Garagem do Clube

Autor Tópico: mk3 xr2i 1.6 8v resolvido  (Lida 12090 vezes)

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Offline dinuxx
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mk3 xr2i 1.6 8v resolvido
« em: 04 de Março, 2015, 19:39:09 »
Bem ate apaguei o post anterior comecei com outro

Tenhonum xr2i 1.6 8v que me anda a dar dor de cabecas de electrónica nomeadamente injecção, relanyim instavel acelerado, tanto acelera como desacelera, sensores temperatura tenho de andar com eles desligados que eles angasgam o carro...


Chego a um ponto que me pergunto. .. será que da para tirar a injecção ao carro? E colocar a carburador? E livra me da maldita centralina e outras coisas? Eu gosto muito do carro mas nem os mecanicos arranjar..

Relantim instavel...ssensor temperatura do ar se o ligar engasga o carro, ja foi testado com outro e engasga na mesma..sso andando desligado...oo que mais me atrapanha e o relantim...jja afinei mas ele teima e ir as 3000rpm e descer ate as 2000rpm e sobe novamente...as velas sao novas....


Sera que da para fazer algo? Ou meter a carburador?

Quem tem xr2i ou quem perceba que diga algo......
« Última modificação: 10 de Março, 2015, 19:48:53 por dinuxx »

Offline koiratu

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Re: mk3 xr2i 1.6 8v ajuda precisa. se
« Responder #1 em: 04 de Março, 2015, 20:24:44 »
Isso seria passar de cavalo para burro...

Conselho: levar isso a alguém que perceba do assunto e entender o que se passa aí que esteja a causar as anomalias... já houve "invenções" aí ou está stock? Há que levar tudo em conta...

Offline dinuxx
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Re: mk3 xr2i 1.6 8v ajuda precisa. se
« Responder #2 em: 04 de Março, 2015, 20:26:13 »
Esta tudo de stock ... ja levei a 3 .... 

Offline koiratu

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Re: mk3 xr2i 1.6 8v ajuda precisa. se
« Responder #3 em: 05 de Março, 2015, 00:00:54 »
Esta tudo de stock ... ja levei a 3 ....

Epá isso não é normal, já experimentaste centralina? (presumo que tenha)

Offline dinuxx
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Re: mk3 xr2i 1.6 8v ajuda precisa. se
« Responder #4 em: 05 de Março, 2015, 00:57:46 »
Ja a verifiquei , reparei que a barra que distribui electricidade para os injectores que leva que fica atras dos injectores faz um barulho parece curto circuitos de vez em quando e o caro acelera e depois volta a descer novamente...

Ja ando a atrofiar por mais que pperceba nao ta facil, quero mete lo na estrada para ir diariamente com ele , e ta mau.... a alguma maneira de tirar a centralina a este carro e livrarr me destas dores de cabeça? Preferia que nem tivesse isto. .. o xr2 e simples e e a carburador e nao tem centralina. ..

Offline SandStorm

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Re: mk3 xr2i 1.6 8v ajuda precisa. se
« Responder #5 em: 05 de Março, 2015, 01:41:51 »
Realmente ainda estou a tentar perceber a razão de teres apagado o outro tópico que já tinha XYZ de coisas ditas e feitas, para começar novamente tudo de novo?!
De qualquer maneira, eu tenho sempre acesso ao tópico apagado.
Opá, leva o carro ao mecânico, pronto.
Tal como já foi dito no outro tópico que apagaste, e tal como neste.

E como ele tem injectores que não são de origem, ou sei lá quandas manhas esse motor deve ter, melhor meter uns idênticos.

Offline dinuxx
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Re: mk3 xr2i 1.6 8v ajuda precisa. se
« Responder #6 em: 05 de Março, 2015, 08:16:46 »
O carro ja foi ao mecanico mas eles nao sabem o que.lhe fazer, ja meti os injectores de origem...

Alguem sabe se da para tirar a centralinaa e meter isto a carburador?

