Fiesta Club Portugal

Área Auto - Motores, Chassis, Rodas, Etc => Motores a Gasolina => Tópico iniciado por: Anonymous em 03 de Setembro, 2003, 10:42:41

Título: FORD VS Cup's e Gti
Enviado por: Anonymous em 03 de Setembro, 2003, 10:42:41
por acaso alquem do frst ou xr2i ou pumas ja "testaram contra" saxo cup e peugot gti?
quais foram os resultados?
Pedro não me desilunas na tua resposta... :wink:
Título: FORD VS Cup's e Gti
Enviado por: Filth em 03 de Setembro, 2003, 12:45:04
É por estas e por outras, que eu gostava que voltassem os Track Day's  :?
Uma comparação limpa!  :wink:
Título: FORD VS Cup's e Gti
Enviado por: Anonymous em 03 de Setembro, 2003, 12:49:12
nao percebi :!:  :(
Título: FORD VS Cup's e Gti
Enviado por: ZetecS em 03 de Setembro, 2003, 12:50:56
Teoricamente é preciso muito para que os novos Gti's cheguem ao pé das velhas máquinas turbo, isto em 80% das prestações... As velhas máquinas turbo pecam por ter um Cx alto... o que faz perder em velocidade de ponta.

PS: Antes de fazerem comentários ao nível de pikansos lembrem-se de ler as regras para o bom funcionamento do fórum http://www.fiestaclubportugal.org/forum/viewtopic.php?t=211
Título: FORD VS Cup's e Gti
Enviado por: pedro cunha em 03 de Setembro, 2003, 13:03:06
Ca vai Carlos!!!  :D  :twisted:

Comparando com o 205 GTI 1.6 não dou hipotese.....  :twisted:

Comparando com o 205 GTi 1.9 já é mais dificil....  8)  mas tambem marcha

Comparando com o saxo e o 106 gti ainda é um pouco mais dificil mas tambem levam ratada... depende do artelhanço que tiverem.
Até hoje com todos os saxos que já comparei levaram todos ratadas. Com os 106 só me comparei uma vez e foi por muito pouco tempo, mas tambem ganhei uma ligeira vantagem...  :twisted:

Isto porque o meu carro está mexido porque se fosse de origem não se seria bem assim.....  :?

Gostas-te Carlos??????  :wink:
Título: FORD VS Cup's e Gti
Enviado por: pedro cunha em 03 de Setembro, 2003, 14:39:40
Tens razão!!!

Foi do entusiasmo........ sorry!  :wink:
Título: FORD VS Cup's e Gti
Enviado por: Anonymous em 03 de Setembro, 2003, 15:05:45
pedro tb nao te esqueças que o saxo e o peugot 106 gti  ja sao 16v e os nossos nao.... gostei muito,nao posso com cup's nem um bocadinho...
ja agora onde esta o post do zetecS?
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Enviado por: Crashed em 03 de Setembro, 2003, 15:10:23
Segue este link:

http://www.fiestaclubportugal.org/forum/viewtopic.php?t=211
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Enviado por: Borges em 03 de Setembro, 2003, 22:40:53
Boas, eu com o meu Puma aqui na concentração em Torres, no arranque contra um Cup modificado fiz 8.46 e ele fez 8.13  :?

Claro que ganhou, mas fiquei mt contente com o meu carrito por ter ficado tão perto e ter feito este tempo  :D
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Enviado por: BUTRE em 03 de Setembro, 2003, 22:46:34
so posso falar do FRST do rick. Bem medidos (e com o rick a conduzir pq passa melhor de cx q eu no FRST) fez-se a volta dos 7seg dos 0 aos 100. Isto com o motor de origem.

ja andamos contra um cup (isto e, nos iamos no cup contra o FRST eheh) e o FRST comeca a ir devagariiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinho... isto tb nao e comparaçao de jeito pq nenhum dos condutores estava habituado ao carro q conduzia.

