Cónico Seja!
No 1.25 o local onde se encontra originalmente o inicio do tubo de admissão de ar, é relativamente longe das principais fontes de calor debaixo do capot, o q, ah partida, já é um ponto positivo. Depois, se queres a coisa mesmo o mais "fresca" possivel, como eu costumo dizer, o ideal é arranjares um tubo q substitua o original (plástico e borracha) , sendo esse tubo de cariz térmico, geralmente aluminio ou outro material repelente de calor.
Outro passo q podes fazer, este bem mais simples, ao estilo Diy, é montares algo q permita algum ar frio extra, com um simples tubo de saida de esquentador por exemplo..o meu está assim:
Um heat shield é uma pequena capa protectora, também ela repelente de calor, ou pelo menos, resistente ao calor, q envolve o filtro cónico, tens aqui o exemplo deste simota, montado num celica 1.6:
é possivel contruires um por ti próprio se estiveres com disposição, mas pq não um filtro q já o traga?
(comodismo yeah.....)
para finalizar, ja ouvi falar do sistema typhoon da K&N, mas n tenho nada de conhecimento profundo do assunto, e pelo q ouvi, esse sistema só era recomendado para alguns modelos, entre eles o Focus....
espero ter ajudado..
Abraço!