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Autor Tópico: Preciso de ajuda (mk4) antes que seja tarde  (Lida 34592 vezes)

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Offline Gaspar

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Preciso de ajuda (mk4) antes que seja tarde
« em: 09 de Junho, 2010, 18:24:31 »
Na segunda feira mudei as velas, oleo do meu mk4 1.25 e respectivo filtro. O carro já "come" um bocado, estando o nivel do mesmo na troca no minino...
Falei com o mecânico e ele recomendou-me a usar um oleo mais grosso, meteu então o shell rimula R3 15w40 e umas velas NGK "normais". Nos 400 kms que fiz, tenho notado o carro sem a mesma pedalada de antigamente... 
As velas antigas eram da motorcraft de platina, o oleo não sei qual era. Uma vez meti 10w40 da Galp para nivelar e não notei perda de força do carro como agora... Será o oleo muito espesso e estar a fazer uma má lubrificação? Troco por um 10w40?!?

Offline orion rs
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Re:Preciso de ajuda (mk4) antes que seja tarde
« Responder #1 em: 09 de Junho, 2010, 18:49:47 »
Rapaz nesses motores nunca mas nunca metas um oleo assima do 10w40 , os oleos para esses motores é 5w30 4w40 ou 10w40 no maximo , pois para cima é para dar cabe do motor , em relaçao as velas o melhor para esses motores ( que sao esquesitos ) sao as motorcraft super ou platina nao ha melhor para esse motor

abcs e da umas aulas ao teu mec  :D

Offline profiesta
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Re:Preciso de ajuda (mk4) antes que seja tarde
« Responder #2 em: 09 de Junho, 2010, 23:36:39 »
olha vou te dar uns conselhos.

1º muda de mecanico.
2º porque nunca, mas nunca se mete 15w40 num motor de um mk4. senao vais ver que na proxima muda vais ter de mudar as tuches.
3º no maximo um 10w40 e ja tou de pe atras. ha uns aditivos da stp que serve para dar compressao ao motor e ajudar a baixar o consumo de oleo. eu uso com oleo 5w30 e funciona.
4º as velas... bem se o carro tras de origem de platina por alguma coisa é. ou os engenheiros da ford e da yamaha meteram nas la porque era giro, ou porque era realmente necessario?
sou te muito sincero, esse mecanico ja era. deve pensar que estes motores eram como os de ha 20 anos.
espero tere te elucidado.

Offline tiago blanquet
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Re:Preciso de ajuda (mk4) antes que seja tarde
« Responder #3 em: 09 de Junho, 2010, 23:59:33 »
15W é quase de certeza mineral,  e meter oleo mineral no blocozito de aluminio do fiesta é no minimo criminoso. O carro se esta a comer um bocado de oleo, não ha nada a fazer. O maximo que isso poderá levar é mesmo 10W semi sintetico. Velas NGK é material do barato. Umas velas originais motorcraft pra esse carro custam 3.5€ cada uma e já veem com a folga certa para esse motor.

Offline Johnyfiesta
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Re:Preciso de ajuda (mk4) antes que seja tarde
« Responder #4 em: 11 de Junho, 2010, 13:48:08 »
Olha gasta mais um bocado e mete um bom 5w30, velas motorcraft e fica bom. Ele até te bebe óleo dado a porcaria de óleo qe te têm andado a meter  :tickedoff:

Offline ruitome

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Re:Preciso de ajuda (mk4) antes que seja tarde
« Responder #5 em: 11 de Junho, 2010, 16:32:28 »
... 3º no maximo um 10w40 e ja tou de pe atras. ha uns aditivos da stp que serve para dar compressao ao motor e ajudar a baixar o consumo de oleo. eu uso com oleo 5w30 e funciona.
...

Esquece os aditivos nestes motores. Eles são muito bons enquanto se utiliza material em condições. Se começam a inventar começam a comer óleo, começa a fazer má lubrificação e por aí fora. Isso é material Motorcraft para cima que é barato ou melhor. As Motorcraft Super são baratinhas, como o Tiago disse e as de Platina também não são nada caras, na casa dos 6 ou 7€.