sem duvida q o FRST mete um cup no bolso... isto pq pelo valor q equipas um cup metes o FRST a andar bem mais pelo mesmo preço...

e sempre a mesma coisa... atmosferico VS turbinado.
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Enviado por: Anonymous em 05 de Setembro, 2003, 11:49:35
ainda bem que mete o cup no bolso,nao posso com eles nem por nada :twisted:  :twisted:
mesmo o fiesta sendo  turbo,nao vamos esquecer que o cup é 16v,e muito mais moderno que o fiesta,mas mesmo assim nao tem hipotse,ainda bem :lol:  mamem  ou totos dos cup's :wink:
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Enviado por: BUTRE em 08 de Setembro, 2003, 14:33:52
ser 16v ou 8v so influencia na capacidade de caudal max da culassa. O restante e o desenho desta em posicionamento das valvulas em relaçao ao desenho do pistao etc...

16v respira melhor q 8v mas so em altas... em baixas e letra.
dai os 16v geralmente terem mais ponta... e dificil ver um 8v a fazer mais de 7000rpm de origem.... fazer fazem, mas a curva de potencia ja ta em declinio.
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Enviado por: Anonymous em 08 de Setembro, 2003, 14:41:14
entao não faz,é é para baixo do red line :wink:  os cup's tb só fazem7200rpm!!,
quero é cup s e GTi s a levar corda para nao terem a mania :lol:  :lol:
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Enviado por: BUTRE em 08 de Setembro, 2003, 14:54:36
Carlos.. o teu motor e cvh nao? entao a partir das 7000rpm começas a ter o efeito "valve float" q e as valvulas a nao fecharem rapido suficiente para a rpm...

a unica maneira de reparar isto e mudar as tappets por umas anti-pump. Mas tb.. os restantes componentes do motor nao estao preparados para fazer mais de 7000rpm... :( e a q rpm e q tens o pico de potencia max? e acima das 7000? hum.......
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Enviado por: Anonymous em 08 de Setembro, 2003, 14:59:21
mas tu axas que eu sou maluco para puxar uma mudança as7000 ou mais?o maximo é 6000 e mesmo assim.... é velhinho mas não é para estragar :cry:  :wink:
para ja que o meu nao corta,aquilo puxa até partir,e não convem...
abraço
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Enviado por: pedro cunha em 08 de Setembro, 2003, 16:55:44
Pois, não estragues...........  :D

Os motores de 16V tem sempre vantagens em relação aos motores de 8V, mesmo em baixas!!!!!  :?
São duas valvulas para admissão e de escape por cilindro contra uma valvula de admissão e uma de escape por cilindro......

Fica sempre a ganhar......  :?
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Enviado por: Anonymous em 08 de Setembro, 2003, 17:18:39
pois é exatamente ai que queria chegar,mas mesmo sendo só 8v da bem conta do recado,isso é o que é preciso :wink:
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Enviado por: BUTRE em 09 de Setembro, 2003, 14:11:29
pedro, nao e bem assim.. pegas numa curva de binario dum 16v e num 8v e ve a mesma rpm (la pas 3000rpm) quem e q tem mais binario.

reprisar desde baixas e binario e nao cv's.

depois e uma questao de relaçoes de cx... ter relaçoes q andem sempre entre o pico max de potencia e o binario max.
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Enviado por: Anonymous em 09 de Setembro, 2003, 14:39:36
entao mas mesmo assim os 16v ganham pk tam o dobro das vavulas,e isto resulta em mais binario ,nao é assim? :cry:
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Enviado por: guest84 em 09 de Setembro, 2003, 18:29:01
Pedro axo k o Butre tem razao :wink:
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Enviado por: pedro cunha em 09 de Setembro, 2003, 19:36:35
Mas se repararem, os dois motores á mesma rotação não tem a mesma taxa de compressão!