Offline SandStorm

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Re: mk3 xr2i 1.6 8v ajuda precisa. se
« Responder #7 em: 05 de Março, 2015, 09:29:07 »
sim, dá.
vais precisar dos colectores de admissão para o motor a carburador. (isso com 2 carbs 40/40 devia ser um mimo, ou os de mota)
A bomba de gasolina se calhar terá de ser mecânica, mas isso não tenho certeza.
em relação à ignição, penso que também podes alterar a ignição de bobine por uma de distribuidor
vais precisar do cabo do choke para o meteres a trabalhar a frio (tal como também a pega do choke)

já agora, veio-me à cabeça o estado das tuas tuches... poderá não ter nada a ver, mas estes motores
forem mal tratados gripam as tuches!
« Última modificação: 05 de Março, 2015, 09:30:19 por SandStorm »

Offline dinuxx
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Re: mk3 xr2i 1.6 8v ajuda precisa. se
« Responder #8 em: 05 de Março, 2015, 09:32:29 »
:)  assim elimino os problemas...  admissao arranjo rapido..carburador tambem deve ser facil, distribuidor e o fo 1.1 ou entao do escort ou algo do genero certo?depois o cabo dr xoke e que nao estou a ver... onde o ligo? Ao distribuidor? E depois a bateria?...

Offline SandStorm

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Re: mk3 xr2i 1.6 8v ajuda precisa. se
« Responder #9 em: 05 de Março, 2015, 09:35:23 »
o distribuidor terá de ser de modelos com motor cvh. escort\orion\fiesta 1.4 ou 1.6 carburados
o cabo de choke (borboleta) é uma cena que vai fechar uma borboleta enriquecendo a mistura a frio. é de accionamento manual.
a bateria é a mesma.
por acaso a alteração do motor do meu orion (é um cvh 1.4) foi uma ideia que pensei em fazer
« Última modificação: 05 de Março, 2015, 09:37:23 por SandStorm »

Offline Carlitus
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Re: mk3 xr2i 1.6 8v ajuda precisa. se
« Responder #10 em: 05 de Março, 2015, 09:53:35 »
eu não tenho nada a ver com isso, mas ao passares para carburador se calhar vai-te aumentar os consumos do carro. já pesquisaste em foruns do uk a ver se alguem tem o mesmo stress?

Offline SandStorm

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Re: mk3 xr2i 1.6 8v ajuda precisa. se
« Responder #11 em: 05 de Março, 2015, 09:56:19 »
sim, os consumos aumentam, é certo. Então com dois 40/40 como se vê no UK, upa, upa! mas também abre uma grande possibilidade de ganhar mais performance com as mods certas...
e entre nós, quem anda com RS e XR's, preocupa-se com consumos? :P

Offline dinuxx
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Re: mk3 xr2i 1.6 8v ajuda precisa. se
« Responder #12 em: 05 de Março, 2015, 10:28:37 »
Bem entao e necessario: coletores admisao,carburador,distribuidor,cabo xoque

E necessario mais algo?
a centralina do meu depois posso desligar?


Parece bastante facil e rapida a alteracao

Offline dinuxx
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Re: mk3 xr2i 1.6 8v ajuda precisa. se
« Responder #13 em: 05 de Março, 2015, 10:43:01 »
Storm falas te em techues?...vou relatar o que aconteceu com ele..

Depois de andar uns 50km com ele parei o carro e meti gasolina.. depois de meter gasolina da Galp andei com ele 2k ou 3km e comecou a falhar..parecia o som re estar a trabalhar em 3 cilindros..mas nao..ele estava ok depois de dias no mecanico,comprei bombas gasolina,barra injeccao e injectores,regulador pressao,sensor cambota,sensor temperatura do ar.. comprei tudo.. e descobri que se a ficha da temperatura do ar estiver desligada ele nao falha,contudo fica com relantim a oscilar nas 3000rpm r 2500rpm muito acelerado...modulo edis4 ja foi trocado etc... porque sera que ao ligar o sensor temperatura ele engasga sr todo? Nao vejo solucao... senao tirar injeccao e passar a carburador....

Tenho a admissao do xr2 por 50€

Que mais e necesario para o por direitinho?carburador e cabo de choque e distribuidor?

Offline koiratu

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Re: mk3 xr2i 1.6 8v ajuda precisa. se
« Responder #14 em: 05 de Março, 2015, 13:04:20 »
Isso para mim é mau serviço mas tudo bem. Se há um problema tenta-se perceber o que se passa. Ter um xr2i para o meter a carburadores???? Não vejo a logica.

