Por isso tem uma caixa longa como tudo. Mas mesmo assim, vai aos 130 na boinha mesmo. Nem se dá conta de o carro ir a essa velocidade.
pois a partir dai o carro é sempre a botar calor tipo o 1.25 ate pode subir mais rapido e td mais mas em auto estrada n sei s for dois um 1.25 e um 1.4 a 160 km/h n sei kal aquece mais tipo eu acho k é o 1.4 e tipo na auto estrada parece uqe o carro quanto mais lhe carregas mais ele quer tipoa subir pode n ter muita forxa porque nao tem turbo mas em linha recta cuidado mas cuidado mesmo é sempre a subir ate ao red line
Os motores de 8v, ou seja, 2 valvulas por cilindro (porque podem ser de 3 cilindros...) têm dificuldade a subir de rotação. Essa questão da temperatura não é importante. Desde que esteja na zona de funcionamento normal, a diferença de desempenho não é significativa. Os de 16v é sempre a devorar rotação e não é por ter o 1.25, mas não creio que o 1.4 16v consiga ser mais rápido a subir de rotação. Já se falares em perder rotação em subidas longas, aí o 1.25 quase de certeza fica para trás.
8v para cidade é muito bom. Tem força, pois o binário é a um regime mais baixo, mas depois sofrem de falta de ar para subir de rotação, o que não acontece nos 16v...
Mas a adoção das 16v, nos utilitários, já está praticamente generalizado,certo?
Não é 16v, é multivalvulas (por causa do número de cilindros). Um manco de 12v é multivalvulas na mesma, ou seja, duas valvulas de admissão e 2 de escape. Há alguns com 5 valvulas, 3 de admissão e 2 de escape. Já não me lembro qual é o carro, mas há pelo menos um...
Dos primeiros motores a generalizar as multivalvulas foi a Nissan, com o pequeno Micra, nos 1.0 e 1.3. A Ford já utilizava, no Escort, por exemplo, mas os Zetec foram os que banalizaram as 16v na marca, desde final de 95 com o lançamento do MK4.
Nos dias de hoje contam-se pelos dedos os que não são multivalvulas.