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Autor Tópico: Mk4 1.25 - "diagnóstico" da bobine...  (Lida 6599 vezes)

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Offline eletricpenguin

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Mk4 1.25 - "diagnóstico" da bobine...
« em: 17 de Setembro, 2010, 18:24:06 »
Pessoal,
hoje o meu fiesta teve no mecânico (o instalador de gás, para ajustar o sistema) e depois de tratar disso, ele disse-me que a bobine de ignição era capaz de estar em finais de vida, e mostrou-me porque ele pensa isso: acelerou de repente, em ponto morto, e antes do motor responder, ou seja, directamente depois do meio segundo de hesitação tipico quando aceleras assim mesmo de repente, ouvia-se e sentia-se qq coisa que bem podia ser uma falha de ignição.

O que acham que devo fazer?
Deixar andar? já ouvi dizer que é um pouco arriscado, pois se aquilo falhar de repente, e se calhar acontecer ao estar a acelerar a fundo, por exemplo...
Substituir "por suspeita"?  ???
E nesse caso, alguma marca de bobines compatíveis que se recomenda, e alguma que é mesmo de evitar?
Queria ver se não gastava mt dinheiro (mas tenho consciencia, claro, que abaixo de 100 euros é dificil)...
Ouvi dizer que a bobine original da ford não é assim grande coisa?

Offline ianchika
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Re:Mk4 1.25 - "diagnóstico" da bobine...
« Responder #1 em: 17 de Setembro, 2010, 19:46:17 »
A minha também avariou de repente e não aconteceu nada de mal.
O carro fica a parecer que está a trabalhar descompassado.
Procura bem em casas de peças que encontras à volta de 70€.
A minha pelo menos comprei-a a esse preço na Ecopeças do Laranjeiro, em Almada.

Offline tiago blanquet
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Re:Mk4 1.25 - "diagnóstico" da bobine...
« Responder #2 em: 17 de Setembro, 2010, 20:08:39 »
o carro abafa. Estava frio o motor? Como é que ele acelerou? Se der uma patada rapida a fundo o carro pode engasgar e simular essa falha de ignição. Alem que a bobine ou ta boa ou avariou, dificilmente começa a falhar. O mais provavel é serem as velas. Verifica o estado delas e a folga. Depois tens o classico limpar da maf e ja agora sonda lambda no colector de escape. Espreita isso e depois reporta.

Offline SandStorm

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Re:Mk4 1.25 - "diagnóstico" da bobine...
« Responder #3 em: 24 de Setembro, 2010, 02:03:34 »
O meu MK6 também fez isso.
Se mudares a bobine, muda também as velas, pelo sim, pelo não.
O meu está a usar uma marca alemã, que não te sei escrever o nome, não sei se é mharle ou algo parecido. :D

Antes,tive uma bobine beru durante uma semana e também gripou.

Offline ruitome

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Re:Mk4 1.25 - "diagnóstico" da bobine...
« Responder #4 em: 24 de Setembro, 2010, 13:53:10 »
...
e se calhar acontecer ao estar a acelerar a fundo, por exemplo...
Substituir "por suspeita"?  ???
...

E se a bomba de combustivel falhar, o carro morre, e se a centralina falhar, o carro morre, e por aí fora. Vais substituir o carro todo só por suspeita?!.

É tipico um pequeno lag al acelerar. Não te esqueças que ele não tem acelerador by wire, por isso não há muito a fazer. Sentes algum soluçar ao relanti, ou alguma esitação ao ultrapassar. Se não sentes, não tejas com coisas. Nos carros quanto mais se mexe, mais se estraga. Eu nem o motor lavo. Se o lixo lá está é porque faz lá falta. Se não pudesse lá estar, o carro tinha mais protecções e tinha a lavagem do motor no plano de revisões...

Offline Johnyfiesta
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Re:Mk4 1.25 - "diagnóstico" da bobine...
« Responder #5 em: 25 de Setembro, 2010, 14:40:14 »
...
e se calhar acontecer ao estar a acelerar a fundo, por exemplo...
Substituir "por suspeita"?  ???
...

E se a bomba de combustivel falhar, o carro morre, e se a centralina falhar, o carro morre, e por aí fora. Vais substituir o carro todo só por suspeita?!.

É tipico um pequeno lag al acelerar. Não te esqueças que ele não tem acelerador by wire, por isso não há muito a fazer. Sentes algum soluçar ao relanti, ou alguma esitação ao ultrapassar. Se não sentes, não tejas com coisas. Nos carros quanto mais se mexe, mais se estraga. Eu nem o motor lavo. Se o lixo lá está é porque faz lá falta. Se não pudesse lá estar, o carro tinha mais protecções e tinha a lavagem do motor no plano de revisões...