A velocidade e aproveitamento desde as admissões de ar até ás admissões de escape é muito mais rapida no 16v que no 8v.... e isso refelcte-se em baixas e altas....  :wink:

Não tem nada a haver com cavalos. Há motores 16v com cavalagem inferior que os motores 8v e no entanto conseguem dar mais rendimento e performance com uma subida de rotação mais rapida...  :shock:  :wink:

Não dêem tanta importância á curva de binario..... mas sim á taxa de compressão e ao fluxo de ar e gasolina no circuito...

O facto de ter mais binario não significa melhor taxa de compressão e isso sim, é muito importante.....
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Enviado por: BUTRE em 09 de Setembro, 2003, 20:31:17
isto da pano para mangas... durante toda a vida de existencia de motor de combustao interna q fabricantes e "tunners" discutem o q e melhor e pq e o q devem mudar para ser ainda melhor etc etc etc...

isto nao tem fim acreditem eheh.

pedro, seja a q RPM for e quantas valvulas tiveres, tens sempre a mesma taxa de compressao. 10:1, 8.1:1 etc

comparando um motor da mesma CC mas so mudando a culassa (como fazem em US por ex.. motores de 8v metem cabeças de 16v), o 16v produz mais binario sim, mas este e a uma rpm muito acima do binario max do 8v.
ora a reprisar a partir das 3000rpm o 8v ganha vantagem pq tem mais binario a essa rotaçao do q o 16v.

Tu podes ter 1000nm de binario e 1000cv as 8000rpm, mas se esse binario for as 7000rpm, entao e um motor muito explosivo e abaixo dessas 7000rpm pouco ou nada se passa. :(

para fazer muitas rpm's e filosofia de curso pequeno. A honda pratica isto e faz rpm's q ate mete medo. Os carros telecomandados a gasolina tb... 25 a 30mil rpms. ouch.

agora, imagina q tens um motor 16v q tem binario max as 4500rpm e potencia max as 7500rpm. Se esticares todas as mudanças as 7500rpm e ao passares de cx estas descerem nao abaixo das 4500rpm.. entao tens ai um bom motor para puxar numa cx bem escalonada.

TD's e isto.. primeira curva do estoril... os Hondas ficam la a procura de binario. :(

espero nao ter sido muito confuso eheh.
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Enviado por: pedro cunha em 09 de Setembro, 2003, 21:10:59
Como tu dizes dá muito pano para mangas!!!!!

Só falando pessoalmente é que conseguimos chegar a uma conclusão...

Mas, não é por nada, penso que estamos a falar da mesma coisa mas com outras palavras.... hehehehehe!!!!!!!  :mrgreen:  :mrgreen:
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Enviado por: BUTRE em 09 de Setembro, 2003, 21:18:42
eu chego a uma conclusao rapidamente

em suma... MI16 la pa dentro!

eheh
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Enviado por: pedro cunha em 09 de Setembro, 2003, 21:21:57
Nem mais....... Hehehehe!!!!!!!!!!!!!!!!!

Fica logo o problema resolvido......  :mrgreen:  :D  :lol:  :twisted:

Este ppl deve pensar que somos malucos.................  :lol:  :lol:  :lol:
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Enviado por: BUTRE em 09 de Setembro, 2003, 21:24:48
eheh... o teu irmao vai precisar do carro no proximo fds? ihihihi e so ideias!
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Enviado por: pedro cunha em 09 de Setembro, 2003, 21:31:28
Aquele gajo anda maluco!!!!

