Caros amigos, conforme prometido venho relatar o desfecho desta situação. Assim espero que seja o desfecho pois já circulei 3 dias sem soluços um dos quais em auto-estrada.
No dia 29 desloquei-me à Marco Diesel no Seixal para efectuar limpeza a sério dos injectores. Uma vez que eu não estava muito seguro de ir gastar alguns 160 euros, falei com o chefe da oficina e fomos dar uma volta no carro. Depois da volta ele disse que não parecia ser dos injectores, mas sim algum corte de combustível. Apontou para um problema no relé da bomba de gasolina ou que era... marcámos para dia 4 de Maio em que o recebiam para fazer uns testes e descobrir finalmente o problema.
Saí da Marco Diesel e dirigi-me para o trabalho em Lisboa aos soluços, no entanto tinha desenvolvido já uma técnica para minimizar que era acelerar e depois ir ao Rolantin, acelerar e ir ao Rolantim e assim cheguei a Lisboa.
Estacionei, fui trabalhar. No caminho de volta, antes de me meter no carro pensei... porra, mais uma viagem de suplício co soluços até ao Barreiro e.... não aconteceu! Fui bem, sem soluços, até a casa. Depois cheguei, ainda fui aos correios buscar uma encomenda, mais buscar a miúda à ginástica a seguir e nada! Sempre boquiaberto e a agradecer a deus por ter acabado, porque realmente parece ter sido milagre.
O que poderá ter sido? se não foi milagre, foi o aditivo da STP que coloquei e que finalmente fez efeito na limpeza do sistema de combustível e injecção. Não sei se já tinha referido, mas devo referir que este problema começou a ocorrer depois de ter deixado o carro quase parar sem combustível, a reserva estava no limite e num carro com 17 anos, deve haver muito lixo já no depósito... foi distracção mesmo e o facto de não haver uma luz fez com que nem reparasse que tinha chegado ao limite.
Se o problema vai voltar? não sei, mas voltou a ter a força e a potência que o caracteriza e os soluços acabaram. Fez quase meio depósito com o aditivo de limpeza da STP.
Se voltar venho dizer e sempre pôr os meus amigos do fórum a par do que se passa, pois não basta uma pessoa vir queixar-se quando tem problemas, há que partilhar insucessos e sucessos.
Uma coisa posso aconselhar, nunca deixem o carro ir muito ao fundo da reserva, principalmente se o veículo já tiver alguns anos.
A minha infelicidade parece ter acabado por agora, pois adoro o meu fiesta, comprei-o novo em 1998 e quero circular com ele até ao fim. É um pequeno grande carro! nas vezes em que levei batidas e em que tive direito a veículos do seguro e me deram seats, peugeots, Fiats e outros com 60 cavalos, sempre senti falta do meu Fiesta, do seu poder de aceleração e da sua força.
Tenho o meu carro em condição excelente por estima e assim o espero manter.
Saudações a todos e um abraço,
Luis.