Garagem do Clube

Autor Tópico: Fiesta mk4 vai abaixo quando travo  (Lida 6951 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Panini
  • 45cv
  • Mensagens: 29
  • Feedback: +0/-0
Fiesta mk4 vai abaixo quando travo
« em: 05 de Dezembro, 2016, 23:43:29 »
Boas amigos,
tenho um fiesta mk4 e quando travo com o carro o relantie baixa. Se estiver com o carro parado em ponto morto e travar bastantes vezes ele vai mesmo abaixo. Já notava alguma coisa de estranho com os travoes pois começaram a travar mais em baixo e agora isto. Já limpei a maf, ja limpei os tubos de vacuo, ja vi os calços e estão bons. O que pode ser? A bomba dos travões/embraiagem?

PS: quando travo em andamento o carro trava mesmo muito pouco até que no fim do pedal mesmo trava bem.
PPS: n sei se tem algo a ver mas o carro esta a perder oleo,ja foi ao mecânico e tudo e ele n conseguiu ver de onde.
 
obrigado!
« Última modificação: 06 de Dezembro, 2016, 00:06:54 por Panini »

Offline alex2045

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 140
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk4 vai abaixo quando travo
« Responder #1 em: 06 de Dezembro, 2016, 02:46:16 »
Esses travoes precisam ser revistos o mais cedo possivel, para tua seguranca e dos outros.
Precisa ser revisto discos, pastilhas, maxilas e aproveita e muda-se o oleo dos travoes.

Testes de funcionamento
Com o motor desligado, pise no pedal e libere-o várias vezes para consumir todo o vácuo do servo. Depois, mantenha o pedal acionado, com força e ligue o motor. Se o servo está funcionando correctamente, o pedal cede suavemente e se mantém firme, sendo necessário menor esforço para manter o pedal pressionado. Além disso, o pedal de freio pode ser accionado cerca de três vezes com o motor desligado, utilizando o vácuo armazenado dentro dele.
Se durante o teste o profissional perceber ruído como um assopro, significa que o servo está vazando internamente, pelo diafragma ou pela válvula.

Se detectares problemas tens que meter num mecanico para ele ver se tem problemas no servofreio, para verificar a mangueira de vácuo, que pode estar obstruída, a válvula de retenção de vácuo e quanto a vazamentos de ar.

Offline Panini
  • 45cv
  • Mensagens: 29
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk4 vai abaixo quando travo
« Responder #2 em: 06 de Dezembro, 2016, 11:59:12 »
Obrigado pela resposta, vou verificar isso. Uma outra coisa importante, o carro esta parado, eu nao ando com ele assim. O carro foi meu uns 5 anos e depois foi para a minha irma que lhe deu um tratamento mau (para dizer no minimo), agora ela comprou outro e eu estou a restaura-lo a sua gloria original, pois é um dos carros que tive que mais gostei!

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk4 vai abaixo quando travo
« Responder #3 em: 06 de Dezembro, 2016, 22:40:51 »
se tu tivesres parado e a travar o carro sede... o pedal vai descendo
esse oleo dos travoes quanto tempo tem

Offline Panini
  • 45cv
  • Mensagens: 29
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk4 vai abaixo quando travo
« Responder #4 em: 06 de Dezembro, 2016, 23:01:37 »
se tu tivesres parado e a travar o carro sede... o pedal vai descendo
esse oleo dos travoes quanto tempo tem

O oleo dos travoes não sei quanto tempo tem mas tem mais de 3 anos de certeza...o carro também andava sem oleo. Vou agora no proximo fim de semana fazer uma revisão geral e trocar filtros e oleos (motor e travões).
Esses travoes precisam ser revistos o mais cedo possivel, para tua seguranca e dos outros.
Precisa ser revisto discos, pastilhas, maxilas e aproveita e muda-se o oleo dos travoes.

Testes de funcionamento
Com o motor desligado, pise no pedal e libere-o várias vezes para consumir todo o vácuo do servo. Depois, mantenha o pedal acionado, com força e ligue o motor. Se o servo está funcionando correctamente, o pedal cede suavemente e se mantém firme, sendo necessário menor esforço para manter o pedal pressionado. Além disso, o pedal de freio pode ser accionado cerca de três vezes com o motor desligado, utilizando o vácuo armazenado dentro dele.
Se durante o teste o profissional perceber ruído como um assopro, significa que o servo está vazando internamente, pelo diafragma ou pela válvula.

