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Autor Tópico: Oleo 20w50  (Lida 22150 vezes)

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Offline NeoMatrixRevo
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Oleo 20w50
« em: 04 de Maio, 2011, 11:21:51 »
Pessoal... O que é que acham de em um Ford Fiesta 1.1 de 1994 MK3 trocar o óleo por 20w50? 

Disseram que ele deixa de fazer aquele barulho de parecer que está a bater válvulas e deixa de beber o óleo, mas achei a conversa tão estranha...

E quem me disse isso, disse-me também que os Fiestas MK3 usavam óleo 15w40.

Digam coisas sobre isto...

Offline freitas27
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Re:Oleo 20w50
« Responder #1 em: 04 de Maio, 2011, 11:44:08 »
Epá mal não deve fazer mas és capaz de ficar com um carro ainda mais pastelão do que é... ;)

Penso que o 15W40 deve ser o mais indicado, se bem que se o motor estiver á maneira eu metia-lhe um 10W40 semi-sintectico ;)

O bater de valvulas o melhor mesmo é abrir a tampa e afiná-las.... ;)

Tenho 15w40 no meu fiesta (1.1 de 90) mas na próxima vou exprimentar o 10W40 ;)

Offline NeoMatrixRevo
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Re:Oleo 20w50
« Responder #2 em: 04 de Maio, 2011, 12:43:36 »
Epá mal não deve fazer mas és capaz de ficar com um carro ainda mais pastelão do que é... ;)

Penso que o 15W40 deve ser o mais indicado, se bem que se o motor estiver á maneira eu metia-lhe um 10W40 semi-sintectico ;)

O bater de valvulas o melhor mesmo é abrir a tampa e afiná-las.... ;)

Tenho 15w40 no meu fiesta (1.1 de 90) mas na próxima vou exprimentar o 10W40 ;)

Eu não faço a mínima ideia de qual seja o óleo que tenho no meu porque foi trocado em Janeiro pelo antigo dono.. :S

Não é bater válvulas, porque até agora ainda não notei que batesse... Mas aquele trabalhar característico dos Ford de antigamente que parece que bate válvulas ao ralenti...

Offline KLUCA
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Re:Oleo 20w50
« Responder #3 em: 04 de Maio, 2011, 13:40:13 »
se nem sabes o que está lá como sabes que até não é esse 20-50 ?

Offline NeoMatrixRevo
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Re:Oleo 20w50
« Responder #4 em: 04 de Maio, 2011, 13:46:45 »
Lá está... Não sei se é ou não

Offline fiestaboss
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  • Énio Santos
Re:Oleo 20w50
« Responder #5 em: 04 de Maio, 2011, 13:48:25 »
épa o 20w50 realmente vai te reduzir o consumo de óleo , mas vai te criar mais atrito no motor , 15w40 que é o recomendado e verificado regularmente acho a melhor solução , o barulho das válvula se elas forem verificadas deixaram de fazer esse barulho e deverá ficar mais económico.

Offline Pumesta

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Re:Oleo 20w50
« Responder #6 em: 04 de Maio, 2011, 14:47:28 »
Amigo mantém-te com o 15w40 e se quiseres compra também um lata de tratamento do óleo para fazer-te menos barulho nas válvulas...mas esses carros são característicos em parecer que estão sempre a bater válvulas, o 20w50 já é um óleo muito grosso que cria mais atrito no motor e tens de ter mais extra cuidado com os arranques a frio O0

Offline Trapalhadas

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Re:Oleo 20w50
« Responder #7 em: 04 de Maio, 2011, 15:47:42 »
Andava com 15w40. Mudei para 10w40 semi sintético e a conclusão é a seguinte: menos consumo, menor atrito - melhor performance, e o consumo de oleo é igual senão mesmo menor.

E eu que cheguei a meter 15w50 a pensar que iria reduzir o consumo.
Conclusão, se tens o motor em condições, limpeza a fundo troca filtro e mete 10w40 nisso ou então 15w40. Acho que a Castrol já tem deste ultimo semi sintético tambem. O mineral cria muita porcaria nos respiros do 1.1, volta e meia é preciso limpar.

Offline orion rs
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Re:Oleo 20w50
« Responder #8 em: 04 de Maio, 2011, 17:08:13 »
20 w 50 ??? isso é demais , mete é um 10w40 nisso e afina as valvulas que fica logo outro , o meu nao bate valvulas nenhumas .

