Garagem do Clube

Autor Tópico: Fiesta techno 1.25 de 1998 com soluços  (Lida 7922 vezes)

Offline luisalves
  • 45cv
  • Feedback: +0/-0
Fiesta techno 1.25 de 1998 com soluços
« em: 10 de Abril, 2015, 14:47:46 »
Boas pessoal,

O meu carro que nunca deu problemas ultimamente anda a fazer uns soluços que mais parece que um gajo levou uma batida por trás. A frio começa bem apesar de não desenvolver o que costumava desenvolver. Quando começa a aquecer começam os soluços, principalmente em 3ª.

Fui à oficina onde costumo ir e pediam 300 paus porque diziam que era a bobine de alta (bobine de ignição) pelo que tinham que meter o conjunto completo de cabos das velas, velas, bobine, etc.

Falei com o meu cunhado e fizémos nós o serviço, comprei o material que me ficou perto de metade do preço e de qualidade... e montámos.

Os soluços continuam. Não é que esteja arrependido de ter colocado os cabos e as velas e a bobine pois as velas já tinham 100.000 em cima. Os cabos e a bobine eram os de origem já com 240.000. A bobine já apresentava umas rachas. Mais tarde ou mais cedo ia ter problemas.

Entretanto fui a outra oficina onde fui muito bem atendido, colocaram na máquina e acusou avaria total da Sonda Lambda que se encontra depois do catalizador. Para a semana já está agendado ir trocar e vamos ver se o problema fica resolvido. Depois dou noticias para que mais pessoal com o mesmo problema possa estar a par. Os gases que saem do escape cheiram muito a gasolina e ele consome bastante. Na inspecção já me tinham alertado de que os gases estavam a sair com problemas.

De qualquer das maneiras e independentemente de ser da sonda ou não, para a semana vou limpar (com muito cuidadinho) o sensor da massa de ar com um spray próprio para limpar este tipo de sensor que adquiri na net.

Saudações.

Offline Pedro-MK5

• 130CV
Re: Fiesta techno 1.25 de 1998 com soluços
« Responder #1 em: 11 de Abril, 2015, 12:10:34 »
pode ser que seja a sonda ......
depois diz ....se ficou ok  O0

Offline luisalves
  • 45cv
« Responder #2 em: 29 de Abril, 2015, 13:05:43 »
Continua na mesma. Ando a passar-me já. 3 Oficinas e ninguém descobre o que tem o carro.

Já levou:

Bobine, cabos de velas e velas
Filtro da Gasolina
Sensor de massa de ar limpo
Válvula EGR limpa
Um tubo qualquer que estava roto e que está ligado ao motor

Já passou por 3 máquinas diferentes e nenhuma acusa avaria nenhuma.

Segunda feira tenho marcação na Bosh Car Service onde vai fazer mais uns testes pois disseram que deverá ser um corte momentâneo de combustível pelo tipo de soluço que é (fomos dar uma volta hoje).

O soluço acontece quando estou a acelerar mas a meio gás, ou seja, se eu afundar o pé no acelerador e for depressa, ele não faz, se andar ali com o pé a acelerar a meio gás só para o carro manter velocidade, começam os soluços. Mais em 3ª e 4ª e mais a quente.

Assim que souber venho dizer, não vou fazer como certo pessoal que vem pedir ajuda e quando estão safos nunca mais partilham.

Se entretanto alguém tiver algum palpite, digam, pois sempre é informação que posso passar aos mecânicos.

Se depois da Bosh Car service o problema persistir, que se lixe o dinheiro, vou à Ford mesmo, pois já não aguento mais isto.

Offline luisalves
  • 45cv
« Responder #3 em: 29 de Abril, 2015, 13:07:20 »
pode ser que seja a sonda ......
depois diz ....se ficou ok  O0

Da sonda dizem que não é... Afinal este carro só tem uma sonda, não tem duas e a que tem acusa boas leituras na máquina.

Offline Pedro-MK5

• 130CV
« Responder #4 em: 29 de Abril, 2015, 17:07:10 »
filtro de gasolina ....já mudas te

explica melhor o que te acontece .....

Offline racejay

• 45cv
« Responder #5 em: 01 de Maio, 2015, 01:42:26 »
Boas pessoal,

@luisalves, verifica a válvula do ralenti, por vezes ganha bastante sujidade e influi nos 'saltos' das rotações. Um boa limpeza com algum producto para o efeito deve resolver...

http://s8.photobucket.com/user/alanwmrt/media/IdleValve.jpg.html

https://www.youtube.com/watch?v=-HwIO2hW7mM
« Última modificação: 01 de Maio, 2015, 01:43:49 por racejay »

Offline Pedro-MK5

• 130CV
« Responder #6 em: 01 de Maio, 2015, 14:14:09 »
a valvula de relanti só é util ao relanti sem acelaraçao ....
ele fala em andamento ......
eu inclino me mais para o potenciómetro da borboleta

Offline davidsantos
  • 45cv
« Responder #7 em: 02 de Maio, 2015, 15:12:12 »
Boas ,será algum injetor com sujidade? ou mAf lixada?

Offline luisalves
  • 45cv
« Responder #8 em: 02 de Maio, 2015, 15:30:42 »
Caros amigos, conforme prometido venho relatar o desfecho desta situação. Assim espero que seja o desfecho pois já circulei 3 dias sem soluços um dos quais em auto-estrada.