Offline dinuxx
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Re: mk3 xr2i 1.6 8v ajuda precisa. se
« Responder #15 em: 05 de Março, 2015, 13:45:54 »
Pois mas se o levo a uma grande oficina pago bem...eu so queria mete lo a andar sem andar a puchar,porque assim tenho o parado e nao posso ir a lado nenhum...

nao e nada normal ao ligar o sensor ele embrulhar...  e relantim sempre elevedo e oscila... de mencionar que tenho observado e ouve se um barulho tipo (zzzzz) e ele acelera depois esse barulho para e ele desce novamente... parece vindo da barra de eleftricidade que fica atras da barra de injeccao

Offline Ivo Silva

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Re: mk3 xr2i 1.6 8v ajuda precisa. se
« Responder #16 em: 05 de Março, 2015, 13:59:07 »
Apesar de haver bons carros a carburador e exemplos não faltam por essa net fora o que tu queres fazer é um retrocesso!!Como passares de cavalo para burro!!Pessoalmente eu já tinha desitido de andar atras do "rato" e não o matar já o tinha levado a quem sabe!!Depois se já trocaste tudo aquilo que disseste aqui e o carro poucas melhoras teve não querendo ser bruto muito menos entendedor esse motor parece-me nas couves já o facto de ele andar em rotações altas pode ser a centralina a compensar alguma falta de pressao que haja no interior do motor!!MAS até pode ser uma pintelhice de nada e um arranjo de 5 paus!!Senão tens guita agora mal de muitos nós até podes usar o meu exemplo e o do koiratu (não te quero ofender Valter) que é vai juntando ate teres e depois arranjas como deve ser agora todos os dias postas (nada contra) problemas e desmoralizações e ideias novas para um problema que claramente tu nao das com ele nem os mecanicos da "esquina" onde levas o carro!!As vezes a melhor solução é parar e definir objectivos!!

Offline Carlitus
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Re: mk3 xr2i 1.6 8v ajuda precisa. se
« Responder #17 em: 05 de Março, 2015, 14:36:09 »
eu tenho a mesma opiniao que o Ivo, após uma pesquisa rápida pela net encontrei isto:

"The car idled at about 2k when it was warm sometimes. Had to turn the ignition off the start it again to clear it (it would happen again later tho).

Had to update the ECU and the ISCV to later spec ones"

"had same problem on my 2i clean the air valve in petrol for about a day then dry off. start the car up with the valve plugged in then take it off. rev the car to 2000 rpm for about 5 mins this will then reset the engine management. plug valve back in.The car will now idle at 1000rpm. I also changed the fuel filter stopped my car juddering hope this helps"

"My car doesn't idle properly, or is running rough :(

Most likely you need to clean to Idle Speed Control Valve (ISCV), which is under the inlet manifold. Over time it gets very dirty and needs to be soaked in carb cleaner. If the car runs fine after cleaning, but the symptom returns after a few days, it is likely that the ISCV is knackered.

Or it might be the MAF sensor. Read here
http://www.fiestaturbo.com/phpBB/viewtopic.php?t=81677 for more details."

Tu já andaste a volta desses componentes e acredito que o problema ande por ai, mas a decisão final é tua visto que a carteira e o carro são teus.  O0

Offline dinuxx
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Re: mk3 xr2i 1.6 8v ajuda precisa. se
« Responder #18 em: 05 de Março, 2015, 16:56:20 »
nas couves nao esta porque ele tava bom e andava bem e pega bem nem baba nem bebe oleo!

Ainda sei verificar quando o motor esta bom e isso sei que esta!

Enfim

Bem hoje de tarde descobri o rato!!

A valvula de controlo de velocidade...que fica na admissao do lado esquerdo ... se desligar essa valvula o carro fica com relantim impecavel e estavel sem oscilar ...se desligar a ficha dessa valvula.

E na questa na valvula da temperatura do ar.. se a ligar  e for atras da admissao desligar uma valvula igual que se situa na admissao mas e igual... fica impecavel...

Agora a pergunta e?porque tenho de desligar 2 fichas para ele ficar impecavel???

Por mais que entenda de mecanica eletricidade nao e o meu forte... nunca vi igual...

