Garagem do Clube

Autor Tópico: mk4 1999/02 relanti  (Lida 7142 vezes)

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Offline pub_shady

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mk4 1999/02 relanti
« em: 16 de Junho, 2013, 20:55:23 »
boas
já andei aqui à procura, pelo fórum mas só encontro respostas para limpar uma maf/map borboletas etc.
e no meu modelo elas não estão no mesmo sitio.
o carro esta com 140mil levou velas à uns 2 anos por volta dos 120mil.
mudança de óleos e filtros foi em Fevereiro passado e nesta altura tb mudei o kit de distribuição todo mais bomba de água(acho que não mudou filtro da gasolina)... é verdade mudou a correia aos 140mil. o meu mecânico disse k era a de origem e que já devia ter partido.(o antigo proprietário quando me vendeu o carro disse k a tinha trocado aos 70mil...
tirando isso no ano passado na inspecção estava a travar menos 20%  de uma roda traseira ou k era ...resultado tambores novos ou la o que é.
tirando estas manutenções nunca parou a não ser pela bateria...
ontem à noite nos cabos de Ávila...estiquei mais um pouco e quando finalmente parei em relanti as rotações estão instáveis(nunca aconteceu antes). a frio ele anda ali nas 1000 sem problemas mas quando aquece fica aos saltos quando se para num semáforo ou assim. do tipo fica ali entre as 500 e as 1000. por vezes salta mais que isso.
enfim gostaria de saber se isto é algo grave, se já aconteceu com vocês. se há algo simples de se fazer para eliminar o problema, ou se é melhor ir para o mecânico.
deixo um link do vídeo para ilustrar melhor o que acontece.

https://dl.dropboxusercontent.com/u/3225512/2013-06-17%2001.21.11.mp4

obrigado a todos
« Última modificação: 17 de Junho, 2013, 01:34:35 por pub_shady »

Offline Ribeiro_mk4_JH

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Re: mk4 1999/02 relanti
« Responder #1 em: 16 de Junho, 2013, 21:34:21 »
Para alem de estar num sitio diferente tambem é diferente por si própria

Offline Brunofig

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Re: mk4 1999/02 relanti
« Responder #2 em: 16 de Junho, 2013, 22:30:55 »
O teu motor não tem MAF, mas sim MAP, tal como o meu ;) O que me parece ser é a válvula do relentim, a "ceninha" cinzenta que está à esquerda da foto em cima da tampa amarela da vareta do óleo

Offline pub_shady

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Re: mk4 1999/02 relanti
« Responder #3 em: 16 de Junho, 2013, 23:04:48 »
ok mas acham que é limpar?se sim fácil?
viram o video ? lá é mais fácil de entender o que acontece.

obrigado

Offline Brunofig

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Re: mk4 1999/02 relanti
« Responder #4 em: 16 de Junho, 2013, 23:08:44 »
ok mas acham que é limpar?se sim fácil?
viram o video ? lá é mais fácil de entender o que acontece.

obrigado

Sim, dá para limpar para atenuar o problema, o meu primo limpou a do meu Fiesta com WD40 ;)
No meu acontece às vezes o mesmo, e por vezes vai mesmo abaixo, é a válvula do relentim "preguiçosa" ao recuperar a rotação por estar suja.

Offline pub_shady

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Re: mk4 1999/02 relanti
« Responder #5 em: 16 de Junho, 2013, 23:23:54 »
ok obrigado pela resposta...vou ver se existe por ai algum tuto de como se desmonta isso e ver se me safo. já agora essa válvula é cara?

obrigado

Offline Pedro-MK5

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Re: mk4 1999/02 relanti
« Responder #6 em: 17 de Junho, 2013, 14:14:29 »
desmontar  facil     desconectar    desapertar dois parafusos   e ja esta   w40 lá pra dentro  se tiveres compressor   com cuidado das uma bufadela    e esta nova......

aproveitas e limpas a map que fica mais a baixo     mas ao limpares tens que ser mais delicado   com um cotonete e alcool       nada de compressor ......

o preço da valvula cerca de 90€


Offline pub_shady

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Re: mk4 1999/02 relanti
« Responder #7 em: 17 de Junho, 2013, 20:08:56 »
a map é onde tem agarrado um cabo(o de acelarador penso eu)?

Offline Pedro-MK5

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Re: mk4 1999/02 relanti
« Responder #8 em: 18 de Junho, 2013, 13:54:32 »


a map é isto    fica por baixo da valvula do relanti  encostada

o acelarador  ou borboleta  fica antes   que tambem podes limpar com w40

ou seja  a admissao  começa no filtro   borboleta   map e relanti......... O0


Offline pub_shady

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Re: mk4 1999/02 relanti
« Responder #9 em: 19 de Junho, 2013, 01:24:31 »
como não sabia limpei só a válvula do relanti. o que não resolveu.
se fez algo pouco se nota.
enchi com w40 removi o mais visível passei com compressor mas as melhores não pouco visíveis ou quase nulas.
ai umas pics das peças.





e então a borboleta que tb não limpei, tinha lá um sticker a dizer pr não limpar ou retirar a caixinha preta antes do fazer:




ok amanha vejo das outras duas agr que já sei o que são :)
depois tiro pics melhores para quem não sabe como eu se tentar safar :)


