Garagem do Clube

Autor Tópico: "GRILAR"  (Lida 10531 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

KID LOCO
  • Visitante
"GRILAR"
« em: 28 de Janeiro, 2004, 11:09:38 »
não sei se é da humidade ou da chuva, mas apareceu-me ontem um grilar, ainda que baixinho, da parte do motor!! já me disseram que pode ser do radiador ou da correia de distribuição .. qual é a vossa opinião?

abraços para todos ..

Offline Filth

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1033
  • Feedback: +0/-0
"GRILAR"
« Responder #1 em: 28 de Janeiro, 2004, 12:28:37 »
Se for um barulho "fininho", cheira-me a correia.

dias
  • Visitante
"GRILAR"
« Responder #2 em: 28 de Janeiro, 2004, 13:08:57 »
Eu noto um 'grilar' igualmente mas é quando puxo pelo carro a frio na subida da minha rua.
Essa é a altura que oiço mesmo um grilar debaixo do motor...  :cry:

Offline BUTRE
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 840
  • Feedback: +0/-0
"GRILAR"
« Responder #3 em: 28 de Janeiro, 2004, 14:04:26 »
vamos distinguir as coisas:

correia de distribuiçao NUNCA pode ser, senao tavas lixado pq era sinal q o motor ia ficar descomandado. Isto pq (se e o q eu penso) o grilar e a correia a escorregar na polia. A correia em questao certamente q e a do alternador (aka correia da ventoinha).

KID LOCO
  • Visitante
"GRILAR"
« Responder #4 em: 28 de Janeiro, 2004, 14:55:31 »
obrigado pelas respostas até agora colocadas, vou claramente levar o meu techno/99 ao mecanico lá da minha rua.só espero não ser correias , pois já ouvi dizer que a substituição requer tirar o motor e não fica muito em conta €€€€€ .

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
"GRILAR"
« Responder #5 em: 28 de Janeiro, 2004, 15:14:16 »
ja alguem pensou na correia auxiliar ???!!!!! a correia do alternador bomba de agua etc....
Vê lá se não é disso.

pedro cunha
  • Visitante
"GRILAR"
« Responder #6 em: 28 de Janeiro, 2004, 15:15:53 »
É  a correia do alternador que está polida e patina na poli do alternador!!!

Isso tambem aconteçe com o eu carro... a razão da correia ficar vidrada é pelo facto de apanhar agua... um defeito que o mk3 tem é que não trás forra para o alternador, já procurei em diversos locais mas não existe mesmo!  :cry:

Quando o tempo melhorar vou fazer uma em fibra para proteger o alternador e a correia...  :wink:

nuno_monteiro
  • Visitante
"GRILAR"
« Responder #7 em: 28 de Janeiro, 2004, 15:44:41 »
Esse grilar que falas penso que poderá ser de uma das correias ...ou do alternador ou da distribuição, que devem estar vidradas, como diz e bem o Pedro Cunha
Se bem me lembro isso é resolvido com um spray (n me lembro o nome). No entanto sugiro que dês "um pulo" ao mecânico...para verificares o estado das correias...não vá o diabo tecê-las.

Abraço

fiestatddi
  • Visitante
"GRILAR"
« Responder #8 em: 28 de Janeiro, 2004, 22:36:49 »
Citação de: "pedro cunha"
É  a correia do alternador que está polida e patina na poli do alternador!!!

Isso tambem aconteçe com o eu carro... a razão da correia ficar vidrada é pelo facto de apanhar agua... um defeito que o mk3 tem é que não trás forra para o alternador, já procurei em diversos locais mas não existe mesmo!  :cry:

Quando o tempo melhorar vou fazer uma em fibra para proteger o alternador e a correia...  :wink:


Eu concordo com o Pedro. Este grilar é mt comum nos tempo húmidos e frios. A humidade retém-se na correia do alternador e na propria polia do alternador fazendo com que surga o tal vidrado... o grilar é consequência da alternÂncia dos momentos em que patina e adere.

KID LOCO
  • Visitante
"GRILAR"
« Responder #9 em: 29 de Janeiro, 2004, 10:54:25 »
+ uma vez, muito obrigado !! especialmente ao pedro cunha pois dá-me ideia que tem toda a razão. ontem á tarde e depois de uma tarde seca e com algum sol, o carro já não emitia aquele "grilar" - faz sentido !

aCid
  • Visitante
"GRILAR"
« Responder #10 em: 29 de Janeiro, 2004, 11:05:25 »
No meu carro ultimamente tem acontecido o mesmo! Mas nao é 1 grilar... é 1 chiadeira que nao se pode... nem o carro do meu pai quando teve de mudar as correias porque nao davam mais fazia tanto... No entanto, isto so me aconteceu 3x, e em noites mesmo muito humidas e só em 1ª 2ª e 3ª mudança... Depois na 4ª passa e quando o carro akece mais um bocado passa por completo... A principio assustei-me quando ouvi aquilo mas quando so acontece mesmo quando ta muito frio e humidade.

pedro cunha
  • Visitante
"GRILAR"
« Responder #11 em: 29 de Janeiro, 2004, 15:09:27 »
Atenção que por vezes os alternadores dão o berro devido á agua que apanham!!! tenham cuidado!!!

Se por acaso virem que a bateria não recebe carga, vejam o alternador!  :wink:

Bug Killer 03
  • Visitante
"GRILAR"
« Responder #12 em: 06 de Março, 2004, 23:46:42 »
Agora com a chuva, também notei isso no meu, e apesar de ja ter feito 600 km, penso que ainda la está, mas só o oiço ao relanti, e quando acelero um pouco mais, até as 1200 rpm, para logo d grilar

Abraço

Offline forzito

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 109
  • Feedback: +0/-0
"GRILAR"
« Responder #13 em: 03 de Junho, 2004, 14:09:06 »
o dias falou num grilar quando subia a rua com motor frio.

o meu tb faz isso mas eu acho que é da patilha metálica na entrada do filtro
de ar, que tem duas molas. a primeira segura a patilha na posição
de entrar ar quente para dentro do motor, mas é muito fraquinha,
então basta acelerar mais, principalmente num plano inclinado para se
ouvir a patilha a vibrar, saindo dessa posição e fazendo barulho qdo
assenta de novo no metal.

a 2ª mola é muito forte e é para qdo ela já está aberta. Essa não vibra
de certeza.

já experimentei tirar a mola forte, para a patilha abrir mais facilmente e
entrar mais um pouco de ar frio e o grilar tornou-se muito mais nítido e
frequente nessas situações (e uau, só disso motor respondia muito melhor para fazer a tal subida a frio, fiquei espantado!!!)

Offline Marco Cipriano
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2104
  • Feedback: +0/-0
"GRILAR"
« Responder #14 em: 03 de Junho, 2004, 21:55:23 »
O grilar pode vir dos estençores do alternador, pode vir da bomba de água como tambémdos rolamentos da caixa.

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
"GRILAR"
« Responder #15 em: 03 de Junho, 2004, 22:17:29 »
A mim xeira me a tensor da correia auxiliar..