Garagem do Clube

Autor Tópico: Gasolina!  (Lida 12292 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

aCid
  • Visitante
Gasolina!
« em: 17 de Fevereiro, 2004, 19:12:26 »
Ja aqui foi discutido e posto 1 topic sobre que gasolina utilizam nos vossos carros... Ora o que me leva a meter este topic e a propor.vos 1 teste debate-se com a gasolina da marca; TOTAL... Passou-se entao o seguinte, sempre pus Galp, o carro aki nas voltinhas fazia-me media de 10lt/100km, no maximo fazia 110km... Certo dia ia a caminho de um sitio quando vi que a gasolina dava pra ir, mas para voltar era muito a rasca. Parei na 1ª bomba que encontrei, que era uma TOTAL, meti 10€ como sempre, fiz o reset ao conta km parcial e qual nao e o espanto qunado vejo que tenho de por gasolina outra vez o carro fez 136km! A partir dai continuei a por sempre total e tendo em conta os 110km maximos que fazia com Galp, o carro faz-me sempre mais 20 a 30km com TOTAL!!
Propunha-vos a experimentar a ver se isto é do meu carro ou se e mesmo da gasolina! Experimentem e postem aki os resultados.


P.S-Estes resultados sao sempre obtidos em circuito urbano.

Bug Killer 03
  • Visitante
Gasolina!
« Responder #1 em: 17 de Fevereiro, 2004, 20:30:48 »
Se queres q te diga, até nem tou descontente com a Galp. 10 Euros de gasolina 98 em circuito urbano dão para 160 e tal km, por isso não fico xateado :D

Abraço

Vader
  • Visitante
Gasolina!
« Responder #2 em: 17 de Fevereiro, 2004, 20:49:13 »
acid, como tenho um motor igual ao teu, axo q os teus 10L /100km, msm em circuito urbano, e mt! o teu carro devia fazer pelo menos os tais 120 ou 130Km...

no entanto, e td mt subjectivo, tens a certeza q o preço por litro da TOTAL e igual ao da GALP?! ja agora tas a falar de S/chumbo 95 ou 98?!

atenção, n estou a duvidar de ti!! 8)  :wink:

eu tb ja troquei de marca de gasosa e sinceramente, com 10€ de 95 (o meu orçamento n da pa desperdiçar em 3 octanas por litro... :P ) e com uma condução linear, (no maximo ate 3000rpm) sem grandes abusos, em cidade consigo fazer sempre a volta de 150Km.

tendo em conta q deves tar a falar da gasosa de 98octanas, digamos q c a diferença de preço, devo estar a fazer os msms 136, 140 Km, q tu fizeste!

portanto axo normal :!:  n sera da gasolina, mas do preço e da maneira como a usas... :wink:  :P  

ah, so pa teres uma ideia eu tenho usado gasolina distribuida pelo INTERMARCHÉ, q se n estou em erro e a msm da TOTAL!!!

espero q n me tenhas percebido mal!!!!

eu sou da msm opiniao q tu!!! mas por motivos diferentes  :P  nunca gostei mt da galp etc...  :P  :wink:  8)

sorry, pelo testamento!!! :D

Offline Plastic

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1125
  • Feedback: +0/-0
Gasolina!
« Responder #3 em: 17 de Fevereiro, 2004, 21:40:15 »
o meu menino só tem rodado com ultimate 100 da bp, q, apesar de ser mais cara, tenho notado um decréscimo de cerca de 0.5l/100km em circuito misto  :shock: e melhor resposta em baixas rotações!

Acid mas o teu caso é bem possivel, já n é o primeiro relato do género. Longe vai o tempo em q a maior parte das gasolineiras era fornecida pela petrogal (mesmo marcas diferentes) , e hoje em dia há N tipos de gasolina no mercado..n entanto espero q tenhas reparado se era mesmo mesmo preço por litro..ah! e ainda há a hipotese do sensor de medição da mangueira da Total estar marado hehe e puseste mais gasolina pelo mesmo preço....aquilo tb descalibra  8)

aCid
  • Visitante
Gasolina!
« Responder #4 em: 18 de Fevereiro, 2004, 01:15:10 »
Tambem pensei nisso do medidor... Fui a outra total, do outro lado da estrada   :P  experimentei, foi igual e voltei á 1ª onde me aconteceu isso. O resultado foi o mesmo!! Felizmente!! Eu sempre achei que o meu carro gasta muito principalmente em circuito urbano, mas em AE xego a fazer consumos de 7lts/100km! o que pra mim é muito bom... De notar que os vossos motores, embora a cavalagem seja muito aproximada, sao 1100cm3... talvez mandando afinar akilo fike melhor... antes de ir ao mecanico acham que deva ou nao? Voltando a Gasolina, nao percebo nem quero perceber, desde que akilo continue a gastar pouco!  :P  Quanto ao uso que lhe dou, e o estilo mega poupança, tudo o que desce é em ponto morto e AE kuando preciso la passar é em 5ª e sem passar das 3000rpm..... Ate perder a paciencia  :twisted:
Ah e o preço é de 0.960!