Se detectares problemas tens que meter num mecanico para ele ver se tem problemas no servofreio, para verificar a mangueira de vácuo, que pode estar obstruída, a válvula de retenção de vácuo e quanto a vazamentos de ar.
Fiz isso e o pedal cedeu normalmente. Depois de ontem ter limpo os tubos de vácuo (aqueles em T debaixo do coletor do escape) e tirando os filtros do ar do motor (ainda nao chegaram os novos) o carro aguenta-se muito melhor, mas se insistir a travar a fundo, vai abaixo nas rotaçoes. De notar que com o carro mais quente isto acontece menos facilmente.
« Última modificação: 06 de Dezembro, 2016, 23:02:25 por Panini »

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk4 vai abaixo quando travo
« Responder #5 em: 07 de Dezembro, 2016, 16:09:13 »
ve a valvula pcv ... é onde liga os tubos de vacuo ela deixa passar os gases do carter

Offline Panini
  • 45cv
  • Mensagens: 29
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk4 vai abaixo quando travo
« Responder #6 em: 09 de Dezembro, 2016, 22:28:59 »
Vou ver, obrigado pelas dicas!

Offline luismota

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 302
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk4 vai abaixo quando travo
« Responder #7 em: 10 de Dezembro, 2016, 09:40:34 »
O meu fez algo parecido, sempre que reduzia a mudança ele ia abaixo, era falta de massa, puxei um cabo da bateria para fazer massa e já não tive mais o problema

Enviado do meu Nokia 3310 através de tapatalk


Offline Panini
  • 45cv
  • Mensagens: 29
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk4 vai abaixo quando travo
« Responder #8 em: 20 de Dezembro, 2016, 18:54:06 »
ve a valvula pcv ... é onde liga os tubos de vacuo ela deixa passar os gases do carter

Faz todo o sentido que seja a valvula pcv pelo que tive a ver mas tirei-a e parece me boa. Ha alguma maneira de verificar isso? Quando acelero ouço um som de ar a sair e parece ser pelos tubos de vacuo.

Fiz um video do carro a trabalhar a ver se ajuda
 https://youtu.be/8l1s6BkcTBA
« Última modificação: 20 de Dezembro, 2016, 19:09:45 por Panini »

Offline ianchika
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 604
  • Feedback: +0/-0
  • Ex-Dono de um portentoso MK4 de mil nove e 98
Re: Fiesta mk4 vai abaixo quando travo
« Responder #9 em: 20 de Dezembro, 2016, 21:20:58 »
Eu apostava nos tubos de vácuo rasgados, mas se os limpaste cálculo que os tenhas tirado.
Uma vez aconteceu-me o mesmo. À primeira vista os tubos estavam bons, mas quando os tirei estava todos rasgados.

Offline Panini
  • 45cv
  • Mensagens: 29
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk4 vai abaixo quando travo
« Responder #10 em: 21 de Dezembro, 2016, 01:03:23 »
Só tenho aqueles 3 em T certo? eu tirei-os e limpei com limpa travoes, estão bons, o que me apercebo é que cedem quando acelero, o que n sei se é suposto acontecer.

Offline Panini
  • 45cv
  • Mensagens: 29
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk4 vai abaixo quando travo
« Responder #11 em: 21 de Dezembro, 2016, 14:37:51 »
https://www.youtube.com/watch?v=ZGomzrmol3w
Pus mais um video de dia que percebe se melhor. Parece que tem uma blow off valve lol

Offline alex2045

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 140
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk4 vai abaixo quando travo
« Responder #12 em: 21 de Dezembro, 2016, 20:02:53 »
O meu tambem faz esse fosso quando acelero, e nao desenvolve nada, so a partir das 3.500rmp é que puxa.
Os tubos vacuo meus sao novos e originais.

Offline Panini
  • 45cv
  • Mensagens: 29
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk4 vai abaixo quando travo
« Responder #13 em: 21 de Dezembro, 2016, 23:17:31 »
O meu tambem faz esse fosso quando acelero, e nao desenvolve nada, so a partir das 3.500rmp é que puxa.
Os tubos vacuo meus sao novos e originais.
E trocaste a valvula pcv? Os teus tubos tambem vão para dentro como os que pus no video?
Quando acelero ouve se mesmo o ar a sair, mas não consigo perceber de onde, e nao queria ter de desmontar a frente toda.

Offline alex2045

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 140
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk4 vai abaixo quando travo
« Responder #14 em: 22 de Dezembro, 2016, 05:02:20 »
A valvula ainda nao mudei, a minha esta sempre babada de oleo, tenho que comprar uma na Ford.
O acesso a ela é muito apertado, conseguiste retira-la sem grandes problemas?
Ja para por os tubos de vacuo foi o que foi :knuppel2: ainda bem que nao sou religioso >:D

Os meus tubos vacuo nao se mexem nada, e porque meteste bracadeira nas pontas?
Os teus sao originais ou marca branca, os tubos?
« Última modificação: 22 de Dezembro, 2016, 05:23:19 por alex2045 »

Offline Panini
  • 45cv
  • Mensagens: 29
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk4 vai abaixo quando travo
« Responder #15 em: 22 de Dezembro, 2016, 12:40:26 »
É
A valvula ainda nao mudei, a minha esta sempre babada de oleo, tenho que comprar uma na Ford.
O acesso a ela é muito apertado, conseguiste retira-la sem grandes problemas?
Ja para por os tubos de vacuo foi o que foi :knuppel2: ainda bem que nao sou religioso >:D

Os meus tubos vacuo nao se mexem nada, e porque meteste bracadeira nas pontas?
Os teus sao originais ou marca branca, os tubos?

