Olá, boas noites.
Após a colocação deste tópico (apesar de não ter tido resposta alguma), venho por este meio colocar à vossa disposição o desenrolar do problema que esta situação das velas provocou. Quem sabe, se infelizmente algo de semelhante vos acontecer, a informação contida neste tópico vos possa ajudar a ter algumas luzes na resolução do problema.
Resumindo, a minha esposa andou com o carro desde Dezembro até meados de Junho (cerca de 11 kkm) sempre com o motor a bater. Em Março, foi ao mecânico que trata de todos os carros da família (pais e irmãos) e disse-me que o mecânico meteu um pouco de óleo. Até aqui, nada de anormal. Em meados de Junho telefona-me e diz-me que o carro acendeu por duas vezes no mesmo dia o aviso no rádio de que o óleo do motor estava com pressão baixa. Nenhum aviso de falta de óleo apareceu no painel de instrumentos. Pedi ao meu sogro para a ajudar a ver o óleo, ao que me diz que o óleo nem tocava na vareta. Comprado um litro de óleo, o mesmo só passou a tocar no fundo da vareta. Conclusão, carro no reboque e mecânico.
Entretanto, expliquei ao mecânico aqui desde Inglaterra o que se passava e pedi-lhe para abrir o motor e ver o que estava errado. Veredicto: segmentos e pistão na sucata.
Depois de ele tentar arranjar na Madeira os pistões, segmentos e camisas para reparar o motor, fui informado de que não conseguia e a própria Ford na Madeira não lhe vendia o material. A provável solução seria comprar o material por cá e mandar para a Madeira.
Após algumas pesquisas, encontrei no EBAY um motor de um Ford Fiesta MK8 (estes agora novos de boca grande) com o código SNJB, de 2013 (de acordo com a etiqueta presente no motor, foi montado a 23.Julho.2013) com cerca de 6'000 milhas (9700 kms, mais ou menos), de um Ford Fiesta MK8 Zetec com 82 cvs. O preço em conta (£ 399 ou cerca de 550 €uros) levou-me a comprá-lo e a fazer cerca de 300 e poucos kms para cada lado para o ir buscar (fui busca-lo já depois de Folkstone, onde se encontra o Eurotunnel).
Analisado o motor aqui no meu mecânico no Reino Unido (e meu amigo pessoal), estava de facto tudo em estado novo, tanto faz embraiagem como correia de distribuição). Foi feita uma caixa de madeira com base numa palete, onde foi colocado o motor completamente vazio (atenção que várias empresas de transportes já não aceitam transportar motores derivado às pessoas dizerem que tiraram o óleo do motor e verifica-se aquando do transporte que tal não acontece, provocando por isso danos) e uma caixa com os acessórios desmontados (nomeadamente embraiagem, bobina de ignição e suportes).
Entretanto encontrei uma "espécie" de correctora de envio de paletes (tipo intermediário), o qual depois de uma recusa inicial por parte de um elemento dessa empresa, fui contactado por um segundo elemento da mesma, o qual depois de eu garantir de que o motor se encontrava completamente vazio de óleo e de que pagaria quaisquer danos se se comprovasse que tivessem sido provocados por algum óleo (que não existia no meu motor), me conseguiu um preço perto de 250€ (as únicas que me aceitavam fazer o serviço depois de bastantes recusas, pediam-me preços de 600 a 700€) para me colocar o motor na ilha da Madeira. A transportadora contractada por esta empresa para fazer o serviço foi a TNT, o que me deixou extremamente satisfeito e descansado.
15 dias depois, o motor estava a ser entregue na oficina onde se encontrava o meu Ford, e precisamente um dia antes de eu chegar à Madeira, o carro estava a ser entregue à minha esposa.
Apesar de nos primeiros quilómetros o motor se encontrar extremamente preso (estava parado à cerca de um ano, tendo rodado muito pouco tempo na viatura inicial), com a rodagem que lhe fiz, soltou-se e já sinto o meu carro como estava antes de todo este episódio.
Agora uma coisa é certa... velas Ford no meu carro, nunca mais. Gato escaldado de água fria tem medo, e pela experiência que já tive, as Champion de pólo de platina para os nossos Fiestas, na minha opinião e experiência, metem as velas originais a um canto (ah, e não são feitas na Rússia).
Um abraço e obrigado pela atenção.
Ricardo Paulo.