Isso de quanto mais se mexe mais estraga é verdade sim senhor! O meu carro quando foi aberto, quando queimou a junta, depois tive qe meter tubos de vácuo, valvula do relanti, potenciometro, junta do oleo da tampa e por ai... Parece que tudo vem ao de cima. E também nao sei se nao terei o prob da bobine de ignição. No meu carro os ponteiros vao ao maximo muitas vezes e de vez em kuando pega mal e a seguir ja ta a pegar bem. Nao sei se sera a abteria ou nao  :-\

Offline eletricpenguin

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Re:Mk4 1.25 - "diagnóstico" da bobine...
« Responder #6 em: 25 de Setembro, 2010, 19:39:24 »
Ok, obrigado pelos conselhos.
As velas tem 13 mil kms, parece pouco provável serem as culpadas.
O que noto é que ao acelerar a partir do ralentim, mesmo se não for a fundo, mas sempre que for mais repentino, o carro dá um solavanco estranho, parece mesmo uma falha de ignição, não apenas o clássico "lag" do acelerador que este modelo tem.
Não sei... se acham que não perigo aquilo falhar (para além de que se possa ficar parado lol  :D) acho que vou mesmo deixar andar, porque em geral o carro anda sem problemas e não parece ter menos potência ou coisas assim.
Assim logo substituo quando falhar mesmo...

Offline SandStorm

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Re:Mk4 1.25 - "diagnóstico" da bobine...
« Responder #7 em: 27 de Setembro, 2010, 05:40:21 »
Se estivermos juntos em breve, desmonta-se a minha e testa-se no teu carro.

Offline eletricpenguin

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Re: Mk4 1.25 - "diagnóstico" da bobine...
« Responder #8 em: 01 de Outubro, 2011, 13:30:17 »
Bem, então foi assim:
a bobine realmente estava de morte anunciada, acabando por falhar de vez no início deste verão.
Cada vez que acelerava um pouco mais de repente, ouvia-se falhas de ignição desgraçadas (quase que pareciam explosões autenticas) e o carro a engasgar-se todo durante um segundo ou dois. Alem duma perda de potencia generalizada.

Fui então à oficina do instalador GPL (porque queria ter a certeza que não seria outra coisa)  e como estava com o tempo contado (tenho andado de um lado pro outro e preciso do carro), aceitei que fosse ele a trocá-la, o que fez na mesma tarde, mais os cabos das velas (esses foi boa compra, acho eu, são da ngk), e foi logo 180 e tal eur, ouch!  :o :o (a bobine foi anormalmente cara, pois os cabos foi 43 eur e a mão de obra até foi barata) e quando ele tira a bobine da caixa, até me assustei, pois lembrei-me imediatamente do que tu disseste, Sand... aquilo era uma Beru...
Mas não disse nada porque precisava do carro e tb o homem iria me mandar às urtigas ou às favas ou coisa parecida, acho eu. E porque a esperança é a ultima a morrer, certo? Ou não?

Bem, conclusão da história: o carro ficou impecável e passado, vá, três semanas, que foi há uns dias atrás, arranquei assim mais à bruta, para entrar numa rotunda sem tirar a prioridade a um carro que vinha mais depressa do que pensava, e bem, lá estava outra vez!!  :o :-\ :-\ :-\
E sim, depois confirmei, esta também está a começar a falhar!

Vá lá que foi na oficina, ou seja, tenho garantia. Vou lá assim que puder e irei insistir em que seja ou da Ford, ou então dessa marca alemã...

Beru nunca mais!! Fica aqui o aviso a todo o ppl!

Offline SandStorm

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Re: Mk4 1.25 - "diagnóstico" da bobine...
« Responder #9 em: 01 de Outubro, 2011, 15:28:29 »
A marca da minha é Maher, ou algo semelhante.
Boa sorte para a resolução, man!
No meu tinha mudado a bobine, como sabias durou uma semana, (em aceleração forte, ficou imediatamente a 3 cilindros, um mimo quando se está a ultrapassar e isso acontece. -.-)

Depois, levou essa bobine nova e velas novas.

Offline fiestaboss
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Re: Mk4 1.25 - "diagnóstico" da bobine...
« Responder #10 em: 05 de Outubro, 2011, 21:24:22 »
pois as x é tramado , no carro do filho de minha madrinha , um 206 bobine nas couves comprei uma lucas nova , pqp , a nova já estava f....., ainda andei ali de roda dos bicos e o carraças , retirei de outro 206 que estava a reparar com o dono ao lado para se ter mesmo a certeza , pois a p... estava queimada , já tenho montado outras lucas iguais e nºao tenho tdo problemas mas as x é uma questão e sorte .


mas a mahle é em regra um bom material.