Garagem do Clube

Autor Tópico: Montagem BMC CDA correcta ?  (Lida 8556 vezes)

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Borges
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Montagem BMC CDA correcta ?
« em: 16 de Junho, 2003, 22:22:23 »
Boa noite.
Há quase duas semanas atraz foi montada uma BMC CDA numa preparadora cá de Torres Vedras.
Era uma alteração que já queria fazer á muito tempo  :P , mas por motivos económicos foi-me impossivel mais cedo  :? .
Gostaria de saber as vossa opiniões se estará bem montada ou não..  :roll: , pois noto umas espécie de poço entre as 2000 e 3500 rpm, não sei se será ar a mais, ar a menos, não terá de todo a ver ?

Toda a ajuda é muito bem vinda  :)
Obrigado.












XutdaFACup
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Montagem BMC CDA correcta ?
« Responder #1 em: 17 de Junho, 2003, 09:45:59 »
borges eu nunca exprimentei nenhuma no meu Mas gostava Bastante.

ah uns tempos o mike keixou-se do mesmo mas ele tem um PUMA será que tem algo a ver com a maf?.
se te kiseres desfazer da bmc diz kk coisa  :twisted:

Citar
'a uns 6 meses comprei um BMC CDA  ....o carro nao se deu muito bem....  
ia-se abaixo...etc....atribui a excesso de ar....


um Amigo meu com um punto (1250 tb ) montou uma BMC cda e maravilha sem qq tipo de problemas.

/\/\ike
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Montagem BMC CDA correcta ?
« Responder #2 em: 17 de Junho, 2003, 10:21:01 »
Boas!
Pois...efectivamente o meu puma 1.4 nao se deu muito bem com o BMC CDA.... :cry:  :cry:  :cry:

em ralenty PARADO estava ok....quando se acelerava....o ralenty ficava instavel e ia-se abaixo!!!! :(  :(

penso que seja ar em excesso! uma boa ideia para contornar o problema e' colocares tb uma FSE!!!  :twisted:

Borges
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Montagem BMC CDA correcta ?
« Responder #3 em: 17 de Junho, 2003, 23:01:51 »
Citação de: "/\/\ike"
Boas!
Pois...efectivamente o meu puma 1.4 nao se deu muito bem com o BMC CDA.... :cry:  :cry:  :cry:

em ralenty PARADO estava ok....quando se acelerava....o ralenty ficava instavel e ia-se abaixo!!!! :(  :(

penso que seja ar em excesso! uma boa ideia para contornar o problema e' colocares tb uma FSE!!!  :twisted:


Boas Mike.
O meu é um 1.6.

O meu apresenta sintomas diferentes do teu, no ralentim está mais suave e estável que dantes, também mais sossegado, e quando vou para acelerar também noto que está mais suave e dinêmico, realmente o problema é naquela faixa de rotação, daí tenho a certeza ser um poço que existe naquelas rotações  :roll:
Uma FSE concerteza k ajudaria, mas penso que para este caso pouco iria adiantar, sendo mais util em velocidade de ponta e rotações altas.

Já agora, qual era a capacidade da tua caixa CDA ?
Cumprimentos.

Offline BUTRE
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Montagem BMC CDA correcta ?
« Responder #4 em: 19 de Junho, 2003, 21:19:15 »
Bem... a minha opiniao e q tens ai muita tubagem. tubagem amais ate. Algo q nao podes tirar e mesmo a maf (aka caudolimetro para os amigos), mas esta pode ser realocada para mais proximo do corpo da borboleta.

nao sei como e a admissao do teu fiesta, mas a ideia q se deve tomar sempre em admissoes e o menor nº de curvas possiveis na tubagem e caso tenha q haver curvas, nunca angulos rectos. Pesca de ar convem ser feita dum local q receba ar fresco.

Tenta desligar a bateria durante uns minutos. Liga novamente, faz uns km em conduçao habitual e compara novamente.

Se o teu carro tiver sonda lambda, entao nao te preocupes com o "ar amais" devido a este novo filtro. Ate uma x rpm (geralmente por volta das 4000rpm) a ecu esta constantemente a ler a voltagem gerada na sonda lambda devido ao O2 q existe nos gases de escape. Assim sendo, a ecu esta constantemente a corrigir a injecçao de gasolina ate essa rpm.