Bug Killer 03
  • Visitante
Gasolina!
« Responder #5 em: 03 de Março, 2004, 09:56:43 »
Ora muito bom dia! Ou então não...

Fui eu hoje de manha por gasolina no carro, e como sempre pus 10 € de gasolina, e devido à subida de preço da 98, comecei a por 98, e não notei assim muita diferença. Acho que o carro, da ultima vez que ficou sem bateria, era 98 que ele viu pela primeira vez. Qual não foi o meu espanto, quando vi, que a gasolina na GALP custava mais do que a ultima vez que lá fui. Será que há actualizações de preços dia sim, dia não? A meu ver acho que há, desta vez já dei 97 centimos pela gasolina, e a 98 tá a 1.04 €!!! Isto é o que se pode chamar, OUTRAGEOUS!!! Ainda vou por o meu carro a funcionar, a outra coisa que não a gasolina, porque só vejo, subidas na gasolina  :x  :x

Abraço e axo que vou passar a andar de camioneta, apesar d já andar de comboio e de metro :evil:

dias
  • Visitante
Gasolina!
« Responder #6 em: 03 de Março, 2004, 14:03:46 »
Ai está uma situação que só pode ser explicada pelo tipo de condução que um gajo faz...
Umas vezes aceleramos mais... outras andamos mais calmos... de outra apanhamos muito tránsito (e não damos conta que a gota evapora-se nestes casos)... etc...etc...

Há uns tempos a minha irmã que tem um Corsa dos últimos 1.2 75Cv, achou que meter gota da Cepsa dava-lhe para mais quilometros... mas eu fiz o mesmo e experimentei a da Cepsa e fiquei na mesma, não notei diferença em relação a outras gasolinas.  :x

Por isso é que digo, é muito relativo caros amigos!!

Embora possa haver um erro de medição em algumas gasolineiras... o que já me aconteceu por várias vezes, e por isso é que eu deixei de meter Shell pois com essa gota ando mesmo menos km!!   :evil:

Offline PilotoZetec

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1053
  • Feedback: +0/-0
Gasolina!
« Responder #7 em: 04 de Março, 2004, 18:28:23 »
Isso é psicologico da gasolina, desconfio das bombas Total e não merecem o mesmo crédito que as galp, já meti nas duas e o resultado foi o mesmo, o carro gasta na mesma, agora tenho é metid ultimate dps veremos os resultados.

Offline Zefiesta
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3542
  • Feedback: +7/-0
  • RED MACHINE:)
Gasolina!
« Responder #8 em: 04 de Março, 2004, 20:35:16 »
bem eu hoje pus na bp 15€€ e kual o meu espanto k tb tava mais cara(sc95) mas lá pensei bem da pra fazer 200kms a vontade.kal o meu espanto k com apenas 170kms já ta a chegar a reserva(prego a fundo smp),enkuanto k com galp faço smp 200 mas smp a dar gas.e + qdo meto nakelas do intermarché k fica mt + barato e ai consigo fazer +-230 kms(isto se não passar mt dos 140...).por isso axo k kto + leve for o pe menos gasta e respectivamento o contrario!!!!

Crashed
  • Visitante
Gasolina!
« Responder #9 em: 05 de Março, 2004, 14:23:22 »
Bem pessoal como devem saber eu ando de honda crx 1.6, desde que o tenho ponho sempre ultimate 100. Até agora 15 € tem dado para 150/160 KM. No outro dia a bomba da BP estava muito cheia e tive que ir a da Galp, pus 20 € de 98 e so deu para fazer 190 KM. Epah isto pode ser como ja disseram da diferente maneira de conduzir de uns dias pra os outros, mas mesmo assim acho que me compensa mais por a da BP.
Mudanças de comportamento do bichinho: com galp ouve-se mais raterada ao desacelarar do que com a BP.

