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Autor Tópico: Ford Fiesta 1.25 2000  (Lida 7956 vezes)

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Offline rjjc
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Ford Fiesta 1.25 2000
« em: 28 de Fevereiro, 2014, 23:54:05 »
Boa noite, será que me podiam ajudar?

Tenho recentemente um fiesta de 2000, o 1.25 e o carro soluça um pouco na passagem de mudanças e vi por aqui que poderia ser da MAF, necessita de uma limpeza.

Alguém me pode dizer onde está a MAF e como poderei tira-la e como limpa-la?

e caso consiga penso que tenho de fazer um reset à centralina, certo?

Obrigado a todos. abraço.


Offline Brunofig

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Re: Ford Fiesta 1.25 2000
« Responder #1 em: 01 de Março, 2014, 13:58:26 »
O Fiesta de 2000 já não tem MAF, deste modo podes excluir esse problema (a menos que tenham trocado o motor por um dos primeiros Mk4).

Verifica os filtros, velas e cabos de vela.  O0

Em ultimo caso pode ser um apoio de motor / caixa fdd. Mesmo se fores suave a soltar a embraiagem ele soluça?

Offline rjjc
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Re: Ford Fiesta 1.25 2000
« Responder #2 em: 01 de Março, 2014, 14:05:03 »
Boas Bruno, sim faz mas nem sempre.  Por ex. vou em 2ª mudo para 3ª ele não soluça logo mas sim quando vou por exemplo a meio da 3ª e assim sucessivamente, por vezes até nem faz. e outro sintoma que tenho é o carro estar acelarado, quando mudo de mudança em vez do relanti baixar instantaneamente mantem-se na rotação que está e por vezes sobe. Borboleta? :idiot2:

Offline Brunofig

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Re: Ford Fiesta 1.25 2000
« Responder #3 em: 01 de Março, 2014, 14:54:46 »
Boas Bruno, sim faz mas nem sempre.  Por ex. vou em 2ª mudo para 3ª ele não soluça logo mas sim quando vou por exemplo a meio da 3ª e assim sucessivamente, por vezes até nem faz. e outro sintoma que tenho é o carro estar acelarado, quando mudo de mudança em vez do relanti baixar instantaneamente mantem-se na rotação que está e por vezes sobe. Borboleta? :idiot2:

Experimenta com o carro em ponto morto acelerar até às 2000 rpm e deixas manter 10 segundos, ele oscila a rotação? Podes tentar também às 3000 rpm, mas fá-lo a quente. Se fizer oscilações tens o material da ignição que já viu melhores dias e não um apoio O0

Também já tive o mesmo problema do relentim, isso é a válvula que controla o relentim que ganha sujidade com o tempo / uso. Desapertas dois parafusos, desligas a ficha, sacas a a válvula cá para fora e salvo erro vais ver dois buracos, espetas para lá um limpa travões (ou WD40) e deixas marinar um pouco, viras para baixo e é só merdum a sair, se quiseres voltas a repetir. No final é montar tudo e já vai bombar nas horas  O0



Offline rjjc
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Re: Ford Fiesta 1.25 2000
« Responder #4 em: 01 de Março, 2014, 16:56:44 »
OK, vou experimentar. Depois venho aqui dizer como ficou.. O0

se não resultar vou usar isto no carro... :knuppel2: lool. Brincadeira.

Obrigado Bruno.

Offline Brunofig

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Re: Ford Fiesta 1.25 2000
« Responder #5 em: 01 de Março, 2014, 22:15:11 »
OK, vou experimentar. Depois venho aqui dizer como ficou.. O0

se não resultar vou usar isto no carro... :knuppel2: lool. Brincadeira.

Obrigado Bruno.

