Garagem do Clube

Autor Tópico: O que é perciso(Vel ponta)  (Lida 7123 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

zudjan
  • Visitante
O que é perciso(Vel ponta)
« em: 23 de Julho, 2004, 00:22:53 »
Gostaria de saber quais os factores principais para que um carro ganhe mais velocidade de ponta?

O que eu sei é:

Medida das jantes -> Quanto maior for o diametro das jantes, mais velocidade de ponta este ganha.

Medida do pneu -> Quanto maior for o perfil do pneu, mais este ganha velocidade de ponta.

Compressão de gases(escape) -> Quanto maior for a compressão de gases, ajuda o carro a ter mais ponta. Por ex: tirando o catalizador este ganha mais arranque mas perde ponta.

Que mais se pode alterar para o ganho de ponta?

Offline Dr_x2

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 283
  • Feedback: +0/-0
O que é perciso(Vel ponta)
« Responder #1 em: 23 de Julho, 2004, 01:57:03 »
Tas todo confuso..
Vou esplicar o mais detalhado possivel sublinhando o k dissestes e comentando...
Citar
Medida das jantes -> Quanto maior for o diametro das jantes, mais velocidade de ponta este ganha.

Errado, quanto maior e as jantes maior e as perdas, perdas por enercia, movimentos lineares e nao lineares, momentos de inerçia, atricto por rolamento, etc etc, podes e ver mais velocidade no conta-kilometros mas isto pk aumentas o erro....

Citar
Medida do pneu -> Quanto maior for o perfil do pneu, mais este ganha velocidade de ponta.


Mais uma vez errado, maior perfil ainda maiores perdas a acrescentar, devido ao aumento do perimetro do pneu, um perfil mais alto permite maior conforto e esforça menos uma suspensão, por outro lado fazes curvas mais abertas, perfil baixo e o inverso

Citar
Compressão de gases(escape) -> Quanto maior for a compressão de gases, ajuda o carro a ter mais ponta. Por ex: tirando o catalizador este ganha mais arranque mas perde ponta.


Depende, mais compressão de gases, melhor baixa, media assim assim pior ponta, escape mais livre do tipo mega-reactor, baixas muito fracas, medias assim-assim e altas muito boas, isto por causa da velocidade a k as valvulas ficam fechadas, abertas (a arvore de cames desempenha um papel importante aqui)
O catalizador nos carro antigos, tipo o xr2i , era muito restrictivo, chegava msm a roubar 8..20cv!!! um abuso! nos carros modernos a removoção do catalizador nao faz grande diferença!

Se queres velocidade de ponta, e mais potencia existem peças chaves k podes mudar! se quiseres saber mais manda mp ou coisa do genero k eu com todo o gosto te esplico ;)

Offline PilotoZetec

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1053
  • Feedback: +0/-0
O que é perciso(Vel ponta)
« Responder #2 em: 23 de Julho, 2004, 10:42:49 »
Quais são as peças chave?! Volante do motor? Tirar peso?

AB

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
O que é perciso(Vel ponta)
« Responder #3 em: 23 de Julho, 2004, 13:51:01 »
Citar
Tas todo confuso..
Vou esplicar o mais detalhado possivel sublinhando o k dissestes e comentando...
Citar
Medida das jantes -> Quanto maior for o diametro das jantes, mais velocidade de ponta este ganha.

Errado, quanto maior e as jantes maior e as perdas, perdas por enercia, movimentos lineares e nao lineares, momentos de inerçia, atricto por rolamento, etc etc, podes e ver mais velocidade no conta-kilometros mas isto pk aumentas o erro....


Tb errado diminuis o erro se modificares 1 medida de jantes se meter por xs de 14 pa 16 ou 17 ficas com um erro maior mas desta vex pra baixo, podendo ires a 200 e marcar 180

RPM
  • Visitante
O que é perciso(Vel ponta)
« Responder #4 em: 23 de Julho, 2004, 15:32:17 »
Repondendo à pergunta inicial:

Os dois factores mais importantes para atingir grandes velocidades de ponta são a potência e a aerodinâmica.

Portanto o que tens a fazer é meter um turbo e instalar um aileron matias! :P  :thumbsdown:

zudjan
  • Visitante
O que é perciso(Vel ponta)
« Responder #5 em: 23 de Julho, 2004, 18:10:28 »
Meter um turbo lolol

Era bom era, quanto ah aerodinamica, não é nada que se resolva  :twisted:

Offline Plastic

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1125
  • Feedback: +0/-0
O que é perciso(Vel ponta)
« Responder #6 em: 23 de Julho, 2004, 19:53:34 »
começares por rebaixar o carro, de uma maneira ou de outra, acaba por te ajudar em termos de aerodinamica.....

