Fiesta é um modelo de carro fabricado pela Ford no Brasil e na Europa. No Brasil receberá uma pequena face-lift no começo de 2007. Deu orígem à Pick-up pequena Ford Courier, em 1997. Forneceu sua plataforma para o Ford Ka (na geração MK4 do Fiesta), lançado no Brasil também em 1997.
No Brasil, foi lançado em 1995, como modelo importado da Espanha, no estilo de carroceria da 3º geração (MK3), nas versões 3 e 5 portas, com motor Endura-E 1.3L, injeção eletrônica monoponto, com módulo eletrônico EEC-IV, e um acabamento muito bom comparado aos concorentes da época, como Chevrolet Corsa GL 1.4 E.F.I, Fiat Uno CS 1.5 i.e., e Volkswagen Gol CLi 1.6.
No ano seguinte, 1996, foi lançado o modelo já fabricado no Brasil, reestilizado, no estilo MK4, mais arredondado. Veio substituir o Escort Hobby. Não primava pela estética exterior, mas apresentava um excelente conjunto mecânico, suave e econômico, com as opções de motores Endura-E 1.0L EFI, 1.3L EFI e Zetec-SE 1.4 16V EFI, todos com injeção de combustível multiponto com módulo EEC-V. Destacava-se também pelo acabamento interno, com materiais de qualidade superior comparado à concorrência (Fiat Palio, Chevrolet Corsa, e Volkswagen Gol, entre os nacionais. Era oferecido nas versões básica (Popular) e CLX, com opções de motor 1.3L e 1.4L 16V, com variações de acabamento interior em cores cinza azulado ou Bege. Em 1998 surge a série especial Class, derivada da versão Popular, oferecido no começo apenas com 3 portas e direção hidráulica de série, e, em todas as versões, o air-bag passa a ser opcional, e o acabamento interno passa a ser diferenciado, com estilo mais jovial. Já em 1999 a produção do modelo 1.3L termina, dando lugar à versão 1.0 Class, que deixa de ser série especial, agora apenas com 5 portas
Em 2000 recebe uma leve reestilização, apresentando um conjunto frontal mais agressivo, e novos motores. Saem de linha os Endura-E e Zetec-SE para dar lugar aos novos Zetec RoCam 1.0L e 1.6L, mais potentes e econômicos. As versões oferecidas passam a ser a GL (básica), GL Class (intermediária), ambas com motor 1.0L, e a GLX (mais luxuosa), com motor 1.6L. Ainda em 2000, é oferecida a série especial Sport, nas opções 1.0L e 1.6L, com acabamento interno e externo esportivo, em uma única cor: Vermelho sólida. Entre os diferenciais, destacavam-se o párachoques dianteiro idêntico à versão esportiva ST européia, aerofólio traseiro, e saias laterias e traseira, além de rodas de liga-leve aro 14" e interior com apliques na cor prata metálico no painel, e pedais e manopla de câmbio esportiva. Em 2001 chega a série básica Street, que passa mais tarde a ser produzida em larga escala, até hoje, e os indicadores de direção frontais (acoplados ao farol) e laterais, nos paralamas, passam a ser transparentes, quando antes eram na cor âmbar, além dos tecidos internos serem revistos.
Por fim, em 2003, chega a nova geração, MK5, com nova carroceria, seguindo o conceito new-edge, da Ford, com arestas ressaltadas e harmonia entre linhas retas e arcos. Era oferecido nas versões Personnalité 1.0L (a versão de entrada), Supercharger 1.0L (intermediária - o primeiro carro de série no Brasil a usar um compressor mecânico), e o Class 1.6L (top de linha).
Atualmente, está a venda no Brasil nas versões:
Street 1.0 Gasolina (modelo antigo)
Hatch First 1.0 FLEX/1.6 FLEX
Hatch Trend 1.0 FLEX/1.6 FLEX
Hatch Trail 1.0 FLEX/1.6 FLEX
Sedã First 1.0 FLEX/1.6 FLEX
Sedã Trend 1.0 FLEX/1.6 FLEX
Potência dos motores:
1.0 Supercharger Gasolina - 96cv líquidos 1.0 Gasolina - 65cv líquidos 1.0 FLEX - 71/73cv líquidos 1.6 FLEX - 105/111cv líquidos
Alterada a cor, porque o azul escuro custa a ler no preto.