Garagem do Clube

Autor Tópico: Fiesta MK5 com aquecimento anormal ( Preciso de ideias )  (Lida 4855 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline brunopires
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Fiesta MK5 com aquecimento anormal ( Preciso de ideias )
« em: 27 de Março, 2013, 14:30:54 »
Boas pessoal, tenho um MK5 1.25 Zetec Se e recentemente o carro aqueceu coisa que nunca tinha acontecido, não chegou ao vermelho mas aquece quando ando a baixa rotação, ou seja se subo a rotação volta logo ao normal. Verifiquei bomba de água, radiador níveis de água tudo Ok. Disseram-me que se fecha-se a torneira da sofagem ficava bom, eu fiz isso, liguei os tubos que vão para a sofagem cortando esse circuito, ficou logo tudo bem. Depois quem me disse o que fazer já teve um carro assim e nunca descobriu o porquê?!

Alguém tem alguma ideia do que poderá ser, é que a torneira da sofagem coloquei nova á cerca de 5 anos, o carro faz quente e frio não percebo mesmo, mas parece que a passagem na torneira da sofagem é que prejudica o circuito do arrefecimento.



Help Me!!!!!!!  :-[

Offline SandStorm

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 13375
  • Feedback: +6/-0
  • Powered by: Big Booty, shake that ass!
Re: Fiesta MK5 com aquecimento anormal ( Preciso de ideias )
« Responder #1 em: 27 de Março, 2013, 14:54:32 »
estranho. notas alguma fuga com a torneira a trabalhar?
tens andado a colocar água da torneira, ou anti-congelante/ destilada?
Assim de repente nºao tou a ver...
termostato, já viste? E a ventoinha, dispara?

Offline brunopires
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 com aquecimento anormal ( Preciso de ideias )
« Responder #2 em: 28 de Março, 2013, 00:50:11 »
Pois muito estranho, fugas nada o nível não mexe, tenho líquido anti-congelante. o termostato parece estar bem porque dispara a ventoinha. Só que claro como aquece dispara mais, mas desde que ande a maior rotação não aumenta temperatura. Falei com um mecânico e ele já teve um carro assim e nunca descobriu, ficou com a torneira de sofagem desligada e anda normal, mas eu quero descobrir este enigma. Estou mesmo á nora com isto.

 :o

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re: Fiesta MK5 com aquecimento anormal ( Preciso de ideias )
« Responder #3 em: 28 de Março, 2013, 01:36:06 »
o radiador pode já ter tido melhores dias por dentro.

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 com aquecimento anormal ( Preciso de ideias )
« Responder #4 em: 28 de Março, 2013, 14:04:11 »
um promenor que mensionaste     quando sobes a rotaçao a temperatura baixa   
eu diria que as pas da bomba estao fracas e tem dificuldade que o liquido circule   nao vazendo um arrefecimento no radiador.......

o termoestato nao tem nada a ver com a ventuinha    o sensor que le a temperatura que por sua vez da essa informaçao á centralina   e ela liga a ventuinha esta no motor    por baixo da bobine

a funçao do termoestato é fazer circular mais liquido a partir de uma certa temperatura   a localizaçao dele é por baixo do alternador

Offline brunopires
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 com aquecimento anormal ( Preciso de ideias )
« Responder #5 em: 30 de Março, 2013, 13:14:38 »
Pois são boas ideias, acerca da bomba de água já pensei no problema de o eixo da helice que está cravado penso que por vulcanização tivesse descravado não rodasse junto com a polie mas a bomba é nova. Quanto ao radiador parece estar tudo impecável. o que me deixa a pensar é que com a torneira de sofagem cortada posso andar como quero e está tudo normal. O circuito da sofagem não tira assim tanto débito ao fluxo de água. Vou colocar uma torneira de sofagem de outro carro e experimentar, depois passo ao termostáto.

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 com aquecimento anormal ( Preciso de ideias )
« Responder #6 em: 30 de Março, 2013, 21:27:34 »
tambem podes ter o sensor de temperatura   foleiro a dar leituras irradas ....

mas quando mudaste a bomba  nao mudaste o termoestato ?

Offline brunopires
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 com aquecimento anormal ( Preciso de ideias )
« Responder #7 em: 31 de Março, 2013, 15:46:30 »
Quando mudei correias e a bomba de água o termostáto não mudei. Tenho que ver o preço disso e experimentar. MAs contínuo a bater sempre no mesmo: Porquê é que de pois de fachar a torneira da sofagem fica tudo bem? Se volta a abrir o circuito da sofagem começa a passar-se.

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 com aquecimento anormal ( Preciso de ideias )
« Responder #8 em: 02 de Abril, 2013, 13:44:53 »
a situaçao da torneira     ja muitos se queixaram do mesmo     quando a torneira pifa   interfere com a temperatura do motor

a minha ja pifou   mas nao alterou a temperatura do motor      mas se sabes que a torneira pifou    só tens que a trocar   35 mocas

Offline brunopires
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 com aquecimento anormal ( Preciso de ideias )
« Responder #9 em: 03 de Abril, 2013, 22:49:55 »
Pois já vi que esse problema é bastante normal neste carro, mas a minha a cerca de 4/5 anos partiu uma das falanges, parece que se desfez e eu coloquei uma nova de origem. Agora vou colocar uma de outro carro para experimentar. O que acho estranho é que o carro faz quente e frio. Será que pode funcionar isso mas a torneira estar variada?

Cumps

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 com aquecimento anormal ( Preciso de ideias )
« Responder #10 em: 04 de Abril, 2013, 14:08:09 »
se tu controlas     ar quente e frio    como queres e te apetece
ela nao esta estragada

o que te leva a pensar que a torneira esta avariada .......

Offline brunopires
  • 45cv
  • Mensagens: 18
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 com aquecimento anormal ( Preciso de ideias )
« Responder #11 em: 16 de Abril, 2013, 00:39:17 »
Peço desculpa pelo atraso na resposta, o que me leva a pensar que pode ser da torneira é que depois de desligar o circuito da sofagem o carro nunca + aqueceu até hoje, e e eu nunca mais tive sofagem  :'(
Não tenho tido tempo, nem estou para ir para uma oficina e gastar uma pipa em experiências.

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 com aquecimento anormal ( Preciso de ideias )
« Responder #12 em: 16 de Abril, 2013, 13:41:28 »
Peço desculpa pelo atraso na resposta, o que me leva a pensar que pode ser da torneira é que depois de desligar o circuito da sofagem o carro nunca + aqueceu até hoje, e e eu nunca mais tive sofagem  :'(
Não tenho tido tempo, nem estou para ir para uma oficina e gastar uma pipa em experiências.

com essa conclusao     tiras  torneira fora    35€   e colocas uma nova    é canja trocar   O0
agora com o verao  nao precisas de ar quente     mas quando vier o outono .......