Garagem do Clube



Autor Tópico: [Mk4 1.25 Zetec] Ventoinha de refrigeração e temperatura - Agora já revolvido  (Lida 19577 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Brunofig

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1293
  • Feedback: +2/-0
  • Now is time to sprint the Fiesta Mk6.5!
Hoje reparei que a ventoinha do meu Fiesta estando a temperatura entre o R e o M não estava a trabalhar, só quando liguei o AC é que trabalhou e assim que o desliguei continuou a trabalhar. Não é suposto ela trabalhar assim que se liga o motor? Se não, dispara em que zona da temperatura do quadrante?

Já agora, o meu Fiesta em estrada o ponteiro anda sempre entre o NO (segundo a ECU são 70º) e assim que entro na cidade sobe gradualmente para o R, mas se ficar uns 10 minutos numa fila de transito já salta para o inicio do A (90º) e por ai fica. É normal? Os vossos também são assim?
« Última modificação: 04 de Fevereiro, 2014, 23:44:56 por Brunofig »

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: [Fiesta Mk4 1.25 Zetec] Dúvida ventoinha de refrigeração e temperatura
« Responder #1 em: 12 de Janeiro, 2013, 14:37:37 »
eu tenho um mk5  e o meu ponteiro é mais certinho      mas pelo que tenho visto nos vossos é mais variavel

mas o funcionamento é o seguinte     em aquecimento    a ventuinha liga por volta dos 100ºc
que normalmente acontece em tempo quente com transito........

quando ligas o ac ela liga independentemente da temperatura do motor    e mesmo desligando o ac  só desliga quando baixar a pressao do gas ......

Offline Dremelman

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1890
  • Feedback: +37/-0
  • www.facebook.com/Dremelman/
Re: [Fiesta Mk4 1.25 Zetec] Dúvida ventoinha de refrigeração e temperatura
« Responder #2 em: 12 de Janeiro, 2013, 18:36:44 »
a ventoinha so trabalha quando o carro está quente. ao ligar o AC também liga para arrefecer o radiador do AC para ter frio.
ja tive um mk4 e aquilo e raramente a ventoinha "disparava", para a ventoinha trabalhar é preciso estar no transito mesmo muito tempo.

Offline Brunofig

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1293
  • Feedback: +2/-0
  • Now is time to sprint the Fiesta Mk6.5!
Re: [Fiesta Mk4 1.25 Zetec] Dúvida ventoinha de refrigeração e temperatura
« Responder #3 em: 14 de Janeiro, 2013, 10:45:24 »
eu tenho um mk5  e o meu ponteiro é mais certinho      mas pelo que tenho visto nos vossos é mais variavel

mas o funcionamento é o seguinte     em aquecimento    a ventuinha liga por volta dos 100ºc
que normalmente acontece em tempo quente com transito........

quando ligas o ac ela liga independentemente da temperatura do motor    e mesmo desligando o ac  só desliga quando baixar a pressao do gas ......

Obrigado! Desconhecia essa de a ventoinha só desligar quando a pressão do gás baixa-se, sempre a aprender :)

a ventoinha so trabalha quando o carro está quente. ao ligar o AC também liga para arrefecer o radiador do AC para ter frio.
ja tive um mk4 e aquilo e raramente a ventoinha "disparava", para a ventoinha trabalhar é preciso estar no transito mesmo muito tempo.

Quando está quente, acima do A, certo? É quando verifiquei isto já tinha andado uns 10 kms em cidade e estava entre o R e o M :)

Offline Ribeiro_mk4_JH

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 896
  • Feedback: +0/-0
Re: [Fiesta Mk4 1.25 Zetec] Dúvida ventoinha de refrigeração e temperatura
« Responder #4 em: 14 de Janeiro, 2013, 11:56:57 »
Bruno, tenho o meu mk4 quase a 3 anos. Se te disser que só ouvi a ventoinha a acionar 2 vezes acreditas ?

Offline Dremelman

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1890
  • Feedback: +37/-0
  • www.facebook.com/Dremelman/
Re: [Fiesta Mk4 1.25 Zetec] Dúvida ventoinha de refrigeração e temperatura
« Responder #5 em: 14 de Janeiro, 2013, 17:17:27 »
eu tenho um mk5  e o meu ponteiro é mais certinho      mas pelo que tenho visto nos vossos é mais variavel

mas o funcionamento é o seguinte     em aquecimento    a ventuinha liga por volta dos 100ºc
que normalmente acontece em tempo quente com transito........

quando ligas o ac ela liga independentemente da temperatura do motor    e mesmo desligando o ac  só desliga quando baixar a pressao do gas ......

