Tas todo confuso..
Vou esplicar o mais detalhado possivel sublinhando o k dissestes e comentando...
Medida das jantes -> Quanto maior for o diametro das jantes, mais velocidade de ponta este ganha.
Errado, quanto maior e as jantes maior e as perdas, perdas por enercia, movimentos lineares e nao lineares, momentos de inerçia, atricto por rolamento, etc etc, podes e ver mais velocidade no conta-kilometros mas isto pk aumentas o erro....
Medida do pneu -> Quanto maior for o perfil do pneu, mais este ganha velocidade de ponta.
Mais uma vez errado, maior perfil ainda maiores perdas a acrescentar, devido ao aumento do perimetro do pneu, um perfil mais alto permite maior conforto e esforça menos uma suspensão, por outro lado fazes curvas mais abertas, perfil baixo e o inverso
Compressão de gases(escape) -> Quanto maior for a compressão de gases, ajuda o carro a ter mais ponta. Por ex: tirando o catalizador este ganha mais arranque mas perde ponta.
Depende, mais compressão de gases, melhor baixa, media assim assim pior ponta, escape mais livre do tipo mega-reactor, baixas muito fracas, medias assim-assim e altas muito boas, isto por causa da velocidade a k as valvulas ficam fechadas, abertas (a arvore de cames desempenha um papel importante aqui)
O catalizador nos carro antigos, tipo o xr2i , era muito restrictivo, chegava msm a roubar 8..20cv!!! um abuso! nos carros modernos a removoção do catalizador nao faz grande diferença!
Se queres velocidade de ponta, e mais potencia existem peças chaves k podes mudar! se quiseres saber mais manda mp ou coisa do genero k eu com todo o gosto te esplico