Garagem do Clube

Autor Tópico: Mk4 - perda de força e cheiro estranho [resolvido: servo-freio]  (Lida 6945 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline bocky
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 48
  • Feedback: +0/-0
Boas pessoal,

Ontem o meu Mk4 de '99 teve um problema que nunca tinha tido, e gostaria que alguém opinasse sobre a possível origem do mesmo. Os sintomas foram perda de força (a 2500rpm em 2ª o carro não subia, por exemplo, e a subida nem era muito acentuada), e um cheiro estranho vindo do motor.

Achei melhor chamar a assistência em viagem e o gajo do reboque diz que o cheiro é embraiagem, mas não notei nenhum problema a esse nível, pois mesmo tentando arrancar com o travão de mão ela não patina nada. O carro tem 150000km.

Opiniões?

Cumps,
Francisco Seixas
« Última modificação: 27 de Novembro, 2012, 19:42:06 por bocky »

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re: Mk4 - perda de força e cheiro estranho
« Responder #1 em: 12 de Agosto, 2012, 16:50:39 »
pode ser a embraiagem a começar a dar o berro ou ter sobre aquecido , 150mil não é de estranhar pelo menos por cá não.

Offline ianchika
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 604
  • Feedback: +0/-0
  • Ex-Dono de um portentoso MK4 de mil nove e 98
Re: Mk4 - perda de força e cheiro estranho
« Responder #2 em: 14 de Agosto, 2012, 14:31:08 »
Ou então foi o motor que meteu água, e a água misturada com o óleo tem um cheiro estranho.

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Mk4 - perda de força e cheiro estranho
« Responder #3 em: 14 de Agosto, 2012, 14:56:14 »
pra mim é embreagem

a subir      a rotaçao do motor a  aumentar    mas nao é transmitida as rodas 

Offline bocky
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 48
  • Feedback: +0/-0
Re: Mk4 - perda de força e cheiro estranho
« Responder #4 em: 20 de Agosto, 2012, 15:42:43 »
Bem, já excluí a hipótese da embraiagem. O problema está relacionado com os travões, o carro está constantemente a travar, daí a perda de força.

Amanhã vou ver se identifico quais das rodas estão travadas, já ajudará a saber qual é o problema em concreto.

Nota-se que o pedal do travão está ligeiramente mais para baixo do que o normal. Dito isto, alguém tem alguma ideia sobre a causa?
« Última modificação: 20 de Agosto, 2012, 16:41:56 por bocky »

Offline shaark
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 581
  • Feedback: +0/-0
Re: Mk4 - perda de força e cheiro estranho
« Responder #5 em: 20 de Agosto, 2012, 19:20:38 »
Bem, já excluí a hipótese da embraiagem. O problema está relacionado com os travões, o carro está constantemente a travar, daí a perda de força.

Amanhã vou ver se identifico quais das rodas estão travadas, já ajudará a saber qual é o problema em concreto.

Nota-se que o pedal do travão está ligeiramente mais para baixo do que o normal. Dito isto, alguém tem alguma ideia sobre a causa?

tenta ver se quando tiras o pe do travao a maxila volta ao normal, pode acontecer a maxila nao voltar ao sitio quando tiras o pé daí a roda ficar travada.


Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Mk4 - perda de força e cheiro estranho
« Responder #6 em: 21 de Agosto, 2012, 13:35:33 »
levanta o carro  4 rodas no ar

e ve quantas estao a travar ........porque o pedal nao subir completamente pode ser o cilindro mestre

verificas roda a roda pode ser mecanico o problema......... uma pinça que bloqueia .....

Offline pauloalex
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2283
  • Feedback: +3/-0
  • Fiesta MK6 1.4 TDCi
Re: Mk4 - perda de força e cheiro estranho
« Responder #7 em: 21 de Agosto, 2012, 14:31:20 »
nos mk3 ate ao mk5 costuma ser frequente nas rodas da frente os travoes bloquearem um pouco no disco. Causa: o tubo de malha dos travões. No meu mk3.5 isso aconteceu-me, dei 15€ (acho eu) por uns tubos novos e ficou como novo!

Offline bocky
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 48
  • Feedback: +0/-0
Re: Mk4 - perda de força e cheiro estranho
« Responder #8 em: 27 de Novembro, 2012, 19:41:52 »
Bem, um pequeno update não vá alguém vir a ter o mesmo problema daqui a uns tempos: era o servo-freio.