Garagem do Clube

Autor Tópico: Mudar óleo e filtro  (Lida 15164 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline J.Oliveira

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 300
  • Feedback: +0/-0
Mudar óleo e filtro
« em: 24 de Maio, 2012, 19:00:42 »
Boas!

Preciso de mudar o óleo e o filtro do MKIII que tenho, por acaso alguém sabe quem faça isso na zona de Odivelas mas levando eu o óleo e o filtro o qual já comprei, é que o mecânico que tinha de confiança faleceu de repente ou seja nem deu por ela, de momento ando á procura de uma oficina de confiança porque até tenho outro carro, mas preciso de momento mudar o óleo ao MKIII, mas Midas, Norauto, etc, acho que não fazem isso se levarmos os produtos, e que pelo tenho visto na net usam o sistema de sucção e alguns dizem bem e outros mal, e no fundo queria era que mudassem tirando o bujão para sair tudo.

Cumprimentos,

Offline sunk
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 35
  • Feedback: +0/-0
Re: Mudar óleo e filtro
« Responder #1 em: 25 de Maio, 2012, 09:49:31 »
Acho que é básico e o melhor é seres tu a fazer

Offline pauloalex
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2283
  • Feedback: +3/-0
  • Fiesta MK6 1.4 TDCi
Re: Mudar óleo e filtro
« Responder #2 em: 25 de Maio, 2012, 11:05:56 »
passa por queluz um dia que dou-te um jeitinho nisso!

Offline J.Oliveira

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 300
  • Feedback: +0/-0
Re: Mudar óleo e filtro
« Responder #3 em: 25 de Maio, 2012, 23:39:53 »
Boa noite.

Tenho o óleo e o filtro, mas as ditas empresas e outras só efectuam o serviço sendo eles a fornecerem o material, um tipo já nem é livre de comprar o que quer, comprei onde encontrei mais barato e até recebi hoje a maioria deve conhecer a empresa o óleo é da Marca Moly, também lhes vou comprar um produto que segundo um dos donos é uma maravilha para o motor e é recente convém colocar quando se muda o óleo,  o nome é do produto da mesma marca do óleo é Ceratec.

Só que não tenho saca filtros e preciso de um, na net em PT não encontro nada só nos sites BR então ai é aos montes, ou na Amazon, não comprendo com em PT não á nada na net a não ser distribuidores que fazen para os revendedores.

Cumprimentos,

João Oliveira
« Última modificação: 25 de Maio, 2012, 23:52:55 por J.Oliveira »

Offline pauloalex
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2283
  • Feedback: +3/-0
  • Fiesta MK6 1.4 TDCi
Re: Mudar óleo e filtro
« Responder #4 em: 26 de Maio, 2012, 10:36:26 »
Saca filtros? do óleo? Isso tira-se bem simplesmente com uma chave de fendas! Furas o filtro de um lado ao outro com a chave e rodas até o filtro desapertar. Depois até com a mão consegues rodar e tirá-lo. Se fazes questão num saca-filtros o meu comprei pelo menos há uns 6 ou 7 anos (ainda tinha o mk3 a gasolina) num chines!

Offline J.Oliveira

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 300
  • Feedback: +0/-0
Re: Mudar óleo e filtro
« Responder #5 em: 26 de Maio, 2012, 11:29:02 »
Saca filtros? do óleo? Isso tira-se bem simplesmente com uma chave de fendas! Furas o filtro de um lado ao outro com a chave e rodas até o filtro desapertar. Depois até com a mão consegues rodar e tirá-lo. Se fazes questão num saca-filtros o meu comprei pelo menos há uns 6 ou 7 anos (ainda tinha o mk3 a gasolina) num chines!

Boas ! pauloalex,

Ok, compreendido, se não for de uma maneira vai de outra, e também tenho que ensinar o meu filho a fazer isso porque ele é que anda com o carro e não sabe, eu tenho outra viatura.

Sei que para colocar tem que ser apertado á mão, correcto ?

Obrigado pelas dicas e atenção.