Obrigado! Desconhecia essa de a ventoinha só desligar quando a pressão do gás baixa-se, sempre a aprender :)

a ventoinha so trabalha quando o carro está quente. ao ligar o AC também liga para arrefecer o radiador do AC para ter frio.
ja tive um mk4 e aquilo e raramente a ventoinha "disparava", para a ventoinha trabalhar é preciso estar no transito mesmo muito tempo.

Quando está quente, acima do A, certo? É quando verifiquei isto já tinha andado uns 10 kms em cidade e estava entre o R e o M :)
epah ja nao me lembro, sei que disparava entre as ultimas duas letras de cima

Offline Pumesta

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 730
  • Feedback: +2/-0
  • Mk4 1.25l Zetec SE M5 Ambiente
Re: [Fiesta Mk4 1.25 Zetec] Dúvida ventoinha de refrigeração e temperatura
« Responder #6 em: 14 de Janeiro, 2013, 21:14:33 »
É mesmo assim nos mk4 o meu também só dispara quando o ponteiro chega ao A.

Offline Brunofig

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1293
  • Feedback: +2/-0
  • Now is time to sprint the Fiesta Mk6.5!
Re: [Fiesta Mk4 1.25 Zetec] Dúvida ventoinha de refrigeração e temperatura
« Responder #7 em: 15 de Janeiro, 2013, 10:40:08 »
Bruno, tenho o meu mk4 quase a 3 anos. Se te disser que só ouvi a ventoinha a acionar 2 vezes acreditas ?

Acredito, eu nunca ouvi a minha :P

eu tenho um mk5  e o meu ponteiro é mais certinho      mas pelo que tenho visto nos vossos é mais variavel

mas o funcionamento é o seguinte     em aquecimento    a ventuinha liga por volta dos 100ºc
que normalmente acontece em tempo quente com transito........

quando ligas o ac ela liga independentemente da temperatura do motor    e mesmo desligando o ac  só desliga quando baixar a pressao do gas ......

Obrigado! Desconhecia essa de a ventoinha só desligar quando a pressão do gás baixa-se, sempre a aprender :)

a ventoinha so trabalha quando o carro está quente. ao ligar o AC também liga para arrefecer o radiador do AC para ter frio.
ja tive um mk4 e aquilo e raramente a ventoinha "disparava", para a ventoinha trabalhar é preciso estar no transito mesmo muito tempo.

Quando está quente, acima do A, certo? É quando verifiquei isto já tinha andado uns 10 kms em cidade e estava entre o R e o M :)
epah ja nao me lembro, sei que disparava entre as ultimas duas letras de cima



É mesmo assim nos mk4 o meu também só dispara quando o ponteiro chega ao A.

Era mesmo isto que queria saber, obrigado!  O0

Offline Ribeiro_mk4_JH

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 896
  • Feedback: +0/-0
Re: [Fiesta Mk4 1.25 Zetec] Dúvida ventoinha de refrigeração e temperatura
« Responder #8 em: 15 de Janeiro, 2013, 12:47:55 »
Inclusivo na viagem que fiz á serra da estrela, quando já pouca neve havia e eu andei só em camisa (portanto não estava muito frio) e nem ai ligou para tu veres.

Offline Brunofig

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1293
  • Feedback: +2/-0
  • Now is time to sprint the Fiesta Mk6.5!
Bom, para deixar o mito desfeito realmente a ventoinha trabalha.

Quando atinge os 104º (o meio da letra L do manómetro da temperatura) a ventoinha lá começa a trabalhar e baixa a temperatura até aos 98º (inicio da letra A do manómetro da temperatura). A ventoinha é bastante silenciosa, estava no meio do para-arranca e nem notei, só vi o ponteiro a baixar rapidamente :P

Offline Ivo_1.1/F

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 985
  • Feedback: +1/-0
  • Ford puma "the wild one"
Re: [Fiesta Mk4 1.25 Zetec] Dúvida ventoinha de refrigeração e temperatura
« Responder #10 em: 08 de Maio, 2013, 21:46:41 »
Olha mas tenho t avisar por experiencia propria o meu aquceu devido a HCV (torneira da soufagem).

Offline Brunofig

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1293
  • Feedback: +2/-0
  • Now is time to sprint the Fiesta Mk6.5!
Re: [Fiesta Mk4 1.25 Zetec] Dúvida ventoinha de refrigeração e temperatura
« Responder #11 em: 08 de Maio, 2013, 21:59:08 »
Olha mas tenho t avisar por experiencia propria o meu aquceu devido a HCV (torneira da soufagem).