Offline jrrcc
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 927
  • Feedback: +0/-0
Gasolina!
« Responder #10 em: 05 de Março, 2004, 14:45:34 »
...
« Última modificação: 27 de Janeiro, 2007, 15:37:12 por jrrcc »

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
Gasolina!
« Responder #11 em: 05 de Março, 2004, 21:06:29 »
Eu agora tenho usado smp q posso Shell S-Chumbo 98 VPower pelo menos c essa noto diferença.. c 10 faço prai a volta de 120 km sensivelmente c uns arrankes pelo meio e umas puxadas na AE de resto dava pa um cadito mais.. ja agora tenho um Mk4

Bug Killer 03
  • Visitante
Gasolina!
« Responder #12 em: 10 de Maio, 2004, 21:55:07 »
A ultima média que fiz foi 9.4 litros para 73 km, ou seja, um pco mais de 12 litros  :D  :D  :D O meu menino tá roto... É de andar frio, e ter d subir sempre, isto n anda em plano... Na boa que nbao se passa nada! So fazer um AEzito, que ele fica sobrio  :P

Abraço

Offline PilotoZetec

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1053
  • Feedback: +0/-0
Gasolina!
« Responder #13 em: 11 de Maio, 2004, 00:12:52 »
Isso das Bp ultimate é tudo um alto coro.. meti uma altura o carro anadab exactamente o mesmo... nem mais nem menos .. igual.

Agora que os vossos carros tão a beber pc tão, eu na cidade faço medias de 9.5 sem esticar nada de nada nem um picanço... Meto sempre a gasolina mais esmifra que houver, ou seja a mais barata... o carro anda o mesmo....

augustus
  • Visitante
Gasolina!
« Responder #14 em: 11 de Maio, 2004, 08:39:32 »
Tenho um mk5 desde 2001/01 e pûs sempre 98! Fiz a comparação com um mk5 de um amigo meu da mesma altura aprox. que andou sempre a 95. O meu está mais nervoso e faz um barulho diferente. Consome menos que o de 95 e menos ainda em altas.

Com 10 Euros (a 1.105 o litro) faço pelo menos 170 kms em percurso misto de AE (a rasgar) e cidade.

Gigabyte
  • Visitante
Duvida
« Responder #15 em: 11 de Maio, 2004, 09:27:23 »
Qual seria a gasolina aconselhada para o meu mk3 1.3 de 92?


Tks

augustus
  • Visitante
Gasolina!
« Responder #16 em: 11 de Maio, 2004, 09:58:40 »
A mais barata!

Aconselho a não mudares daquela que costumas meter no carro...

Gigabyte
  • Visitante
Gasolina!
« Responder #17 em: 11 de Maio, 2004, 10:45:34 »
Citação de: "augustus76"
A mais barata!

Aconselho a não mudares daquela que costumas meter no carro...



Super Aditivada entao, Logo a mais cara  :(

Tks

augustus
  • Visitante
Gasolina!
« Responder #18 em: 11 de Maio, 2004, 10:57:55 »
Citação de: "Gigabyte"
Citação de: "augustus76"
A mais barata!

Aconselho a não mudares daquela que costumas meter no carro...



Super Aditivada entao, Logo a mais cara  :(

Tks


Eh verdade!!!

Mas ouvi dizer que a conversão é simples! Se os corsas de 88 andavam a sem chumbo o teu tb pode andar certamente.

Aguarda por mais opiniões aqui no forum sobre o procedimento necessário para tu mudares de gasosa...

Gigabyte
  • Visitante
Gasolina!
« Responder #19 em: 11 de Maio, 2004, 11:01:55 »
Citação de: "augustus76"
Citação de: "Gigabyte"
Citação de: "augustus76"
A mais barata!

Aconselho a não mudares daquela que costumas meter no carro...



Super Aditivada entao, Logo a mais cara  :(

Tks


Eh verdade!!!

Mas ouvi dizer que a conversão é simples! Se os corsas de 88 andavam a sem chumbo o teu tb pode andar certamente.

Aguarda por mais opiniões aqui no forum sobre o procedimento necessário para tu mudares de gasosa...




OK, Obrigado

Malta Preciso de Ajuda venham essas opinioes de como mudar o tipo de gasosa do carrito...  