Não inventem e não é por consumir óleo se se vai descurar o material em condições. Isso é porque já teve mau tratamento ou algum azar (aquecimento por exemplo) e se antes se devia meter em condições, agora ainda mais, para ele não se detriorar ainda mais rápido.

Offline s4n7os
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Re:Preciso de ajuda (mk4) antes que seja tarde
« Responder #6 em: 11 de Junho, 2010, 17:42:05 »
Esse teu mecanico enfim...

Mais vale tu mudares por ti mesmo o oleo e as velas que é facil de fazer e ainda poupas uns eutiros ;)

Offline Gaspar

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Re:Preciso de ajuda (mk4) antes que seja tarde
« Responder #7 em: 11 de Junho, 2010, 18:00:13 »
Bem me parecia que o óleo n era o mais indicado. O carro já nem sequer tem o mesmo trabalhar, apesar do nivel estar bom, parece que anda a nadar nele... Tou a pensar fazer eu a mudança. Já comprei um filtro no Mario Rui em Queluz de Baixo (5€)  ;) ,agora vou á norauto comprar o "azeite", visto que têm lá umas promoções fixes, 5L de Shell helix hx7 10w40 por 20 euros e o Bp Visco 7000 5w40 por 30 e ainda me sobra algum no caso de comer... As velas vou deixar estar por agora, mas tenho que passar por uma Ford. Obrigado pessoal  O0
« Última modificação: 11 de Junho, 2010, 18:01:17 por Gaspar »

Offline tiago blanquet
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Re:Preciso de ajuda (mk4) antes que seja tarde
« Responder #8 em: 11 de Junho, 2010, 18:27:30 »
Visco 7000 é a melhor prenda que esse carro pode receber.

Offline Johnyfiesta
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Re:Preciso de ajuda (mk4) antes que seja tarde
« Responder #9 em: 11 de Junho, 2010, 18:33:03 »
Visco 7000 é a melhor prenda que esse carro pode receber.

Verdade verdadinha!  ;) Mete o 5w40 e vais ver qe se calhar nem bebe nenhum  >:D

Mete as velas motorcraft por uns 10 euros, se tiveres chave de velas é num instante  ;)


Offline profiesta
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Re:Preciso de ajuda (mk4) antes que seja tarde
« Responder #10 em: 11 de Junho, 2010, 23:23:06 »
... 3º no maximo um 10w40 e ja tou de pe atras. ha uns aditivos da stp que serve para dar compressao ao motor e ajudar a baixar o consumo de oleo. eu uso com oleo 5w30 e funciona.
...

Esquece os aditivos nestes motores. Eles são muito bons enquanto se utiliza material em condições. Se começam a inventar começam a comer óleo, começa a fazer má lubrificação e por aí fora. Isso é material Motorcraft para cima que é barato ou melhor. As Motorcraft Super são baratinhas, como o Tiago disse e as de Platina também não são nada caras, na casa dos 6 ou 7€.

Não inventem e não é por consumir óleo se se vai descurar o material em condições. Isso é porque já teve mau tratamento ou algum azar (aquecimento por exemplo) e se antes se devia meter em condições, agora ainda mais, para ele não se detriorar ainda mais rápido.

ai sim? e vais me dizer que um zetec com bastantes km e mesmo assim bem tratado nao gasta oleo? bem se disseres isso acho que nao conheces bem o motor que tens. alem disso, o aditivo funciona sim senhora, que eu ponho no meu e tem 180 mil. e experimenta andares a fazer 1000km por semana muitas vezes de pe na tabua e vais ver se o oleo desaparece ou nao. mais, acho que toda a gente sabe que os fords sao tendenciosos a beber oleo.
« Última modificação: 11 de Junho, 2010, 23:38:22 por profiesta »

Offline s4n7os
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Re:Preciso de ajuda (mk4) antes que seja tarde
« Responder #11 em: 11 de Junho, 2010, 23:27:21 »
Uma coisa posso concordar e o meu é um mk3, se ando a rasgar com o carro sempre com as rotações em alta o oleo desaparece num instante...

