Atenção que a malta 'critica', mas não é para ter efeito destrutivo.
A questão é que tens um XR2i, que só por o ser vai manter sempre um valor razoável. Se o levaste a 3 oficinas e não resolveram, a meu ver isso quer dizer que ou não se esforçaram ou não tiveram para ter esse trabalho (à coisas que simplesmente não lhes vale o esforço e então não se dão ao trabalho de arranjar).
Se o guito é problema (e como o Ivo referiu e bem é para quase todos nós - eu inclusivé), pois então leva as coisas com calma, vai juntando algum, e quando puderes passas então numa casa da tua área, que seja conhecida por trabalhar com Ford (por exemplo, há casas que embora trabalhem em todas as marcas, são mais especializadas em algumas específicas - deve haver alguma na tua zona, ou alguém aqui no fórum que te saiba indicar alguém de confiança).
Isto porque, aos poucos vais gastando algum dinheiro e o problema persiste, portanto mais vale pagar mais duma vez e ficares com isso resolvido, porque pouco a pouco, acabas por gastar o mesmo ou mais sem resolver nada
De resto, se fosses daqui perto podia-te indicar alguém para te dar uma vista de olhos e uma opinião, mas imagino que não sejas aqui do centro...
Com calma tudo se resolve, e como já disse, isso como clássico vai ter sempre o seu valor, portanto acho que é daqueles casos em que vale a pena gastar mais alguma coisa