Agora quer por arvore de cames de competição!!!! Ganda maluco...  :shock:

É meu irmão.......  :D  :D  :D

Mas não sou tão maluco...................  8)  8)  8)
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Enviado por: guest84 em 09 de Setembro, 2003, 21:56:50
ehehe o MI 16V do teu irmao ja tem um rolanti marado entao com as cames... :twisted:

hoje descobri um fiesta k pensei k era 1.1 LOL mas tava de capot aberto e... tinha la o motor do XR2i! :D  eles andam ai so k escondidinhus :lol:

em relaçao aos track days inda nao vi la nenhum pekeno turbinado  :cry:... realmente os hondas na 1º curva e na saida da chicane fika com um cadinhu de perguiça ehehehe   akilo ker e 5 mil RPMS pa cima! e depois a ppl k entra pas curvas com a embraiagem em baixo :shock:   e so calcam acelarador qdo ja teem pedrdias umas rotacoeszitas....

enfim leva tempo pa aprender a andar em circuito e a conhecer a pista :wink:
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Enviado por: Fredyx em 10 de Setembro, 2003, 20:34:37
Isto é que eu gosto, força ai ppl, é a discutir que a gente aprende egeheheheh pessoalmente eu tenho que ler as coisas duas vezes para conseguir relacionar o que escrevem com as ditas peças caso contrario fico a apanhar bonés...
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Enviado por: Crashed em 11 de Setembro, 2003, 13:08:16
Citação de: "Fredyx"
´.....eu tenho que ler as coisas duas vezes para conseguir relacionar o que escrevem com as ditas peças caso contrario fico a apanhar bonés...


és tu e eu fred....
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Enviado por: BUTRE em 11 de Setembro, 2003, 16:12:51
isso e facil de resolver... pergunta q a gente explica. :)
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Enviado por: PilotoZetec em 14 de Outubro, 2003, 18:27:35
Citação de: "BUTRE"
so posso falar do FRST do rick. Bem medidos (e com o rick a conduzir pq passa melhor de cx q eu no FRST) fez-se a volta dos 7seg dos 0 aos 100. Isto com o motor de origem.

ja andamos contra um cup (isto e, nos iamos no cup contra o FRST eheh) e o FRST comeca a ir devagariiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinho... isto tb nao e comparaçao de jeito pq nenhum dos condutores estava habituado ao carro q conduzia.

sem duvida q o FRST mete um cup no bolso... isto pq pelo valor q equipas um cup metes o FRST a andar bem mais pelo mesmo preço...

e sempre a mesma coisa... atmosferico VS turbinado.


Já andas-te nalgum saxo cup?! Podes ter um saxo cup de origem e pode vir kualker fiesta k o saxo come-o na boa, vcs n sei se sabem kuais as prestações do cup ou sabem?! 7.5 de origem, kd tiveres um fiesta k faça isso diz-me alguma coisa, atmosferico claro.
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Enviado por: guest84 em 14 de Outubro, 2003, 19:00:08
pelo k andei a peskisar a varias mediçoes como sempre uns dizem 7.9 otros7.7 parecido com os tempos do fiesta Rs Turbo...

qq fiesta pa saxo cup? humm olha k a ford tb lançou  o fiesta XR2i 180016V 130cvs :wink:  de certeza k nao e na boa k o cup passa por ele :?  pois este faz a volta de 8 segundos...

o k aki se falou foi da nossa experiencia o meu carro ta aligeirado de peso estando com a volta de 800kilos ou menos pois essa e a vantagem do cup, em k e levezinhu mas pro meu carro nao tem hipoteses  8)  cup tinha uma admissao e o meu nem isso tinha na altura :wink:  e sabes bem k uma boa admissao num cup resulta mt bem

agora poe no cup os 940 kilos de um xr2i 1.8 16V e dpois kero ver kem ganha :lol:
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Enviado por: BUTRE em 14 de Outubro, 2003, 20:21:00
sim ja andei num saxo cup...

estas comparaçoes nunca dao em nada... so falta agora meter tb os TDi's ao barulho...

so comparei o FRST do rick com um saxo cup em q andamos... comparativo amigavel.. so mesmo para a brincadeira... como tb ja comparamos contra um TDi com uns pozitos... tudo amigos nada de rivalidades.

o cup e um muito bom motor... melhor ainda e q nao esta todo espremido... mas querem mais potencia??? ha preparaçoes ate 180cv em uk para o cup... e ha tb uma de 210cv, mas isso ja leva material do kit car... e faz 9000rpm.