Offline tftb
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Re:Preciso de ajuda (mk4) antes que seja tarde
« Responder #12 em: 12 de Junho, 2010, 01:10:13 »
Bem me parecia que o óleo n era o mais indicado. O carro já nem sequer tem o mesmo trabalhar, apesar do nivel estar bom, parece que anda a nadar nele... Tou a pensar fazer eu a mudança. Já comprei um filtro no Mario Rui em Queluz de Baixo (5€)  ;) ,agora vou á norauto comprar o "azeite", visto que têm lá umas promoções fixes, 5L de Shell helix hx7 10w40 por 20 euros e o Bp Visco 7000 5w40 por 30 e ainda me sobra algum no caso de comer... As velas vou deixar estar por agora, mas tenho que passar por uma Ford. Obrigado pessoal  O0

Esses preços são para durar até quando? É que eu no outro dia passei no Jumbo, vi o preço do Shell Helix HX7 que é o que tenho no meu carro actualmente, e até me benzi.. 5L eram 64€ e cascalho, resumindo, 65€! Iam-me caindo os ditos ao chão! Sendo assim acho que vou comprar o óleo já, guardo, e mudo quando tiver que mudar...!

Offline Johnyfiesta
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Re:Preciso de ajuda (mk4) antes que seja tarde
« Responder #13 em: 12 de Junho, 2010, 02:54:51 »
O meu tem 5w30 e ando muito mas mesmo muito de pé no fundo e nunca consomo óleo e tem 105mil

Offline tiago blanquet
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Re:Preciso de ajuda (mk4) antes que seja tarde
« Responder #14 em: 12 de Junho, 2010, 03:52:52 »
ai sim? e vais me dizer que um zetec com bastantes km e mesmo assim bem tratado nao gasta oleo? bem se disseres isso acho que nao conheces bem o motor que tens. alem disso, o aditivo funciona sim senhora, que eu ponho no meu e tem 180 mil. e experimenta andares a fazer 1000km por semana muitas vezes de pe na tabua e vais ver se o oleo desaparece ou nao. mais, acho que toda a gente sabe que os fords sao tendenciosos a beber oleo.

O meu vai com 180K e faço mudas de 15 em 15K. O oleo practicamente não desce. Sempre levou 5W30 da galp, não é o melhor mas é razoavel e 100% sintetico.

Offline tftb
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Re:Preciso de ajuda (mk4) antes que seja tarde
« Responder #15 em: 12 de Junho, 2010, 14:59:34 »
Gaspar,

O óleo que disseste que custava 30€ é este?
http://norauto.pt/index.php?id=66&rb=343&tbl=registos

Offline Gaspar

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Re:Preciso de ajuda (mk4) antes que seja tarde
« Responder #16 em: 13 de Junho, 2010, 12:35:16 »
TFTB,

Para te ser sincero andei de volta do shell e duns jarricans de 10w40 de 10 litros da norauto, mas no panfleto das promos na net tens lá esse, é bem capaz de ser o 7000 sport... é uma questão de dares lá um pulinho, da Amadora é rápido  :P . Hoje de tarde só na de Mem Martins.
« Última modificação: 13 de Junho, 2010, 12:39:35 por Gaspar »

Offline ruitome

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Re:Preciso de ajuda (mk4) antes que seja tarde
« Responder #17 em: 13 de Junho, 2010, 14:17:26 »
... 3º no maximo um 10w40 e ja tou de pe atras. ha uns aditivos da stp que serve para dar compressao ao motor e ajudar a baixar o consumo de oleo. eu uso com oleo 5w30 e funciona.
...

Esquece os aditivos nestes motores. Eles são muito bons enquanto se utiliza material em condições. Se começam a inventar começam a comer óleo, começa a fazer má lubrificação e por aí fora. Isso é material Motorcraft para cima que é barato ou melhor. As Motorcraft Super são baratinhas, como o Tiago disse e as de Platina também não são nada caras, na casa dos 6 ou 7€.