Abraços

Offline Dr_x2

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 283
  • Feedback: +0/-0
Gasolina!
« Responder #20 em: 11 de Maio, 2004, 20:30:22 »
Gigabyte, o teu fiesta pode correr em 95 octanas sem chumbo, visto ser motor hcs de 1992, mas para teres a certeza le o manual do utilizador, ou procura o simbolo(estilo auto-colante) de um deposito verde metido num dos vidros do carro.
ps:no teu motor nao a grande ganho em meteres + de 95 octanas, a nao ser k tenhas detonação ou pre-ignição ;)
ps: caso fosse preciso converter o teu motor para s/ chumbo tinhas de tirar a cabeça, e mudar os assentos das valvulas para um tipo mais duro, o torneiro esplicava-te isso melhor :D

Offline forzito

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 109
  • Feedback: +0/-0
Gasolina!
« Responder #21 em: 31 de Maio, 2004, 19:20:47 »
Uma pessoa da minha familia teve um mk2 e na ford tb lhe disseram que podia usar sem chumbo, basta afinar o ponto de ignição para este tipo de gasolina (o que eu não sei fazer). Julgo que é simples porque
antigamente isso era comum fazer-se. De vez em quando os carros desafinavam o ponto.

O risco é o tal das válvulas mas do muito que li na altura em que apareceu
a gasosa sem chumbo, julgo q o risco só existe para carros anteriores
a +-1975.

Agora com a electronica não sei se é preciso programar a central...

Gigabyte
  • Visitante
Gasolina!
« Responder #22 em: 01 de Junho, 2004, 09:19:56 »
Telefonei para a Ford e eles me disseram q o carrito pode levar qualquer gasosa desde q nao seja gasoleo, começei a meter 95 em vez da super aditivada q metia antes, nao fiz qualquer alteraçao no carro para mudar a gasosa, apenas atestei e nao noto quaisquers diferenças no motor, talvez aparecam a longo prazo, para já só noto q faço mais km pelos mesmos €€, pois como a 95 ainda é mais barata meto mais umas gotas pelos mesmos €€.

Cumps

Triple_Optics
  • Visitante
Gasolina!
« Responder #23 em: 16 de Junho, 2004, 21:56:09 »
Mas será que isso se aplica a todos os carros a carburador? Eu pergunto isto porque tenho em casa um nissan micra de 87, e bem que se podia poupar uma coroas...

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Gasolina!
« Responder #24 em: 11 de Setembro, 2004, 23:07:07 »
Olá ppl.
Sou novo aqui :) no forum:
Tenho há cerca de um ano um fiesta MK3 1.1 CL, de '90, vermelhinho (alguém sabe explicar porquê há taaaaantos fiesta em vermelho? :P), e tou muito contente com ele, nunca me deu problemas (mas também é verdade que o comprei em muito bom estado de conservação).
No inicio meti lhe gasolina s/ chumbo 98, até que um amigo me disse que devia meter super aditivada, pois caso contrário até corria o risco de estragar o motor (dado o carro não ter catalisador, precisa do substituto do chumbo... foi o que ele disse). E qual foi o meu espanto na altura quando experimentei com aditivada: o carro até andava melhor! Mais potência, mais silencioso em ponto morto, etc.
Tive algumas vezes ocasião de novamente confirmar esta sensação (pois primeiro acreditei que era impressão minha), isso quando fiquei com pouca gasolina no caminho de volta para casa e quando, á altas horas da noite :wink: já não encontrei bomba que tivesse aditivada. Lá tinha que meter 98, e notava-se logo a diferença, tipo nas subidas, puxava menos e tal. Depois, logo que podia, metia novamente aditivada, e logo andava melhor outra vez.

Não sei o que vocês pensam do assunto, e também não sei é realmente verdade que não metendo aditivada em carros a gasolina sem catalisador é mesmo um risco para os motores, mas a minha opinião é que vale a pena gastar aqueles centimos a mais, pois o carro até parece outro...

Ah, e por falar em consumos, eu fiz duas vezes o teste, em andamento misto (cidade e fora), sem puxar muito pelo carro, e o meu fiesta apenas bebeu +-5,8 litros por 100kms, o que acho muito bom. Puxando um pouco mais por ele, ou então andando mais na cidade, penso que o consumo ande á volta dos 7 litros por cada 100kms.

Quanto á diferenças entre gasolineiras, não sei, mas também não tenho lá grande experiencia, pois vou quase sempre á Galp, mas sei uma coisa a respeito da total (pelo menos aplica-se ás gasolineiras total que conheço): não vale a pena ir lá para encher os pneus... o equipamento que eles tem lá não presta para nada... :shock: