Fiesta Club Portugal

Área Auto - Motores, Chassis, Rodas, Etc => Motores a Gasolina => Tópico iniciado por: Yuusou em 30 de Setembro, 2010, 10:48:42

Título: Motor 1.25 no MK6.5
Enviado por: Yuusou em 30 de Setembro, 2010, 10:48:42
Tou em dúvida em relação a uma coisa no motor do meu carro.

No plástico que cobre o motor diz "Duratec" no entanto eu sei que é o Zetec-SE. Só queria era saber se é o de 75cv, igual ao do MK4 e MK5, o de 60cv que há em alguns dos MK7 ou o mais giro 80cv que também há nos MK7.

Se for o de 60cv, qual a diferença entre esse e o de 80cv? Será que tem haver apenas com a programação do ECU? O bloco suponho que seja o mesmo da Yamaha que há nos MK4 e MK5.

Também queria saber qual a capacidade real do depósito. Mesmo com o indicador digital a dizer que só consigo fazer mais 30km, enchendo o depósito até cima, só consegui meter 34L.
Título: Re:Motor 1.25 no MK6.5
Enviado por: freitas27 em 30 de Setembro, 2010, 11:25:36
Penso eu de que deve ser o de 75 CV é o normal nesses carros mas não afirmo a 100%.

Título: Re:Motor 1.25 no MK6.5
Enviado por: pauloalex em 30 de Setembro, 2010, 14:33:26
deves ter entao o first edition que já trazia computador de bordo, lucky bastard! =p

sobre a capacidade do deposito, o manual diz que leva 42 litros, no entanto o maximo que consegui enxer foi perto de 38litros, mas já sem qualquer "barra" no indicador de combustivel.

sobre o motor, com o abandono dos tddi e a adopção dos tdci a ford "renomeou" os nomes dados aos seus motoros. os antigos tddi eram os endura e os a gasolina zetec-s/se e passaram a ser duratorq (tdci) e duratec (gasolina). no caso da gasolina, a base é proveniente do zetec-s mas com as ditas melhorias ambientais lá ficou batizado com esse nome.
o pessoal do fórum ja te confima mas o motor mais "nervoso" foi mesmo os primeiros com os 75cv a puxarem bem, porque todos os restantes com as "rolhas" que foram pondo no motor aos poucos ficaram mais anémicos...

caso esteja enganado, façam o favor de corrigir =p
Título: Re:Motor 1.25 no MK6.5
Enviado por: Yuusou em 30 de Setembro, 2010, 15:36:10
Não é o First Edition pois não aparece a "barrinha" como indicas (no entanto tenho um amigo com um MK6 assim, por isso sei o que parece). O que tenho é o painel à la françiu (10, 30, 50... 110, 130...) e tem o valor dos KM em falta no painel digital, e a gasolina aparece num dial normal.

Dentro deste género só que sem MPH http://i534.photobucket.com/albums/ee343/nibble_nobble/mk6%20facelift/P18-04-09_130401.jpg (http://i534.photobucket.com/albums/ee343/nibble_nobble/mk6%20facelift/P18-04-09_130401.jpg)
Título: Re:Motor 1.25 no MK6.5
Enviado por: SandStorm em 30 de Setembro, 2010, 18:19:27
O meu MK6, matriculado em 2003 também diz Zetec SE quando tiro a caixa do filtro.
São motores de 75cv.

Depósito de combustível? 45 litros. Pelo menps no meu, é.
Cheguei a andar já sem nenhum traço no painel digital da gasolina e ainda entraram uns 42 litros.
Para encher os 45, só mesmo sem gota. :P
Título: Re:Motor 1.25 no MK6.5
Enviado por: Yuusou em 01 de Outubro, 2010, 10:53:28
Existe TurboCharger ou SuperCharger para este motor (embora não fizesse muita diferença). Que chatice ia dar a seguir com o ECU (centralina) e com a PSP/GNR (chuis)?!

O carro é este aqui: http://www.fiestaclubportugal.org/forum/index.php?topic=19680.0 (http://www.fiestaclubportugal.org/forum/index.php?topic=19680.0)

Este é o dial display do carro.
(http://dl.dropbox.com/u/1298388/Pictures/2010-09-30%2018.15.46%20%28Small%29.jpg) (http://dl.dropbox.com/u/1298388/Pictures/2010-09-30%2018.15.46.jpg)
Título: Re:Motor 1.25 no MK6.5
Enviado por: orion rs em 01 de Outubro, 2010, 23:24:38
Os 1.25 vieram sempre com 82 cvs acho eu , em banco la os acusavam . Tanto que o novo fiesta 1.25 dizem que tem 82 cvs mas o mais hilariante é que ja o mk4 de 96 que supostamente tinha 75cv afinal tem 82 cvs declarados em banco
Título: Re:Motor 1.25 no MK6.5
Enviado por: JayP. em 14 de Outubro, 2010, 00:51:20
sim mas isso deve-se ao facto de nos restantes países da europa onde algumas marcas produzem os seus carros, como a ford na alemanha (e espanha acho), pagam impostos consoante a potência daí todos os carros feitos na europa, pelo menos, terem mais cv que os reais. O meu mk7 segundo me disseram por uma pessoa da ford tem 92 ou 93 consoante a rodagem. dou-te mais exemplos de alguns modelos de amigos meus que tenho a certeza que têm mais cv que os declarados: vw golf tdi 105 cv - tem 118cv reais; bmw 118d 143cv - tem 155cv reais.

EDIT: esqueci-me de dizer que a tal pessoa da ford me disse o mesmo dos mk4 (tb tive um) que tinham por volta de 82 cv e acho e acredito que o mk7 deve ter mais uns cavalitos pois eu noto a diferença e o carro ainda nem 5000 km tem... ainda ta 'preso' x)

cumps
Título: Re:Motor 1.25 no MK6.5
Enviado por: Sp_mk6.5 em 27 de Outubro, 2010, 19:34:12
Existe TurboCharger ou SuperCharger para este motor  (embora não fizesse muita diferença). Que chatice ia dar a seguir com o ECU (centralina) e com a PSP/GNR (chuis)?!

O carro é este aqui: http://www.fiestaclubportugal.org/forum/index.php?topic=19680.0 (http://www.fiestaclubportugal.org/forum/index.php?topic=19680.0)

Este é o dial display do carro.
(http://dl.dropbox.com/u/1298388/Pictures/2010-09-30%2018.15.46%20%28Small%29.jpg) (http://dl.dropbox.com/u/1298388/Pictures/2010-09-30%2018.15.46.jpg)
TurboCharger ? Explica la isso melhor
Título: Re:Motor 1.25 no MK6.5
Enviado por: Marcio Silva em 27 de Outubro, 2010, 20:25:41
o pessoal ja compra carros com repros :D :D
Título: Re:Motor 1.25 no MK6.5
Enviado por: Johnyfiesta em 29 de Outubro, 2010, 18:26:15
lool  :D
Título: Re:Motor 1.25 no MK6.5
Enviado por: Yuusou em 29 de Outubro, 2010, 18:44:38
Não sei se percebeste, mas foi uma pergunta. Perguntei se existe ou não. E a diferença entre turbochargers e superchargers: http://www.superchargersonline.com/content.asp?ID=19 (http://www.superchargersonline.com/content.asp?ID=19)
Título: Re:Motor 1.25 no MK6.5
Enviado por: miguex em 29 de Outubro, 2010, 20:19:43
para ser mais claro turbocharger é um turbo-compressor e um supercharger é um compressor.

Por exemplo o slr é um motor sobrealimentado por um compressor, este chama-se supercharger.