A FSE nao passa de um estrangulador de pressao de gasolina na regua dos injectores. O teu carro ja tras uma, so q a tua nao e regulavel e estas "FSE's" q se encontram a venda no mercado ja sao regulaveis.
FSE nao implica ser sinonimo de +potencia, ja q enquanto a injecçao e feita segundo as mediçoes da sonda lambda (geralmente ate as 4000rpm) nao iras notar nenhuns incrementes significativos, mas depois da ecu entrar em open loop (ignora os valores da lambda e segue a injecçao de acordo uma matriz predefinida pelo construtor) entao ai talvez visto ainda nao se saber se o motor precisa ou nao de mais gasolina.

So tou a tentar dar uma ideia concreta do q se falou nos posts deste topico. Cada carro e um caso unico, dai nao se poder generalizar q so colocando um filtro de rendimento e uma FSE va dar incrementos de potencia satizfatorios.

Como sabem nao tenho um fiesta, e pouco conheco da ford, mas mecanica automovel e sempre a mesma coisa... baseando-se em fisica e matematica e entao tb uma ciencia exacta. :P

Borges
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Montagem BMC CDA correcta ?
« Responder #5 em: 19 de Junho, 2003, 23:55:49 »
Boa noite Butre, e desde já obrigado pela tua opinião  :D
Já agora, sou possuidor de um Puma 1.6 105cv's e não um Fiesta  :wink:

Realmente vou encurtar a tubagem, como podes ver no post mais desenvolvido em http://www.tuningonlineforum.com/forum/viewtopic.php?t=5236 . Quanto ao bocal onde vai buscar o ar fresco, nos ultimos posts também podes ver o que eu estou a pensar fazer, apenas tenho medo que assim entre muito lixo/água..
O que pensas ? Axas que ao encortar assim o tubo de captura de ar vai trazer alguma vantagem ?

Realmente não tinha ideias de pôr uma FSE, pois não queria que os consumos aumentassem. Apenas quero maximizar ao máximo esta montagem da CDA.
Já me sossegaste em relação á quantidade de ar extra, e assim fico mais convencido.

Hás-de-me dar a tua opinião acerca dos novos esquemas que apresento naquele forúm e se realmente axas que irá trazer ou não melhorias..

Cumprimentos, Ricardo Carvalho.

Offline BUTRE
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Montagem BMC CDA correcta ?
« Responder #6 em: 25 de Junho, 2003, 22:28:34 »
o Tonline.pt sem duvida alguma q e o melhor forum para falar de bmc-cda's e de TDi's. Nao me levem a mal mas e verdade.

Pessoalmente acho um desperdicio de dinheiro ir para um filtro tao caro. Fundamento esta minha opiniao fazendo simplesmente a conta de €/cv. Neste caso o cavalo parece ser altamente inflacionado!!!

Como ja tens o bmc-cda, entao agora sim ha q tirar o max rendimento do gajo.

Pontos rapidos a ver:
- Colocar o tubo de pesca de ar na grelha da frente para aproveitar o ar forçado com a velocidade e mentira. Mesmo em alta competiçao de velocidade sao raros os q usam esta tecnica. Nº redondos q explicam isto: so a partir (+-) dos 160km/h e q comeca a haver uma pressao minima positiva na tubagem. Algo q nao e significativo. So a partir dos (+-) 240km/h e q comeca a haver pressao positiva ja significativa, e mesmo ainda esta e minima para se conseguir bons ganhos. Este e o efeito Ram Air. Efeito muito discutido por ai fora visto muitos argumentarem em estudos em tuneis de vento sobre a localizaçao do tubo de pesca de ar, sitios de depressoes etc etc etc.. blablalbalbalblblabla mas na pratica nikles.
O q interessa e ar fresco!!!

- quanto menor tubagem melhor! quanto menos curvas melhor! Grande diametro pode ser mau visto q apesar de conseguires um maior caudal, perdes na velocidade do ar em baixas rotaçoes q e quando o motor aspira pouco. Nestes casos pode-se usar o efeito venturi, mas geralmente diminuindo o diametro da tubagem do filtro->motor resolve isso.

- a ecu precisa sempre de km's feitos para "reaprender" os novos valores de admissao de ar. Da-lhe tempo e km's antes de tirares conclusoes.

