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Autor Tópico: ralentim instável e perda de potência  (Lida 155082 vezes)

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Offline eletricpenguin

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Re:ralentim instável e perda de potência
« Responder #225 em: 11 de Setembro, 2009, 20:43:30 »
matavelhos, sim é isso, mas desligar a bateria tb serve, o efeito é o mesmo  ;)

Offline matavelhos
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Re:ralentim instável e perda de potência
« Responder #226 em: 12 de Setembro, 2009, 01:20:59 »
De certeza? e se a centralina faz aquela aprendizagem e memoriza os valores mesmo? eu não tenho a certeza mas penso que pode não bastar porque desligar a bateria costuma ser o 1ºponto de todos os procedimentos e aconselharem remover um fusível... seria mais simples fazer a recomendação da bateria. Também para o mk4 já li algures problemas de injectores resolvidos com a remoção do fusível nº19. Mas vou investigar bem isso para ter a certeza absoluta.

http://www.youtube.com/watch?v=Phd8rMNIaK4&feature=PlayList&p=18BD27320590F782&playnext=1&playnext_from=PL&index=2

vê o minuto 6:50 ! ! !


Offline matavelhos
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Re:ralentim instável e perda de potência
« Responder #227 em: 15 de Setembro, 2009, 02:47:39 »
Nova TPS, VSS ligado e até ver nenhum comportamento daqueles típicos de VSS marado... não desliguei a bateria, tirei o fusível onde tá o símbolo do motor, liguei a chave na pos.2 desliguei e voltei a por o fusível, como seria só desligando e voltando a ligar a bateria não sei, para isso teria de voltar a por a TPS velha, desligar o VSS e por aí adiante... uma grande trabalheira! Mas o problema do ralenti, como de costume, continua lá... perdi o juízo e comprei uma régua  de alinhamento, marcadores de PMS e PMI e pumba, assim que alguém me emprestar uma chave que dê para medir os torques dos parafusos (quero fazer a coisa como manda a lei  ;) ) lá vou eu ver se o motor está de facto no tempo certo. Já sei exactamente o que tenho de fazer, o único problema é que na realidade os parafusos ás vezes fazem-se difíceis, ou é o sítio que não nos dá jeito, ou é o nervoso miudinho de querer fazer tudo num certo tempo e acabar por demorar bem mais... mas enfim, vou tentar. Na pior das hipóteses vou andar a pé uns dias, na melhor arranjo o meu carrinho e daqui para a frente mudanças da correia sou eu que as faço. Ah! e falta-me uma chave de travamento, mas isso arranjam-se umas universais bem maneiras para motores 16 válvulas (twin cam). Ao menos vou com o consolo de que se a máquina morrer, morre às minhas mãos e não nas de um estranho  >:D

Offline trevas
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Re:ralentim instável e perda de potência
« Responder #228 em: 15 de Setembro, 2009, 11:34:19 »
pois mecher na correia de distribuição nao é nada de outro mundo, mas para quem nao teem experiencia na area do ferro pode.se tornar complicado, mas se é so pra ver o alinhameto, so precisas de tirar a tampa das válvulas e o tampão do bloco.

Offline matavelhos
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Re:ralentim instável e perda de potência
« Responder #229 em: 15 de Setembro, 2009, 13:56:29 »
mas as protecções laterais da correia encaixam por cima da tampa das válvulas não é? logo também as tenho de sacar fora (penso eu) e se quiser girar o motor entre o PMI e PMS vou ter de tirar também a correia poly-v. O que assusta mais é que está tudo ali num sítio de difícil acesso. Vou levantar o carro um bocado e sacar-lhe fora a roda direita  :D é mais um sítio para meter a cabeça e espreitar.

Offline trevas
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Re:ralentim instável e perda de potência
« Responder #230 em: 15 de Setembro, 2009, 19:11:54 »
epa alargas so um bocado a tampa da distribuição e desvias pro lado de modo a sair de cima da tampa das valvulas.se desapertas a polie ela roda sobre o veio da cambota porque nao tem escatel, é melhor nao ires por ai,talvez nem a consigas desapertar porque nao tens como segurara-la..... poes uma roda no ar, engatas uma 4ª e vais rodando o motor atraves da roda até encontrares o ponto e vês assim sem te pores em aventuras.

