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Autor Tópico: Fiesta MK3 1.4 CVH Ghya  (Lida 31070 vezes)

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Offline Daniel Maia
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Fiesta MK3 1.4 CVH Ghya
« em: 03 de Outubro, 2010, 21:28:18 »
Boa noite pessoal,

Tenho um ford fiesta mk3 com motor 1.4 ghia de 1990, e gostava de fazer uns pequenos ajustes "leves" na sua mecânica.

O que aconselham?

Que óleo o motor leva?

Tem cerca de 120 000km, e precisa de levar um escape novo, o que recomendam?

Recomendam velas NGK Iridium? Denso Iridium? Bosh Super 4?

Existe manuais do carburador deste carro? É um WEBER..

Desde já, o meu obrigado,

Daniel Maia
« Última modificação: 07 de Dezembro, 2010, 18:15:09 por Daniel Maia »

Offline SandStorm

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Re:Fiesta MK3 1.4 ghia
« Responder #1 em: 04 de Outubro, 2010, 01:14:56 »
O belo do CHV ^^
O 1.4, se tiver a mesma caixa que o meu Orion, é um bocado lento a desenvolver, mas quando anda, anda!
Um ligeiríssimo avanço na ignição, um filtro kn em cima do carburador e uma linha directa, j+a fica fixe.

Velas? podes usar estas:
NGK -> BCPR6ES, 0.7mm de folga
Champion -> RC7YCC, 0.8mm de folga
Broch -> FR6DC, 0.7mm de folga
Motorcraft -> AGPR12C, 0.75mm de folga

Mesmas que o meu usa. Estou com as NGK. preferi estas por terem menos folga.

Oleos, podes usar o mineral 15w40, mas agora para o inverno, vá, metia-lhe o 10w40.
Presumo que o teu weber também seja um 2 venturi? Se for, é como o meu.

Offline orion rs
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Re:Fiesta MK3 1.4 ghia
« Responder #2 em: 04 de Outubro, 2010, 01:16:46 »
O belo cvh

Ele bebe oleo ?? se nao beber 5w30 ou entao se beber um pouco 10w40 nele , mais acho que ja é abusado pois esses motores ja teem tuches hidraulicas

Offline SandStorm

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Re:Fiesta MK3 1.4 ghia
« Responder #3 em: 04 de Outubro, 2010, 01:18:15 »
5w30, é bom nos países nórdicos... :P
se bem que o manual destes motores deixam usar o 5w30, 10w40, 15w40  e outro, muita grosso que deve ser usado no sahara! xD

Offline orion rs
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Re:Fiesta MK3 1.4 ghia
« Responder #4 em: 04 de Outubro, 2010, 03:21:01 »
5w30, é bom nos países nórdicos... :P
se bem que o manual destes motores deixam usar o 5w30, 10w40, 15w40  e outro, muita grosso que deve ser usado no sahara! xD

Mas tem se de ver que a viscosidade dos oleos é diferente e poderá ter alguma influencia nas tuches , mas nao sei bem ... e tambem á qualidade sendo os 5w sinteticos e os 15w minerais

Offline SandStorm

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Re:Fiesta MK3 1.4 ghia
« Responder #5 em: 04 de Outubro, 2010, 03:26:05 »
Quando tornar a mudar, vou para o 10w40.

Offline Daniel Maia
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Re:Fiesta MK3 1.4 ghia
« Responder #6 em: 04 de Outubro, 2010, 08:46:22 »
Boas pessoal, desde já obrigado pelas respostas,

O que quer dizer CVH? É bom?

O motor é proveniente de um Orion :)

Sim, o carburador penso que seja 2 venturi, mas posso tirar uma foto,

O óleo neste momento está no mínimo, e já está há muito tempo parado, pelo que secalhar vou tirar todo o óleo, e colocar novo.

Tenho agora uns problemas na carburação. Eu ontem meti o menino a trabalhar,  pegou relativamente bem, deixei-o aquecer, e dei-lhe algumas aceleradelas, e custou-lhe bastante a desenvolver, hesita bastante, por vezes topava gás ele ia abaixo, e recuperava RPM, não passava das 4000, está mesmo estranho, não sei se é lixo.