E dificil tar a dizer o melhor setup de tubagens sem saber medidas e ate onde se pode ir. O ideal seria nada de curvas entre o filtro<->maf<->motor, em q de preferencia linha recta com tudo ao mesmo nivel.
Ha motores q registaram ate incrementos com uma inclinaçao de 15graus. So testando.
Podes e colocar a maf e o filtro logo a seguir ao motor com o minimo de tubagem possivel, so nao sei se a cablagem da maf chega. Ha quem tire ate as redes da maf, diminuindo assim a restrinçao desta ao ar, mas ha o outro lado da moeda, em baixas fica um bocado mais taralhoco o motor.

Tubagem: nada de esterias. Esse tubo q se ve desde a maf->motor pode ter esterias por fora.. e como e o seu interior?? o q interessa e o seu interior.

pq usar samco??? extremamente caro! nao passa de tubo com tres camadas de silicone. Ha tubagem de radiador (so duas camadas de silicone) q faz o mesmo efeito e por menos de metade do preço. Se fosse um carro turbo q aquece muito a admissao, ai sim era importante o uso de boa tubagem.

Li q a tua tubagem e de 70mm. Presumo q o teu bmc-cda seja ate 1.6lts. Sabendo isto so pode ser este:
http://www.bmcairfilter.com/VisDetail.asp?ID=201

Aqui estao as medidas, sempre ajuda.

Sabes a marca e os diametros da tua maf? por causa disto:
http://www.bmcairfilter.com/VisDetail.asp?ID=212

A maf encaixa directamente no bmc-cda, poupando assim valioso espaço.
Podes ver mais aqui:
http://www.bmcairfilter.com/infoCDA.asp

uma alternativa de peso aos bmc-cda sao os Pipercross Viper. Este filtro e muito usado em uk em troca dos bmc-cda. Presumo q os ganhos sejam semelhantes, mas o viper aparenta ser mais pequeno.
http://www.performanceairfilters.com/main.html
http://www.apsd44.dsl.pipex.com/mini/VFC222-2.jpg

Ja recebi uma gravaçao q tinha pedido a um colega.

http://perception.no.sapo.pt/others/viper.MP3
Clio RS (2lts 16v 172bhp) com um viper instalado.


Espero ter dado alguma ajuda valiosa.
A ideia e sempre a mesma.. nunca te mandes de cabeça, ve sempre primeiro tudo q ha... toma o teu tempo e vais ver q o resultado final e sempre melhor do q andares a correr na imperfeiçao.

good luck mate!

ChegalhaVara
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Montagem BMC CDA correcta ?
« Responder #7 em: 27 de Junho, 2003, 17:45:24 »
humm! então meus amigos... explikem la aki ao ignorante  :oops:  o ke é uma bmc....eu so tenho um filtrozito de caixa no meu fiesta e vcs ja andam na alta tecnologia :P

Borges
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Montagem BMC CDA correcta ?
« Responder #8 em: 27 de Junho, 2003, 21:31:22 »
Eheh ChegalhaVara (nick engraçado  :lol: ), uma BMC CDA é basicamente um filtro (na realidade são 2 circulares) que estão incorporados numa caixa de carbono, material que isola bastante o calor, muito necessário debaixo dum capot.

É a que se chama uma admissão dinâmica, pois é ligada a um tubo que vai captar o ar á frente através da grelha ou de uma entrada específica, utilizando a vantagem de que quanto mais depressa se vai, maior é a entrada de ar no motor e mais fresco também ele entra (Ar frio= maior densidade, logo mais rico em oxigénio necessário para a combustão).  :wink:

Realmente só é pena é o seu preço  :?



BUTRE

Muito obrigado por postares aqui a tua opinião.  :)

Quanto ao TOL realmente tens razão e também já lá postei este assunto, mas não tive´muitas opiniões..  :roll:

Partindo do ponto de vista que já gastei o meu rico dinheirinho desta admissão, realmente agora quero é aproveitá-la e maximizar o seu desempenho ao máximo  :twisted:

Bem, já tenho a CDA há 700 KM's, axo k a ECU já deve ter tido tempo para se "acostumar", a não ser que faça-lhe um reset..  :roll:

Quanto áquele tubo canelado é para substituir por um liso de silicone da samco, como tenho nos esquemas acima. Fica com uma configuração de duas curvas de 90º (em silicone largas), mas absolutamente necessárias para  montagem, sem ter outra hipótese de montagem.

A minha grande dúvida, é de acordo com o meu ultimo esquema, pondo o tubo de captação mais directo (podes ver na imagem que fiz o esquema), se vou ter problemas com a entrada de água e residuos..  :(

Quanto a encaixar directamente a MAF na CDA não irá trazer vantagens, e já que esta CDA também não permite.

