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Autor Tópico: Fiesta XR2i aplicação filtro cónico e oil catch tank  (Lida 8758 vezes)

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Offline Décio Almeida
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Fiesta XR2i aplicação filtro cónico e oil catch tank
« em: 04 de Novembro, 2013, 17:15:45 »
Boas pessoal, já algum tempo queria fazer este projecto e aqui vai.
Pensei em colocar só o filtro cónico mas na capa da roda tem uma abertura onde joga o amortecedor logo entra agua e não é nada saudável, e depois tinha o problema do respirador da tampa das válvulas, então decidi começar por fazer tipo uma puxada de ar ou seja uma caixa adaptada ao local, aberta na frente, em relação ao oil catch tank, usei uma garrafa em alumínio com duas aberturas uma de entrada mais a abaixo e a saída mais acima em que apenas deixei o tubo junto ao filtro e o filtro expira o necessário, com o oil catch tank consegui ter uma limpeza muito grande, não existe um pingo de óleo dentro da caixa pois com a caixa original fica um pouco sujo, espero que gostem.

Caixa do filtro:


O oil catch tank ficou ao pé dos tubos do radiador mas claro sem cortar a passagem do liquido de refrigeração:


Oil catch tank:


Caixa com filtro cónico:


Caixa com o filtro cónico e oil catch tank:


Acabamento final do projecto:



Vantagens, sinto o carro mais solto e consumos ligeiramente mais baixos, claro conforme o peso do pé, mais, não entra agua e o ar entra frio e sujidade do óleo nada de nada. Cumprimentos

Offline Dremelman

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Re: Fiesta XR2i aplicação filtro cónico e oil catch tank
« Responder #1 em: 04 de Novembro, 2013, 23:59:14 »
posso perguntar porque tens uma dump valve para "controlar" o respirador??
isso não é boa ideia, porque essa válvula funciona com vacuo, quando fores a puxar a fundo o motor atinge a pressão atmosférica ( o )e deixa de produzir vacuo e a valvula vai ficar fechada. vais ficar com isso obstruido, não te vai servir de nada :S

sem ventilação vai saltar a tampa do oleo, por causa da acumulação de gases dos vapores do oleo
« Última modificação: 05 de Novembro, 2013, 00:04:07 por Dremelman »

Offline Décio Almeida
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Re: Fiesta XR2i aplicação filtro cónico e oil catch tank
« Responder #2 em: 05 de Novembro, 2013, 00:40:01 »
Boas não é bem assim, não é uma dump valve, este respirador tem exactamente a mesma função do original pois quando comprei o carro o meu original estava todo partido, estava colado com silicone esse sim estava todo tapado, este respirador tem o vácuo, pois quando mais acelero mais deixa passar a pressão da tampa das válvulas, tem tipo um diafragma que quando mais vácuo mais puxa o ar da da tampa das válvulas, está testado. Este respirador era de um fiat uno turbo ie.

Offline Dremelman

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Re: Fiesta XR2i aplicação filtro cónico e oil catch tank
« Responder #3 em: 05 de Novembro, 2013, 01:15:14 »
Boas não é bem assim, não é uma dump valve, este respirador tem exactamente a mesma função do original pois quando comprei o carro o meu original estava todo partido, estava colado com silicone esse sim estava todo tapado, este respirador tem o vácuo, pois quando mais acelero mais deixa passar a pressão da tampa das válvulas, tem tipo um diafragma que quando mais vácuo mais puxa o ar da da tampa das válvulas, está testado. Este respirador era de um fiat uno turbo ie.
isso nao é um respirador é uma dump valve lol
tenho aqui umas quantas dessas

Offline Dremelman

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Re: Fiesta XR2i aplicação filtro cónico e oil catch tank
« Responder #4 em: 05 de Novembro, 2013, 01:25:57 »
How a Blow Off., Recirculating, or Diverter Dump Valve Works
para ver que não estou a inventar e corrigires essa situação