Offline Pedro-MK5

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Re: mk4 1999/02 relanti
« Responder #10 em: 19 de Junho, 2013, 13:53:44 »
tambem podes dar uma olhadela nos tubod de vacuo   que ficam entre o motor e os coletores de admissao

Offline pub_shady

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Re: mk4 1999/02 relanti
« Responder #11 em: 28 de Junho, 2013, 00:35:40 »
tambem podes dar uma olhadela nos tubod de vacuo   que ficam entre o motor e os coletores de admissao

boas...não vi nada fora de normal ai.
bem hj mesmo a chegar a casa...ao meter em ponto morto antes de meter a marcha a trás....ele foi a baixo.
e não pega mais. tentei ligar mas não passa dali. não tentei mtas vezes simplesmente encostei o carro e amanha chamo o reboque e mecânico com ele. nesta altura já ando mais inclinado para algo a ver com velas ou assim do k outra coisa. estava a ver se chegava até ao fim do mês mas o gajo...não lhe apeteceu. bem depois dou noticias
« Última modificação: 28 de Junho, 2013, 00:39:33 por pub_shady »

Offline Pedro-MK5

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Re: mk4 1999/02 relanti
« Responder #12 em: 28 de Junho, 2013, 13:51:37 »
velas    bobine .................

tu ouves a bomba de gasolina ........filtro de gasolina ja trocaste .....

Offline pub_shady

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Re: mk4 1999/02 relanti
« Responder #13 em: 07 de Julho, 2013, 03:45:34 »
boas o fiesta já está a andar.
segundo o mecânico a correia passou-se 2"dentes"?!e fez com kk coisa estivesse fora do lugar. algo assim.
fez-me várias perguntas se eu tinha feito algo a conduzir fora do normal...eu explique-ilhe que não, como ele parou etc etc...disse-lhe sobre a situação das rotações fora do normal antes de tudo acontecer. ele disse que os tensores ou outra das peças na mudança de correia poderiam ter algum defeito, que não tinha uma explicação do pk de ter acontecido. diz que já mudou tantas ao longo dos anos no mesmo modelo e nunca tinha tido algo semelhante.
contudo tb não foi nada, pk estava tudo na garantia e ele trocou as peças todas com o fabricante.
agora as rotações e tudo mais estão na "normalidade".
bem mesmo assim irei agr esta semana trocar o filtro da gasolina e tentar desmontar a map.
a ultima vez não consegui tira-la, aquilo tipo roda ou assim mas tive medo de partir algo.

obrigado a tds pela ajuda

Offline Ribeiro_mk4_JH

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Re: mk4 1999/02 relanti
« Responder #14 em: 07 de Julho, 2013, 11:53:05 »
Eu bem disse que ele nao tinha marcado os dentes !

ahah

ainda bem que foi uma coisa simples.

Agora que anda é mods para cima

Offline pub_shady

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Re: mk4 1999/02 relanti
« Responder #15 em: 11 de Julho, 2013, 04:07:00 »
boas
já andei a inventar mais um pco e vou resumir aqui o que andei a fazer:
mudar: filtro gasolina/ar
limpar map.
o filtro da gasolina parecia já um pouco nas couves.
nunca tinha feito mas não é difícil, apenas o acesso é que é mais difícil. encontra-se por baixo, mais ao menos na porta de trás lado condutor. depois de mudar aquilo é relativamente fácil, meti me a brincar com o antigo, e de um lado a gasolina saia um pouco turva do outro completamente preta.

se alguém ler isto e tentar fazer o mesmo atenção ás setas no filtro, e aquilo não é nada mais do que dois tubinhos um de cada lado. no momento a verem vão entender do como o fazer, eu como não sabia ao certo decidi encher o novo com gasolina antes de o colocar. ao colocar novamente verificar se está tudo no sitio, pois ela está cara e evapora-se num instante:)

 um aparte para os artistas que andam por ai nos dias de hoje, não é fácil roubar por ali gasolina?

filtro de ar...um pouco sujo mas parecia estar em condições, mudei na mesma.

map:
 
a minha pontinha que aparece ai  em amarelo estava preta, com alcool e cotonete ficou outra vez na cor original, sendo aquilo um sensor e  estar coberto por uma massa preta, não sei bem qual a diferença, no funcionamento do carro estando aquilo limpo ou não :)

feito isto meti-me a olhar para o reservatório da liquido de refrigeração, e aquilo esta oxidado de uma maneira que mal se vê o nível do liquido.(antigo dono só devia por agua)

gostaria de saber se é necessário algum liquido especifico(50% agua 50% / liquido refr./marca/referencia), ou se é tudo igual e um qualquer ai dos supermercados serve.
e limpar oxidação e calcário qual a melhor maneira, visto que devo ter que retirar aquilo tudo.
que aconselham?
remover tudo e voltar a meter, uns 5litros?

obrigado


Offline Ribeiro_mk4_JH

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Re: mk4 1999/02 relanti
« Responder #16 em: 11 de Julho, 2013, 08:52:51 »
Claro, sacas o depósito fora, limpas isso com ácido (agr não sei o nome) as vais a uma loja de ferragens que deve ter ou entao mistolin, vai metendo produto e abanando, deixando de molho e tirar com agua a correr, atenção para nao ir com restos desse produto para o lugar.

Depois é meter no sitio e encher com o liquido indicado, e sangrar o sistema ;)

Easy