Olá.
Tenho aqui um tema para "debate".
Acham possivel que um motor, com já acima de 100000km, e que tenha sido conduzido sempre com "calma" (por não dizer: preguiça :twisted:), possa mudar no seu comportamento, sendo conduzido de forma diferente, puxando mais por ele?
É que o meu fiesta MK3 1.1 de 90, a gasolina, que tenho agora há 10 meses, parece-me um bom exemplo, pois tem 125000 km, e só teve um dono antes de mim, e tenho quase a certeza que esse dono o tratou "demasiado" bem (o que não é mau, pois por exemplo quase que não tem pontos de ferrugem, pois esteve sempre em garagem), mas penso que também o conduziu com muita "calma". Pois acontece o seguinte: eu quando comprei o carro, fiquei algo surpeendido com a "falta" de potência que ele tinha em certas subidas e em AE. Não me parecia lá muito normal. Mas também não posso dizer que tenha experiencia que chegue para poder dizer isso, pois só tenho a carta há um ano e pouco e ainda não conduzi muitos carros diferentes. Seja como for, e aprendendo a conduzir cada vez melhor, como é obvio, comecei a puxar mais pelo carro, ou seja, indo até RPMs mais altas (mas sempre dentro do "normal", pois não sou daqueles que goste de arriscar-se a estragar o motor só para poder dizer que o levou ao limite... não, eu trato o bem, o meu fiesta... :wink: pois fazia me muita falta se não o tivesse), e ultimamente tenho tido a impressão que o carro ganhou em potência... não muito, como é obvio, mas parece me haver uma diferença (comparando nas mesmas subidas, como é obvio, mas também em AE).
Mas claro que também é possivel que seja tudo impressão minha, e que simplesmente por eu ter aprendido a utilizar melhor as mudanças e o acelerador, ele tenha mais potência.
O que é que vocês acham? Terá o motor se habituado a ser mais puxado e perdido a "preguiça" que "ganhou"? Ou será simplesmente tudo impressão minha e está simplesmente relacionado com a minha melhor técnica de condução?