Offline matavelhos
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Re:ralentim instável e perda de potência
« Responder #231 em: 15 de Setembro, 2009, 20:25:49 »
Ok obrigado pela dica  O0 também lhe vou sacar a vela do 1º cilindro para ter a certeza que fica mesmo no PMS e pra me orientar. Vou começar no sábado à tarde e algo me diz que domingo ainda vou ter serviço pra fazer...

Offline Johnyfiesta
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Re:ralentim instável e perda de potência
« Responder #232 em: 16 de Setembro, 2009, 13:23:07 »
Aprecio.te imenso pela trabalheira :O Puff

Offline trevas
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Re:ralentim instável e perda de potência
« Responder #233 em: 16 de Setembro, 2009, 19:16:50 »
de nada O0 ja conheço bem essa distribuição, é um bocadinho trabalhosa pela falta de espaço. mas é melhor confirmares so mesmo o ponto.

Offline matavelhos
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Re:ralentim instável e perda de potência
« Responder #234 em: 17 de Setembro, 2009, 18:56:32 »
Correcção dos DTC's, afinal era o software manhoso que andava a enganar... os códigos que tenho gravados são:

P0500 - VSS (andei com ele desligado por isso está justificado a presença nos erros gravados...)
P0172 - mistura pobre
P0340 - camshaft position sensor  :o

ou o motor está mesmo desajustado ou o sensor deu o peido mestre, o que seria uma coincidência dos diabos... aposto mesmo que a coisa não está no tempo certo  :( no fds vou verificar eu mesmo
« Última modificação: 17 de Setembro, 2009, 18:57:24 por matavelhos »

Offline trevas
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Re:ralentim instável e perda de potência
« Responder #235 em: 17 de Setembro, 2009, 19:01:04 »
tao e o erro de mistura pobre? com mistura pobre nao anda...

Offline matavelhos
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Re:ralentim instável e perda de potência
« Responder #236 em: 17 de Setembro, 2009, 19:12:05 »
O 172 aparece nuns sitios como mistura pobre noutro como rica. O motor só está a fazer estas misturas manhosas no ralenti, e isso pode ter que ver com o motor desajustado, por muito que a ECU compense, mantendo aquela rotação, se as valvulas estiverem a abrir fora de tempo, a ECU não consegue... já em andamento a coisa parece que melhora, perco é velocidade de ponta. Neste momento é assim que tá o meu carro, a partir do meio-pedal de acelerador para baixo, não há diferença e tem o ralenti com mistura manhosa e a partir dos 150 em linha recta fecha a loja...  :(  parece-me tudo consistente com motor fora de tempo...   

http://www.youtube.com/watch?v=nIeMMx9s5_E&feature=related

vejam lá o que diz o tipo... é que eu já verifiquei os outros sistemas todos  :o

Offline trevas
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Re:ralentim instável e perda de potência
« Responder #237 em: 17 de Setembro, 2009, 19:47:22 »
o ´teu motor quando está a trabalhar, tem um trabalhar igual aos dos outros tantos fiestas que andam por ai, ou tem um barulho diferente?

Offline matavelhos
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Re:ralentim instável e perda de potência
« Responder #238 em: 17 de Setembro, 2009, 19:58:00 »
 ??? em andamento? é parecido. Antes de trocar a correia não fazia nada disto, agora é só ruídos mas nada que indicie pistões a bater em válvulas. Arranha muito em baixas quando ainda tá frio, faz um "rrrr" mas acho que isso é comum a estes fiestas não é?

Offline trevas
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Re:ralentim instável e perda de potência
« Responder #239 em: 17 de Setembro, 2009, 20:11:59 »
acho que sim...mas vê o ponto pra excluires uma hipotese.