Sei que uma vez depois de umas esticadelas até as 6000 ele ia ao sítio, mas queria saber se isto é afinação do carburador, se é por estar muito tempo parado..

Existe manuais deste carburador?

Ah, e antes que me esqueça, ele tem uma pequena fuga, num tubo de gasolina que chega ao carburador, e não tou a ver como vou tapar aquilo..
« Última modificação: 04 de Outubro, 2010, 08:49:00 por Daniel Maia »

Offline SandStorm

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Re:Fiesta MK3 1.4 ghia
« Responder #7 em: 04 de Outubro, 2010, 09:06:51 »
Boas!
Tubo da gasolina? Mete um novo, não remedeies o que é perigoso (a fuga pode alastrar e em piores casos, vejo no horizonte um cogumelo atómico com um belo MK3 a entrar em órbita e um colega de fórum em modo astronauta)

Isso mais vale mudares logo o óleo todo.
O magano anda meio coxo?
Verifica o tubo de vácuo. uma vez o do meu booty tinha saído fora, andava bastante instável no ralenti e não desenvolvia bem.
Meti isso no sítio, spray de limpeza para o webber e pronto.
Como não custa muito, vê as velas tb, visto que as queres mudar e nem são muito caras.

Ia ainda dizer para verificares o ponto de ignição aí nessa "cápsula" (distibuidor), mas por enquanto não mexas.

Outra recomendação, muda tambem a correia. Devem ser mudadas a cada 40,000kms, e como não sabemos qual foi o último ano em que foi mudada, mais vale prevenir. Nestes carros até que é fácil de substituir.

Após a manutenção, dá-lhe de beber com a 98, e vai puxando aos poucos.
Fiz isso com o meu "big booty" e já parece outro, comparado com a altura em que perdi a cabeça e o comprei. (Alguém viu a minha cabeça por aí? ???)

4ª a 190, é fixe, não é? :D

Estes motores, desde que bem tratados, são porreiros!
Manual do carburas, não tenho nada. :/

CVH significa Compound Valve angle Hemispherical combustion chamber, foi um tipo de motor muito utilizado nos anos 80 pela ford, até aos anos 90.
Têm uma câmara de combustão hemisférica.
E o 'valvuledo' tem tuches hidráulicas, nem precisam de afinação, visto que isso é automático.
Existe pessoal que lhes chama moto singer porque parecem máquinas de costura a trabalhar... Mas curiosamente no meu, não o faz. Mas o anterior que tive (e era de 89, o que tenho agora é d e87) fazia.
« Última modificação: 04 de Outubro, 2010, 09:11:02 por SandStorm »

Offline Daniel Maia
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Re:Fiesta MK3 1.4 ghia
« Responder #8 em: 04 de Outubro, 2010, 09:53:33 »
Obrigado SandStorm, gostei de ler o teu post  :D

Ali o mecânico deve saber o que lhe alterou, e ele não fez muitos km, depois de ter posto este motor.

Eu só sei se que isto tem um barulhinho tão lindo depois das 5000RPM, quando se carrega a fundo no pedal, sente-se que vai ainda mais um bocadinho...deve ser o tal 2º venturi...

Então tenho de ir ali ao mecânico, ver se ele tem um tubo destes para meter no menino, e assim até faz a revisão ao menino :)

Que escape é que ponho nisto? Está partido completamente, antes da primeira panela, ou seja, vai ter que levar linha de escape nova..

Queria um escape discreto, que não faça muito barulho, mas que se sinta alguma diferença..

abraço

Offline SandStorm

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Re:Fiesta MK3 1.4 ghia
« Responder #9 em: 04 de Outubro, 2010, 10:14:50 »
Podes fazer a linha directa com a panela que tens.
no meu, estou a pensar fazer assim :)
ou então, metes a linha do escort xr3 :P

Offline Daniel Maia
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Re:Fiesta MK3 1.4 ghia
« Responder #10 em: 04 de Outubro, 2010, 10:32:45 »
Colocar uma linha toda em inox, por quanto ficaria +/-? Haverá algo melhor?

