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Autor Tópico: Overheating e consequente barulho  (Lida 4950 vezes)

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Offline jonhy_ sm
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Overheating e consequente barulho
« em: 03 de Outubro, 2013, 18:48:02 »
Boa tarde caros utilizadores. Venho requerir ajuda para tentar perceber o problema que aconteceu com o meu automóvel. Espero que a vossa  preciosa ajuda leve a um arranjo eficaz da viatura.
Passo a descrever o problema:
Tenho um fiesta de 1999( mk4) com motor 1.25 zetec.
Hoje estava a andar em autoestrada e notei que enquanto acelerava o carro fazia um barulho estranho. Olhei para o gauge da temperatura, e o ponteiro já havia ultrapassado o redline. Imediatamente parei, e abri o capot. Reparei que um tubo proveniente do deposito de água e que vai para a firewall para dentro do cockpit estava completamente roto, e o motor com vestígios de líquido refrigerante espalhado. Deixei o carro arrefecer e voltei a por água( pois o carro estava completamente seco). Passado uns minutos, e sem voltar a por o carro a trabalhar, a água havia desaparecido, contudo sem ter saido por esse tal tubo. Pderá ter ido diretamente para o radiador? Poderá ter acontecido algo ao bloco? Como resolver este problema?

Algumas fotografias do tubo previamente mencionado:




Com os melhores cumprimentos
André Sousa
« Última modificação: 03 de Outubro, 2013, 18:48:51 por jonhy_ sm »

Offline Ivo_1.1/F

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Re: Overheating e consequente barulho
« Responder #1 em: 03 de Outubro, 2013, 21:17:36 »
Ai so te posso aconselhar uma coisa ja me aconteceu o mm... Isso q ta ai e torneira da soufagem. Pegas no outro tubo tiras da torneira e fazes uma juncao com um tubo rigido de menor diametro e juntas um tubo com o outro

Offline jonhy_ sm
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Re: Overheating e consequente barulho
« Responder #2 em: 03 de Outubro, 2013, 21:48:25 »
e consegues-me explicar o que que a falta de agua tem a ver com o barulho que o carro ficou a fazer ao acelerar? Ao relantim n se ouvia nada.  Pode ter acontecido algo ao bloco devido ao aquecimento?
E porquê que a água que pus após o carro arrefecer(mesmo) desapareceu em segundos?
Cumps Ivo!

Offline tiago blanquet
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Re: Overheating e consequente barulho
« Responder #3 em: 03 de Outubro, 2013, 22:50:01 »
Isso e um classico nos fiestas. Basicamente partiu o encaixe da torneira da chaufage e perdeu o liquido todo por ai. O que tens a fazer é tirar o tubo do lado que ainda ta preso e ligares os dois um ao outro enquanto nao substituis a torneira. Vais ficar sem aquecimeento dentro do habitaculo como deves imaginar.

Quanto ao motor é dificil avaliar. É claro que podem surgir compliacoes, sendo a mais obvia a junta da cabeça ceder. No entanto não e motivo para barulhos anormais no motor, por isso tens que tentar explicar melhor que especie de barulho é.

Se algo constante ou uma especie de bater interno.

Offline jonhy_ sm
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Re: Overheating e consequente barulho
« Responder #4 em: 03 de Outubro, 2013, 23:13:14 »
Se a junta da culaça tivesse cedido, eu não teria visto óleo no engine bay?
EU estava a subir uma via rápida a acelerar em 5ta. Comecei a ouvir barulho e desengatei o carro, tendo o barulho parado. De seguida, cada vez que dava uma aceleração ouvia-se o barulho, sendo a frequência do mesmo proporcial às rpm.
Quando o carro arrefeceu, passado umas horas, e voltei a por água(3L) já com o tal tubo desconectado, esta desapareceu numa questão de segundos, NÃO tendo saído pelo tal tubo, nem tendo saído do motor, pois inspeccionei o processo. Liguei o carro durante 5 segundos e n ouvia barulho nenhum, mas n cheguei a acelerar. Será que como o depósito leva mais ou menos 6L  e eu pus 3L, o " desaparecimento" é explicado pelo facto desta ter ido para o radiador e não chegar para encher o sistema?
Com os melhores cumprimentos.
André Sousa

Offline tiago blanquet
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Re: Overheating e consequente barulho
« Responder #5 em: 03 de Outubro, 2013, 23:30:46 »
3l nao é nada. Isso mal enche o bloco que concerteza ficou vazio ja que o liquido foi todo puxado pela bomba de agua. Isso devera levar prai uns 7 ou mais litros por isso e normal que a agua tenha ido toda.