O Pipercross também é muito bom, mas sinceramente acho que é a mesma coisa exactamente da CDA.

Cumprimentos, Ricardo Carvalho.

ChegalhaVara
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« Responder #9 em: 27 de Junho, 2003, 22:43:19 »
Thx borges!!
Um gajo ta sempre a aprender...  :roll:
E isso e muito caro?

Offline BUTRE
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« Responder #10 em: 28 de Junho, 2003, 09:41:25 »
700km's e mais q tempo para a ecu ja ter aprendido. Resolve essa trapalhada de tubagens q te montaram e em principio se seguires todas as boas ideias q aqui se conseguiu colocar, o tal poço ira desaparecer. Presumo q tenha haver com a leitura da maf mal conseguida a essa rotaçao.

Nao da espaço para montares tudo seguido antes da primeira curva 90graus? tipo: TB<->maf<->bmc-cda<->curva90, usando o minimo de tubo possivel so mesmo para segurar estas peças. Duas braçadeiras por tubo claro. Depois da curva era tubo de pesca ate a grelha do parachoques e ai outra de 90graus virada para a grelha. done.

Nao te preocupes com sujidade pq e para isso q ta la o filtro. simplesmente verifica-o com regularidade e se preciso lava-o e lubrifica-o.
Ja agora... neste filtros de esponja e os de tecido (algodao com outra coisa q nao me recordo o nome) quem filtra e o oleo q se usa neles e nao a esponja/tecido. Este ultimo ta no filtro para segurar o oleo, por isso, mesmo q nao o possam lavar, lubrifiquem sempre!!!
oleo, ha kits da marca para o efeito, nao e um oleo qualquer.

Agua, depende do q chamas a agua. Agua da chuva?? dificilmente ira subir pelo tubo de pesca... so vejo perigoso entrares nos lagos q por vezes se formam na estrada quando muita chuva. Ai so mesmo uma admissao tipo 4x4 de TT e q te safa (tubo de pesca do ar sube acima do tejadilho e virado para a retaguarda).
Lembra-te q ha paises com MUITA humidade no ar e estes nao se queixam de nada!

Claro q agora tendo esse bmc-cda aproveita-o. A nao ser q o consigas vender, mas esta ultima hipotese eu so a tomaria  caso o espaço fosse mesmo o factor decisivo.

O viper da pipercross parece-me ser mais pequeno. a sua funçao e exactamente a mesma do bmc-cda, apesar da cx ser mais bem conseguida pq nao tem tantos angulos de 90graus.
Nao encontro medidas em lado nenhum do viper, mas eu peço para me verem isso e depois coloco aqui a titulo informativo.

O bmc-cda anda na casa dos 45 a 50cts. Pelo menos era esta a sua cotaçao da ultima vez q vi. :/

Borges
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« Responder #11 em: 28 de Junho, 2003, 10:56:28 »
Boas Butre, depois de pôr a curva em silicone vou fazer um diagnóstico computarizado á MAF e outros sistemas para ver se se consegue detectar alguma falha.

Infelizmente não consigo pôr a CDA antes da curva  :roll: , agora mudando a montagem vai ficar Motor>Samco 12cm's>MAF>curva 90º Samco>CDA . Fica portanto só 2 tubagens intermediárias diminuindo muito a restrinção.

Vou então experimentar mudar o tubo de pesca do ar para como tinha dito a ver se tenho melhorias. Se não tiver ponho como tá actualmente, que apanha ar á mesma (talvez com menos pressão) mas não há perigo algum de entrar ar.

Uma CDA faz angulos de 90º, mas se experimentares olhar para dentro de uma, o sistema não tem curvas de 90º, e é tal e qual como o Viper, apenas devem ter escolhido por uma caixa cilindrica.

Cumprimentos, Ricardo Carvalho.  :o

Offline BUTRE
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« Responder #12 em: 28 de Junho, 2003, 11:09:57 »
Experimenta assim.. faz km's e ve o q da.

tira uma foto sff so para ver o espaço q ha.. se poderes medir quanto vai do TB ate a primeira curva 90graus samco ajudava.

eu ia um pouco mais longe nos testes. medindo ficas logo a saber se podes cortas tubo a esse samco 12cm's ao minimo de modo a q a maf fique imediatamente a seguir ao TB.  a ideia e colocar o bmc-cda antes da curva 90 graus, ficando logo a seguir a maf.