Boas,
ZetecS, as fórmulas q referiste servem para o seguinte: a primeira relaciona a velocidade linear de um ponto a percorrer uma trajectória circular (e não um carro a andar na bela da estrada) com a sua velocidade angular. A segunda, e assumindo que te estás a referir à expressão do momento angular (ou de inércia), representa a oposição que o corpo gera a uma mudança no seu estado de rotação, e não a velocidade que este pode ou não atingir mediante a sua massa.
Hugus, essa lei de Newton tá porreira... as leis de Newton são 3: uma relaciona a força aplicada a um corpo com a sua massa, permitindo o cálculo da aceleração (F=m.a e não da velocidade máxima atingível, como parece ser a crença por estes lados), outra diz que cada força aplicada gera outra força de igual norma e direcção, mas de sentido oposto (conhecida como a lei dos pares acção-reacção) e finalmente uma que diz que um corpo ao qual não sejam aplicadas quaisquer forças ou que a sua resultante seja nula mantém inalterado o seu estado de repouso ou movimento. Era mesmo só pra esclarecer aki dois ou três pontos que sinceramente acho q não deviam passar em claro.
Voltando à kestão específica do volante de motor, eu sou o primeiro a dizer q um voltande de motor mais leve ajuda (isto é, partindo do pressuposto que o seu momento angular se vê reduzido, que é o que realmente interessa). Mas tb te (vos) digo q a velocidade de ponta não se ressente de tal alteração. É tão simples quanto isto. E kem vos disser q um volante de motor com 4 kg num carro q tinha um volante de motor com 10 kg de origem ganha nem q sejam 10 km/h ou não sabe do q está a falar, ou está a tentar desesperadamente vender-vos um volante de motor. Se estivermos a falar de peças que se movam linearmente (como por exemplo bielas e pistons), aí a conversa já é outra. Mas esta máxima é válida pra tudo o q "rode" dentro de um motor.
Eu não tou aki a dizer isto pra provar q percebo mais ou percebo menos do q kem ker q seja, nem seker pra "converter" ng às minhas ideias! Só estou aki a postar pq acho q a desinformação é a maior inimiga das preparações de qualidade e a maior fonte de desilusão e descrédito para está área do tuning. Mas relativamente a este assunto, o melhor q tens a fazer é falar com kem tenha volantes de motor aligeirados... se kiseres apresento-te 3 ou 4 pessoas. E assim poderás tirar todas as tuas dúvidas! É tão simples quanto isto. Ou então podes aproveitar e dar uma saltada a:
http://www.pumaracing.co.uk/flywheel.htmEste site, que eu recomendo vivamente a qq pessoa q se interesse por preparações (mas de motor, pq ali não há tupperwares nem plásticos de outros tipos), é dum gajo q ganha a vida a mexer em tudo o q é motor Ford há já mais de uma década, portanto ele deve perceber um bocadito do q escreve... além disso, é um Sr. com fortes bases matemáticas e físicas e sabe expor e fundamentar com regras (verídicas, ao contrário do q se passa com outras pessoas, até supostos preparadores) akilo q diz. E ele não está ali a vender nada...
1 abraço, fikem bem.
Gonçalo D.