Garagem do Clube



Autor Tópico: Problema Fiesta Mk4  (Lida 1339 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ivan.simao
  • 45cv
  • Mensagens: 11
  • Feedback: +0/-0
Problema Fiesta Mk4
« em: 25 de Agosto, 2018, 07:45:56 »
Bom dia, quero partilhar aqui convosco um problema que me surgiu no meu Ford Fiesta 98, MK4, a gasolina mas convertido a GPL já à alguns anos.

Quero deixar uma nota prévia, que percebo 0 de mecânica e carros lol, daí ter decidido partilhar aqui convosco, o que apareceu ontem a partir da tarde.


Passa-se que desde ontem À tarde, que enquanto conduzia o carro, e de um momento para o outro, noto que a manete das mudanças, e principalmente o pedal do acelarador, começaram a tremer muito mais que o normal. Notei então que parecia que o carro perdia força, não acelerava conforme era habitual, isto é, com a segunda mudança, eu colocava pé a fundo, e o carro agarrava bastante e correspondia, e agora, ponho pé a fundo, e o carro nao responde, mal acelera.

É então que decido ir para a autoestrada, até porque tinha uma viagem a evora para fazer, assim o fiz, e tentei testá-lo na auto-estrada, acontece que então o carro não ultrapassa os 100km/h e se encontro algum troço com algum nivel de inclinação, bem posso reduzir, mas ele desce a velocidade e tem esforço em subir.

Não consigo explicar muito mais, mas principalmente os factores são estes, treme muito mais, e parece que perdi cavalos, o carro mal anda e tem uma dificuldade imensa para chegar aos 100km/h. (O que dantes era facilmente com uma 3 ou 4 a fundo).

Estive a ler e a falar com alguns amigos, que me apontaram para a embraigem que deverá estar a berrar.

Actualmente o carro tem 170.000Km, e o problema tanto acontece com GPL como a Gasolina.


Alguém teve algo similar?? Irei durante a semana, leva-lo ao meu mecanico, para ver o que se passa. Desde que ele domingo faça a viagem de volta a casa, e não me deixe ficar mal lol ...

Obrigado e bom fim de semana.


Offline SandStorm

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 13486
  • Feedback: +6/-0
  • Powered by: Big Booty, shake that ass!
Re: Problema Fiesta Mk4
« Responder #1 em: 25 de Agosto, 2018, 10:44:22 »
Quando o carro treme, faz algum barulho extra do tipo, tractor? (trabalhar a 3 cilindros)
A embraiagem gasta por vezes costuma fazer com que a rotação suba muito rápido sem ganho aparente de velocidade.
Um teste que podes fazer à embraiagem é o seguinte:
Carro parado, travão de mão bem puxado, acelera às 2000 e vai largando devagar o pedal de embraiagem.
Se o carro começar a agarrar e as rotações a descerem até ao ponto de ele se querer desligar, está bom.
Se se mantiverem e ele não querer puxar, está gasta.
Pessoalmente acho que o teu problema está noutro sitio.
Mais propriamente o sistema de ignição. (cabos, velas ou bobine)

Sent from my SM-J530F using Tapatalk


Offline robot792

  • 45cv
  • Mensagens: 7
  • Feedback: +0/-0
Re: Problema Fiesta Mk4
« Responder #2 em: 25 de Agosto, 2018, 12:06:37 »
Bom dia

Se isso foi assim logo de um momento para o outro é bem provável que o problema seja da embraiagem, não sei é porque é que dizes que o pedal do acelerador ficou a tremer, isso é estranho.

Como o SandStorm disse podes fazer um teste à embraiagem mas cuidado porque a fazeres o teste vais desgastar ainda mais a embraiagem por isso tens de ver bem onde fazes isso..

Mais uma coisas, não sentes o pedal da embraiagem diferente? E a meteres mudanças, entram bem?

Offline ivan.simao
  • 45cv
  • Mensagens: 11
  • Feedback: +0/-0
Re: Problema Fiesta Mk4
« Responder #3 em: 25 de Agosto, 2018, 14:22:51 »
Obrigado desde já pelas vossas dicas.

Relativamente às perguntas colocadas:

- Não noto qualquer barulho extra quando acelero. No entanto noto um barulho extra (ciclico, um ruido, nota-se que é algo que está a andar à roda), e quando coloco o pé a fundo na embraiagem, esse barulho desaparece.

- Não tenho qualquer dificuldade em colocar mudanças, elas entram, como sempre entraram com facilidade.


Alguns testes que fiz esta manhã:

- Aqui na estrada a direito, assim que peguei no carro hoje, tentei fazer ponto de embraiagem com o travão de mão bem esticado, a traseira afundou, como normal, e não vi qualquer anormalidade (confesso no entanto, que nao olhei para as rotações).

- Fui para uma subida tentei fazer ponto de embraiagem, não consegui fazer à primeira, tive de puxar o travão de mão para o carro não descair, e depois fiz o ponto, e fui largando o travão, mas ele subiu com muita dificuldade e foi quase abaixo. (A subida era acentuada, mas ele nunca tinha tido tanto esforço a fazer a subida).


- Noto que em 2ª ou 3ª o ponteiro das rotações não é proporcional ao do conta-Km, porque meto a segunda e ja estou em 3000-3500 rotações, e o carro está a tentar ainda sair dos 20-25km/h. E anteriormente o conta-Km levantava muito mais rapido, e sempre superior ao das rotações (isto na 2ª e 3ª mudanças).

Offline Ruben_MK4

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4297
  • Feedback: +4/-0
  • Powered by Fiesta Techno with RS Bodykit
Re: Problema Fiesta Mk4
« Responder #4 em: 27 de Agosto, 2018, 12:11:33 »
Embraiagem nas lonas.

Se o pedal da embraiagem não fica preso lá em baixo é mesmo a embraiagem gasta.

Offline njay
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 274
  • Feedback: +0/-0
Re: Problema Fiesta Mk4
« Responder #5 em: 11 de Setembro, 2018, 14:35:05 »
Já tive comportamentos similares 3 vezes, uma por causa de velas, outra por causa dos cabos das velas e outra por causa da bobina. O carro fica a trabalhar só com 2 ou 3 cilindros o que desequilibra o motor (em particular acima do ralenti) causando vibrações ciclicas e uma grande perda de potência, tipo às vezes ficar à rasca para arrancar numa subida.
« Última modificação: 11 de Setembro, 2018, 14:36:00 por njay »