Gostava de ler a explicação e opinião dos entendidos no assunto.
O Ford Fiesta a gasolina, preferencia aos Mk7.5 é aconselhável pelo fabricante usar a 95. Porém estou ponderando usar a 98, pelo que andei a ler.
por exemplo: "Gasolina 95 i.o. "versus" a gasolina 98 i.o., a segunda tem mais índice de octano. Esta substância "octano", torna a gasolina mais estável, quando comprimida dentro dos cilindros do motor. O que pode acontecer em motores com mais compressão, é que a gasolina com menos índice de octano, pode auto-inflamar-se antes do aconselhável (a altura da faísca da vela) e em vez de ajudar o motor a rodar, vai abrandá-lo!
Ao escolher o combustível certo, vamos poupar, quer nos gastos em combustível, quer na oficina."
-------- --------- ---------- ----------- ---------- --------- --------- --------- ---------- ---------
O número de octanas aconselhado pelo fabricante é sempre o mínimo.
E encontrei isto pela net:
"As diferenças são minimas, principalmente quando o fabricante recomenda a 95, visto que a ECU está configurada para detonar a mistura num determinado instante. A 98 garante uma explosão mais retardada, por isso a deflagração dá-se muito mais perto do "timing" optimo, dado que as camaras de combustão (vulgo cilindros) não estão isentas de factores que acelerem a explosão (compressão deficiente, cabeça dos cilindros com "carvão" incandescente, etc.) Quando mais elevada a octanagem, menor o potencial de deflagração, o que redunda em explosões mais perto do timing ideal."
Ou seja quanto mais perto estiver a explosão do ponto ideal, maior vai ser o rendimento e mais eficiente a combustão.
Em automóveis de baixa potência a diferença não é notória mas em carros mais potentes já o é.
Se meteres gasolina com mais octanas vai ser melhor para o motor mas não compensa a relação preço/melhoria uma vez que a aconselhada é 95.
-------- --------- ---------- ----------- ---------- --------- --------- --------- ---------- ---------
A gasolina 98 octanas é melhor para o motor que a 95?
A resposta é sim. na verdade a gasolina de 98 octanas contribui para um melhor rendimento do motor e um menor consumo do mesmo.
No entanto, tudo isto ocorre de uma forma que para o condutor não é realmente significativo.
Os números "95" e "98" significam a octanagem do combustível, ou seja o teor de octanas, que fazem referencia á medida de resistência á detonação.
Por esta razão, quanto maior for a octanagem, maior será a compressão, pelo que um motor igual, a de 98 melhorará o rendimento e o consumo. Por isso a gasolina de 98 octanas costuma ser utilizada em viaturas desportivas; ora num veículo de turismo normal seria necessário efetuar cálculos para comprovar se a poupança obtida ao longo de um ano compensa comparativamente com a diferença do preço por litro da gasolina 95 octanas.
SERÁ ISSO TUDO VERDADE? E PODEMOS MUDAR ASSIM?