O barulho se e so ao acelerar tipo "toc-toc" aumentando de frequencia com a aceleracao ou quando em carga sugere rolamentos de biela gripados o que nesse motor pelo custo da reparacao mais vale comprar outro motor usado, dado que o mais provavel e a cambota ter que ser rectificada

Offline jonhy_ sm
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Re: Overheating e consequente barulho
« Responder #6 em: 03 de Outubro, 2013, 23:49:32 »
Mas quando os 3 litros desapareceram, o carro não estava ligado. Estava desligado e frio, logo como é que dizes que foi a bomba de água que os levou?
Em relação ao barulho, não equacionas que este possa ser da bomba de água a trabalhar em seco? Se fosse das bielas, não o ouviria também, embora menos alto, com o carro ao relantim( este é acelerado em frio, 1,5k rpm)  ?
cumps tiago e ivo

Offline tiago blanquet
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Re: Overheating e consequente barulho
« Responder #7 em: 04 de Outubro, 2013, 00:01:47 »
Quando meteste os 3l o bloco ja tava vazio de agua dai essa agua ter sumido toda pra dentro do bloco deixando o vaso de expansao novamente vazio.

O barulho e como ja perguntei. Se e constante ou ritmado com o regime do motor. Sem mais pormenores e tudo especulacao

Offline jonhy_ sm
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Re: Overheating e consequente barulho
« Responder #8 em: 04 de Outubro, 2013, 00:16:42 »
Tiago, o barulho é ritmado com o motor. Dada esta característica, as opções, entre várias poderão ser tanto a bomba de água a funcionar em seco, ou bielas? E caso seja a bomba de água a funcionar em seco, após reencher o sistema o barulho poderá desaparecer? Isto é, Mesmo tendo estado a funcionar em seco, poderá ainda estar operacional?
Best regards

Offline jonhy_ sm
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Re: Overheating e consequente barulho
« Responder #9 em: 04 de Outubro, 2013, 00:35:07 »
Outra pergunta, torneia e valvula de chaufagem é a mesma coisa?
Será isto?

cumps

Offline tiago blanquet
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Re: Overheating e consequente barulho
« Responder #10 em: 04 de Outubro, 2013, 00:37:25 »
E isso mesmo

Offline jonhy_ sm
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Re: Overheating e consequente barulho
« Responder #11 em: 04 de Outubro, 2013, 00:43:30 »
Obrigado. E em relação à outra pergunta?

Offline tiago blanquet
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Re: Overheating e consequente barulho
« Responder #12 em: 04 de Outubro, 2013, 00:48:35 »
Nao me parece que a bomba de agua a cavitar fizesse ruido audivel no entanto é so testar. Fazendo um bypass a torneira da chaufage e atestando o liquido com o carro a trabalhar e o vaso de expansao aberto pra deixar sair o ar. O melhor e gravar um video com som de jeito pra se ouvir o ruido.

Offline jonhy_ sm
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Re: Overheating e consequente barulho
« Responder #13 em: 05 de Outubro, 2013, 01:30:01 »
Bem, a torneira foi trocada em menos de 30 minutos, e costou pouco menos de 30 euros. Para quem precisar, que procure no google pela loja "Calhambeque". O sistema de refrigeração foi também sangrado e colocado liquido anticongelante na proporção correcta com água até se encontrar no nível correcto no vaso de expansão.  O barulho em aceleração desapareceu. Sendo assim, parece que uma bomba de água desferrada faz mesmo barulho..

Offline tiago blanquet
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Re: Overheating e consequente barulho
« Responder #14 em: 05 de Outubro, 2013, 21:38:53 »
Bem, a torneira foi trocada em menos de 30 minutos, e costou pouco menos de 30 euros. Para quem precisar, que procure no google pela loja "Calhambeque". O sistema de refrigeração foi também sangrado e colocado liquido anticongelante na proporção correcta com água até se encontrar no nível correcto no vaso de expansão.  O barulho em aceleração desapareceu. Sendo assim, parece que uma bomba de água desferrada faz mesmo barulho..

Pronto ainda bem que se resolveu. Se o barulho era da bomba de agua entao ta safo. Pessoalmente nunca ouvi semelhante ruido e ainda bem, é sinal que nunca la faltou liquido.