Não inventem e não é por consumir óleo se se vai descurar o material em condições. Isso é porque já teve mau tratamento ou algum azar (aquecimento por exemplo) e se antes se devia meter em condições, agora ainda mais, para ele não se detriorar ainda mais rápido.

ai sim? e vais me dizer que um zetec com bastantes km e mesmo assim bem tratado nao gasta oleo? bem se disseres isso acho que nao conheces bem o motor que tens. alem disso, o aditivo funciona sim senhora, que eu ponho no meu e tem 180 mil. e experimenta andares a fazer 1000km por semana muitas vezes de pe na tabua e vais ver se o oleo desaparece ou nao. mais, acho que toda a gente sabe que os fords sao tendenciosos a beber oleo.

Eu sei que estes motores consomem óleo. O meu não é excepção, mas o que eu digo "começar a comer óleo" é comer óleo de forma anormal. É que comer óleo e Ford, são sinónimos, agora isto dentro de certos parametros parâmetros.

Há aqui um user que por causa desses aditivos teve que mudar um motor. Não é o único, já sei de outros casos desses e também com STP, que não são nada maus.

O tratamento do meu é velas Motorcraft Platina, Filtro de óleo gama média todas as mudas e óleo Mobil 1 0W40. Isto é o que o meu leva ha já muito tempo. Eu em vez de aditivos, utilizo sempre gasolina em condições.

Offline tftb
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Re:Preciso de ajuda (mk4) antes que seja tarde
« Responder #18 em: 13 de Junho, 2010, 14:41:14 »
TFTB,

Para te ser sincero andei de volta do shell e duns jarricans de 10w40 de 10 litros da norauto, mas no panfleto das promos na net tens lá esse, é bem capaz de ser o 7000 sport... é uma questão de dares lá um pulinho, da Amadora é rápido  :P . Hoje de tarde só na de Mem Martins.

Yah, já estive a ver o folheto online. Estes preços mantêm-se até dia 20 de Junho. A ver se durante esta semana passo lá para ir buscar o óleo.

Já agora, compraste o filtro do óleo por 5€? Isso não é muito barato? :o Onde compraste?


PS: deixo aqui uma pergunta..
Estive a pesquisar na net, e vi que os óleos que têm o primeiro conjunto de números mais pequeno, lubrificam melhor desde temperaturas mais baixas (por exemplo 5W40), enquanto que os que têm os números maiores lubrificam melhor a partir do momento em que o óleo atinge temperaturas mais altas (por exemplo 15w40). O segundo conjunto de números é a resistência que o óleo tem às altas temperaturas, pelo que quanto maior for o número (por exemplo 40) mais este resiste à utilização.

Agora pergunto uma coisa: Supostamente o óleo 5W40 por exemplo, é dos melhores porque lubrificam melhor desde mais cedo. Mas que contras é que este óleo tem? Ou não tem contras, e tem tudo de bom? ???

Deixo aqui o site com as informações que referi acima: http://pt.petitchef.com/receitas/tipos-de-oleo-de-motor-fid-248236
« Última modificação: 13 de Junho, 2010, 15:04:02 por tftb »

Offline Gaspar

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Re:Preciso de ajuda (mk4) antes que seja tarde
« Responder #19 em: 13 de Junho, 2010, 15:17:04 »
Comparando com norautos e roadys é excelente e os filtros até são bons, Sofima, Tecnocar... Aquilo fica em Queluz de Baixo, em frente á Auto Sueco (volvo e land rover) ao pé dos sinais, os gajos têm muita coisa a uns preços bastante acessíveis. Fui lá á duas semanas comprei o filtro de ar e um jogo de pastilhas por 25 euros, não foi bom?!?!?

Deixo aqui a morada para os interessados:

Mário Rui-Peças Unipessoal Lda
Estrada Palmeiras 66-armz B, Queluz Bxº

Logo vêem a azafama á porta, tem um reclame da Valeo na parede...

Offline Ivo Silva

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Re:Preciso de ajuda (mk4) antes que seja tarde
« Responder #20 em: 13 de Junho, 2010, 15:31:59 »
Todos os meus carros chpam 10w-40 da shell tirando o punto que é 15w-40 mas também da shell.......

