Fiesta Club Portugal
Área Auto - Motores, Chassis, Rodas, Etc => Motores a Gasolina => Tópico iniciado por: zudjan em 23 de Julho, 2004, 00:22:53
-
Gostaria de saber quais os factores principais para que um carro ganhe mais velocidade de ponta?
O que eu sei é:
Medida das jantes -> Quanto maior for o diametro das jantes, mais velocidade de ponta este ganha.
Medida do pneu -> Quanto maior for o perfil do pneu, mais este ganha velocidade de ponta.
Compressão de gases(escape) -> Quanto maior for a compressão de gases, ajuda o carro a ter mais ponta. Por ex: tirando o catalizador este ganha mais arranque mas perde ponta.
Que mais se pode alterar para o ganho de ponta?
-
Tas todo confuso..
Vou esplicar o mais detalhado possivel sublinhando o k dissestes e comentando...
Medida das jantes -> Quanto maior for o diametro das jantes, mais velocidade de ponta este ganha.
Errado, quanto maior e as jantes maior e as perdas, perdas por enercia, movimentos lineares e nao lineares, momentos de inerçia, atricto por rolamento, etc etc, podes e ver mais velocidade no conta-kilometros mas isto pk aumentas o erro....
Medida do pneu -> Quanto maior for o perfil do pneu, mais este ganha velocidade de ponta.
Mais uma vez errado, maior perfil ainda maiores perdas a acrescentar, devido ao aumento do perimetro do pneu, um perfil mais alto permite maior conforto e esforça menos uma suspensão, por outro lado fazes curvas mais abertas, perfil baixo e o inverso
Compressão de gases(escape) -> Quanto maior for a compressão de gases, ajuda o carro a ter mais ponta. Por ex: tirando o catalizador este ganha mais arranque mas perde ponta.
Depende, mais compressão de gases, melhor baixa, media assim assim pior ponta, escape mais livre do tipo mega-reactor, baixas muito fracas, medias assim-assim e altas muito boas, isto por causa da velocidade a k as valvulas ficam fechadas, abertas (a arvore de cames desempenha um papel importante aqui)
O catalizador nos carro antigos, tipo o xr2i , era muito restrictivo, chegava msm a roubar 8..20cv!!! um abuso! nos carros modernos a removoção do catalizador nao faz grande diferença!
Se queres velocidade de ponta, e mais potencia existem peças chaves k podes mudar! se quiseres saber mais manda mp ou coisa do genero k eu com todo o gosto te esplico ;)
-
Quais são as peças chave?! Volante do motor? Tirar peso?
AB
-
Tas todo confuso..
Vou esplicar o mais detalhado possivel sublinhando o k dissestes e comentando...
Medida das jantes -> Quanto maior for o diametro das jantes, mais velocidade de ponta este ganha.
Errado, quanto maior e as jantes maior e as perdas, perdas por enercia, movimentos lineares e nao lineares, momentos de inerçia, atricto por rolamento, etc etc, podes e ver mais velocidade no conta-kilometros mas isto pk aumentas o erro....
Tb errado diminuis o erro se modificares 1 medida de jantes se meter por xs de 14 pa 16 ou 17 ficas com um erro maior mas desta vex pra baixo, podendo ires a 200 e marcar 180
-
Repondendo à pergunta inicial:
Os dois factores mais importantes para atingir grandes velocidades de ponta são a potência e a aerodinâmica.
Portanto o que tens a fazer é meter um turbo e instalar um aileron matias! :P :thumbsdown:
-
Meter um turbo lolol
Era bom era, quanto ah aerodinamica, não é nada que se resolva :twisted:
-
começares por rebaixar o carro, de uma maneira ou de outra, acaba por te ajudar em termos de aerodinamica.....
Abraço!
PS: axo q devias começar por ai Zuldjan :shock:
-
Aerodinâmica... Nunca me esqueço do que disse no canal de história o Eng da Ford responsável pelo projecto do GT40... De que vale ter muitos CV se não temos uma boa aerodinâmica?!
Spoilers nisso com rebaixamento!
So isso explica o meu antigo fiesta andar mais que um Saxo VTS (170 km/h contra os 175 km/h anúnciados pelo fabricante Ford/Citroën)
-
Mas quanto a aerodinamica pouco posso fazer...
Pois spoiler jah o tenho falta so mm o rebaixamento :oops:
-
presumo q queiras passar dos 200 para ir para a VDG certo?
Monta um motor zetec 2lts 16v. Tem e q se ver a cx para q tenha uma quarta e quinta longa.
Rebaixa o carro 60mm com amortecedores duros q nem c0rn0s. Nao queremos q ele salte fora da ponte por apanhar ar por baixo.
-
Tem-se que se passar dos 200 para ir para a VDG ? :lol:
Agora a série, aquilo nao tá cheio de radares ?
-
ainda ontem lah passei, 140 / 150
(carro Stock + 3 pessoas + ventania do krl)
E não bi nada :roll:
Eu n keru que de 200 para ir pa vasco :evil:
Quero é ganhar mais ponta...
-
Voces passam por tantos sensores e radares q nem dao por isso embora estes para verificar alguma coisa q esteja a impedir as vias.. logo, se fossem radares a serio ja deverias ter uma bela multa em casa sem dares conta. eu vou averiguar o caso q o meu cunhado faz control de trafego na vasco.
PS na sexta e no sabado a noite, nos picos houve acidentes. e ja agora sabem qt tempo é q 8 carros em linha com luzes apagadas demoraram a fazer desde a portagem ate ao fim do tabuleiro? nd mais nd menos q 4 min... :shock: :shock:
-
:shock:
-
O meu faz 3 lolol
No gozo :twisted:
-
Faz as contas e ves a q velocidade é q eles demoram a fazer 17km... és capaz de dizer um F****** dakeles grandes no fim das contas :D
-
Impossivel... 340km/h... não são 17km isso te garanto. se desse 240 mesmo assim era mto speed.
-
N da 340 mas sim 250 fredyx
-
255 km/h :D :D :D :D :D
Abraço
-
uma hora quantos segundos tem??? não são 3600???
-
Lol, sim :P
-
Tb tenho a ideia que são 255km´s... :roll:
-
olhem o offtopic