Offline Ruben_MK4

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Re:Oleo 20w50
« Responder #9 em: 04 de Maio, 2011, 18:40:32 »
20w50?? Porra, para isso mais valia meteres,

no motor do carro...  :D

Offline NeoMatrixRevo
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Re:Oleo 20w50
« Responder #10 em: 05 de Maio, 2011, 11:54:54 »
O barulho que eu estou a falar, é o barulho característico dos Fiestas que parece que bate válvulas quando não bate... É aquele barulho normal deles..

Não estou a falar que o meu bate válvulas...

Foi só a pergunta, para tirar as teimas, porque quem me disse isto não é muito de fiar... Então para ver o que vocês achavam da ideia já que são mais entendidos em Fiestas..

Offline orion rs
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Re:Oleo 20w50
« Responder #11 em: 05 de Maio, 2011, 15:26:26 »
O barulho que eu estou a falar, é o barulho característico dos Fiestas que parece que bate válvulas quando não bate... É aquele barulho normal deles..

Não estou a falar que o meu bate válvulas...

Foi só a pergunta, para tirar as teimas, porque quem me disse isto não é muito de fiar... Então para ver o que vocês achavam da ideia já que são mais entendidos em Fiestas..

Esse barulho caracteristico dos fiestas é falta de afinaçao nas valvulas , a maioria das pessoas que os teem nao ligam a isso e pensam que é normal  , mas afinando as ele fica certinho .

http://www.youtube.com/watch?v=qnOD7yPChQU



Offline profiesta
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Re:Oleo 20w50
« Responder #12 em: 05 de Maio, 2011, 15:36:13 »
20w50?? Porra, para isso mais valia meteres,

no motor do carro...  :D


ahahaha

e pah 20w 50? mas isso tem assim tantas folgas? e depois nas manhãs frias como é? é que esse oleo com o frio upa upa. mete mas é 15w40 que já o compras a 10 euros. a não ser que queiras que dure o resto da vida e metas sintético.

Offline Trapalhadas

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Re:Oleo 20w50
« Responder #13 em: 05 de Maio, 2011, 22:26:57 »
E atenção à afinação de válvulas, porque afinar não significa fazer desaparecer o barulho todo! Eu quando comprei o meu afinei as valvulas e o mecânico disse que tinha andado tanto com elas desafinadas que já tinham ficado marcadas, portanto iria sentir sempre algo. Dentro do carro já não as ouço, mas perfeito já não ficou  O0

Offline profiesta
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Re:Oleo 20w50
« Responder #14 em: 05 de Maio, 2011, 22:32:27 »
e convém dizer ao homem, que para afinar as válvulas, tem de ser com um apalpa-folgas e com uma chave de bocas 12/13, mas se for de caixa também serve. ah se o mecânico for bom, e se as válvulas não estiverem marcadas, sim dá para retirar quase todo esse ruído do bater válvulas.

Offline H_VioLa

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Re:Oleo 20w50
« Responder #15 em: 06 de Maio, 2011, 00:46:38 »
Não percebo o porquê de tanta admiração no óleo 20w50 nos Fiestas Mk3... ^-^ somente é a viscosidade recomendada pela Ford para os antigos motores Endura ainda com bloco em ferro fundido ;) eu no meu mk3.5 1.3i não era essa a viscosidade que colocava (metia 15w40) mas de facto e tendo em conta que esses motores de si eram de concepção e tecnologia ainda "antigas" e que poderiam ter tendência a consumos de óleo mais elevados não acho de todo essa recomendação fora do normal ::) Relativamente ao ruído esses motores são mesmo assim...têm aquele barulho característico somente, nda demais... :) ainda hoje existem motores com ruídos característicos e ainda algo ruidosos... ^-^

Offline rub73
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Re:Oleo 20w50
« Responder #16 em: 06 de Maio, 2011, 17:53:32 »
eh pá..esquece os 20w50, 15W40, etc.. mete ai 5W30. ao contrario do que muita gente pensa, óleos do tipo 20W50, 15W40, etc.. ou seja minerais, quiemam a uma temperatura muito inferior cmparado com os sintéticos.. além do mais, te fazem consumir mais combustível e não é certo que travam o consumo de óleo... se tiveres problemas com os segmentos, compressão e as tais válvulas.. mete RESTORE Engine Rstorer... Se ouvisses o meu mk3, nem ias acreditar que ele é um 1.1.