Numa casa especializada em escapes, consegue-se arranjar com facilidade um escape de um certo carro?

Um abraço,

Daniel Maia

Offline SandStorm

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Re:Fiesta MK3 1.4 ghia
« Responder #11 em: 04 de Outubro, 2010, 10:44:42 »
As casas de escape, se for preciso até os fabricam! ;)
não tenho a certeza, mas acho que a linha do meu é de 4.5.
preços n sei.  :-\

Offline Daniel Maia
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Re:Fiesta MK3 1.4 ghia
« Responder #12 em: 04 de Outubro, 2010, 10:50:28 »
Colocar a linha directa até à última panela, não ficaria a fazer muito barulho?

Já agora, uma suspensão decente, mas que não custe o valor do carro, por quanto fica +/-?

Eu estou a pensar meter umas velas NGK Iridium, consigo arranjar por cerca de 35€ as 4, será que vale a pena?

Offline Daniel Maia
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Re:Fiesta MK3 1.4 ghia
« Responder #13 em: 04 de Outubro, 2010, 22:46:31 »
Estive a "estudar"  :idiot2:

Este motor está equipado com um carburador WEBER DFTM 28/30

O que acham do carburador? Vi que tinha 2 gigleurs, e 2 parafusos, 2 de cada lado, mas estavam totalmente apertados, peço que não vi onde se ajusta o relanti, mistura, etc..

Alguém sabe onde se localiza? É só para ficar a saber, pois não tenciono mexer muito naquilo..

Offline SandStorm

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Re:Fiesta MK3 1.4 ghia
« Responder #14 em: 04 de Outubro, 2010, 23:42:01 »
o ralenti é um grande com uma fenda no meio. barece um botão de rádio, lol. fica virado para o habitáculo

Offline Daniel Maia
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Re:Fiesta MK3 1.4 ghia
« Responder #15 em: 05 de Outubro, 2010, 19:17:08 »
Vou então descobrir isso..

O facto de ele se engasgar muito, se topar gás ele engasga-se ainda mais...poderá ser lixo no carburador? ele parece que trabalha a 3 cilindros..

Poderá ser cabos das velas? As velas são NGK e têm poucos km, e limpei-as..
« Última modificação: 05 de Outubro, 2010, 19:17:43 por Daniel Maia »

Offline SandStorm

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Re:Fiesta MK3 1.4 ghia
« Responder #16 em: 05 de Outubro, 2010, 23:28:29 »
também pode ser o distribuidor. Aquela cena de onde saem os caboss para as velas.-

Offline Daniel Maia
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Re:Fiesta MK3 1.4 ghia
« Responder #17 em: 06 de Outubro, 2010, 08:06:44 »
É que, de outra vez que limpei as velas, ele ficou excelente tinha uma aceleração bastante boa, e colei o ponteiro às 7200RPM..

Mas passado uma semana, já me estava a parecer trabalhar a 3 cilindros..

Offline SandStorm

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Re:Fiesta MK3 1.4 ghia
« Responder #18 em: 07 de Outubro, 2010, 03:31:42 »
Hmm, pois... E convém nem passar para além do red line, se bem que o meu fez isso :P
Já agoa, com ele a trabalhar, quente, se tirares a vareta, faz algum fumo?

Offline Daniel Maia
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Re:Fiesta MK3 1.4 ghia
« Responder #19 em: 07 de Outubro, 2010, 16:34:01 »
Não sei, de facto nunca experimentei,

Se fizer fumo, é mau?

Já consegui descobrir onde se afina o relanti ;)

Como se afina a mistura? É através dos gigleurs?

abraço

Offline s4n7os
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Re:Fiesta MK3 1.4 ghia
« Responder #20 em: 08 de Outubro, 2010, 00:18:12 »
É que, de outra vez que limpei as velas, ele ficou excelente tinha uma aceleração bastante boa, e colei o ponteiro às 7200RPM..