No dia 29 desloquei-me à Marco Diesel no Seixal para efectuar limpeza a sério dos injectores. Uma vez que eu não estava muito seguro de ir gastar alguns 160 euros, falei com o chefe da oficina e fomos dar uma volta no carro. Depois da volta ele disse que não parecia ser dos injectores, mas sim algum corte de combustível. Apontou para um problema no relé da bomba de gasolina ou que era... marcámos para dia 4 de Maio em que o recebiam para fazer uns testes e descobrir finalmente o problema.

Saí da Marco Diesel e dirigi-me para o trabalho em Lisboa aos soluços, no entanto tinha desenvolvido já uma técnica para minimizar que era acelerar e depois ir ao Rolantin, acelerar e ir ao Rolantim e assim cheguei a Lisboa.

Estacionei, fui trabalhar. No caminho de volta, antes de me meter no carro pensei... porra, mais uma viagem de suplício co soluços até ao Barreiro e.... não aconteceu! Fui bem, sem soluços, até a casa. Depois cheguei, ainda fui aos correios buscar uma encomenda, mais buscar a miúda à ginástica a seguir e nada! Sempre boquiaberto e a agradecer a deus por ter acabado, porque realmente parece ter sido milagre.

O que poderá ter sido? se não foi milagre, foi o aditivo da STP que coloquei e que finalmente fez efeito na limpeza do sistema de combustível e injecção. Não sei se já tinha referido, mas devo referir que este problema começou a ocorrer depois de ter deixado o carro quase parar sem combustível, a reserva estava no limite e num carro com 17 anos, deve haver muito lixo já no depósito... foi distracção mesmo e o facto de não haver uma luz fez com que nem reparasse que tinha chegado ao limite.

Se o problema vai voltar? não sei, mas voltou a ter a força e a potência que o caracteriza e os soluços acabaram. Fez quase meio depósito com o aditivo de limpeza da STP.

Se voltar venho dizer e sempre pôr os meus amigos do fórum a par do que se passa, pois não basta uma pessoa vir queixar-se quando tem problemas, há que partilhar insucessos e sucessos.

Uma coisa posso aconselhar, nunca deixem o carro ir muito ao fundo da reserva, principalmente se o veículo já tiver alguns anos.

A minha infelicidade parece ter acabado por agora, pois adoro o meu fiesta, comprei-o novo em 1998 e quero circular com ele até ao fim. É um pequeno grande carro! nas vezes em que levei batidas e em que tive direito a veículos do seguro e me deram seats, peugeots, Fiats e outros com 60 cavalos, sempre senti falta do meu Fiesta, do seu poder de aceleração e da sua força.

Tenho o meu carro em condição excelente por estima e assim o espero manter.

Saudações a todos e um abraço,

Luis.

Offline Pedro-MK5

• 130CV
« Responder #9 em: 02 de Maio, 2015, 17:39:47 »
muito bem ......

melhor que resolveste !!!!!1
mas se passou assim tanta porcaria ......como esta o filtro da gasolina ???

Offline kirk_hammet
  • 50CV
  • *
« Responder #10 em: 03 de Maio, 2015, 23:00:23 »
O Carro da minha namorada, um igual, de 97 tem alguns soluços também e aconteceu desde que deixou o carro ficar quase sem gasolina, tenho que testar um aditivo desses stp a ver se ajuda.

Offline luisalves
  • 45cv
« Responder #11 em: 05 de Maio, 2015, 18:20:00 »
Se foi de ter ido muito a baixo na reserva, experimenta. Usa o STP ou o Liqui Moli, também é muito bom.

O Carro da minha namorada, um igual, de 97 tem alguns soluços também e aconteceu desde que deixou o carro ficar quase sem gasolina, tenho que testar um aditivo desses stp a ver se ajuda.

Offline luisalves
  • 45cv
« Responder #12 em: 05 de Maio, 2015, 18:20:59 »
muito bem ......

melhor que resolveste !!!!!1
mas se passou assim tanta porcaria ......como esta o filtro da gasolina ???

O filtro da gasolina era um dos elementos que já tinha sido mudado e os soluços continuaram, segundo o mecânico até não estava muito sujo.

Offline kirk_hammet
  • 50CV
  • *
« Responder #13 em: 06 de Maio, 2015, 19:51:33 »
Por acaso no carro da minha namorada também se mudou o filtro e não se notou diferença.

Este fim de semana a ver se compro uma embalagem desse aditivo.  O0

Offline Pedro-MK5

• 130CV
« Responder #14 em: 07 de Maio, 2015, 13:04:41 »
vais a um super mercado ....

Offline racejay

• 45cv
« Responder #15 em: 05 de Fevereiro, 2016, 09:06:02 »
Boas pessoal,
Novo desenvolvimento em relação aos 'engasgos' do Ford Fiesta 1.25, que também acontecia quando tinha de chegar a algum cruzamento, entroncamento ou semáforos e tinha de reduzir a velocidade.
Após visita a um mecânico amigo, ele ligou um portátil ao carro e verificou a falha de um sensor barométrico.
A peça em questão é um sensor fabricado pela Bosch para a Ford, mas que pode perfeitamente ser comprada nos revendedores da Bosch.
A referência do dito cujo é "0-261-230-027".
Amanhã ou depois posto uma foto com a localização do bicharoco, posso já adiantar que fica perto da válvula do ralenti.
Cumps.