Garagem do Clube

Autor Tópico: Modificações no motor  (Lida 6620 vezes)

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Hugus
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Modificações no motor
« em: 19 de Março, 2003, 12:58:23 »
Alguém me sabe dizer onde posso comprar um "volante de motor" em alumínio e peças desse género em Portugal?

Offline ZetecS
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Modificações no motor
« Responder #1 em: 19 de Março, 2003, 14:07:09 »
Sempre ouvi dizer que os ferros-velhos de Sacavém têm tudo... :)

_________________________________


Hugus
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Modificações no motor
« Responder #2 em: 19 de Março, 2003, 14:10:00 »
Mas eu kero é mesmo uma peça nova.... os volantes de motor normais são em ferro... muito pesados... se meter um em alumínio, o motor faz menos esforço a passar a potência para a transmissão, logo temos menos potência dissipada.... e temos mais velocidade... :)

Offline G_Buster

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Modificações no motor
« Responder #3 em: 19 de Março, 2003, 16:33:14 »
Boas,

Se vais meter um volante de motor mais leve com o objectivo de ganhares velocidade, és capaz de ficar um bocado decepcionado... o q um volante de motor mais leve te dá é mais "puxo", e quanto mais baixa for a mudança, maior é a vantagem q se nota.

Relativamente aos sítios onde comprar... não conheço em portugal nenhuma casa especializada em Fords recentes. Mas estou a presumir q é pra um Ford quando na realidade nem sei... qual é o carro? Se for japonês, conheço uma pessoa q importa directamente material de lá. Se for efectivamente um Ford, aconselho-te vivamente a mandar vir o material do UK... sai mais barato, os portes não são nada de astronómico e encontras lá tudo.

Tb podes mandar aligeirar o actual... se for um trabalho bem feito, não te trará problemas. Mas n metas isso na mão de qq animal, pois um trabalho mal feito pode matar os ocupantes do carro... literalmente.

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.

Hugus
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« Responder #4 em: 19 de Março, 2003, 17:19:33 »
Citação de: "G_Buster"
Boas,

Se vais meter um volante de motor mais leve com o objectivo de ganhares velocidade, és capaz de ficar um bocado decepcionado... o q um volante de motor mais leve te dá é mais "puxo", e quanto mais baixa for a mudança, maior é a vantagem q se nota.

Relativamente aos sítios onde comprar... não conheço em portugal nenhuma casa especializada em Fords recentes. Mas estou a presumir q é pra um Ford quando na realidade nem sei... qual é o carro? Se for japonês, conheço uma pessoa q importa directamente material de lá. Se for efectivamente um Ford, aconselho-te vivamente a mandar vir o material do UK... sai mais barato, os portes não são nada de astronómico e encontras lá tudo.

Tb podes mandar aligeirar o actual... se for um trabalho bem feito, não te trará problemas. Mas n metas isso na mão de qq animal, pois um trabalho mal feito pode matar os ocupantes do carro... literalmente.

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.


Em relação ao ganhar velocidade, não é bem assim... eu refiro-me apenas à potência que é dissipada desde os cilindros até que chega às rodas, ou seja, vai desde os pistons feitos em titânio leve, a árvore de cames em material mais leve, etc, etc...

Desde que os componentes sejam mais leves, menos potência é dissipada, pois existe menos esforço em fazer rodar algo com 2 kilos do k rodar algo com 1 kilo, certo?

O carro claro que tinha de ser Ford Fiesta pois senão não tinha postado aki neste fórum...

Offline G_Buster

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Modificações no motor
« Responder #5 em: 19 de Março, 2003, 21:12:44 »
Boas,

Citação de: "Hugus"


Desde que os componentes sejam mais leves, menos potência é dissipada, pois existe menos esforço em fazer rodar algo com 2 kilos do k rodar algo com 1 kilo, certo?