Offline tiago blanquet
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Re: Fiesta XR2i aplicação filtro cónico e oil catch tank
« Responder #5 em: 05 de Novembro, 2013, 09:59:01 »
Amigo acho que tas confuso em relação ao funcionamento do sistema de vacuo do motor. Dizes e muito bem que quanto mais vacuo mais a valvula abre pra deixar a pressao sair, a questão aqui é que ao acelerares o vacuo nao aumenta, mas sim reduz, ou seja quando tiveres a fundo a pressão de vacuo e quase a atmoesferica dai se chamarem motores atmoesfericos, o que quer dizer que isso vai tar quase fechado quando devia era estar aberto, e com o carro ao relenti, vai tar toda aberta dado que é ao relenti que o motor produz mais vacuo. Se tens duvidas liga um manometro a essa linha de vacuo e confirma por ti. Entendo a ideia mas isso esta a funcionar ao contrario do que pensas.

Offline Décio Almeida
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Re: Fiesta XR2i aplicação filtro cónico e oil catch tank
« Responder #6 em: 05 de Novembro, 2013, 12:05:28 »
Compreendo e aceito ideias, agora fiz o teste mesmo com ele parado, acelarei a fundo e sim a quantidade de vapor que sai é muito superior ao do relanti, ou seja fiz comparação entre o que tinha e este que coloquei , este respirador ainda é muito mais aberto que o meu original claro que o original tava um pouco danificado, sei muito bem o que é uma dump valve, ate poderá se dar o nome apenas pelo facto de ser uma descarga, agora um é um respirador de vapor do óleo e o outro é uma descarga sobre uma pressão neste caso um turbo, agora se este respirador tem o nome de dump valve ok tudo bem aceito desconhecia este facto, mas enquanto ao funcionamento esta testado e comprovado.

Offline Dremelman

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Re: Fiesta XR2i aplicação filtro cónico e oil catch tank
« Responder #7 em: 05 de Novembro, 2013, 13:35:02 »
só deixa sair os vapores quando largas o pedal, mas se ficares sempre a pisar o pedal do acelerador a manter, isso vai estar fechado acredita, usa um manometro de vacuo dentro da carro e vais perceber o que digo.
 essas dump valves é para carros turbo e serve para aliviar a pressao do turbo quando tu largas o acelerador, ao fechar a borboleta fica a acumular pressão que não consegue entrar no coletor de admissão e acontece duas coisas, os tubos incham e saltam fora ou o começa a fazer o turbo parar de rodar e em vez de o turbo puxar o ar começa a mandar ar fora com risco de partir.
e u não te estou a dizer isto só para te meter nojo ou para te mandar abaixo, estou a dizer isso para tu não teres problemas de futuro com o carro, acredita que a ventilação dos gases do motor é bastante importante.
põe um dakeles pekenos filtros á saida da tampa

Offline tiago blanquet
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Re: Fiesta XR2i aplicação filtro cónico e oil catch tank
« Responder #8 em: 05 de Novembro, 2013, 13:44:01 »
Pa queres fazer um teste simples?

Desliga o tubo do vacuo dessa valvula e ve o que acontece. Isso desligado é praticamente o mesmo de tares a acelerar a fundo. Se ela fecha sem vacuo então é isso que vai acontecer, basicamente quando precisarias de mais ventilação é quando isso vai tar fechado. Mais vale ventilares isso directo pro oil catch can, ele está lá pra isso mesmo. A coisa bem feita seria com um separador de oleo como traz de fabrica no meu M3 e depois adicionares um oil catch com malha de aço por dentro pra condensar os vapores e meteres a saída de volta pro carter, Assim nem te tens que preocupar em despejar isso.

Offline Dremelman

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Re: Fiesta XR2i aplicação filtro cónico e oil catch tank
« Responder #9 em: 05 de Novembro, 2013, 13:46:41 »
o xr2i dele trás de origem esse separador, mas pelo que ele diz estava entupido.

