Garagem do Clube

Autor Tópico: opiniõoes para fazer uma ECU fiesta mk3,5  (Lida 3480 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline filipe89
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 36
  • Feedback: +0/-0
opiniõoes para fazer uma ECU fiesta mk3,5
« em: 18 de Dezembro, 2013, 01:15:41 »
Boa noite,
ando com a ideia de fazer uma centralina para o meu fiesta de 95 um 3,5, ele já tem centralina, mas quero fazer uma, para fazer os meus valores.



Uploaded with ImageShack.us
já andei a fazer esse estudo, e o esquema está certo com a ficha.

Consigo mexer:
Injector
Resistência série do Injector !?
bobine de ignição (1 e 4)(2 e 3)
motor da velocidade de relentim
valvula de sistema de controlo das emissões de vapor de comb
relé da bomba de gasolina
?relé motor de arraque

consigo receber:
RPM
velocidade
sensor sonda lamda
temp. agua
temp. ar
pressão motor
posição borboleta
interruptor de fecho da borboleta

Depois, estou a pensar em fazer um start and stop, para quando está quente, se realmente conseguir activar o relé do motor de arranque, e fazer modos de consumo.
Inicialmente para ver como a coisa funciona, vou ligar só os actuadores, ou seja, controlar o injector e a bobine, com isto já mexo no avanço do motor. Depois vem a parte mais complicada.... O que vou fazer com tantos valores?

Quero também saber se alguém souber, como faço o controlo da bobine, tenho uma saída para a bobine 1 e 4 e outra saída para a bobine 2 e 3, disparo a 1 e dispara as 2(1 e 4)?

A posição da borboleta faz mandar mais gasolina e avançar o disparo porque estou a carregar no acelerador, a lamda diz que estou a injectar demais, a agua diz que o carro já está quente.
O que faço com o pressão do motor?

RPM e velocidade indicam que o carro está em funcionamento

Depois estou a pensar, a frio tem que estar mais acelerado, mexer nos avanços e injecção para as 1000RPM +-, condução eco, em estrada quando os valores estiverem estáveis, injectar gasolina até ao ponto antes de começar a perder rotação actual.

Mais ideias?

Em principio vou usar o arduino mega, visto que o atmega328 não tem pinos suficientes.

Offline Ribeiro_mk4_JH

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 896
  • Feedback: +0/-0
Re: opiniõoes para fazer uma ECU fiesta mk3,5
« Responder #1 em: 18 de Dezembro, 2013, 01:20:18 »
Chinês !!

Offline shaark
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 581
  • Feedback: +0/-0
Re: opiniõoes para fazer uma ECU fiesta mk3,5
« Responder #2 em: 18 de Dezembro, 2013, 01:28:02 »
Sim isso nao parece facil de fazer nao percebo nada de electronica, qual é a tua previsao para isso ?

Boa sorte nisso  O0
« Última modificação: 18 de Dezembro, 2013, 01:28:34 por shaark »

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: opiniõoes para fazer uma ECU fiesta mk3,5
« Responder #3 em: 18 de Dezembro, 2013, 01:32:00 »
só um senão... falas em start&stop, estarás a pensar alterar o motor de arranque etc? porque acho que com o de origem depressa vai estoirar... já para não falar em termos de bateria, porque ao fim ao cabo a mesma nunca vai recuperar, pelo menos em circuito urbano, terias, penso, de programar de forma a que a partir de um certo limite o mesmo não funcionasse...

isto são muitos 'ses', embora penso que estejas a ter uma boa ideia, apenas acho que não será tão exequível quanto isso, embora seja o primeiro a aplaudir a iniciativa  O0

Offline filipe89
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 36
  • Feedback: +0/-0
Re: opiniõoes para fazer uma ECU fiesta mk3,5
« Responder #4 em: 18 de Dezembro, 2013, 02:09:03 »
A parte da electrónica é "muito simples" no caso estou a projectar para um arduino, depois meter uns transístores a controlar as saídas e tenho os actuadores e sensores a funcionar. precisava mais de saber o mapa de desempenho.

O motor de arranque, teria que ser mais para semáforos, porque se não falas bem... Mas o motor a quente só precisa talvez de 1 volta para por a trabalhar. Usar um botão para não deixar desligar, e dizer que está em fila não em semáforo ou posso fazer ao contrario, mandar desligar e depois ligar com alguma acção dos pedais, ahh e não actuar caso seja a subir, porque se não fica sem ponto de embraiagem...

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: opiniõoes para fazer uma ECU fiesta mk3,5
« Responder #5 em: 18 de Dezembro, 2013, 12:46:40 »
Isso é de muito valor, acho que vale a pena avançar.

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: opiniõoes para fazer uma ECU fiesta mk3,5
« Responder #6 em: 18 de Dezembro, 2013, 14:05:57 »
é arrojado pra trazeres isso pra qui é porque sabes de electronica
nao vai ser facil   com muitas alteraçoes 
depois muitos testes pra ver os parametros de todos os sinais recebidos .....

boa sorte  O0


Offline filipe89
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 36
  • Feedback: +0/-0
Re: opiniõoes para fazer uma ECU fiesta mk3,5
« Responder #7 em: 18 de Dezembro, 2013, 18:40:08 »
A electronica e por minha conta. Preciso de ajuda mais na parte mecanica teorica. O que faz a pressao do motor, melhor, saber o que vai actuar no motor? se aumenta ou diminui a injeccao. o ar a mesma coisa

depois ideias concretizaveis para mapa de desempenho, visto que com um micro processador o utilizador/condutor pode interagir, seja por botoes seja por aplicacao android etc.

A ideia final nao e propriemente comercializar mas fazer um DYS

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: opiniõoes para fazer uma ECU fiesta mk3,5
« Responder #8 em: 18 de Dezembro, 2013, 20:35:07 »
deve haver fóruns de malta que faz repros e afins... fala-lhes da tua ideia, e vê que dados recebem as centralinas (basicamente recebem dos sensores que o carro tem obviamente, mas tu percebes o que quero dizer).

é um projecto muito interessante, vou acompanhar  O0