Este quando comprei também estava com a HCV marada, entretanto foi à Ford e levou uma nova e já está impecável :) Já passou 6 meses e 5000 km desde a reparação e ainda está funcional, não perde água e faz frio ou quente conforme seja a vontade do freguês  O0

Offline jpguia92
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 40
  • Feedback: +0/-0
Re: [Fiesta Mk4 1.25 Zetec] Dúvida ventoinha de refrigeração e temperatura
« Responder #12 em: 10 de Dezembro, 2013, 20:09:35 »
aproveito o topico para vos perguntar uma coisa.
desde a dois dias a tras q noto o carro estranho, tenho o mk5, e tive de parar o carro em santa apolonia pq a temperatura ja ia a 3/4 do ponteiro tava nos 120 graus. a cerca de 10mil km troquei a torneira da sofagem q deu o berro, por isso calculo q esteja boa, a ventoinha sempre ligou bastantes vezes, é quase uma constante e entao se puxar um bocado por ele é algo certo, chego a desligar o carro e a ouvir a agua a ferver dentro do reservatorio. o carro tem agora 90 mil kilometros e nunca troquei a distribuiçao nem bomba de agua. é possivel q seja dai, da bomba de agua? um rolamento gripado na bomba de agua ou assim? reparo q o carro perde alguma agua, nada de escandaloso mas perde, o q poderá ser?

Offline Ruben_MK4

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4279
  • Feedback: +4/-0
  • Powered by Fiesta Techno with RS Bodykit
Re: [Fiesta Mk4 1.25 Zetec] Dúvida ventoinha de refrigeração e temperatura
« Responder #13 em: 10 de Dezembro, 2013, 20:47:22 »
Pode ser muita coisa... Tubos ressequidos, nas abraçadeiras dos tubos da água...

90k e ainda não trocaste a distribuição? Se tens um mk5, isso já tem mais que 10 anos, já deveria ter sido trocada em conjunto com a bomba de água... andas a arriscar um bocado...

Offline jpguia92
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 40
  • Feedback: +0/-0
Re: [Fiesta Mk4 1.25 Zetec] Dúvida ventoinha de refrigeração e temperatura
« Responder #14 em: 10 de Dezembro, 2013, 20:54:57 »
sim o carro tem agora 13 anos, mas tambem como nao ando muito com ele e o comprei com 60 mil, a dois anos atras nao tive urgencia nisso. é possivel q seja só a bomba de agua? é q quando levou a torneira da sofagem tambem levou uns quantos tubos... e sim a ventoinha ta sempre a bulir lol

Offline Ruben_MK4

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4279
  • Feedback: +4/-0
  • Powered by Fiesta Techno with RS Bodykit
Re: [Fiesta Mk4 1.25 Zetec] Dúvida ventoinha de refrigeração e temperatura
« Responder #15 em: 10 de Dezembro, 2013, 22:52:59 »
Se a ventoinha tá sempre a trabalhar é mau sinal... Eu desde que troquei a bomba de àgua do meu mk4 ainda não a ouvi a trabalhar. Se compraste o carro à 2 anos já ele tinha 11 anos. A correia da distribuição deve ser trocada aos 10 anos ou 90/120 mil km's não sei bem...

Não troques isso não... Vai ao mecânico antes que fiques apeado.

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: [Fiesta Mk4 1.25 Zetec] Dúvida ventoinha de refrigeração e temperatura
« Responder #16 em: 11 de Dezembro, 2013, 13:16:47 »
pois é pode sair muito caro    motor dar o berro

distribuiçao  10 anos ou 150 mil

tens que largar uns trocos
kit distribuiçao   termoestato   bomba de agua   correia auxiliar ........
mas tem que ser

só o motivo de estar sempre a disparar  pode ser termoestato colado     ou bomba de agua que ja nao faz o liquido circular
agora tens o ponteiro a passar o meio e nao dispara pode ser  sensor  a dar informaçao errada    ou rele avariado .............etc

leva o carro ao doutor   se nao podes ter que o levar ao coveiro..... :'( :'(

Offline jpguia92
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 40
  • Feedback: +0/-0
Re: [Fiesta Mk4 1.25 Zetec] Dúvida ventoinha de refrigeração e temperatura
« Responder #17 em: 07 de Janeiro, 2014, 23:10:02 »
relativamente a este assunto, o carro continua no doutor desde a semana antes do natal e ainda nao conseguiram resolver a questao, ja levou distribuiçao bomba de agua, um termostato(marca branca) vai levar agora outro termostato da ford só por descargo de consciencia mas o carro continua a aquecer, nao sempre uma vá se der 3 voltas com ele vai aquecer em duas, na outra é capaz de tar normal... o que é q podera ser isto? que é uma carga de trabalhos isso é! gostava de nao vos ouvir dizer q pode ser a junta da cabeça... :(

Offline Brunofig

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1293
  • Feedback: +2/-0
  • Now is time to sprint the Fiesta Mk6.5!
Re: [Fiesta Mk4 1.25 Zetec] Dúvida ventoinha de refrigeração e temperatura
« Responder #18 em: 07 de Janeiro, 2014, 23:14:14 »
Um com os carros a aquecer e outros a desejar que o carro aqueça  :D

O circuito está bem purgado? E o radiador, qual é o estado dele?

