Garagem do Clube

Autor Tópico: Ralenti  (Lida 4659 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline NeoMatrixRevo
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 150
  • Feedback: +2/-0
Ralenti
« em: 09 de Maio, 2011, 12:39:54 »
Pessoal... O meu Fiesta 1.1 de 1994 anda com o ralenti maluco...

Tipo... Carro desligado à horas (Tipo uma noite) Eu ligo-o e ele arranca manda-me as rotações para as 3000... e vai subindo e depois, de repente desce para as 2000... e vai descendo... descendo... até às 1500... e para... e fica-me nas 1500...

E de vez em quando não faz nada... Tipo.. .Ligo o carro... a rotação sobe normalmente até às 1500.. e depois desce até às 1000...1100...

Andei lá às voltas... a ter se estava tudo fixe... e tive-lhe a trocar a junta da tampa das válvulas que aquilo perdia óleo... e reparei que tenho o pseudo carburador... fichas eléctricas e tenho lá uma cena vermelha... e os fios dessa cena estão todo derretidos... .:S:S Será que é disso?

Offline Trapalhadas

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 108
  • Feedback: +0/-0
Re:Ralenti
« Responder #1 em: 09 de Maio, 2011, 12:52:36 »
O meu de longe a longe tem isso. É problema quase crónico dos fiestas com injecção monoponto. O sensor que a controla (lado direito recuado do filtro do ar) provoca esse problema mas é provavelmente das peças mais dispendiosas de ser trocada, porque tem de ser nova e custa cerca de €200. Tens uma solução que é limpar tudo, desligar fichas, isolar as que estão descarnadas, tirar a gordura que lá deposita, voltar a ligar. Limpa também os respiros do óleo e verifica o estado das velas. Se tudo isso estiver relativamente cuidado, o problema desaparece por si, ao fim de um tempito volta tudo aos valores normais, e o ralenti deve voltar a estabilizar entre as 800 e 1000 rotações.   O0 

Offline orion rs
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2338
  • Feedback: +0/-0
Re:Ralenti
« Responder #2 em: 10 de Maio, 2011, 00:54:44 »
Ve o meu projecto que tem la imagens do que fiz . Eu peguei saquei o carburador/injector fora e desmonteio todo , limpeio todo inclusive as fixas e montei todo .

Há um processo para fazer isso , antes de desmontares tem se de retirar os fusiveis da bomba de gasolina ( injeçao) depois rodar o motor , e ai desmontas tudo . Por fim montas tudo , metes os relés rodas a chave para a igniçao 2 vezes e á 3ª metes o motor a rodar que ele pega logo


abcs

Offline NeoMatrixRevo
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 150
  • Feedback: +2/-0
Re:Ralenti
« Responder #3 em: 10 de Maio, 2011, 15:08:49 »
Obrigado ai pelos conselhos....

Eu já desmontei algumas coisas lá e limpei... e mesmo assim continua.. :S

Offline skycrypt
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 166
  • Feedback: +0/-0
Re:Ralenti
« Responder #4 em: 12 de Maio, 2011, 21:10:14 »
boas amigo...
eeu tive um fiesta desses...1.1 a gasolina e tive exactamente o mesmo problema..
ou seja...
relantim alto ou aos soluços...alternando entre alto e baixo...
ou seja de repente esta alto ou de repente baixa...e quase se vai abaixo...
e a peça necessaria foi o modulo de arranque a frio...que foi bastante cara...
e so hà na ford...
o que è o modulo de arranque a frio?
è uma peça que fica junto ao carburador de lado...em plastico que regula o relantim do carro automaticamente.....
podes tentar arranjar na sucata...mas corres o risco de estar ja avariada..
ou entao compras na ford e montas...
segundo o que consta...akilo so tem uma posiçao de montagem...e nao se afina...


boa sorte

Offline NeoMatrixRevo
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 150
  • Feedback: +2/-0
Re:Ralenti
« Responder #5 em: 17 de Maio, 2011, 12:04:41 »
O meu de longe a longe tem isso. É problema quase crónico dos fiestas com injecção monoponto. O sensor que a controla (lado direito recuado do filtro do ar) provoca esse problema mas é provavelmente das peças mais dispendiosas de ser trocada, porque tem de ser nova e custa cerca de €200. Tens uma solução que é limpar tudo, desligar fichas, isolar as que estão descarnadas, tirar a gordura que lá deposita, voltar a ligar. Limpa também os respiros do óleo e verifica o estado das velas. Se tudo isso estiver relativamente cuidado, o problema desaparece por si, ao fim de um tempito volta tudo aos valores normais, e o ralenti deve voltar a estabilizar entre as 800 e 1000 rotações.   O0 

Sabes-me dizer se há aqui algum tópico que explique como fazer isso tudo que dizes ai? E o que limpar? É que tenho medo de fazer asneira... :S

Offline NeoMatrixRevo
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 150
  • Feedback: +2/-0
Re:Ralenti
« Responder #6 em: 17 de Maio, 2011, 12:12:55 »
Outra cena... O carro antes de ter ficado assim... Aquilo acontecia-me era quando eu fazia uma viagenzinha na auto estrada prai durante 5km e quando voltava a parar o carro eu tinha a rotação alta... às 1500... Eu achava estranho mas pronto.. Quando voltava a pegar no carro e a arrancar... chegava ao cruzamento e o carro às 2000rpm... e não baixava...

Isto aconteceu-me prai 3 ou 4 vezes em um mês... Foi até eu ter achado aquilo tudo muito estranho e ter-lhe tirado a frigideira do filtro... e ter começado a tentar perceber o que se passava, e ter visto os fios todos descarnados e a fazerem contacto uns com os outros... ter desligado a ficha... ter separado os fios... e ter posto a trabalhar. A partir daqui é que ele ficou mesmo K.O... A fazer sempre...

Sempre que ligo o carro a rotação tanto sobe para as 3000rpm... como sobe para as 1500 (O normal antes disto) como sobe para as 2000... e depois vai descendo lentamente... descendo até às 1000... 800...

Se por exemplo eu meter o carro a trabalhar e não o deixar baixar a rotação antes de arrancar... E sem o pé na embraiagem, porque se não ele fica-me nas 1500...  E tiro o pé da embraiagem e ele baixa para as 1000.. 800... Ele vai-me sempre acelerado..

Eu tenho mesmo de resolver isto... E não sei como...

Na Ford por aquele sensor pediram-me 180€ mais IVA... É alto roubalheira...
(OffTopic)
Como pelo para choques da frente do XR2I, sem o friso, sem os apoios , sem farois de nevoeiro, sem os encaixes dos faróis de nevoeiro -> 420€ mais o nosso querido amigo IVA...
Para choques do SI - 380€ mais IVA...

Ou seja... ou seja, a mim custava-me mais o para choques XR2I do que me custou o carro...
« Última modificação: 17 de Maio, 2011, 12:28:20 por NeoMatrixRevo »