Abraço!

PS: axo q devias começar por ai Zuldjan  :shock:

Offline ZetecS
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1763
  • Feedback: +0/-0
O que é perciso(Vel ponta)
« Responder #7 em: 23 de Julho, 2004, 20:51:12 »
Aerodinâmica... Nunca me esqueço do que disse no canal de história o Eng da Ford responsável pelo projecto do GT40... De que vale ter muitos CV se não temos uma boa aerodinâmica?!

Spoilers nisso com rebaixamento!

So isso explica o meu antigo fiesta andar mais que um Saxo VTS (170 km/h contra os 175 km/h anúnciados pelo fabricante Ford/Citroën)

zudjan
  • Visitante
O que é perciso(Vel ponta)
« Responder #8 em: 24 de Julho, 2004, 01:15:07 »
Mas quanto a aerodinamica pouco posso fazer...

Pois spoiler jah o tenho falta so mm o rebaixamento :oops:

Offline BUTRE
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 840
  • Feedback: +0/-0
O que é perciso(Vel ponta)
« Responder #9 em: 24 de Julho, 2004, 09:59:05 »
presumo q queiras passar dos 200 para ir para a VDG certo?

Monta um motor zetec 2lts 16v. Tem e q se ver a cx para q tenha uma quarta e quinta longa.

Rebaixa o carro 60mm com amortecedores duros q nem c0rn0s. Nao queremos q ele salte fora da ponte por apanhar ar por baixo.

Borges
  • Visitante
O que é perciso(Vel ponta)
« Responder #10 em: 24 de Julho, 2004, 10:56:45 »
Tem-se que se passar dos 200 para ir para a VDG ?  :lol:

Agora a série, aquilo nao tá cheio de radares ?

zudjan
  • Visitante
O que é perciso(Vel ponta)
« Responder #11 em: 25 de Julho, 2004, 20:26:11 »
ainda ontem lah passei, 140 / 150
 (carro Stock + 3 pessoas + ventania do krl)

E não bi nada :roll:

Eu n keru que de 200 para ir pa vasco :evil:

Quero é ganhar mais ponta...

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
O que é perciso(Vel ponta)
« Responder #12 em: 26 de Julho, 2004, 13:34:15 »
Voces passam por tantos sensores e radares q nem dao por isso embora estes para verificar alguma coisa q esteja a impedir as vias.. logo, se fossem radares a serio ja deverias ter uma bela multa em casa sem dares conta. eu vou averiguar o caso q o meu cunhado faz control de trafego na vasco.
PS na sexta e no sabado a noite, nos picos houve acidentes. e ja agora sabem qt tempo é q 8 carros em linha com luzes apagadas demoraram a fazer desde a portagem ate ao fim do tabuleiro? nd mais nd menos q 4 min... :shock:  :shock:

Borges
  • Visitante
O que é perciso(Vel ponta)
« Responder #13 em: 26 de Julho, 2004, 13:36:26 »
:shock:

zudjan
  • Visitante
O que é perciso(Vel ponta)
« Responder #14 em: 26 de Julho, 2004, 13:45:15 »
O meu faz 3 lolol

No gozo :twisted:

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
O que é perciso(Vel ponta)
« Responder #15 em: 26 de Julho, 2004, 13:58:43 »
Faz as contas e ves a q velocidade é q eles demoram a fazer 17km... és capaz de dizer um F****** dakeles grandes no fim das contas  :D

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
O que é perciso(Vel ponta)
« Responder #16 em: 26 de Julho, 2004, 14:08:01 »
Impossivel... 340km/h... não são 17km isso te garanto. se desse 240 mesmo assim era mto speed.

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
O que é perciso(Vel ponta)
« Responder #17 em: 27 de Julho, 2004, 21:32:44 »
N da 340 mas sim 250 fredyx

Bug Killer 03
  • Visitante
O que é perciso(Vel ponta)
« Responder #18 em: 27 de Julho, 2004, 22:23:58 »
255 km/h  :D  :D  :D  :D  :D


Abraço

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
O que é perciso(Vel ponta)
« Responder #19 em: 28 de Julho, 2004, 14:14:32 »
uma hora quantos segundos tem??? não são 3600???

Borges
  • Visitante
O que é perciso(Vel ponta)
« Responder #20 em: 28 de Julho, 2004, 14:43:11 »
Lol, sim  :P

DarkFenix
  • Visitante
O que é perciso(Vel ponta)
« Responder #21 em: 28 de Julho, 2004, 15:17:10 »
Tb tenho a ideia que são 255km´s...  :roll:

zudjan
  • Visitante
O que é perciso(Vel ponta)
« Responder #22 em: 28 de Julho, 2004, 23:45:43 »
olhem o offtopic