Garagem do Clube

Autor Tópico: Fiesta MK4 não pega  (Lida 3624 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ivan.simao
  • 45cv
  • Mensagens: 13
  • Feedback: +0/-0
Fiesta MK4 não pega
« em: 16 de Novembro, 2021, 19:56:04 »
Boa noite malta, venho a este forum mais como desabafo e relatar ate agora o sucedido com o meu velhinho MK4, Fiesta Techno de 98.
Tenho o carro a GPL, e desde sempre tem estado bem, até à 1 mes atras.

À 1 mes atras que noto que quando tento dar a ignição, ele nada faz, parece que assobia (motor de arranque talvez), ao que eu desligava o carro, voltava a rodar a chave, e ele pegava logo, tranquilamente.
Hoje, depois de manha ter me levado ate ao trabalho, e trazido para o almoço, depois de almoço, ja nao quis pegar. Levou-me a pensar, bem nao tenho gasolina, porque ja tinha o ponteiro abaixo da reserva, e por alguma irresponsabilidade por o carro ser a GPL, e so precisar de gasolina, andava no "deixa andar".

Ora, ainda o forcei com a chave, abanei o carro, para ver se fosse gasolina, ele lá pegava, para o levar à bomba, ao que nada! Bem peguei no jarrican, e fui buscar 25€ em gota, e embebedei o rapaz, no entanto para mal de mim, nao pegava a mesma. Painel de instrumentos todo ok, todo iluminado como sempre normalmente, mas dava à chave, e nada, fazia o sintoma de falta de gasolina, tentava mas nada, faltava o spark (velas) ou mesmo o motor de arranque.

Tentei entao com a ajuda de um vizinho, empurrar o carro, para pegar em 2ª ou 3ª e aqui é que me preocupou, porque tambem nao pegou, tentou, tentou, mas sempre como senao tivesse força, faltava um click qualquer. O ponteiro das rotações tenta chegar ao 1 mas ia logo abaixo, nao chegava a fazer o barulho da combustão.

Tentamos ainda dar-lhe carga na bateria com cabos, podia ser do esforço que eu ja teria feito durante a tarde, mas nada, continua a nao pegar.

Alguem com experiencia, que possa me ilucidar para o que é que tenho de estar preparado?

Tenho estado com varias hipoteses na cabeça:
  • Motor de arranque? Mas acho que se fosse, devia de pegar de empurrão
  • Algum tubo de gasolina, que como o deixei ir ao fundo da gasolina, tenha entupido com alguma impureza?
  • Velas de ignição?

Eu ainda por descargo de consciencia vou deixar a bateria a carregar no carregador a noite toda, para ver se há algum milagre.

Offline ivan.simao
  • 45cv
  • Mensagens: 13
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK4 não pega
« Responder #1 em: 17 de Novembro, 2021, 20:48:46 »
Aproveito e coloco aqui um video da avaria: https://streamable.com/or25a5


Deixei a bateria a carregar a noite passada (poderia estar efetivamente fraca), coloquei hoje, mas continua igual, mesmo sintomas.

Offline Kapamartins_mk4

  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
  • Mk4 GHIA 1.7I 16V 125CV ( projeto futuro )
Re: Fiesta MK4 não pega
« Responder #2 em: 01 de Fevereiro, 2022, 13:45:48 »
Boa noite malta, venho a este forum mais como desabafo e relatar ate agora o sucedido com o meu velhinho MK4, Fiesta Techno de 98.
Tenho o carro a GPL, e desde sempre tem estado bem, até à 1 mes atras.

À 1 mes atras que noto que quando tento dar a ignição, ele nada faz, parece que assobia (motor de arranque talvez), ao que eu desligava o carro, voltava a rodar a chave, e ele pegava logo, tranquilamente.
Hoje, depois de manha ter me levado ate ao trabalho, e trazido para o almoço, depois de almoço, ja nao quis pegar. Levou-me a pensar, bem nao tenho gasolina, porque ja tinha o ponteiro abaixo da reserva, e por alguma irresponsabilidade por o carro ser a GPL, e so precisar de gasolina, andava no "deixa andar".

Ora, ainda o forcei com a chave, abanei o carro, para ver se fosse gasolina, ele lá pegava, para o levar à bomba, ao que nada! Bem peguei no jarrican, e fui buscar 25€ em gota, e embebedei o rapaz, no entanto para mal de mim, nao pegava a mesma. Painel de instrumentos todo ok, todo iluminado como sempre normalmente, mas dava à chave, e nada, fazia o sintoma de falta de gasolina, tentava mas nada, faltava o spark (velas) ou mesmo o motor de arranque.

Tentei entao com a ajuda de um vizinho, empurrar o carro, para pegar em 2ª ou 3ª e aqui é que me preocupou, porque tambem nao pegou, tentou, tentou, mas sempre como senao tivesse força, faltava um click qualquer. O ponteiro das rotações tenta chegar ao 1 mas ia logo abaixo, nao chegava a fazer o barulho da combustão.

Tentamos ainda dar-lhe carga na bateria com cabos, podia ser do esforço que eu ja teria feito durante a tarde, mas nada, continua a nao pegar.

Alguem com experiencia, que possa me ilucidar para o que é que tenho de estar preparado?

Tenho estado com varias hipoteses na cabeça:
  • Motor de arranque? Mas acho que se fosse, devia de pegar de empurrão
  • Algum tubo de gasolina, que como o deixei ir ao fundo da gasolina, tenha entupido com alguma impureza?
  • Velas de ignição?

Eu ainda por descargo de consciencia vou deixar a bateria a carregar no carregador a noite toda, para ver se há algum milagre.


Boas, não sou expert mas vou tentar fazer os possíveis para ajudar,

A Bateria pode efetivamente já não ter carga de arranque, pode carregar ligar tudo mas já não ter força para fazer o carro pegar.

Mas como falas-te em empurrar e não pegar, vou aqui dizer vários pontos que terás de verificar.

1º Começa com o sensor de ponto da cambota.

depois limpa a válvula de ralanti e verifica o tubo(T) que esta por entre o coletor.

bobine pode não ter corrente, verifica a ficha ( quando o abanas pode fazer o contacto que precisas )

e algo que já me aconteceu foi os fios que estão junto a tampa das válvulas, descarnados, esses fios vão para os injetores, podem estar em curto, eu refiz a instalação toda para eliminar as duvidas, verifica se conseguires as electroválvulas ( Injetores ).

espero que tenha ajudado, depois da o feedback.

Abraço.