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Autor Tópico: motor fica acelarado  (Lida 8521 vezes)

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Offline fricky1978
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motor fica acelarado
« em: 19 de Outubro, 2011, 12:12:02 »
Boas pessoal tenho um problema com o meu fiesta de 2001 que me está a deixar os nervos em franja, então é assim quando se mete uma mudança a rotação não cai ou melhor cai mas leva uma eternidade e ás vezes nem cái, uma vez disseram que era da válvula de sofagem comprei uma nova e montei e nada está na mesma, em outra altura fui á ford e lá disseram que era um tubo roto e venderam-me uns tubos com um pequeno T em plástico, tirei o filtro de ar e procurei esse dito tubo mas não encontrei a única coisa parecida foi por baixo do motor mas não tinha as mesma configuração, também descobri que tapando a borboleta do acelarador o motor não parava e devia, encontrei um tubinho da expessura de um cigarro lá perto e encaixei no sitio,pensei já descobri o problema do bicho tapando novamente a admissão já ia abaixo,mas continua a ficar acelarado mesmo com o carro parado dando uma gasada ai atá ás 2000rpm soltando o pedal e a rotação mantêm-se lá em cima para ele baixar para relanti novamente tenho que engrenar a 1ª e soltar um pouco a embraiagem e fica com o relanti normal até á próxima gasada, não consigo entender onde está o problema, se me puderem ajudar que isto de ir para o mecânico nos dias de hoje tá dificil além de cada um dizer a sua.Digam o que tenho de fazer que eu ajeito-me bem(dou uns toques).OBRIGADO

Offline ianchika
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Re: motor fica acelarado
« Responder #1 em: 19 de Outubro, 2011, 13:25:04 »
A mim aconteceu-me e era o sensor de temperatura.

Ah, e outro dos sintomas era a ventoinha que se ligava constantemente, mesmo a frio.
« Última modificação: 19 de Outubro, 2011, 13:26:56 por ianchika »

Offline tiagovsilva
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Re: motor fica acelarado
« Responder #2 em: 19 de Outubro, 2011, 13:29:34 »
Vê o meu post:

http://www.fiestaclubportugal.org/forum/index.php/topic,22691.0.html

Deve ajudar.. deve ser a mesma coisa... (tubos de vácuo, ou sensores ralenti ou MAF) O0

Abraço,

Tiago
« Última modificação: 19 de Outubro, 2011, 13:30:28 por tiagovsilva »

Offline fricky1978
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Re: motor fica acelarado
« Responder #3 em: 19 de Outubro, 2011, 14:55:29 »
A mim aconteceu-me e era o sensor de temperatura.

Ah, e outro dos sintomas era a ventoinha que se ligava constantemente, mesmo a frio.
mas o meu com a ventoinha não se passa nada, só se passou algo era que fazia ar quente mesmo com o botão da sofagem no frio e isso era a válvula de sofagem estragada e podre mudei e ficou ok.
O meu é um mk5 penso eu e por baixo da admissão não existem esses tubos.

Offline Ruben_MK4

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Re: motor fica acelarado
« Responder #4 em: 19 de Outubro, 2011, 18:26:21 »
Tubos do vácuo rotos...

Estão por baixo dos colectores de admissão (em plástico preto) !

Falaste aí que te venderam uns na Ford com um T, a descricão é muito semelhante...

Offline Santos
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Re: motor fica acelarado
« Responder #5 em: 19 de Outubro, 2011, 19:31:25 »
Boas tambem ja me aconteceu isso a rotação tava sempre muito alta, quanto punha mudanças a rotação subia bue e um dia irritado meti o pé no fundo e foi ao corte,  mudeilhe a valvula de ralentin, a torneira da saufagem e a maf e nada. :idiot2:
Um conhecido que trabalha no centro de treino da ford levoume la o carro ligaram á maquina
e era a borboleta, levou uma nova e ate hoje ta novo. Ja pensaste nisso? Por acaso este sintoma pode ter varias razões e a minha foi essa, ja mudaste a tua?


abraço santos
« Última modificação: 19 de Outubro, 2011, 19:33:32 por Santos »

Offline fricky1978
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Re: motor fica acelarado
« Responder #6 em: 19 de Outubro, 2011, 20:12:35 »
Tubos do vácuo rotos...

Estão por baixo dos colectores de admissão (em plástico preto) !

Falaste aí que te venderam uns na Ford com um T, a descricão é muito semelhante...
segundo parece este motor não é igual ao do mk4, eu tenho acesso a esse tubo por baixo do carro já os vi e já tentei tirar mas como estes que tenho não são iguais não fiz mais nada,tenho de os tirar para ver melhor se estão rotos ou não mas não me parece,há um desses que vem do pequeno T que vai dar a uma válvula que está presa numa abraçadeira quando tiro essa vávula o carro acelera muito volto a colocar ele vai outravez para o relanti normal,esse onde a válvula está ligada depois vái mais para dentro entre o alternador e o bloco e deixo-o de ver.

Offline tiago blanquet
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Re: motor fica acelarado
« Responder #7 em: 20 de Outubro, 2011, 11:57:11 »
Tens ou uma fuga de vácuo mas o mais provavel é a valvula do relenti. O a rotação não cai porque o carro está a aspirar ar por algum lado que não deve. Podes de qualquer modo verificar os tubos de vacuo e tentar descobrir alguma fuga. Ve por baixo dos colectores de admissão. No teu carro deverás ter que tirar a caixa toda do filtro pra conseguires la chegar que isso tem o filtro por cima. Verifica tambem a mangueira que vai para o servo freio e outra que encaixa no topo da valvula de pressão da gasolina. São todas mangueiras de vacuo. Verifica então a valvula do relenti e claro, faz a classica limpeza a maf so pra despistar.

