Garagem do Clube

Autor Tópico: Ponteiro da temperatura quase no maximo  (Lida 12088 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ejsr
  • 45cv
  • Mensagens: 12
  • Feedback: +0/-0
Ponteiro da temperatura quase no maximo
« em: 07 de Novembro, 2012, 14:13:50 »
Boas amigos,

O meu caso é o seguinte, tenho um fiesta do mes 8 de 99 o que ja tem o KM digital mas quando mudei a bomba de agua o ponteiro da temperatura ficou maluco ando um pouco o ponteiro fica a meio como é normal pasado um bocado avança quase ate ao vermelho e a ventoinha dispara se eu desligar o caro e voltar a ligar o ponteiro fica a meio, e quando isso acontece abro o capot e vou abrindo o vaso de expansao ate sair o ar que ganha, tambem ja mudei o termostato e continua na mesma, quando mudei a bomba de agua deixei o carro a trabalhar com a soufagem no maximo a deitar ar quente, nao sei o que possa ser por isso peço os mais entendidos uma ajuda.

Cumprimentos. O0

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Ponteiro da temperatura quase no maximo
« Responder #1 em: 07 de Novembro, 2012, 14:43:31 »
o teu ja é um mk5

mudaste termoestato ? para veres se o termoestato esta a funcionar poes a mao no tubo que sai por baixo do alternador e vai ao radiador   se estiver frio com o ponteiro no meio o termoestato nao abriu

dizes que tens ar quente  e que ja sangraste    entao nao deve estar a  circular pelo radiador que é onde arrefece

Offline ejsr
  • 45cv
  • Mensagens: 12
  • Feedback: +0/-0
Re: Ponteiro da temperatura quase no maximo
« Responder #2 em: 07 de Novembro, 2012, 15:45:25 »
Boas,

Sim ja mudei o termostato e o tubo que vem dele esta meio frio mesmo com o ponteiro da temperatura a meio.

Abraço.

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Ponteiro da temperatura quase no maximo
« Responder #3 em: 07 de Novembro, 2012, 17:10:48 »
lá esta se esse tubo esta frio com o ponteiro no meio     o ponteiro a meio sao 90º      o termoestato abre aos 82º   alguns aos 74º   

ponteiro no meio  o tubo tem que estar quente

faz o seguinte  abre o vaso de expansao  chaufagem no quente max.  e liga o motor a temperatura de ebuliçao sao 100º  por isso antes de ferver  tens que ter o tubo quente   se nao termoestato pro lixo

Offline freitas27
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 923
  • Feedback: +2/-0
Re: Ponteiro da temperatura quase no maximo
« Responder #4 em: 07 de Novembro, 2012, 17:12:13 »
Se mudaste o termoestacto, ou ele está defeituoso ou tens ar no sistema, coloca o refrigerante a nivel e anda com a tampa do vaso ligeiramente desapertada uns dias mas sempre controlando.

O ar que possa ter deve sair assim ;)

Offline shaark
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 581
  • Feedback: +0/-0
Re: Ponteiro da temperatura quase no maximo
« Responder #5 em: 07 de Novembro, 2012, 17:17:06 »
Deves de ter aí alguma coisa entupida, tenta limpar os tubos todos e tira o radiador para ver se está entupido ou nao. Nao da muito trabalho é coisa facil de se fazer e se nao resolver sabes que daí nao tens de te preocupar.

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: Ponteiro da temperatura quase no maximo
« Responder #6 em: 07 de Novembro, 2012, 18:22:37 »
purgaste isso bem?

Offline Pedro10
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 68
  • Feedback: +0/-0
Re: Ponteiro da temperatura quase no maximo
« Responder #7 em: 07 de Novembro, 2012, 20:11:47 »
Torneira da sofagem?

Offline ejsr
  • 45cv
  • Mensagens: 12
  • Feedback: +0/-0
Re: Ponteiro da temperatura quase no maximo
« Responder #8 em: 07 de Novembro, 2012, 21:20:14 »
Boas amigos,
 
Quato a soufagem esta a deitar ar quente e se a ponho no maximo fica bem quente, se calhar vou fazer o que o amigo Shaark diz desmontar os tubos, e vou comprar um termostato original da ford, para ver se é daí o problema, ou entao deve de estar com ar no sistema pois estes fiestas nao tem purga o que se torna chato.

Cumprimentos a todos.

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Ponteiro da temperatura quase no maximo
« Responder #9 em: 07 de Novembro, 2012, 21:41:50 »
eu tenho um mk5 e acho que se purga bem 

tu tens algum tubo entupido ou o termoesta foleiro   
lavas tudo e depois colocas liquido novo   com o vaso aberto chaufagem quente    que ele purga normalmente

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re: Ponteiro da temperatura quase no maximo
« Responder #10 em: 09 de Novembro, 2012, 16:11:18 »
O termostato deve tar agarrado. Aquece um tacho com agua. Quando começar a borbulhar estará a pouco mais de 100 graus. Mergulha lentamente o termostato na agua e ve se abre totalmente. Nao te esqueças de usar um alicate não vás meter as gadanhas dentro de agua a ferver, senao temos mãozinhas de porco pro jantar.  :D :D


Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: Ponteiro da temperatura quase no maximo
« Responder #11 em: 10 de Novembro, 2012, 01:47:35 »
Boas amigos,
 
Quato a soufagem esta a deitar ar quente e se a ponho no maximo fica bem quente, se calhar vou fazer o que o amigo Shaark diz desmontar os tubos, e vou comprar um termostato original da ford, para ver se é daí o problema, ou entao deve de estar com ar no sistema pois estes fiestas nao tem purga o que se torna chato.