Cumprimentos,

Offline pauloalex
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2283
  • Feedback: +3/-0
  • Fiesta MK6 1.4 TDCi
Re: Mudar óleo e filtro
« Responder #6 em: 26 de Maio, 2012, 13:23:18 »
Sim, para colocar o novo filtro basta apertá-lo à mão mas sempre bem apertado!

A malta está aqui é para ajudar! ;)

Offline J.Oliveira

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 300
  • Feedback: +0/-0
Re: Mudar óleo e filtro
« Responder #7 em: 27 de Maio, 2012, 14:25:03 »
Sim, para colocar o novo filtro basta apertá-lo à mão mas sempre bem apertado!

A malta está aqui é para ajudar! ;)

Sim, para colocar o novo filtro basta apertá-lo à mão mas sempre bem apertado!

A malta está aqui é para ajudar! ;)

Obrigadão  O0

Cumprimentos,

Offline J.Oliveira

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 300
  • Feedback: +0/-0
Re: Mudar óleo e filtro
« Responder #8 em: 27 de Maio, 2012, 14:27:16 »
Boas!

Ora bem digam lá se é assim que devo fazer  ::)

Já tenho tudo, agora uma pergunta o bujão é redondo ou tira-se com uma chave de bocas, é que já ouvi dizer que existem redondos e tiram com uma chave daquelas que serve para os tubos das canalizações  ::)

Como nunca fiz isto, suponho que terei que proceder da seguinte maneira:
1- Tira-se o bujão e saca-se o óleo
2- Tira-se o filtro velho, convém ver se a junta vem agarrada, e limpa-se bem onde o mesmo encaixa, enche-se o novo e lubrifica-se com os dedos e o óleo o vedante e coloca-se o mesmo com as mãos sem apertar muito.
3- Depois de estar o óleo todo fora sem pingar, coloca-se então o bujão, e mete-se o óleo novo.
4- Isto tudo a frio ou um pouco morno, pois já li que se o óleo velho estiver um pouco quente sai melhor  ::)
5- Depois disto põe-se o mesmo a trabalhar um pouco para o óleo novo correr dentro do motor e depois acerta-se os níveis.

Se algo não estiver bem da minha parte agradeço que digam  :)

Já agora acham que mude também o filtro de ar ?

Cumprimentos,

Offline shaark
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 581
  • Feedback: +0/-0
Re: Mudar óleo e filtro
« Responder #9 em: 27 de Maio, 2012, 14:49:38 »
O bujao tira-se com uma chave de bocas, uma 12 se nao estou em erro. De resto é isso que disses-te, eu aproveitei e quando fui comprar o oleo mudei logo a seguir, esperei ai uns 10 min que o motor arrefece-se um bocadinho e depois mudei o oleo, fiz tudo em 1h +/- nas calmas sem pressas.

O filtro de ar se tiver muito sujo, sim, podes mudar.

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: Mudar óleo e filtro
« Responder #10 em: 27 de Maio, 2012, 19:25:07 »


Boas ! pauloalex,

Ok, compreendido, se não for de uma maneira vai de outra, e também tenho que ensinar o meu filho a fazer isso porque ele é que anda com o carro e não sabe, eu tenho outra viatura.

Sei que para colocar tem que ser apertado á mão, correcto ?

Obrigado pelas dicas e atenção.

Cumprimentos,

molha a borracha do filtro com oleo novo  ;)

Offline Dfmgnclvs
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 944
  • Feedback: +7/-0
Re: Mudar óleo e filtro
« Responder #11 em: 27 de Maio, 2012, 20:12:22 »
Cuidado que se for um mk3 ou mk3.5 que tenha o bujão de origem, a chave necessária é de 1/2 polegada, a chave 13 serve mas arriscas-te a moer o sextavado do bujão e depois tás tramado, numa drogaria ou loja de ferramentas arranja uma chave de luneta de 1/2 polegada e ficas logo servido para mudares o oleo à vontade. De resto todos os procedimentos tão ok, só deves comprar uma anilha de cobre para o bujão, se nao me engano o diametro é de 14mm.