Mas passado uma semana, já me estava a parecer trabalhar a 3 cilindros..

Acho isso dificil, porque o motor do xr2i é o 1600 e a rotação maxima dele é de 6800 rpm, é o que diz no manual do meu carro...

Se o carro estiver a trabalhar a 3 cilindros, uma das formas de notar é o conta rotações não fica a contar certo, fica todo maluco se acelarares a fundo até o maximo do mostrador, no meu 1.1 foi isso que aconteceu, já para não falar na falta de força, no consumo de 13L aos 100km e de soluçar muito... O problema no meu caso era um cabo de velas marado.

Por 5 euros resolvi o problema arranjei um cabo na sucata e está a bombar :p

Outra dica para saberes se está realmente a trabalhar a 3 cilindros, com o carro a trabalhar, desengatas 1 cabo e voltas a por, se estiver bom ao desengatares 1 cabo sentes logo o relantin a baixar e a querer morrer, se não acontecer nada é porque o carro esta a 3 cilindros, e ou é a vela isulada (o que é dificil se dizes que sao novas e as limpaste) ou o cabo marado ou o distribuidor esta marado tb...

Abraço
« Última modificação: 08 de Outubro, 2010, 00:20:50 por s4n7os »

Offline s4n7os
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Re:Fiesta MK3 1.4 ghia
« Responder #21 em: 08 de Outubro, 2010, 00:21:48 »
Não sei, de facto nunca experimentei,

Se fizer fumo, é mau?

Já consegui descobrir onde se afina o relanti ;)

Como se afina a mistura? É através dos gigleurs?

abraço

E sim é atravez dos gigleurs que regulas isso, aconcelho.te a tiralos fora e dares uma limpadela para ficar como novo ;)

Offline fiestaboss
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Re:Fiesta MK3 1.4 ghia
« Responder #22 em: 08 de Outubro, 2010, 01:20:59 »
para afinares o carburador será num parafuso de fendas muito pequeno que esta na traseira do carburador, virado para o habitáculo dentro de uma entrada circular , mas não te aconselho a mexeres ai sem 1º veres o que se passa com o motor , se ele efectivamente está a falhar ou não.

faz como já foi dito com o carro a trabalhar detectar que cilindro está falhar , se metes velas e tens duvidas , passa essa mesma vela para o cilindro vizinho e verifica se o falhanço mantém -se ou se migrou para o vizinho , se sim já sabes o que terás que fazer.

se não for tenta inverter o cabo de velas com o mais próximo e verifica novamente se ficou o migrou, se ficar no mesmo sitio terás o distribuidor marrado .

Offline Daniel Maia
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Re:Fiesta MK3 1.4 ghia
« Responder #23 em: 08 de Outubro, 2010, 12:41:50 »
Obrigado pessoal ;)

Por partes vai ser:

1º - tubo novo de gasolina, que está a verter.
2º - limpar carburador
3º - limpar velas
4º - pôr o menino a trabalhar, e ver como se porta em termos de relanti e aceleração.
5º - ver o orçmaneto disponível para meter 4 velas ngk iridium

Offline Daniel Maia
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Re:Fiesta MK3 1.4 ghia
« Responder #24 em: 07 de Dezembro, 2010, 18:14:45 »
Finalmente, desde ontem que tenho andado um pouco com ele.

Algumas impressões, e alguns factos:

 - Motor a frio..pega até bastante bem, o relanti está bom, mal se acelerar demasiado depressa, vai logo abaixo, ou seja, tenho de acelerar mesmo muito pouco, e vai aos soluços durante 1 ou 2km. Quando o motor está quente, já não noto tanto.

 - Noto que por vezes engasga bastante, hesita, ao longo da faixa de rotação (até Às 4000rpm +/-), mas se topar gás (a tal abertura do 2º venturi) deixo de ter engasgamento, e puxa que é uma coisa doida...

Quando o motor está na temperatura normal, até anda razoavelmente bem, a frio é que está o caraças...

O que acham?