Garagem do Clube

Autor Tópico: GAsolina 100 octanas...  (Lida 11562 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PilotoZetec

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1053
  • Feedback: +0/-0
GAsolina 100 octanas...
« em: 13 de Fevereiro, 2004, 18:03:57 »
Não sei de sabem masxe gou uma nova gasolina, estas de 100 octanas... estou na duvida de usar a mesma ou não... alguem já experimentou?!

No carro n é preciso fazer nenhuma conversão?!

Obrigados!

BMCouto
  • Visitante
GAsolina 100 octanas...
« Responder #1 em: 13 de Fevereiro, 2004, 19:42:14 »
Boas,
A gasolina que te referes é a BP Ultimate 100, ainda não usei mas já falei com pessoas que já usaram e gostaram, acharam que o carro ficou com um trabalhar mais suave, mais "vivo" e lança menos fumo. Aliás isso são tudo caracteristicas que eles referem em www.bp.pt ... ou seja é aconselhável, agora quanto à necessidade de efectuar alguma conversão...sinceramente não sei, mecânica não é comigo...
Fica bem! :)

Offline BUTRE
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 840
  • Feedback: +0/-0
GAsolina 100 octanas...
« Responder #2 em: 14 de Fevereiro, 2004, 14:16:05 »
bem... vou colocar isto pela ultima vez. Devia ter feito um texto todo bonito e so fazia "paste" nos 500 foruns q apareceu este topic.

Octanas e so o poder anti-detonante q a gasolina tem. A octana por si nao da potencia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Imaginem: a mistura (ar/gasolina) so pode queimar quando a vela da a sua faisca. Agora isto pode acontecer (detonaçao) fora do ciclo (sem q a vela de a faisca) e partir motor. Este fenomeno e a auto-detonaçao.

A indice octana so diz a capacidade da gasolina nao se auto-detonar.

Caso experimentem esta gasolina (ou ate passar de 95 para 98) e notei ganhos, estes ultimos nao sao conseguidos pelo incremento das octanas. Isto e mais q documentado e fundamentado. Tem sim haver com o tipo de refinaçao e aditivos colocados na produçao dessa gasolina.

Aonde buscar ganhos:
Pode-se ir buscar ganhos por a gasolina ter mais octanas aumentado o avanço de igniçao do motor e/ou (caso sobrealimentado) aumentado a pressao (turbo ou compressor) sem q a gasolina se auto-detone.
Mesmo assim nao e tao linear como parece.

O contra e q depois teem SEMPRE q usar gasolina com esse indice, e nao ha BP's em qualquer esquina.

pedro cunha
  • Visitante
GAsolina 100 octanas...
« Responder #3 em: 16 de Fevereiro, 2004, 15:04:24 »
Butre tens que por uma nota no final do testamento do tipo:

" Isto refere-se a motores catalisados desenhados para gasolina sem chumbo " porque motores tipo o meu a historia não é bem essa!!!  :)

Offline Plastic

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1125
  • Feedback: +0/-0
GAsolina 100 octanas...
« Responder #4 em: 17 de Fevereiro, 2004, 23:25:32 »
ja falei disso noutro topic qualquer, mas passei a usar ultimate 100 ah cerca de duas semanas, rodei cerca de 700km com o carro e repetindo, notei diferenças de consumo (gasta ligeiramente menos do q com s/ch98) e melhoria de resposta em baixa rotação...contrapartida..é ser tão cara  :roll:

Offline ZetecS
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1763
  • Feedback: +0/-0
GAsolina 100 octanas...
« Responder #5 em: 17 de Fevereiro, 2004, 23:52:34 »
Li uma coisa engraçada no folheto da BP... Que era +/- assim: " com a nova gasolina bp é como aumentar a cilindrada de 1.8 para 2.0"

Não faz sentido nenhum... enfim!

Offline Plastic

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1125
  • Feedback: +0/-0
GAsolina 100 octanas...
« Responder #6 em: 18 de Fevereiro, 2004, 00:17:05 »
lol realmente axei essa citação um bocado ridicula por parte da empresa  :roll:  enfim..o xico zé dos motores tuga arregala logo os olhos qd le isso! marketing baby...em portugal é facil!  :wink:

pedro cunha
  • Visitante
GAsolina 100 octanas...
« Responder #7 em: 18 de Fevereiro, 2004, 09:58:47 »
Não tem realidade nenhuma!!!  :shock:  :x

Má publicidade...

Offline G_Buster

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 791
  • Feedback: +0/-0
GAsolina 100 octanas...
« Responder #8 em: 18 de Fevereiro, 2004, 10:01:28 »
Boas,

"Um carro [a gasolina] de 1.8 com performance de um 2.0"

"Um diesel de 1998 com a performance de um de 2002"

O FCP aínda não tem área jurídica, pois não? Nesta altura até dava jeito... pra lhes espetar com um processo por publicidade enganosa.

1 abraço, fikkem bem.

Gonçalo D.