Achei esta tua afirmação um bocado dúbia... se me disseres q dissipas mais energia a rodar um volante de motor (estamos sempre a falar de volantes de motor homogéneos, pra simplificar a kestão e não ter q entrar em linha de conta com as diferenças de momentos de inércia) de 10 kg a do que um de 5 kg a 3000 rpms estabilizadas, discordo. Se me disseres q dissipas mais energia a acelerar um volante de motor mais pesado (por exemplo a levá-lo das 2000 às 4000 rpms), aí já estamos de acordo. E isto não é a expressão da minha opinião... é a partilha de um facto perfeitamente descrito pla física.

Hugus
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« Responder #6 em: 20 de Março, 2003, 12:06:47 »
Ok... para terminarmos esta questão, dirigi-te a www.overboost.com e informa-te melhor... ninguém melhor do que eles para explicarem isso...

Offline ZetecS
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« Responder #7 em: 20 de Março, 2003, 14:17:06 »
Efectivamente pelas leis da física quanto maior fôr o peso do volante menor será a velocidade.

V=W.r
L=Emi.ri^2.W

Portanto compensa ter um Volante de motor mais leve.
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Hugus
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Modificações no motor
« Responder #8 em: 20 de Março, 2003, 19:53:03 »
E até poderemos atingir mais velocidade de ponta se tivermos em conta toda a energia que é dissipada em peças pesadas de ferro... desdo os cilindros até às rodas, existe muita potência dissipada... se tivermos dois motores a trabalhar por exemplo a 3000rpm, um equipado de origem e o outro com peças mais leves, logo as rodas do modificado recebem mais potência que não é dissipada ao longo do trajecto...

O Ford Fiesta 1.25 Zetec acusa cerca de 75cv de potência mas se as medições forem feitas ao nível do contacto real com o elemento que toca no solo, as rodas, teremos apenas uns 60cv...  pois cerca de 15cv são necessários apenas para fazerem rodar a cambota, a árvore de cames, os pistons, o volante do motor, a transmissão, os próprios discos de embraiagem são afectados e tudo.... Lei de newton: "Quanto menor fôr o esforço dispendido em movimentar um objecto, menor será a potência dissipada"

Offline G_Buster

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Modificações no motor
« Responder #9 em: 21 de Março, 2003, 15:36:28 »
Boas,

ZetecS, as fórmulas q referiste servem para o seguinte: a primeira relaciona a velocidade linear de um ponto a percorrer uma trajectória circular (e não um carro a andar na bela da estrada) com a sua velocidade angular. A segunda, e assumindo que te estás a referir à expressão do momento angular (ou de inércia), representa a oposição que o corpo gera a uma mudança no seu estado de rotação, e não a velocidade que este pode ou não atingir mediante a sua massa.

Hugus, essa lei de Newton tá porreira... as leis de Newton são 3: uma relaciona a força aplicada a um corpo com a sua massa, permitindo o cálculo da aceleração (F=m.a  e não da velocidade máxima atingível, como parece ser a crença por estes lados), outra diz que cada força aplicada gera outra força de igual norma e direcção, mas de sentido oposto (conhecida como a lei dos pares acção-reacção) e finalmente uma que diz que um corpo ao qual não sejam aplicadas quaisquer forças ou que a sua resultante seja nula mantém inalterado o seu estado de repouso ou movimento. Era mesmo só pra esclarecer aki dois ou três pontos que sinceramente acho q não deviam passar em claro.

Voltando à kestão específica do volante de motor, eu sou o primeiro a dizer q um voltande de motor mais leve ajuda (isto é, partindo do pressuposto que o seu momento angular se vê reduzido, que é o que realmente interessa). Mas tb te (vos) digo q a velocidade de ponta não se ressente de tal alteração. É tão simples quanto isto. E kem vos disser q um volante de motor com 4 kg num carro q tinha um volante de motor com 10 kg de origem ganha nem q sejam 10 km/h ou não sabe do q está a falar, ou está a tentar desesperadamente vender-vos um volante de motor. Se estivermos a falar de peças que se movam linearmente (como por exemplo bielas e pistons), aí a conversa já é outra. Mas esta máxima é válida pra tudo o q "rode" dentro de um motor.