De nada! Depois diz se resultou  O0

Offline rjjc
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Re: Ford Fiesta 1.25 2000
« Responder #6 em: 02 de Março, 2014, 12:54:10 »
http://imageshack.com/a/img716/8427/fzkf.jpg]

pois é bruno o motor é igual a este aqui, sendo assim aquela valvula de que falas já não se encontra ali e nem a vejo.. :idiot2:
será que é a mesma coisa? (tirei a foto da net)..
« Última modificação: 02 de Março, 2014, 12:54:47 por rjjc »

Offline Pedro-MK5

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Re: Ford Fiesta 1.25 2000
« Responder #7 em: 02 de Março, 2014, 15:05:37 »
a valvula é igual   segues a admissao que ela tem que estar perto dos coletores

Offline rjjc
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Re: Ford Fiesta 1.25 2000
« Responder #8 em: 04 de Março, 2014, 19:48:38 »
boas, hoje consegui tirar e limpar o que julgo ser a valvula de relanti. O bruno tinha dito que teria 2 buracos...a minha só tinha 1 :idiot2: será que limpei a correta??

aquilo é uma peça pequena pensei que fosse maiorzita...

depois de andar com ele, por acaso o carro não falhou mas também não andei muito.

vou ver como se comporta.

tenho é de ir com ele ao mecanico pois a pessoa a quem comprei disse que na altura foi a um "mecanico" e que ele desligou o termosestato e mexeu no relanti (talvez borboleta) pois parece que o carro estava a aquecer...este carro esteve parado 4 anos..

Offline Pedro-MK5

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Re: Ford Fiesta 1.25 2000
« Responder #9 em: 05 de Março, 2014, 13:31:01 »
tirou o termoestato    ficou sem nenhum ?
mexeu no ralenti para que ?

informa te bem do que teve e o que foi feito.... O0

Offline rjjc
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Re: Ford Fiesta 1.25 2000
« Responder #10 em: 05 de Março, 2014, 23:54:11 »
pois é não conseguir saber mais, chama-se a isto "mecanico sapateiro"..também não reclamei muito com o dono pois o carro até está optimo e se disse o preço não acreditam...3 notas verdes..300€... ::)

Offline Brunofig

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Re: Ford Fiesta 1.25 2000
« Responder #11 em: 06 de Março, 2014, 20:49:27 »
boas, hoje consegui tirar e limpar o que julgo ser a valvula de relanti. O bruno tinha dito que teria 2 buracos...a minha só tinha 1 :idiot2: será que limpei a correta??

aquilo é uma peça pequena pensei que fosse maiorzita...

depois de andar com ele, por acaso o carro não falhou mas também não andei muito.

vou ver como se comporta.

tenho é de ir com ele ao mecanico pois a pessoa a quem comprei disse que na altura foi a um "mecanico" e que ele desligou o termosestato e mexeu no relanti (talvez borboleta) pois parece que o carro estava a aquecer...este carro esteve parado 4 anos..

Desculpa a demora, isto aqui tem andado apertado de tempo.

Em relação ao motor, o teu já é dos "novos" do Mk5, apenas muda a caixa do filtro do ar, e sendo assim não te consigo ajudar, porque a válvula fica debaixo da caixa e não sei como se desmonta, espera que a malta dos Mk5 já te ajuda, ou o mecânico do forum, Dremelman  :P

Eu tinha quase a certeza que tinha dois buracos, mas como já foi à um ano não te sei precisar... Quanto ao facto de terem tirado o termostato e da mexida do relentim, nem comento, porque farto de mecânicos assim de m.rda que só sabem achanatar os carros já estou farto, quem se lixa é sempre o dono seguinte...  :-\

Quando puderes, monta o termostato, faz uma limpeza completa do circuito de refrigeração, e mete um bom anti congelante. Com 50€ fazes a festa, porque se for como o meu deverá estar a consumir desalmadamente (está frio, a mistura fica rica, desnecessariamente, e ele fica acelarado). Além do mais estragas o motor a longo prazo, devido aos choques térmicos!  O0

Offline rjjc
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Re: Ford Fiesta 1.25 2000
« Responder #12 em: 07 de Março, 2014, 00:08:19 »
Sim amigo bruno, vou ver isso. quero investir neste carro porque gosto bastante dele..