Cumprimentos a todos.

está descoberto o problema, claro que tem purga  :P

Offline ejsr
  • 45cv
  • Mensagens: 12
  • Feedback: +0/-0
Re: Ponteiro da temperatura quase no maximo
« Responder #12 em: 10 de Novembro, 2012, 13:28:40 »
Boas amigo Papi, se o fiesta tem sitio para fazer a purga gostava de saber onde se encontra.

Cumprimentos

Offline Dfmgnclvs
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 944
  • Feedback: +7/-0
Re: Ponteiro da temperatura quase no maximo
« Responder #13 em: 10 de Novembro, 2012, 14:21:12 »
É deixares o carro a trabalhar sem a tampa, sempre sob vigia, e ires controlando o nível da água e a temperatura. Quando tiverem os tubos todos quentes e vires a sair água sem bolhas de ar nos tubos de retorno, o sistema está purgado. Pelo menos sempre foi assim que fiz. Normalmente costumo deixar disparar a ventoinha, tb.

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Ponteiro da temperatura quase no maximo
« Responder #14 em: 10 de Novembro, 2012, 21:19:18 »
o vaso de expansao esta no ponto mais alto
assim sendo o ar tende em subir
com a torneira aberta     tampa do vaso fora      é só ligar o motor   que o resto é automatico     
controlas temperatura    ves a temperatura dos tubos   principalmente do que sai do termestato  controlar nivel  do liquido       e distarar ventoinha que demora um bocado ..........

Offline BanhocaPT
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 383
  • Feedback: +0/-0
Re: Ponteiro da temperatura quase no maximo
« Responder #15 em: 11 de Novembro, 2012, 15:21:01 »
E abrir o circuito para o radiador da sofagem metendo aquilo no quente. Sem isto assim que o usares dá caldo

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Ponteiro da temperatura quase no maximo
« Responder #16 em: 11 de Novembro, 2012, 20:30:31 »
E abrir o circuito para o radiador da sofagem metendo aquilo no quente. Sem isto assim que o usares dá caldo

eu tambem disse isso              torneira aberta ......

Offline ejsr
  • 45cv
  • Mensagens: 12
  • Feedback: +0/-0
Re: Ponteiro da temperatura quase no maximo
« Responder #17 em: 11 de Novembro, 2012, 22:12:37 »
Boas amigos,

Amanha segunda feira ja estou de folga ja vou fazer o que os meus amigos dizem, vamos ver se o ar sai todo.

Cumprimentos.

Offline Spam

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 384
  • Feedback: +0/-0
Re: Ponteiro da temperatura quase no maximo
« Responder #18 em: 13 de Novembro, 2012, 12:21:35 »
Boas amigo Papi, se o fiesta tem sitio para fazer a purga gostava de saber onde se encontra.

Cumprimentos

  Se for como o Fiesta de 97 a purga fica junto ao radiador na ponta deste do lado do condutor, se me recordo bem é um parafuso em plástico na forma de estrela com uma junta de borracha, é provável que a junta esteja ressequida e ao desapertares ela se disfaça, mas tu logo vês. Se tiver ou fazes uma, ou compras uma, eu por acaso fiz com uma borracha que tinha para ali.

  Há, o parafuso fica no lado de dentro ou seja virado para o motor, tens que te enfiar debaixo do carro.

Edit: olha ai o parafuso, ai tem o formato de chave de fendas, mas pode ser estrela.



« Última modificação: 13 de Novembro, 2012, 12:24:08 por Spam »

Offline ejsr
  • 45cv
  • Mensagens: 12
  • Feedback: +0/-0
Re: Ponteiro da temperatura quase no maximo
« Responder #19 em: 13 de Novembro, 2012, 16:32:01 »
Boas caros amigos,

Penso que j esteja resolvido, eu mais um amigo meu tinha-mos mudado a bomba de agua mais a correia de alternador, ele colocou aquela massa preta a volta da bomba de agua para vedar mais, e foi que a massa ao apertar espalmou e foi para dentro do circuito, vi isso quando desmontei a torneira da soufagem tinha um bom bocado de massa no interior, o que fiz foi desmontar a torneira tirar a massa e coloquei um pouco de bw40 no induzido, depois desmontei o tubos todos do circuito da agua com uma mangueira limpei o circuito deixei correr um bom bocado, ate o termostato tirei para ver se tinha algum bocado de borracha e tinha, depois tirei a agua toda foi soprando no tubo que vai ao reservatório de agua, montei tudo levou quase 5 lts de anticongelante pus o carro a trabalhar com a soufagem no máximo só quando o ponteiro chegou a meio é que começou a deitar ar quente o tubo por baixo do alternador também ficou morno coisa que não acontecia.

Por isso agradeço a todos que responderam a minha questão pois segui alguns conselhos desde já o meu bem-haja a todos.

Cumprimentos.
 O0 O0 O0

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Ponteiro da temperatura quase no maximo
« Responder #20 em: 13 de Novembro, 2012, 17:40:11 »
ainda bem que esta resolvido  O0 O0