Offline profiesta
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Re:Oleo 20w50
« Responder #17 em: 06 de Maio, 2011, 22:54:33 »
eh pá..esquece os 20w50, 15W40, etc.. mete ai 5W30. ao contrario do que muita gente pensa, óleos do tipo 20W50, 15W40, etc.. ou seja minerais, quiemam a uma temperatura muito inferior cmparado com os sintéticos.. além do mais, te fazem consumir mais combustível e não é certo que travam o consumo de óleo... se tiveres problemas com os segmentos, compressão e as tais válvulas.. mete RESTORE Engine Rstorer... Se ouvisses o meu mk3, nem ias acreditar que ele é um 1.1.

WTF!!!??? 5w30 num 1.1 mk3? deves ter mesmo muito amor ao carro. se ainda fosse num mk4 porque o motor é de alumínio e tem tuches hidráulicas. agora num mk3 com bloco de ferro fundido, com tuches mecânicas, esse oleo é para quê? eles já consomem algum quando é 15w40 e tu ainda queres por 5w30. e atenção esses aditivos não fazem milagres.

Não percebo o porquê de tanta admiração no óleo 20w50 nos Fiestas Mk3... ^-^ somente é a viscosidade recomendada pela Ford para os antigos motores Endura ainda com bloco em ferro fundido ;) eu no meu mk3.5 1.3i não era essa a viscosidade que colocava (metia 15w40) mas de facto e tendo em conta que esses motores de si eram de concepção e tecnologia ainda "antigas" e que poderiam ter tendência a consumos de óleo mais elevados não acho de todo essa recomendação fora do normal ::) Relativamente ao ruído esses motores são mesmo assim...têm aquele barulho característico somente, nda demais... :) ainda hoje existem motores com ruídos característicos e ainda algo ruidosos... ^-^

Olhem o que este homem diz que ele sabe.  O0

Offline rub73
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Re:Oleo 20w50
« Responder #18 em: 08 de Maio, 2011, 00:14:38 »
WTF!!!??? 5w30 num 1.1 mk3? deves ter mesmo muito amor ao carro. se ainda fosse num mk4 porque o motor é de alumínio e tem tuches hidráulicas. agora num mk3 com bloco de ferro fundido, com tuches mecânicas, esse oleo é para quê? eles já consomem algum quando é 15w40 e tu ainda queres por 5w30. e atenção esses aditivos não fazem milagres.

Olhem o que este homem diz que ele sabe.  O0

o 5W30 é o óleo indicado para qualquer Ford seja motor velho, velhote ou novo... vai à Ford e pede informação... mas pronto eu só digo o que tenho constatado... e já agora isso de pensar que um óleo mais fino consome-se mais rapidamente do que um mais grosso é completamente incorrecto... bem pelo contrario, o fino, por ser mais frio, sintético e por isso mais resitente à fricção vai se gastar muito menos, mas muito menos mesmo do que um grosso que por demais, na maioria dos casos, são minerais...

Offline rub73
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Re:Oleo 20w50
« Responder #19 em: 08 de Maio, 2011, 00:21:36 »
WTF!!!??? 5w30 num 1.1 mk3? deves ter mesmo muito amor ao carro.


oh Yeah! tenho imenso amor pelo meu carro, por isso tantos mimos....

Offline Ivo Silva

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Re:Oleo 20w50
« Responder #20 em: 08 de Maio, 2011, 00:26:18 »


o 5W30 é o óleo indicado para qualquer Ford seja motor velho, velhote ou novo... vai à Ford e pede informação... mas pronto eu só digo o que tenho constatado... e já agora isso de pensar que um óleo mais fino consome-se mais rapidamente do que um mais grosso é completamente incorrecto... bem pelo contrario, o fino, por ser mais frio, sintético e por isso mais resitente à fricção vai se gastar muito menos, mas muito menos mesmo do que um grosso que por demais, na maioria dos casos, são minerais...
O meu mecânico esbofeteava-me se eu pusesse 5w-30 no xr.......A mim sempre disseram o contrário do que tu acabaste de dizer....Só concordo com esse óleo para quem faça trajectos curtos ou para motores mais novos e potentes....Por isso concordo com o que fui dito pelos outros....

Offline rub73
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Re:Oleo 20w50
« Responder #21 em: 08 de Maio, 2011, 12:20:57 »
O meu mecânico esbofeteava-me se eu pusesse 5w-30 no xr.......A mim sempre disseram o contrário do que tu acabaste de dizer....Só concordo com esse óleo para quem faça trajectos curtos ou para motores mais novos e potentes....Por isso concordo com o que fui dito pelos outros....