Cumps

Offline J.Oliveira

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 300
  • Feedback: +0/-0
Re: Mudar óleo e filtro
« Responder #12 em: 29 de Maio, 2012, 22:55:08 »
Cuidado que se for um mk3 ou mk3.5 que tenha o bujão de origem, a chave necessária é de 1/2 polegada, a chave 13 serve mas arriscas-te a moer o sextavado do bujão e depois tás tramado, numa drogaria ou loja de ferramentas arranja uma chave de luneta de 1/2 polegada e ficas logo servido para mudares o oleo à vontade. De resto todos os procedimentos tão ok, só deves comprar uma anilha de cobre para o bujão, se nao me engano o diametro é de 14mm.

Cumps

Obrigado pelo aviso, mais vale prevenir do que remediar, amanhã já vou comprar uma aos chinocas ou então vou ver se tenho ali alguma dessa medida, de bocas tenho todas, agora de luneta não sei mas também tenho umas que de um lado é de bocas e do outro é luneta, quanto á anilha é que tenho que comprar, obrigado pelas dicas é que estou a apontar fazer a muda do óleo no fim de semana, só não sei é onde hei-de colocar o óleo velho....  :-\

Cumprimentos,
J.Oliveira

Offline J.Oliveira

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 300
  • Feedback: +0/-0
Re: Mudar óleo e filtro
« Responder #13 em: 29 de Maio, 2012, 23:14:22 »
Boas!

Como não sou expert na matéria 1/2 é chave 13 tanto de bocas como de luneta, certo ::)

Cumprimentos,
« Última modificação: 29 de Maio, 2012, 23:14:58 por J.Oliveira »

Offline BanhocaPT
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 383
  • Feedback: +0/-0
Re: Mudar óleo e filtro
« Responder #14 em: 30 de Maio, 2012, 15:34:01 »
Boas!

Como não sou expert na matéria 1/2 é chave 13 tanto de bocas como de luneta, certo ::)

Cumprimentos,

Claro, os tamanhos são todos iguais (à partida  >:D)

Mas eu utilizaria um bom roquete - tens muito mais alavanca.

Relativamente à anilha, eu não meti no meu e até ver sem problemas. Para tirar o problema pode ser outro  :knuppel2:

Offline Fiesta97
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 62
  • Feedback: +0/-0
Re: Mudar óleo e filtro
« Responder #15 em: 30 de Maio, 2012, 19:11:54 »
Bem deixo a dica, a midas só faz procedimentos com o material deles, mas a norauto podes levar o teu próprio material e eles fazem a mão de obra.

mentira, quis fazer isso na norauto do parque nascente e so metem as coisas se comprares lá

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re: Mudar óleo e filtro
« Responder #16 em: 30 de Maio, 2012, 20:10:20 »
Boas!

Como não sou expert na matéria 1/2 é chave 13 tanto de bocas como de luneta, certo ::)

Cumprimentos,
a 1/2 polegada dá uma 12.5mm ,a 13mm dá mas tem a tendencia a morder pois não faz a força como deve ser.

Offline J.Oliveira

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 300
  • Feedback: +0/-0
Re: Mudar óleo e filtro
« Responder #17 em: 31 de Maio, 2012, 19:48:34 »
Cuidado que se for um mk3 ou mk3.5 que tenha o bujão de origem, a chave necessária é de 1/2 polegada, a chave 13 serve mas arriscas-te a moer o sextavado do bujão e depois tás tramado, numa drogaria ou loja de ferramentas arranja uma chave de luneta de 1/2 polegada e ficas logo servido para mudares o oleo à vontade. De resto todos os procedimentos tão ok, só deves comprar uma anilha de cobre para o bujão, se nao me engano o diametro é de 14mm.

Cumps

Bem chave luneta até tenho, de bocas e de roquete também, não consigo é arranjar a anilha de cobre em nenhuma loja de ferragens, consegui arranjar uma de latão amarelo mas é 13,5mm de diâmetro, já corri as lojas todas de Odivelas e ninguém tem nem sabem dizer onde arranjar, só me falta ir ao Aki de Loures lá talvez encontre, se não colocar anilha terá problema, já disseram aqui que não colocaram e até agora não houve problemas.