Offline rjjc
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Re: Ford Fiesta 1.25 2000
« Responder #13 em: 07 de Março, 2014, 00:09:05 »
ah, e obrigado pessoal!  O0
« Última modificação: 07 de Março, 2014, 00:10:13 por rjjc »

Offline Pedro-MK5

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Re: Ford Fiesta 1.25 2000
« Responder #14 em: 07 de Março, 2014, 18:53:26 »
só custou 300 mocas ..... ::)
o que se passou

Offline rjjc
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Re: Ford Fiesta 1.25 2000
« Responder #15 em: 07 de Março, 2014, 23:26:16 »
era de um amigo... :D   tem de mudar algumas coisa, amortecedores, termoestato quero ver se mudo a correia de dist. mas mesmo que gaste 500 euros em tudo, já é um granda negócio pois por 800 euros nao arranjava nada melhor..e ele tratava bem o carro..em 3 anos que o teve raramente passou dos 80... :D e antes disso esteve parado 4 anos...pois o antigo dono emigrou.

Offline rjjc
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Re: Ford Fiesta 1.25 2000
« Responder #16 em: 09 de Março, 2014, 14:49:26 »
o meu mk5 anda-se a passar... :idiot2:

Agora acontece uma coisa estranha, quando ando com ele o conta-quilometros desaparece por alguns segundos volta a aparecer ( como quando ligamos o carro) e aparece a luz da reserva.. isto em andamento.

Tem gasolina, mas acontece isto várias vezes, ou seja, desaparece tudo do digital acende a luz da reserva,   o digital volta a aparecer ( em modo check up ou lá que isso é) e apaga-se a luz da reserva.
já quando ligo o carro esse digital demora a aparecer, por exemplo ponho o carro a trabalhar e só passado 10 segundos mais ou menos é que aparece o digital...

alguém tem ideia do que isso possa ser?

cumps. O0

Offline Brunofig

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Re: Ford Fiesta 1.25 2000
« Responder #17 em: 09 de Março, 2014, 19:40:39 »
o meu mk5 anda-se a passar... :idiot2:

Agora acontece uma coisa estranha, quando ando com ele o conta-quilometros desaparece por alguns segundos volta a aparecer ( como quando ligamos o carro) e aparece a luz da reserva.. isto em andamento.

Tem gasolina, mas acontece isto várias vezes, ou seja, desaparece tudo do digital acende a luz da reserva,   o digital volta a aparecer ( em modo check up ou lá que isso é) e apaga-se a luz da reserva.
já quando ligo o carro esse digital demora a aparecer, por exemplo ponho o carro a trabalhar e só passado 10 segundos mais ou menos é que aparece o digital...

alguém tem ideia do que isso possa ser?

cumps. O0

Bateria quase morta. Ele não demora um pouco a pegar?  O0

Offline rjjc
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Re: Ford Fiesta 1.25 2000
« Responder #18 em: 09 de Março, 2014, 21:47:07 »
não Brunofig, por acaso o rapaz que me vendeu o carro colocou uma bateria nova há 2 anos e isso eu assisti. ( provavelmente já está a ir) mas o que era estranho é que já quando ele colocou a bateria nova ele ao por o carro a trabalhar os numeros dos kms no digital já demorava cerca de 10 segundos a aparecer, embora ainda não acontecesse a situação de desaparecer já em andamento como faz agora.
eu assistia a essa situação pois já ia de boleia com ele...mas não demora a pegar nem nada..q estranho.

Offline Pedro-MK5

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Re: Ford Fiesta 1.25 2000
« Responder #19 em: 10 de Março, 2014, 12:08:56 »
ponteiros descontrolados   desaparecer digitos e depois aparecer é sintomas da bateria
é uma forma de te avisar antes de ficares parado  O0

isso da bareria ter 2 anos por vezes das muito dinheiro por uma suposta bateria de qualidade e dura pouco mais de 2 anos ..... :'(

eu tenho uma de 40€ e tem mais de 5 anos

Offline rjjc
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Re: Ford Fiesta 1.25 2000
« Responder #20 em: 10 de Março, 2014, 23:10:09 »
ok, vou esperar até a bateria dar sinal de cansaço..eheh 

obrigado pessoal O0