Offline BUTRE
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 840
  • Feedback: +0/-0
GAsolina 100 octanas...
« Responder #9 em: 20 de Fevereiro, 2004, 19:56:09 »
Pedro, nao depende de ter cat ou nao ter cat. Octana nao da potencia.

Pode haver motores q tenham ganhos, mas nao sera pelas octanas.

pedro cunha
  • Visitante
GAsolina 100 octanas...
« Responder #10 em: 25 de Fevereiro, 2004, 08:58:18 »
Não sei se sabes mas a diferença de um motor de geração sem chumbo para um motor mais antigo para gasolina com chumbo não é só o catalizador!!!

Tem muitas diferenças!!! Desde ao tipo de velas até ao material das valvulas etc...  :wink:

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
GAsolina 100 octanas...
« Responder #11 em: 25 de Fevereiro, 2004, 19:20:33 »
oix pessoal!
já respondi sobre este assunto noutro topico, e notei 3 diferenças:
1. o carro tem um trabalhar "mais redondo", mais linear;
2. faz menos barulho, e notei isso assim q sai da bomba);
3. noto o consumo um bocado mais baixa mas nd assim de extraordinario.

Offline BUTRE
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 840
  • Feedback: +0/-0
GAsolina 100 octanas...
« Responder #12 em: 26 de Fevereiro, 2004, 04:08:27 »
a unica diferença tem haver com a sede das valvulas. O chumbo protege estas do desgaste excessivo.

pedro cunha
  • Visitante
GAsolina 100 octanas...
« Responder #13 em: 26 de Fevereiro, 2004, 09:08:23 »
A temperatura que atinge todo o material inerente á combustão tambem não é a mesma!!!

Vai por mim Butre... há muitas diferenças que muito pouca gente sabe!!!  :wink:

Os motores não são a mesma coisa!!!

Offline BUTRE
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 840
  • Feedback: +0/-0
GAsolina 100 octanas...
« Responder #14 em: 26 de Fevereiro, 2004, 17:06:05 »
entao pq e q a conversao dos motores de chumbo->s/ chumbo so reside na mudança das sedes das valvulas? nao do seu angulo, mas sim desbastar as q tras de origem, colocar um "anel" novo e maquinar nova sede a 45º.

pedro cunha
  • Visitante
GAsolina 100 octanas...
« Responder #15 em: 26 de Fevereiro, 2004, 18:31:54 »
É simples!!!

Porque um motor preparado para gasolina com chumbo atinge temperaturas mais elevadas que um preparado para gasolina s/chumbo!!!

Por isso resume-se a essa transformação... agora pensa um pouco e imagina ao contrário??!!  :shock:

A gasolina sem chumbo apesar de ter um aditivo que substitui o chumbo nunca atingirá o niver de temperatura que a genuina gasolina super!!!

Tem lógica não?  :shock:  8)

Offline BUTRE
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 840
  • Feedback: +0/-0
GAsolina 100 octanas...
« Responder #16 em: 28 de Fevereiro, 2004, 02:47:29 »
sobre gasolinas sem chumbo e o desgaste excessivo do motor por o uso desta, leiam a razao, q conversao fazer etc etc

http://www.pumaracing.co.uk/unlead01.htm

Acho q esclarece toda a gente.

apollo
  • Visitante
GAsolina 100 octanas...
« Responder #17 em: 02 de Março, 2004, 18:25:14 »
Boas, eu ja exprimentei a gasosa com 100 octanas e se da potencia real ou nao, nao sei, so sei que notei melhores recuperaçoes e atinge mais depressa as altas rotaçoes, ou seja melhor acelaração. Para quem tiver moto, que a exprimente que entao ai vai notar uma diferença parva mesmo.

Offline PilotoZetec

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1053
  • Feedback: +0/-0
GAsolina 100 octanas...
« Responder #18 em: 10 de Março, 2004, 18:21:34 »
Meti essa gota, anda igual, gasta mais, motor mais macio no seu trabalhar, menos brusco e menos 1 litro e tal em 10 euros do que sem chumbo 95, k facada, nunca mais...

Offline PilotoZetec

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1053
  • Feedback: +0/-0
GAsolina 100 octanas...
« Responder #19 em: 16 de Março, 2004, 16:36:22 »
Não aconselho a ng meter esta gota, muito mais cara, andam menos kilometros e que eu nota-se o carro andava igual.. Nunca mais meto...

DanielAmaral
  • Visitante
GAsolina 100 octanas...
« Responder #20 em: 20 de Março, 2004, 19:32:24 »
realmente e caricato como  e que muita gente engole este tipo de "publicidade enganosa" nao a respeito :P

Offline PilotoZetec

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1053
  • Feedback: +0/-0
GAsolina 100 octanas...
« Responder #21 em: 20 de Março, 2004, 19:57:38 »
Citação de: "DanielAmaral"
realmente e caricato como  e que muita gente engole este tipo de "publicidade enganosa" nao a respeito :P


Mais uma de braga, bem vindo, pelas minhas contas lol já somos 3...