Offline jpguia92
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 40
  • Feedback: +0/-0
Re: [Fiesta Mk4 1.25 Zetec] Dúvida ventoinha de refrigeração e temperatura
« Responder #19 em: 07 de Janeiro, 2014, 23:15:52 »
sim, o circuito ja foi purgado, o radiador parece tar optimo, nao fui capaz de encontrar nada que o enfraquecesse... receio o pior...

Offline Ribeiro_mk4_JH

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 896
  • Feedback: +0/-0
Re: [Fiesta Mk4 1.25 Zetec] Dúvida ventoinha de refrigeração e temperatura
« Responder #20 em: 08 de Janeiro, 2014, 00:33:44 »
ahaha eu estou com o bruno

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: [Fiesta Mk4 1.25 Zetec] Dúvida ventoinha de refrigeração e temperatura
« Responder #21 em: 08 de Janeiro, 2014, 10:15:53 »
e o sensor de temperatura já foi mudado ?????
isso é que informa a centralina  O0 O0

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: [Fiesta Mk4 1.25 Zetec] Dúvida ventoinha de refrigeração e temperatura
« Responder #22 em: 16 de Janeiro, 2014, 10:14:44 »
entao já rola ???

Offline Brunofig

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1293
  • Feedback: +2/-0
  • Now is time to sprint the Fiesta Mk6.5!
Re: [Fiesta Mk4 1.25 Zetec] Dúvida ventoinha de refrigeração e temperatura
« Responder #23 em: 04 de Fevereiro, 2014, 23:43:24 »
Boas pessoal!

Mais novidades, acho que já matei de vez a saga da temperatura do meu Mk4.  :D

Desconfiado como sou, sempre achei estranho ele aquecer pouco, mal saia no quadradinho preto com este tempo, a gota d'agua foi quando fui ao encontro nacional, fui a ripar frio o caminho todo porque a sofagem não tinha calor suficiente, só quando elevamos o ritmo é que ele passou a produzir algum calor.

Estive a falar com um Sr. que tem um Mk4 desde que o comprou e disse-me logo que não era normal, ele tem de andar entre o R e o M, e verdade seja dita, depois de 80€ largados, entre o termostato novo, mão de obra e liquido refrigerante, ele agora mantém no "meio", nos 92º.





Quando o mecânico começou a desmontar ligou-me a perguntar se podia abrir o motor para procurar o termostato, é que ele não estava no housing e estava com receio que andasse a deriva no bloco  :D :-X

Obviamente que estou a brincar, isto tudo para dizer que ele andava sem termostato. Só de saber que fui negligente ao ponto de andar 1 ano e 12 mil km sem ele... Eu sempre achei estranho, porque o Mk5 tem o mesmo motor e mantém no meio, nos 92º... Por isso é que ele aquecia quase até ao vermelho, pudera, não tinha o termostato a regular e a centralina entrava em safe mode e disparava a ventoinha. Agora sim, aquece até aos 92º e não passa dai, a ventoinha aciona logo e o termostato abre.

Agora vamos esperar pelos consumos, já o atestei para averiguar.

Fica o alerta para a malta dos Mk3, Mk3.5 e Mk4, o vosso ponteiro da temperatura tem de andar no meio. Isto é, se quiserem poupar uns cobres em gasolina e não riparem frio no inverno.  O0

Offline jpguia92
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 40
  • Feedback: +0/-0
Nunca mais tive essa sorte, tenho um mk5, no final do ano passado começou a aquecer, teve na oficina prai 2 semanas em q os mecânicos tiveram de volta daquilo, põe termostato tira termostato, puseram um de marca branca e aquecia, encomendaram um da ford e continuava a aquecer. o mecanico pediu desculpa mas q não conseguia encontrar o problema, mas arranjou a solução de andar sem termostato. agora nao tenho sofagem nem a/c, o carro anda numa temperatura perto do quadradinho preto, no para arranca sobe ate meio mas como por magia nunca passa dos 98 graus mesmo sem a ajuda da ventoinha, acho q desde então nunca mais a ouvi ligar, chega aos 98º e começa a descer, em andando com ele volta prai aos 60 e poucos graus... gostava de ter o carro normal mas o mecânico disse me que para tirar todas as duvidas so mesmo tirando a cabeça fora e reteficando o q sairia caro e não tenho esse dinheiro. estranhamente, o carro nao perde nem um pouco do liquido de refrigeração e olhando para o óleo ta normalíssimo, e por ai diria que a agua esta a ir para o sitio certo e ta tudo bem, é realmente um fenómeno isto que o meu carro tem. perdi um bocado a confiança nele devo admitir.