Offline dinuxx
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Re: mk3 xr2i 1.6 8v ajuda precisa. se
« Responder #19 em: 05 de Março, 2015, 16:59:39 »
Carlitus acho que o problema que pesquisas te parece igual ao que mencionei em cima :)

Offline Carlitus
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Re: mk3 xr2i 1.6 8v ajuda precisa. se
« Responder #20 em: 05 de Março, 2015, 17:30:40 »
sim parece ser igual, mas atenção eu nao sou electricista apenas me ajeito a pesquisar coisas  :D

Pelo que parece as tuas válvulas/sondas não parecem estar em grande estado, tu dizes que já testaste com outras e tava igual. não sei se o processo que falam em cima resolve mas já se está a chegar a algum lado.

"Most likely you need to clean to Idle Speed Control Valve (ISCV), which is under the inlet manifold. Over time it gets very dirty and needs to be soaked in carb cleaner. If the car runs fine after cleaning, but the symptom returns after a few days, it is likely that the ISCV is knackered. "

Tens de ver quais os sintomas da MAF para ver se tem la como resolver.

"had same problem on my 2i clean the air valve in petrol for about a day then dry off. start the car up with the valve plugged in then take it off. rev the car to 2000 rpm for about 5 mins this will then reset the engine management. plug valve back in.The car will now idle at 1000rpm. I also changed the fuel filter stopped my car juddering hope this helps"

nao podes é perder a paciencia porque tudo se resolve ;)

Offline dinuxx
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Re: mk3 xr2i 1.6 8v ajuda precisa. se
« Responder #21 em: 05 de Março, 2015, 19:30:38 »
Obrigado carlitus por acompanharees o desenvolvimento e o storm tambem, paciencia tenho ja ando nisto ha 3 semanas pode demorar 2 meses mas nao desisto.. nao e todos os dias que temos um xr2i... e gosto muito do carro... a verdade e que se desligar a idlle speed control valve o relantim fica bom..assim como se desligar o sensor de medir a temperatura no ar da admissao... a questao e porque acontece isto?sera que avariou? o iddle speed control valve nunca testei com outra...nao sei se havera disto usado..

Offline koiratu

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Re: mk3 xr2i 1.6 8v ajuda precisa. se
« Responder #22 em: 05 de Março, 2015, 19:58:10 »
Atenção que a malta 'critica', mas não é para ter efeito destrutivo.

A questão é que tens um XR2i, que só por o ser vai manter sempre um valor razoável. Se o levaste a 3 oficinas e não resolveram, a meu ver isso quer dizer que ou não se esforçaram ou não tiveram para ter esse trabalho (à coisas que simplesmente não lhes vale o esforço e então não se dão ao trabalho de arranjar).

Se o guito é problema (e como o Ivo referiu e bem é para quase todos nós - eu inclusivé), pois então leva as coisas com calma, vai juntando algum, e quando puderes passas então numa casa da tua área, que seja conhecida por trabalhar com Ford (por exemplo, há casas que embora trabalhem em todas as marcas, são mais especializadas em algumas específicas - deve haver alguma na tua zona, ou alguém aqui no fórum que te saiba indicar alguém de confiança).

Isto porque, aos poucos vais gastando algum dinheiro e o problema persiste, portanto mais vale pagar mais duma vez e ficares com isso resolvido, porque pouco a pouco, acabas por gastar o mesmo ou mais sem resolver nada  O0

De resto, se fosses daqui perto podia-te indicar alguém para te dar uma vista de olhos e uma opinião, mas imagino que não sejas aqui do centro...

Com calma tudo se resolve, e como já disse, isso como clássico vai ter sempre o seu valor, portanto acho que é daqueles casos em que vale a pena gastar mais alguma coisa  O0

Offline dinuxx
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Re: mk3 xr2i 1.6 8v ajuda precisa. se
« Responder #23 em: 05 de Março, 2015, 20:53:31 »
Eu nao desisto.. sim os mecanicos andavam sempte ocupados.. eu dou uns tokes...sei que agora o problemas nao esta longe... sei que com 2 fichas desligadas ele trabalha bem....

Offline koiratu

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Re: mk3 xr2i 1.6 8v ajuda precisa. se
« Responder #24 em: 05 de Março, 2015, 20:55:38 »
Eu nao desisto.. sim os mecanicos andavam sempte ocupados.. eu dou uns tokes...sei que agora o problemas nao esta longe... sei que com 2 fichas desligadas ele trabalha bem....
Então agora é ver nos esquemas do carro o 'circuito completo' e ir delimitando o problema até chegares à conclusão :) com o manual Haynes ou semelhante poderias ter alguma ajuda