Offline eletricpenguin

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Re:ralentim instável e perda de potência
« Responder #240 em: 19 de Setembro, 2009, 00:56:09 »
Quanto ao P0172, não é mistura pobre, é sim o que já todos nos diziamos há tempos: mistura rica...
O contrário tb existe: P0171.
Eu tive esse codigo devido ao gás ter estado mal ajustado, e fui tirar a limpo lol...
Vê aqui: http://www.obd-codes.com/p0172

Continua a apontar para fuga de vacuo... ::) ???

Mas pelo outro codigo parece mesmo q podes ter isso fora de ponto...
Caso contrario só mesmo o sensor estar estragado (que é possivel, tendo em conta q o carro esteve nas mãos desse mecanico-sapateiro lol...).

Boa sorte ai com isso (a admiro a tua perseverança e coragem  O0) e dps queremos saber tudo  :)
Que este topico já é uma verdadeira novela  ;)

Offline matavelhos
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Re:ralentim instável e perda de potência
« Responder #241 em: 19 de Setembro, 2009, 01:13:20 »
 :D é mesmo uma novela! Mas eu gosto muito do meu mk4 e tenho aproveitado isto tudo para ir aprendendo alguma coisa. O último tipo que me viu o carro apontou para uma fuga ou bloqueio algures no sistema de exaustão. Mas o motor fora de tempo afigura-se como uma causa provável para todos estes males.

Sim P0172 é mistura rica  O0  tens razão. Nas centralinas EEC - IV é que penso que é ao contrário (a do mk4 é EEC-V). E ter mistura rica implica perda de velocidade de ponta por excesso de combustível.

O que eu li é que quando se troca a correia deve-se ter muito cuidado porque se não for esticada em todo o seu curso com a mesma tensão, no 1º arranque do motor pode saltar um dente até ajustar. Ou então foi puro descuido. Se é que é isto que se passa. Amanha vou levantar as rodas da frente, engatar o carro, tirara a vela do 1º cilindro, tirar a tampa das válvulas, rodar até ao PMS e ver o alinhamento. Se a coisa não estiver boa vou comprar as ferramentas necessárias e ajusto o tempo do motor, pelo menos tento  ::) para já já tenho uma régua de alinhamento para ford's e mazdas e pinos de marcação do PMI e PMS



VEJAM ESTE EXEMPLO!!!
http://www.youtube.com/watch?v=ajnmDYrgKf8&NR=1&feature=fvwp
TANTO SAPATEIRO POR AÍ!!!
« Última modificação: 19 de Setembro, 2009, 01:25:27 por matavelhos »

Offline trevas
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Re:ralentim instável e perda de potência
« Responder #242 em: 19 de Setembro, 2009, 12:02:15 »
avacalharam o sincronismo do fiat lol 

o meu xaruto tem mistura rica e bate os 180  :D

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Re:ralentim instável e perda de potência
« Responder #243 em: 21 de Setembro, 2009, 01:00:54 »
Ainda não vi o sincronismo do motor este fim de semana  :(
tenho andado à bulha com outras coisas no carro como as luzes do painel interior (já comprei umas novas para substituir as velhas que só ligavam com umas pancadinhas), um volante em 2ªmão (c/airbag incluído) que me saiu mais barato do que sairia um arranjo em pele ao actual que já está meio comido, um comando novo para o fecho do carro, tubagens novas para a linha de alimentação e retorno de combustível forradas a malha metálica e por fim um problema foleiro: meti umas colunas novas nas portas da frente e quando o som está mais alto as ondas lá se espalham por dentro das portas e andam à cabeçada a tudo quanto é plástico provocando vibrações e ruídos muito foleiros para umas kenwood de 3 vias. Vou experimentar atufalhar aquilo com esponja e borracha para ver se absorve, não vale apena mais, quero uma solução rápida e barata ;)
Amanhã sim deverá ser o dia da verdade para o coração do mk4  >:D, se o zetec-s não estiver no tempo correcto vou ter de comprar mais umas ferramentas...

Offline matavelhos
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Re:ralentim instável e perda de potência
« