Garagem do Clube

Autor Tópico: Ford Fiesta 1.25 Zetec ANo 2000 - Problemas com Ralenti  (Lida 24553 vezes)

Offline Alterlego

• 50CV
  • *
  • Feedback: +0/-0
Re: Ford Fiesta 1.25 Zetec ANo 2000 - Problemas com Ralenti
« Responder #50 em: 10 de Janeiro, 2017, 10:51:05 »
Sim, dá algum trabalho. Tenho de fazer essa operação no meu puma, mas a trabalheira que será, deixa-me com preguiça

Sent from my cat tummy
Pois... O que achei mais chato foi fazer uma especie de chave c extensor para conseguir aliviar a o tensor da correia.
Outra coisa muito importante para quem quiser fazer o trabalho, é o cuidado que é preciso ter no aperto do dito corpo em plástico (4 parafusos 8mm). Já muita gente partiu o "housing" do termostato por exceder no torque usado, 9 Nm, e partem o dito. Tem que ser apertado com muito cuidado e primeiro à mão, e depois em cruz até se sentir alguma resistência.

Offline Panini
  • 45cv
« Responder #51 em: 11 de Janeiro, 2017, 17:13:31 »
Pelas fotos não consigo ver bem mas tive uma fuga no meu fiesta à pouco tempo e era no interruptor da pressão do oleo. Fica mesmo de baixo do colector, é um sitio lixado mas a peça em si é barata! Para ver se era por ai que saia o oleo tive de meter uma lanterna e espreitar por entre o radiador lol

Esta coisa?

No meu é nova a válvula e os tubos (que fazem uma especie de T. São mesmo Ford, as outras marcas não tem grande qualidade e os tubos às vezes colapsam quando se acelera...

o único nível que vejo a baixar é o de óleo do motor, 5W30.
Travões/embraiagem não baixa.
valvoline caixa, agora que mudei os foles, vou estar atento ao nivel.

Gracias
Não! Também mudei isso mas o que estava a falar é uma coisa tipo isto

Fica mesmo por baixo do colector, mais abaixo que a valvula pcv.

Offline Panini
  • 45cv
« Responder #52 em: 11 de Janeiro, 2017, 17:18:14 »
Pelas fotos não consigo ver bem mas tive uma fuga no meu fiesta à pouco tempo e era no interruptor da pressão do oleo. Fica mesmo de baixo do colector, é um sitio lixado mas a peça em si é barata! Para ver se era por ai que saia o oleo tive de meter uma lanterna e espreitar por entre o radiador lol

o teu é um 1.25 zetec ou Endura, o motor?
É zetec

Offline Alterlego

• 50CV
  • *
« Responder #53 em: 11 de Janeiro, 2017, 18:38:16 »
Não! Também mudei isso mas o que estava a falar é uma coisa tipo isto

Fica mesmo por baixo do colector, mais abaixo que a valvula pcv.

Encontrei referencia na burtonpower: sensor pressão óleo.
Standard oil pressure switch 1/4NPT: Ford SOHC Pinto, 711M X/flow OHV Kent, V4/V6 Cologne & Essex from approx 1973, Cosworth YB, CVH, Zetec E Silver Top, DOHC 8v/16v, Zetec SE

Tenho que dar uma olhadela no carro a ver se encontro esse possivel culpado do babanço...
Gracias

Offline Alterlego

• 50CV
  • *

Offline Alterlego

• 50CV
  • *
« Responder #55 em: 17 de Janeiro, 2017, 15:15:18 »
Boas tardes,

Só para fazer uma update do meu problema  com a fuga de óleo, percebi que há um respiradouro por cima da caixa (transmission oil breather cap) que tem uma seta desenhada no plástico e que deve ficar virada para a frente do carro.
Caso contrário não cumpre a sua função. Eu tinha a minha virada para o lado do habitáculo. Já a rodei...

Na primeira imagem a frente do carro é orientada para a parte de baixo da imagem.

Frente - Orientação desenhada na imagem lado direito...

orientação da seta desenhada por mim...lol.

A ver vamos se deixa de perder óleo transmissão

Offline Pedro-MK5

• 130CV
« Responder #56 em: 18 de Janeiro, 2017, 13:37:57 »
mas perdias oleo por ai???

Offline Alterlego

• 50CV
  • *
« Responder #57 em: 24 de Janeiro, 2017, 13:40:11 »
mas perdias oleo por ai???

Perdia. E ainda perco. Principalmente em AE, imagino que por andar a mais altas rotações do que em percurso cidade.
Percebi também que a orientação da tampa do respiro tem que ser coincidente com o resto da peça. Isto é:
Se alguém alguma vez tirou a caixa fora (embraiagem ou isso...) podem ter montado a peça ao contrário, e nesse caso a orientação da tampa tb tem que estar ao contrário. Mas não é isso que faz perder valvoline.
Ou tubo está estragado ou eu tenho demasiada quantidade de valvoline dentro da caixa. (mais de 2.3 ou 2.8 litros)

Só me falta vazar todo o oleo e meter de novo na quantidade certa.

Gracias

Offline Alterlego

• 50CV
  • *
« Responder #58 em: 23 de Agosto, 2018, 12:20:02 »
Aproveito para fechar o tópico:

O problema depois de muito pesquisar era afinal falta de compressão no cilindro nº1.

Encostei-o ... ad eternum...lol

ps- comprei um leitor de compressão no ebay (17 euros) e fiz eu mesmo o teste.

Imagino que o segmento foi à vida... um dia destes ainda lhe abro o motor e arranjo
« Última modificação: 23 de Agosto, 2018, 12:22:11 por Alterlego »