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Autor Tópico: motor a acelarar (relanti custa a baixar)  (Lida 4998 vezes)

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Offline jacinto
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motor a acelarar (relanti custa a baixar)
« em: 30 de Março, 2014, 15:46:07 »
boas!
tenho um mk3, 1.1 que agora anda com um relanti temperamental.
quando o ligo, o relanti sobe, como é normal, mas invez de descer logo passados uns segundos,q ue era o que acontecia, mantém-se elevado uns 3 min e desce muito lentamente. sobe ai até às 1500, desce às 1200, depois 1000 e para baixar das 1000 é um fadinho.
mesmo com o carro a andar, se tiver que parar num semáforo, mete o carro em ponto morto e o relanti sobe ai para as 1500/1700 rpm. para descer tem que ficar parado um bocado, motor a trabalhar, e só assim desce. e se eu toco no acelerador, volta a subir e para descer são outros 5 min com o carro a a trabalhar sem tocar no pedal...
algumas ideias/dicas?
obrigado!

PJFA
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Re: motor a acelarar (relanti custa a baixar)
« Responder #1 em: 30 de Março, 2014, 16:01:33 »
deve ser o sensor de relentin que está meio marado o meu também se estragou mas era ao contrário nao conseguia fazer subir as rpms!!!

Isto claro se o teu for a injeção!
« Última modificação: 30 de Março, 2014, 16:02:19 por PJFA »

Offline shaark
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Re: motor a acelarar (relanti custa a baixar)
« Responder #2 em: 30 de Março, 2014, 16:04:00 »
Ja tive esse problema, nao andas-te a mexer em nada ? Ve o sensor do relanti se os fios estao todos bons que sao frangeis e da uma limpeza no corpo de injeção que resolve o problema, entretanto podes verificar tambem os tubos de vacuo se estao todos bons/ligados.

Offline jacinto
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Re: motor a acelarar (relanti custa a baixar)
« Responder #3 em: 30 de Março, 2014, 16:18:48 »
boas!
quanto a mexer, népias.
troquei o termostato e líquido de refrigeração, e limpei o circuito, que na chofagem já estava a ficar entupido...
ficou foi a aquecer muito menos. entra no normal e não sobe.

Offline orion rs
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Re: motor a acelarar (relanti custa a baixar)
« Responder #4 em: 31 de Março, 2014, 04:42:54 »
Atrás no corpo de admissao sai de lá um tubo que liga ao servo freio dos travoes , esse tudo apenas está encaixado e poderia de certa forma ficar mal encaixado e ter uma fuga de vacuo e como tal o aumentar das RPM

Tens tambem aquele T por baixo da caixa do filtro de ar que contem tubos de vacuo ligados , é uma questao de verificares .

Depois verifica o TPS em que por vezes passado tantos anos pode os cabos ficarem muito ressequidos e até ficarem sem cabo isolante .

Depois de uma verificaçao geral desliga a bateria durante a noite e depois liga-a ( faz reset á centralina) e vai dar uma volta com ele para adquirir valores

Offline jacinto
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Re: motor a acelarar (relanti custa a baixar)
« Responder #5 em: 31 de Março, 2014, 19:34:54 »
obrigado pelas dicas, orion,
vou experimentar o que disseste.
TPS é o quê?


Offline shaark
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Re: motor a acelarar (relanti custa a baixar)
« Responder #6 em: 31 de Março, 2014, 20:08:04 »
obrigado pelas dicas, orion,
vou experimentar o que disseste.
TPS é o quê?

Sensor da borboleta, fica no lado direito do corpo de injecção.

Isto


Offline jacinto
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Re: motor a acelarar (relanti custa a baixar)
« Responder #7 em: 04 de Abril, 2014, 11:32:25 »
obrigado shaark!
ontem abri o capo e andei a ver os tubos. um parecia algo solto. até mexia a braçadeira com a mão. apertei-a convenientemente.
este fds já saio com o carro e já vou ver se seria disso.
senão vou ver o sensor da borboleta. em euros, como se chama essa peça? tem nome comprido? :)
obrigado novamente!

Offline shaark
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Re: motor a acelarar (relanti custa a baixar)
« Responder #8 em: 04 de Abril, 2014, 11:41:20 »
obrigado shaark!
ontem abri o capo e andei a ver os tubos. um parecia algo solto. até mexia a braçadeira com a mão. apertei-a convenientemente.
este fds já saio com o carro e já vou ver se seria disso.
senão vou ver o sensor da borboleta. em euros, como se chama essa peça? tem nome comprido? :)
obrigado novamente!

sensor relanti/borboleta ou TPS nome tecnico acho eu, valores, eu comprei uma usada para o meu a uns tempos acho que dei 15/20€ na net, se procurares na net encontras poucas ou nenhumas em separado, tens de procurar um carro que tenha e perguntas preço.

Verifica se todos os tubos de vacuo estao no sitio, estar um fora é o suficiente para fazer isso.

Abraço.

Offline tiago blanquet
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Re: motor a acelarar (relanti custa a baixar)
« Responder #9 em: 04 de Abril, 2014, 13:27:27 »
TPS ou throtle position sensor é o sensor de posição do acelerador. Mas o teu 1.1 é de injecção electronica?
Se for de carburador nao me parece que tenha TPS mas nao conheco esses motores.

Offline jacinto
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Re: motor a acelarar (relanti custa a baixar)
« Responder #10 em: 04 de Abril, 2014, 21:52:02 »
boas,
tiago, o meu 1.1 é injecção electrónica. é um mk3,5.
shaark, não me vale mais a pena comprar na loja de peças? aquilo é assim tão caro?
obrigado a todos!