Offline Johnyfiesta
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Re: motor fica acelarado
« Responder #8 em: 20 de Outubro, 2011, 12:59:51 »
Se forem ao autodata a ford dá isso como um defeito.

Subtituir Potenciometro e cablagem.
O meu mk5 tem o mesmo problema. Troquei só o potenciometro e melhor mas ainda nao esta bom.

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Re: motor fica acelarado
« Responder #9 em: 20 de Outubro, 2011, 18:27:00 »
  Faças o que fizeres desliga sempre a bateria no mínimo por uns 15 minutos para fazer o reset há centralina, senão ele fica na mesma.
  Até podes desligar só a bateria e não fazer nada, ele deverá ficar com o comportamento normal, só que mais tarde volta ao mesmo se não tiveres ido ao "fundo"da questão.
  O meu a semana passada começou a fazer isso, mesmo depois de ter trocado os tubos de vácuo, limpo a MAF, etc. Era a válvula de vácuo que não estava bem encaixada no motor a borracha tem alguma folga e a válvula vem subindo acabando por deixar passar ar. Encaixei melhor, desliguei a bateria para fazer o reset e segui viagem.

Offline fricky1978
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Re: motor fica acelarado
« Responder #10 em: 20 de Outubro, 2011, 18:57:59 »
obrigado pessoal, na semana que vai entrar vou pôr mãos há obra depois digo como ficou...

Offline fricky1978
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Re: motor fica acelarado
« Responder #11 em: 25 de Outubro, 2011, 13:26:28 »
Tens ou uma fuga de vácuo mas o mais provavel é a valvula do relenti. O a rotação não cai porque o carro está a aspirar ar por algum lado que não deve. Podes de qualquer modo verificar os tubos de vacuo e tentar descobrir alguma fuga. Ve por baixo dos colectores de admissão. No teu carro deverás ter que tirar a caixa toda do filtro pra conseguires la chegar que isso tem o filtro por cima. Verifica tambem a mangueira que vai para o servo freio e outra que encaixa no topo da valvula de pressão da gasolina. São todas mangueiras de vacuo. Verifica então a valvula do relenti e claro, faz a classica limpeza a maf so pra despistar.
boas já destapei o filtro e queria sacar os colectores para fora mas não estou a conseguir,tirei 4 parafusos no compartimento do filtro e mais 1 por traz do alternandor e o colector não sai de maneira nenhuma,queria seguir o tubo que vái de uma válvula pequena de plástico que está na frente do motor só que esse tubo perde-se para trás do colector,também não sei onde está a MAF eu penso que seja duas peças eléctronica que estão dentro do compartimento do filtro,tenho duvidas alguém me pode arranjar algum esquema deste motor...

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Re: motor fica acelarado
« Responder #12 em: 25 de Outubro, 2011, 14:50:13 »
O teu motor é igual a este?



  Se for, os tubos de vácuo estão por baixo do colectores até se consegue ver na foto, faz um T, não precisas de tirar os colectores para tirar, basta ir puxando com alguma ginástica, no "pé" do T liga há válvula de vácuo, também podes tirar e dar uma limpeza, é só puxar.

  Também podes dar uma limpeza há válvula de relanti, é aquela peça de alumínio que na foto tá ali por baixo da vareta de óleo.

  A MAF fica entre a caixa do filtro de ar e aquela braçadeira de alumínio, muito cuidado a limpar e manusear que uma MAF nova ainda é cara.

  Se o motor não for igual tenta meter aqui uma foto, fica mais fácil ajudar.


Offline fricky1978
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Re: motor fica acelarado
« Responder #13 em: 25 de Outubro, 2011, 19:15:05 »
o meu motor é que tem o filtro por cima do coletor.

[/URL]

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não sei o que se passa não consigo pôr imagem...
« Última modificação: 25 de Outubro, 2011, 20:26:58 por fricky1978 »

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Re: motor fica acelarado
« Responder #14 em: 26 de Outubro, 2011, 20:37:17 »



Realmente nesse motor não sei a localização dos componentes, embora deva funcionar igual, devem estar em sítios diferentes :(

Offline fricky1978
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Re: motor fica acelarado
« Responder #15 em: 26 de Outubro, 2011, 21:24:13 »



Realmente nesse motor não sei a localização dos componentes, embora deva funcionar igual, devem estar em sítios diferentes :(

já fiz a limpeza da MAF e da válvula de relanti e também de uma outra válvula que está no tubo á frente do filtro mas ainda não tive hipotese de testar porque tenho o carro desmontado em serviço de pintura,assim que consiga digo algo.

Offline fricky1978
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Re: motor fica acelarado
« Responder #16 em: 31 de Outubro, 2011, 09:25:26 »
obrigado, a todo o pessoal que tentou ajudar mas parece que tenho carro outravez e já não acelera nem fica acelarado o que fiz foi o seguinte: uma limpeza na MAF com WD40 e um spray de contactos, uma limpeza na válvula de relanti depois de ter ficado de molho em gasolina durante 15 minutos para descarbonizar com ajuda de um pequeno pincel e um spray de limpeza de travões para retirar o mais agarrado,montei tudo e até agora está tudo ok....não encontrei qualquer tubo roto...


ps: também limpei a válvula em plástico que fica ao lado esquerdo do filtro também com gasolina e spray de travões.
« Última modificação: 31 de Outubro, 2011, 09:27:25 por fricky1978 »