Pronto.. tá tudo dito... se tu mecânico pensa assim.. quem sou eu para dizer o contrario?... mas passa por aqui (só para te por um exemplo):

http://ew5.earlweb.com/recommendations.php?site=36&sector=1&category=6&subset=158&modelyear=&vehicle=3565

http://ew5.earlweb.com/recommendations.php?site=36&sector=1&category=6&subset=158&modelyear=&vehicle=3566

http://ew5.earlweb.com/recommendations.php?site=36&sector=1&category=6&subset=158&modelyear=&vehicle=3569

Offline profiesta
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Re:Oleo 20w50
« Responder #22 em: 08 de Maio, 2011, 16:28:55 »
WTF!!!??? 5w30 num 1.1 mk3? deves ter mesmo muito amor ao carro. se ainda fosse num mk4 porque o motor é de alumínio e tem tuches hidráulicas. agora num mk3 com bloco de ferro fundido, com tuches mecânicas, esse oleo é para quê? eles já consomem algum quando é 15w40 e tu ainda queres por 5w30. e atenção esses aditivos não fazem milagres.

Olhem o que este homem diz que ele sabe.  O0

o 5W30 é o óleo indicado para qualquer Ford seja motor velho, velhote ou novo... vai à Ford e pede informação... mas pronto eu só digo o que tenho constatado... e já agora isso de pensar que um óleo mais fino consome-se mais rapidamente do que um mais grosso é completamente incorrecto... bem pelo contrario, o fino, por ser mais frio, sintético e por isso mais resitente à fricção vai se gastar muito menos, mas muito menos mesmo do que um grosso que por demais, na maioria dos casos, são minerais...

Já fui a ford, mais vezes do que tu pensas. Não precisas de me dizer para lá ir. E garanto-te que se for lá pedir para um mk3 que no melhor dos casos o oleo que trazem mais fino é um 10w40. e dizeres que um oleo grosso como o 15w40 se consome mais de pressa que um 5w30 é como dizeres que sabes fazer contas de sumir, mas pronto. Ah e gostava que comprovasses o que dizes, aqui no forum. depois se há aqui um user que diz que o 20w50 é o óleo recomendado pela Ford para os endura, como é podes dizer que é o 5w30? E até te digo mais, já que dizes que o 5w30 é recomendado para qualquer motor ford, quando os mk3 sairam para o mercado já a ford recomendava esse oleo? olha que se calhar não. no maximo um 10w40 e já vais com muita sorte.



o 5W30 é o óleo indicado para qualquer Ford seja motor velho, velhote ou novo... vai à Ford e pede informação... mas pronto eu só digo o que tenho constatado... e já agora isso de pensar que um óleo mais fino consome-se mais rapidamente do que um mais grosso é completamente incorrecto... bem pelo contrario, o fino, por ser mais frio, sintético e por isso mais resitente à fricção vai se gastar muito menos, mas muito menos mesmo do que um grosso que por demais, na maioria dos casos, são minerais...
O meu mecânico esbofeteava-me se eu pusesse 5w-30 no xr.......A mim sempre disseram o contrário do que tu acabaste de dizer....Só concordo com esse óleo para quem faça trajectos curtos ou para motores mais novos e potentes....Por isso concordo com o que fui dito pelos outros....

Ivo não é pelos carros serem mais potentes que levam melhor óleo. mas sim pela sua construção com materiais mais exóticos digamos assim. entendes, num motor como o do mk4 que é totalmente de alumínio, não dá para levar segmentos, tem as capas da bielas cravadas, e além disso é muito mais rotativo que um mk3 só pode levar com 5w30 ou no máximo 10w40. Para ter uma boa saúde. agora num mk3 totalmente em ferro fundido, com tuches mecânicas, e com o problema reconhecido por todos que é o consumo de oleo, o 5w30 é para que? só se conheceres o historial do carro e souberes que tem pouquíssimos quilómetros. é que nem sempre ao estar a por um óleo mais fino, estamos a dar mais saúde ao motor. as vezes é ao contrário.

Offline Ivo Silva

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Re:Oleo 20w50
« Responder #23 em: 08 de Maio, 2011, 16:33:32 »
Acertei quase então....Obrigado a mesma pelo esclarecimento....No meu xr não baixo de 10w-40....

Offline rub73
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Re:Oleo 20w50
« Responder #24 em: 08 de Maio, 2011, 16:44:25 »
bem, então... pela minha parte... fim da discussão...