Offline Décio Almeida
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Re: Fiesta XR2i aplicação filtro cónico e oil catch tank
« Responder #10 em: 05 de Novembro, 2013, 19:29:38 »
Boas pessoal. Ja fiz os testes, com ele na temperatura normal quanto mais acelero mais vapor sai, com o vácuo desligado sai menos quantidade de vapor mas continua a sair, é assim no principio pensei por um filtro tipo cónico no respirador da tampa das válvulas mas e o vácuo???? por isso decidi fazer assim mas como disse aceito ideias e desde que seja pa melhor tudo bem, agradeço a vossa ajuda e opinião já agora o que acham dos testes? e o vácuo???alguma ideia? cumprimentos

Offline Dremelman

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Re: Fiesta XR2i aplicação filtro cónico e oil catch tank
« Responder #11 em: 05 de Novembro, 2013, 19:37:24 »
eu tirava isso e punha direto até ao reservatório que tens e no topo do reservatório punha um filtro desses pequenos, parece tb que tens o oilcatch can "fechado"
« Última modificação: 05 de Novembro, 2013, 19:39:07 por Dremelman »

Offline tiago blanquet
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Re: Fiesta XR2i aplicação filtro cónico e oil catch tank
« Responder #12 em: 05 de Novembro, 2013, 20:32:06 »
Esse vacuo tás a ir buscar onde? Eu anulava essa valvula e tapas o tubo do vacuo com um parafuso a medida pra vedar bem e tas despaxado.

Offline Décio Almeida
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Re: Fiesta XR2i aplicação filtro cónico e oil catch tank
« Responder #13 em: 05 de Novembro, 2013, 21:19:35 »
O oil catch tank esta aberto, agora este vácuo vem de 2 saídas da admissão já testei tapar e fica tudo ok, a questão é não vai danificar a longo prazo o carro?

Offline Dremelman

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Re: Fiesta XR2i aplicação filtro cónico e oil catch tank
« Responder #14 em: 06 de Novembro, 2013, 01:41:13 »
O oil catch tank esta aberto, agora este vácuo vem de 2 saídas da admissão já testei tapar e fica tudo ok, a questão é não vai danificar a longo prazo o carro?
não percebi

Offline Dremelman

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Re: Fiesta XR2i aplicação filtro cónico e oil catch tank
« Responder #15 em: 06 de Novembro, 2013, 01:46:57 »
o que estás a dizer é que esse tubo que liga ao vacuo dessa valvula que montaste tem duas entradas no coletor de admissão?
se assim for tapa essas duas entradas no coletor de admissão porque esses tubo que estás a usar para vacuo era um tubo que ia aproveitar os vapores da tampa de válvulas para a admissão, e esses vapores vão sujos de oleo e costumam sujar velas\ cabeça(interior da cabeça) \ coletor de admissão.
o ideial é meteres o tubo que vem da tampa de válvulas direto para o oil catch can (se tiver um respirador)

Offline Décio Almeida
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Re: Fiesta XR2i aplicação filtro cónico e oil catch tank
« Responder #16 em: 06 de Novembro, 2013, 14:13:01 »
Pois é tens razão este vácuo realmente puxa vapores pois o interior dos tubos estão sujos tão vou colocar directamente para o oil catch tank com o filtro e este vácuo eu o elimino? será que vai danificar alguma coisa a longo prazo? posso vedar de vez o vácuo? obrigado pela ajuda.

Offline Dremelman

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Re: Fiesta XR2i aplicação filtro cónico e oil catch tank
« Responder #17 em: 06 de Novembro, 2013, 19:16:58 »
o tubo da tampa de válvulas vai direto para o oilcatch can, esses da admissão podes tapar sem problemas  O0
estamos aqui é para ajudar, ás vezes uma pessoa está a fazer as coisas até com boas ideias como tu tiveste da admissão, só essa cena dos vapores de oleo é estava a "estragar" aí isso  O0

Offline Décio Almeida
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Re: Fiesta XR2i aplicação filtro cónico e oil catch tank
« Responder #18 em: 06 de Novembro, 2013, 21:32:19 »
ok ta compreendido muito obrigado pela ajuda fica bem cumprimentos

Offline orion rs
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Re: Fiesta XR2i aplicação filtro cónico e oil catch tank
« Responder #19 em: 07 de Novembro, 2013, 05:33:48 »
Como referiram a melhor soluçao e normal é ter logo o tubo do respiro do motor directamente ligado ao oil catch sem nada pelo meio nem tramboias . Uma dump ai nao faz nada e só faz pior , isso quer se simplesmente livre , pois os vapores sao para sair e nao ficarem meios restringidos !

cumps