Eu não tou aki a dizer isto pra provar q percebo mais ou percebo menos do q kem ker q seja, nem seker pra "converter" ng às minhas ideias! Só estou aki a postar pq acho q a desinformação é a maior inimiga das preparações de qualidade e a maior fonte de desilusão e descrédito para está área do tuning. Mas relativamente a este assunto, o melhor q tens a fazer é falar com kem tenha volantes de motor aligeirados... se kiseres apresento-te 3 ou 4 pessoas. E assim poderás tirar todas as tuas dúvidas! É tão simples quanto isto. Ou então podes aproveitar e dar uma saltada a:

http://www.pumaracing.co.uk/flywheel.htm

Este site, que eu recomendo vivamente a qq pessoa q se interesse por preparações (mas de motor, pq ali não há tupperwares nem plásticos de outros tipos), é dum gajo q ganha a vida a mexer em tudo o q é motor Ford há já mais de uma década, portanto ele deve perceber um bocadito do q escreve... além disso, é um Sr. com fortes bases matemáticas e físicas e sabe expor e fundamentar com regras (verídicas, ao contrário do q se passa com outras pessoas, até supostos preparadores) akilo q diz. E ele não está ali a vender nada...

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.

Offline Dr_x2

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Modificações no motor
« Responder #10 em: 29 de Novembro, 2003, 10:59:16 »
Isso do aliviar o peso do volante nao e bem assim!
O objectivo do volante do motor sao dois(que me lembre):
1º Balançar a cambota
2º fazer de buffer(tampão) a energia proveniente do motor.
Se ficar aligerada demais, realmente vai quer acelerar mais rapido, quer desacelarar mais rapido, mas tb vai esgotar a energia muito rapidamente tb, ou seja, se abusarem o motor vai parecer um tres cilindros, lol, vai-se notar muito mais rapidar as acelerações e desacelerações

ps:Motores com modulos E-DIS(sistemas sem distribuidor), nao acham muita piada a volantes leves demais, porque como sabem a roda tem muitos buracos onde esta medido o sensor CPS que controla a ignição! se a rola para e acelera mais rapida, vai confudir a ignição toda! cuidado com as modificações exageradas de "flywheel"

ccarlos
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Modificações no motor
« Responder #11 em: 08 de Dezembro, 2003, 12:09:04 »
oles....
é assim, eu sou um exemplo comprovado do q o gonçalo d fala...
diga-se q tirei cerca de kuase 3 kilitus do volante do meu xarutu, e é assim, ponta n ganha, simplesmente fika mais rapido e c uma subida de rotaçao mto mais linear, se ja fazia +- 220, assim continuou, note-se q n tenhu apenas o volante, dd pistons, cams, etc etc, a fazer na ordem dos 145 cv, contudo, n ha boa sem senao, parti a cx de velocidades a smana passada e ando na "caca" á procura de outra, mas atençao, se o fores aligeirar vê la kem te faz o trabalhu, até 1 prox.
um abraço

GarretInside
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« Responder #12 em: 08 de Dezembro, 2003, 13:10:42 »
Kual é ke é o teu carro ccarlos??

Offline Fredyx
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« Responder #13 em: 09 de Dezembro, 2003, 10:51:06 »
fiesta 1.25 - 1.6 lump penso eu de que.....

Triple_Optics
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Modificações no motor
« Responder #14 em: 18 de Janeiro, 2004, 13:25:29 »
Do que eu sei, ao tornares mais leve o volante do motor, ele vai ter mais facilidade a subur e descer de regime. O motor vai parecer mais solto e vai acelarar um pouco melhor. No entanto, como a inercia do volante é menor, ao largares o acelerador o carro vai ser mais brusco.
Por exemplo nas passagens de caixa nota-se muito o peso do volante. Ao carregar na embraiagem e largar o acelerador, se o volante for pesado ele vai subir um pouco ainda a rotação (e isto é um pouco irritante quando se quer andar rapido). Se for mais leve ele desce de rotação logo.
Portanto é conforme o equilibrio que quiseres entre conforto e performançes...