não me recordo com exactidão o resguardo do turbo partiu-se, a LouresFor trocou-me sem encargos, apesar de não estar na garantia eles “fazemos uma atenção por fazer as revisões connosco” e poupei cerca de 500€.
Mais tarde aos 79.000KM foi o catalisador, aqui estava abrangido pela garantia, foram 934.26€ que não paguei.
Agora foi a substituição das correias da distribuição e da bomba do óleo e para não quiser continuar a lêr escrevo já que saíram do meu bolso 1850€, isto porque reclamei à Ford Lusitana, senão seriam cerca de 2600€ na marca.

Continuando…

12/08/2024 – Todos os dias pela manhã quando arrancava com o carro aparecia a mensagem “pressão de óleo motor baixa”, mantinha-se por cerca de 1-2 segundos e desaparecia, o automóvel funcionava bem o resto do dia, lá para o fim da semana o problema acontecia mais vezes e não somente durante o primeiro arranque, cheguei ao domingo (18/08/2024) e encostei-o.
19/08/2024 - contactei a Ford Lusitana a explicar o problema que tinha (baixa pressão óleo), questionei como pode isto acontecer se sempre fiz as revisões na marca, a troca de emails foi continua até à reparação do automóvel e devo já acrescentar que sempre foram impecáveis comigo, rápidos e proactivos com o concessionário.
21/08/2024 – Deixei o veículo na Carclasse Expofor, 100€ +- para fazerem o diagnóstico (ligar a máquina).
22/08/2024 – Trabalhos adicionais de diagnóstico na oficina, 86€+- para desmontar o cartér. O diagnóstico deveria incluir isto, é a definição de diagnóstico!!!
23/08/2024 – Recebo o orçamento da oficina, cerca de 2600€ chupador do óleo entupido (já sabia). Envio email para a Ford Lusitana com esta informação e recebo de volta um email com “atenção comercial”.
27/08/2024 – Contacto telefonicamente a ExpoFor a questionar acerca do orçamento com a comparticipação da Ford Lusitana, eles dizem-me que estão a analizar e para eu aguardar.
29/08/2024 – Novo contacto por telefone à ExpoFor, mesma questão, a resposta foi um pouco hostil e com desculpas do tipo “sabe é Agosto e temos muita gente de férias”, mandar areia para os olhos. Questionei então porque razão o primeiro orçamento demorou 2 dias e este já ía em 1 semana!? Sem resposta.

Durante este tempo os contactos com a Ford Lusitana eram constantes (diários), estavam a par do que estava a acontecer, inclusivé até eles mesmos contactaram o concessionário por diversas vezes conforme me foi dito.

04/09/2024 – Estava eu a preparar-me para ir lá resolver o problema pessoalmente quando recebo um email da Ford Lusitana a dizer que tinham contactado a oficina e que durante este dia teria o orçamento, ok pensei eu.
05/09/2024 – Sem orçamento fui de uber à ExpoFor resolver o problema, quando cheguei pedi para falar com o Srº responsável, já sabia quem era informação passada pela Ford Lusitana.
Estive cerca de 20 minutos à espera, estava a pensar “bem isto está a começar mal”.
O senhor chegou e iniciamos a conversa. Não vou mencionar nomes, apenas entidades sendo que ExpoFor é o srº que me atendeu neste dia:
Eu – Bom dia, meu nome é XPTO e temos um problema, o meu veículo está cá à 2 semanas e eu não tenho orçamento para a sua reparação.
ExpoFor – Pode dar-me a matricula por favor?

A partir daqui vou resumir, o srº acentou num papel a minha matricula e meteu à frente de 2 funcionários (tinha o papel na mão), uma dessas pessoas era a que estava encarregue do meu caso, o srº perguntou:
Este cliente, porque isto não foi feito ontem como eu dei indicações!?
Eles replicaram que desconheciam mas ele disse que tinha dado indicações para ter sido resolvido.

Resumindo assisti a uma (bronca)  aos funcionários em directo, pensei finalmente isto está a andar, finalmente.
E assim foi, o processo começou a andar com este srº a dizer aos funcionários faça este processo aí no computador, faça estas contas para o orçamento etc.

Mais tarde fiz umas perguntas:
Eu – Porque razão a correia rebentou quando a Ford diz que é para mudar aos 240.000KM?
ExpoFor – Expressão facial comprometedora.
Eu – Pois, ambos sabemos o que se passa…
ExpoFor – Pois sabe, correias banhadas a óleo não são a melhor opção, mas a Ford assim decidiu…
E continuamos numa conversa amigável e calma, saí de lá contente por finalmente ter conseguido meter as coisas em andamento. A previsão da reparação seria para dia 12 ou 13 de Setembro dependendo da localização das peças, se estivessem em Espanha seria dia 12 senão dia 13 sexta feira, a ironia.

12/09/2024 – Telefonei para a oficina, disseram que estavam na fase final de reparação.
13/09/2024 – Mais uma vez telefonei às 16:30 pois tinha no portal deles que o carro estaria pronto às 17:30, do outro lado disseram para aguardar por um sms. Recebi-o às 18:00 a dizer que o carro estava pronto e para o ir levantar às 10:00 de 16/09/2024.
16/09/2024 – Lá fui eu, e já ía com os prints do portal deles e mensagens trocadas, isto porque os valores a pagar eram diferentes, no portal tinha 2240€, quando lá tinha ido na semana passada eram 1950€+. Enfim estava pronto para tudo.
Quando a factura veio foram 1850€, então está tudo ok prontos siga a marinha…
Fiz várias perguntas mas a mais importante deixo-a aqui:
Eu – Vou perguntar e quero que vocês sejam o mais honestos possíveis comigo, as correias que meteram no no veiculo são da mesma qualidade das que lá estavam anteriormente ou é feito de material reforçado?
Funcionário – Não temos maneira de saber isso, o material é enviado pela Ford.
Antes disto tinha pedido para falar com os mecânicos que repararam o meu carro, foi-me negado.
Ok chego à conclusão que o material é o mesmo, ou não!!! Não sei se daqui a 100.000Km vou ter o mesmo problema.

Para resumir até porque isto já vai longo demais, a Ford sabe deste problema que afecta os “ecoboost” ou ecoboom como são conhecidos na UK.
Na USA fizeram um recall, na UK um programa de “Goodwill” e na Europa um manguito, aqui tens que chorar muito para conseguires muito pouco, tive um “desconto” de cerca de 700€ quando no mínimo deveriam comparticipar metade e o justo seria pagarem tudo.
É um defeito de fabrico e eles sabem disso e continuam a vender esta porcaria.
Mesmo que não tivesse o aviso o valor da troca das correias seria o mesmo, é um trabalho dispendioso e o material que deveria aguentar 240.000Km, pouco mais de metade aguentou (138.000KM).

Atenção que existem mais marcas com esta bosta de sistema, estou a lembrar-me do Pegeout 2008, tenho um colega que vai trocar as correias aos 70.000KM. E ao menos a Ford avisa (sinal sonoro e visível no dashboard), este último não, quando se ouvir o motor a “clack clack”  é o aviso.

Desculpem o testamento.

Abraço.
« Última modificação: 23 de Setembro, 2024, 01:00:19 por carrapice »

Offline carrapice

  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta-Low oil Pressure-Pressão baixa
« Responder #7 em: 23 de Setembro, 2024, 02:04:34 »