Garagem do Clube

Autor Tópico: [Mk4 1.25 Zetec] Piscina de óleo junto ao "slot" dos cachimbos das velas  (Lida 5126 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Brunofig

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1293
  • Feedback: +2/-0
  • Now is time to sprint the Fiesta Mk6.5!
Boa tarde ppl,

Hoje ia começar os preparativos da revisão dos 240 mil km do Fiesta, e ao retirar a tampa de plástico que protege os cachimbos das velas deparo-me com o seguinte cenário...

Tampa que falo:




E o "triste" cenário...



Toquei lá no fundo com um cartão e confirma-se, é óleo (um pouco queimado), e ainda são 2 cm de profundidade.

Agora as dúvidas são:

- Será que os vedantes junta das válvulas (não me estou a referir à da cabeça, mas sim a que fica mais em cima) que já viram melhores dias e o óleo passa a escapar por lá?

- Será que foi quando o carro foi à revisão na Ford (à 15 mil km, entretanto teve uma muda intermédia) e sem a minha supervisão eles meteram o óleo ao lado e escapou por lá?

Dados.

- Em 8 mil km não perdeu óleo na vareta (BP Visco 7000c 5w40), mesmo andando a maior parte em altas (nem mesmo no encontro nacional).
- Não faz fumos, pega sempre bem à primeira
- É a primeira vez que retiro esta tampa
- Só o slot da direita é que tem óleo, o da esquerda está sequinho

People, agradeço a vossa opinião que eu até perdi a vontade de almoçar  :-\

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: [Mk4 1.25 Zetec] Piscina de óleo junto ao "slot" dos cachimbos das velas
« Responder #1 em: 11 de Janeiro, 2014, 18:02:41 »
Isso é tipico de vedante da tampa das valvulas. O oleo sai pelo interior da junta e deposita-se no buraco da vela. Tira a tampa das valvulas e inspeciona a junta. Nesse carro é mel. Apenas 4 parafusos, é bastante básico de se fazer, podes mexer a confiança que não te atrapalhas. Tem só cuidado pra nao cair M**** pra dentro do motor. A junta tambem deve ser barata, senão pra safar limpas muito bem a junta que tens com desengordurante e voltas a montar mas aplicas tambem junta de silicone. Não é a melhor pratica mas é bem capaz ate de te resolver o problema. No meu quando tirei o carter arrependi-me de não ter gasto na junta, mas no final como montei com silicone olha ficou vedado até, o que foi porreiro ate.

Offline Brunofig

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1293
  • Feedback: +2/-0
  • Now is time to sprint the Fiesta Mk6.5!
Re: [Mk4 1.25 Zetec] Piscina de óleo junto ao "slot" dos cachimbos das velas
« Responder #2 em: 11 de Janeiro, 2014, 18:12:20 »
Isso é tipico de vedante da tampa das valvulas. O oleo sai pelo interior da junta e deposita-se no buraco da vela. Tira a tampa das valvulas e inspeciona a junta. Nesse carro é mel. Apenas 4 parafusos, é bastante básico de se fazer, podes mexer a confiança que não te atrapalhas. Tem só cuidado pra nao cair M**** pra dentro do motor. A junta tambem deve ser barata, senão pra safar limpas muito bem a junta que tens com desengordurante e voltas a montar mas aplicas tambem junta de silicone. Não é a melhor pratica mas é bem capaz ate de te resolver o problema. No meu quando tirei o carter arrependi-me de não ter gasto na junta, mas no final como montei com silicone olha ficou vedado até, o que foi porreiro ate.

Obrigado pela ajuda, Tiago! Vou optar por trocar a junta, sendo assim (ainda queria ver se retirava um pouco do óleo para ter a certeza), o aperto é o suficiente para ficar bem preso, correcto?

Já agora, o cárter para o retirar também é tão simples como a tampa das válvulas? Estou curioso para ver o estado do chupador do óleo...

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: [Mk4 1.25 Zetec] Piscina de óleo junto ao "slot" dos cachimbos das velas
« Responder #3 em: 13 de Janeiro, 2014, 22:08:18 »
Pa o carter é um bico de obra de tirar segundo sei. Nunca tirei no fiesta. O unico que tirei foi no bimmer e tive que tirar o eixo todo da frente o charriot e suspender o motor por cima. No fiesta acho que é mais simples, mas salvo erro tens que tirar a caixa de velocidades que só por si é outro trabalho, por isso se vais desmontar pela curiosidade, caga lá nisso.

Offline Brunofig

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1293
  • Feedback: +2/-0
  • Now is time to sprint the Fiesta Mk6.5!
Re: [Mk4 1.25 Zetec] Piscina de óleo junto ao "slot" dos cachimbos das velas
« Responder #4 em: 13 de Janeiro, 2014, 22:27:37 »
Pa o carter é um bico de obra de tirar segundo sei. Nunca tirei no fiesta. O unico que tirei foi no bimmer e tive que tirar o eixo todo da frente o charriot e suspender o motor por cima. No fiesta acho que é mais simples, mas salvo erro tens que tirar a caixa de velocidades que só por si é outro trabalho, por isso se vais desmontar pela curiosidade, caga lá nisso.

Sendo assim é melhor deixar-me de aventuras :P Obrigado pela ajuda Tiago, quando meter as mãos à obra eu volto a dar noticias  O0

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re: [Mk4 1.25 Zetec] Piscina de óleo junto ao "slot" dos cachimbos das velas
« Responder #5 em: 02 de Fevereiro, 2014, 00:19:32 »
o carter é só retirar todos os parafusos em volta que ele sai bem , agora tirar os 2 parafusos que leva na zona entre o motor e a caixa isso é que é uma boa .........., mas não perdes nada em o retirares e limpares o chupador .

Offline Brunofig

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1293
  • Feedback: +2/-0
  • Now is time to sprint the Fiesta Mk6.5!
Re: [Mk4 1.25 Zetec] Piscina de óleo junto ao "slot" dos cachimbos das velas
« Responder #6 em: 04 de Fevereiro, 2014, 23:49:21 »
o carter é só retirar todos os parafusos em volta que ele sai bem , agora tirar os 2 parafusos que leva na zona entre o motor e a caixa isso é que é uma boa .........., mas não perdes nada em o retirares e limpares o chupador .

Obrigado boss! Vou deixar para quando tiver alguém experiente ao lado  :D

Entretanto já tirei a tampa e com uma seringa tirei o óleo, quase 100 ml. Vamos ver se volta a aparecer, mas já sei que não me safo de trocar a junta...

Offline Dremelman

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1890
  • Feedback: +37/-0
  • www.facebook.com/Dremelman/
Re: [Mk4 1.25 Zetec] Piscina de óleo junto ao "slot" dos cachimbos das velas
« Responder #7 em: 07 de Fevereiro, 2014, 20:38:43 »
olha que não se vende junta da tampa de válvulas para esse carro.
pelo menos para o focus tem de se comprar a tampa inteira (uma grande estupidez, mas não é dos unicos carros que isso acontece o polo gti tens de comprar a tampa toda :S)
nada que um pouco de silicone não resolva