É complicado aceder aquela zona! Tirei a válvula com um alicate daqueles compridos mas não foi fácil. Os tubos não são originais, foi um mecanico amigo que os pós, e para excluir a hipótese de sair ar por la meti as abraçadeiras. Vou ver se arranjo hoje uns tubos originais ou de outro fiesta.

Offline alex2045

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 140
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk4 vai abaixo quando travo
« Responder #16 em: 22 de Dezembro, 2016, 13:48:06 »
Compra original,  anda ha volta dos 22/24€ e ja nao tens problemas deles vibrarem nem de fugas.
Aproveita e mudas a valvula tambem.

Eu estou como tu, ja pensei desmontar o colector para ver de onde vem a fuga, mas ainda nao fiz porque da algum trabalho e nas traseiras do predio tb nao tenho muitas condicoes.

Ja encomendei a valvula pcv, 14€.
« Última modificação: 22 de Dezembro, 2016, 16:52:07 por alex2045 »

Offline Panini
  • 45cv
  • Mensagens: 29
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk4 vai abaixo quando travo
« Responder #17 em: 22 de Dezembro, 2016, 20:05:28 »
Compra original,  anda ha volta dos 22/24€ e ja nao tens problemas deles vibrarem nem de fugas.
Aproveita e mudas a valvula tambem.

Eu estou como tu, ja pensei desmontar o colector para ver de onde vem a fuga, mas ainda nao fiz porque da algum trabalho e nas traseiras do predio tb nao tenho muitas condicoes.

Ja encomendei a valvula pcv, 14€.

Bem, comprei umas de um fiesta que estava a venda para peças, e estava a funcionar de motor bem. Os tubos e valvula tao bons. Mudei e o problema continua... Acho que vou ter de desmontar tudo mesmo,  ate porque me apercebi que esta a sair oleo.

Offline Panini
  • 45cv
  • Mensagens: 29
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk4 vai abaixo quando travo
« Responder #18 em: 23 de Dezembro, 2016, 17:16:48 »
Encontrei a fuga de oleo, não sei se estará relacionado, deixo umas fotos porque nem sei bem o que é aquilo de onde esta a sair o oleo. Se me puderem ajudar agradeço!
http://imgur.com/a/9K4Kh

Offline alex2045

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 140
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk4 vai abaixo quando travo
« Responder #19 em: 23 de Dezembro, 2016, 17:24:20 »
Aquilo é o Interruptor de pressão do óleo.

O meu interruptor tambem estava a perder oleo, mas nem 1/3 estava como o teu.

Estas a perder bastante oleo, tens que descobrir de onde, e ele parece estar "fresco", passa um produto proprio, ou petroleo ou limpa fornos e passa um jacto de agua para limpares a zona e conseguires identificar.
« Última modificação: 23 de Dezembro, 2016, 17:25:09 por alex2045 »

Offline Panini
  • 45cv
  • Mensagens: 29
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk4 vai abaixo quando travo
« Responder #20 em: 23 de Dezembro, 2016, 17:25:26 »
Já vi com o carro a trabalhar e ve-se mesmoo oleo a sair dali. Isso é facil de trocar e encomendar?

EDIT: É isto?
https://www.autopartslogistic.com/index.php?id=208&p=xIPqn7UB9OS3amVbkwyEnklVZx9tRdUf3WoFvW2SLrJ0IE3pbv2fxg,,
« Última modificação: 23 de Dezembro, 2016, 17:30:19 por Panini »

Offline alex2045

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 140
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk4 vai abaixo quando travo
« Responder #21 em: 23 de Dezembro, 2016, 17:33:26 »
Facil é, o acesso é que é f*&%$

A chave de caixa tem que ser comprida, para apanhar a rosca, 22 ou 24 ja nao me recordo.

Offline Panini
  • 45cv
  • Mensagens: 29
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk4 vai abaixo quando travo
« Responder #22 em: 23 de Dezembro, 2016, 18:37:08 »
Facil é, o acesso é que é f*&%$

A chave de caixa tem que ser comprida, para apanhar a rosca, 22 ou 24 ja nao me recordo.
Pois, ja percebi que sim lol. É so enroscar ou devo meter alguma massa ou assim?
Obrigado pela ajuda!

Offline alex2045

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 140
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk4 vai abaixo quando travo
« Responder #23 em: 23 de Dezembro, 2016, 18:55:26 »
É so enroscar

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk4 vai abaixo quando travo
« Responder #24 em: 23 de Dezembro, 2016, 23:03:52 »
https://www.youtube.com/watch?v=ZGomzrmol3w
Pus mais um video de dia que percebe se melhor. Parece que tem uma blow off valve lol
  tens a pcv entupida... ou nova ou lavas essa com descarbonizante