Offline tiago blanquet
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Re:Preciso de ajuda (mk4) antes que seja tarde
« Responder #21 em: 13 de Junho, 2010, 20:21:05 »
Pastilhas por 25 eur foram bem baratas no entanto as vezes ha coisas que não devemos poupar. Moral em mim em dizer isto, e na semana passada trouçe umas pastilhas de travão practicamente novas de um fiesta na sucata nos bentos, por 10eur. Parece que tive sorte as pastilhas sao um espectaculo o carro trava melhor que com as ATE que tinha e não fadiga tão rapido.

Offline tftb
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Re:Preciso de ajuda (mk4) antes que seja tarde
« Responder #22 em: 13 de Junho, 2010, 20:23:38 »
Pastilhas por 25 eur foram bem baratas no entanto as vezes ha coisas que não devemos poupar. Moral em mim em dizer isto, e na semana passada trouçe umas pastilhas de travão practicamente novas de um fiesta na sucata nos bentos, por 10eur. Parece que tive sorte as pastilhas sao um espectaculo o carro trava melhor que com as ATE que tinha e não fadiga tão rapido.

Tiago, tu que até percebes da coisa, não me sabes responder à questão que pus acima, sobre os prós e contras de cada tipo de óleo?

Offline profiesta
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Re:Preciso de ajuda (mk4) antes que seja tarde
« Responder #23 em: 13 de Junho, 2010, 22:58:03 »
TFTB,

Para te ser sincero andei de volta do shell e duns jarricans de 10w40 de 10 litros da norauto, mas no panfleto das promos na net tens lá esse, é bem capaz de ser o 7000 sport... é uma questão de dares lá um pulinho, da Amadora é rápido  :P . Hoje de tarde só na de Mem Martins.

Yah, já estive a ver o folheto online. Estes preços mantêm-se até dia 20 de Junho. A ver se durante esta semana passo lá para ir buscar o óleo.

Já agora, compraste o filtro do óleo por 5€? Isso não é muito barato? :o Onde compraste?


PS: deixo aqui uma pergunta..
Estive a pesquisar na net, e vi que os óleos que têm o primeiro conjunto de números mais pequeno, lubrificam melhor desde temperaturas mais baixas (por exemplo 5W40), enquanto que os que têm os números maiores lubrificam melhor a partir do momento em que o óleo atinge temperaturas mais altas (por exemplo 15w40). O segundo conjunto de números é a resistência que o óleo tem às altas temperaturas, pelo que quanto maior for o número (por exemplo 40) mais este resiste à utilização.

Agora pergunto uma coisa: Supostamente o óleo 5W40 por exemplo, é dos melhores porque lubrificam melhor desde mais cedo. Mas que contras é que este óleo tem? Ou não tem contras, e tem tudo de bom? ???

Deixo aqui o site com as informações que referi acima: http://pt.petitchef.com/receitas/tipos-de-oleo-de-motor-fid-248236

bem penso que te posso responder. sim o 5w40 é um dos melhores oleo que para aí andam. embora haja tambem 5w60 salvo erro.  entao é assim: o 1º numero antes do w tem a ver com a viscosidade a frio.  e o depois a quente. depois para paises muito frios como os nordicos devem usar oleo 5w40 ou mesmo 0w40, porque nao engrossa muito a frio, e permite fazer uma boa lubrificaçao logo ao inicio que se mete o motor a trabalhar. isto é a parte metereologica da coisa. depois tem a ver com a parte mecanica. por exemplo o no honda cr-z so usa oleo 0w20. seja em que parte do mundo for. mas outro exemplo, um carro que cá metes oleo 10w40 ou mesmo 15w40, num pais frio tens de por 5w40 por exemplo. outra coisa, e que as vezes nos manuais dos carros vem a dizer os tipos de oleos e ate que temperaturas se podem usar. desde o 0w40 ate ao 20w50.

Offline tftb
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Re:Preciso de ajuda (mk4) antes que seja tarde
« Responder #24 em: 13 de Junho, 2010, 23:05:47 »
Exacto, percebi. Então quer dizer que eu meter o BP Visco 7000 5w40 no meu 1.25, ele lubrificará melhor mais cedo (com o motor mais frio) do que o meu 10w40 actual. Mas no entanto não fará mal nenhum, pois não? Posso coloca-lo?