Ora bem... esta coisa dos consumos tem muito que se lhe diga!
Na verdade tudo é relativo, pois depende da experiencia que se tem. Os meus 2 ultimos carros de "familia" foram um Alfa 33 1.5 ie e um 155 1.8 TS.
Se eu vos disser que o 33 fazia regularmente abaixo dos 6,5 e que a dar umas "gazadas" não passava dos 7,5... para subir daí já era preciso uma condução claramente irrazoavel.
O 155 fazia (com condução cuidadosa) entre os 7,5 e os 8 e chegou a fazer um depósito com uma média de 6,9.
Por este exemplo pode-se perceber que os consumos de que se fala no MK4 efectivamente não são famosos.
Tudo tem efectivamente a ver com a cx de velocidades que no MK4 é bastante curta, o que lhe dá (junto com a qualidade do motor) um desempenho bastante energico para a cilindrada, mas que determina que acima dos 110/120 o carro começe a gastar bastante. O meu 106 XSI é exactamente a mesma coisa... recentemente consegui 6,6 numa viagem de Milfontes ao Porto e voltinhas, mas... só eu sei o que me custou! Na viagem de volta, já a apreciar a mesma tive que lhe juntar mais um litrito consequencia da cx mesmo muito curta (120kms/h vai a fazer cerca de 4200rpm).
Tenho como alternativa ao Fiesta a compra de um Primera 1.6 de 96 que devido á cx bastante longa tenho a certeza que na maioria das utilizações que faço não me gasta mais que o Fiesta e que em autoestrada acima dos 140 até deve gastar menos. Até o compro mais barato que a maioria dos Fiestas no mesmo estado. O que acontece é que não necessito de um carro tão grande e como é a "maria" que o vai usar no dia a dia ela prefere um carro pequeno. Por outro lado tenho um "fraco" pela forma como o Fiesta se comporta em estrada. Agora, tudo o que ajude aos consumos para mim será sempre uma vantagem.