fora isso, a pratica la fora e mesmo compressor volumetrico no bicho...

de resto... de origem nao vejo carro algum na gama 1.6lts atmosferico q seja mais rapido q o cup..... a nao ser um fiesta com motor BDA. eheheheh esta foi cheque mate. :P
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Enviado por: pedro cunha em 15 de Outubro, 2003, 09:06:44
Meus amigos o facto de um cup fazer dos 0 aos 100 em 7.xxxx blablabla não é tudo!!!  :wink:
Um carro não se diz que é bom pela velocidade mas sim por tudo...

Quando fiz as comparações do meu carro com os restantes no inicio do topico foi em estrada e não arranque. Aí tudo é importante!!!!  :wink:
E o meu motor está mexido... de origem não tinha hipotese com os cup's, TIE's e GTTurbo's. Além do mais o cup tem uma mecanica mais evoluida... O meu carro tem quase 15 anos!!!  :lol:
Mesmo assim não deixa de ser uma grande máquina............
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Enviado por: guest84 em 15 de Outubro, 2003, 10:14:13
ya pedro o teu carro tem 15 anos e inda ira fazer mts mais!! :D

e verdade e um chipzinhu e uma arvore de cams?   :mrgreen:
xegaste a ir ver akele fiesta preto??? :shock:
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Enviado por: pedro cunha em 15 de Outubro, 2003, 10:39:14
Já tava vendido!!!  :?  Ía para Angola....  :shock:

Era um XR2i, tinha era o capot do FRST!!!
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Enviado por: guest84 em 15 de Outubro, 2003, 10:41:44
Angola??? pa onde? luanda????

LOL tenhu de dizer ao meu pai afinal ele inda se vai xokar com um XR2i :lol:
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Enviado por: pedro cunha em 15 de Outubro, 2003, 10:44:25
Para luanda não sei se foi, é possivel!!!!!
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Enviado por: PilotoZetec em 15 de Outubro, 2003, 10:46:14
Eu estava a falar de um cup de origem, agora se fores alterar o carro não tem compração, o do meu primo só tem 220cv. E atenção que só tem 1600 de cilindrada...

Fikem bem, um abraço
Título: FORD VS Cup's e Gti
Enviado por: guest84 em 15 de Outubro, 2003, 10:50:12
220cvs?? :shock:  :shock:  :shock:  sinceramente nao acreditu! isso so com TB´s e mesmo assim nao xega!


bem o carro do teu primo com a potencia do Kit car? :lol:  sorry mas nao acreditu :wink:

so se ele arranjou 30 mil cts e comprou o saxo  kit car :mrgreen:
Título: FORD VS Cup's e Gti
Enviado por: PilotoZetec em 15 de Outubro, 2003, 11:51:56
Não é carro de estrada como é obvio, é um carro de ralicross, vi o motor a ser todo preparado, o chassi foi todo revisto, tá uma gd máquina, mas lá está vieram kits da citroen para meter o carro como deve ser.

Mas tem +/- 220cv o meu primo diz k é por aí...
Ele tb já teve um saab com 900 cvs, cm diz o outro, até levantava paralelo...

Fikem bem:)
Título: FORD VS Cup's e Gti
Enviado por: pedro cunha em 15 de Outubro, 2003, 15:47:31
HHHAAA!!!

Rally cross...  :wink:
Assim sim, já acredito... deve tar uma ganda maquina  :wink:
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Enviado por: guest84 em 15 de Outubro, 2003, 22:01:42
entao qdo poderes tira umas fotos do carro

e ja agora ve se arranjas do saab tb
Título: FORD VS Cup's e Gti
Enviado por: BUTRE em 17 de Outubro, 2003, 17:49:42
fotos do carro?? tira e fotos do motor! mas ja ta todo montado... entao certamente nao se deve ver muito. :(

a q rpm e o pico max de potencia??? 9000rpm?