Cumprimentos,

Offline shaark
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 581
  • Feedback: +0/-0
Re: Mudar óleo e filtro
« Responder #18 em: 31 de Maio, 2012, 20:47:58 »
Cuidado que se for um mk3 ou mk3.5 que tenha o bujão de origem, a chave necessária é de 1/2 polegada, a chave 13 serve mas arriscas-te a moer o sextavado do bujão e depois tás tramado, numa drogaria ou loja de ferramentas arranja uma chave de luneta de 1/2 polegada e ficas logo servido para mudares o oleo à vontade. De resto todos os procedimentos tão ok, só deves comprar uma anilha de cobre para o bujão, se nao me engano o diametro é de 14mm.

Cumps

Bem chave luneta até tenho, de bocas e de roquete também, não consigo é arranjar a anilha de cobre em nenhuma loja de ferragens, consegui arranjar uma de latão amarelo mas é 13,5mm de diâmetro, já corri as lojas todas de Odivelas e ninguém tem nem sabem dizer onde arranjar, só me falta ir ao Aki de Loures lá talvez encontre, se não colocar anilha terá problema, já disseram aqui que não colocaram e até agora não houve problemas.

Cumprimentos,

Roady / Norauto e lojas afins deves conseguir arranjar.

Offline J.Oliveira

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 300
  • Feedback: +0/-0
Re: Mudar óleo e filtro
« Responder #19 em: 31 de Maio, 2012, 21:50:41 »
Bem chave luneta até tenho, de bocas e de roquete também, não consigo é arranjar a anilha de cobre em nenhuma loja de ferragens, consegui arranjar uma de latão amarelo mas é 13,5mm de diâmetro, já corri as lojas todas de Odivelas e ninguém tem nem sabem dizer onde arranjar, só me falta ir ao Aki de Loures lá talvez encontre, se não colocar anilha terá problema, já disseram aqui que não colocaram e até agora não houve problemas.

Cumprimentos,
[/quote]

Roady / Norauto e lojas afins deves conseguir arranjar.
[/quote]

Talvez... tenho a Norauto que abriu á pouco aqui em Odivelas vou lá ver e Roady tenho em Famões, as lojas que vende material para canalizadores também devem ter.....

Obrigado e cumprs

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: Mudar óleo e filtro
« Responder #20 em: 01 de Junho, 2012, 02:34:22 »
Vais a ford que por uns 2 euros trazes uma mão cheia!

Offline Dfmgnclvs
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 944
  • Feedback: +7/-0
Re: Mudar óleo e filtro
« Responder #21 em: 04 de Junho, 2012, 01:55:15 »
Bolas... mas arranja-se tão facilmente uma anilha de cobre para estes fiestas... aqui em leiria ou no entroncamento arranja-se a pontapé... É estranho!

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: Mudar óleo e filtro
« Responder #22 em: 04 de Junho, 2012, 21:51:36 »
Pois mas as anilhas de cobre nem sempre são aquilo que é preciso para ali. para o meu diesel pelo menos tem uma borracha por dentro...

Offline Dfmgnclvs
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 944
  • Feedback: +7/-0
Re: Mudar óleo e filtro
« Responder #23 em: 04 de Junho, 2012, 22:06:24 »
Mas para o carro dele é simplesmente a anilha de cobre, basta, não é necessario nenhuma borracha.
Isso depende de motor para motor, alguns têm essa anilha especial!

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: Mudar óleo e filtro
« Responder #24 em: 05 de Junho, 2012, 01:11:34 »
Mas para o carro dele é simplesmente a anilha de cobre, basta, não é necessario nenhuma borracha.
Isso depende de motor para motor, alguns têm essa anilha especial!

Pois nesse caso não sei, mas quando compro na ford fico com a certeza que é aquela peça para aquele carro, e andar com fugas por causa de 0.52€...  ;)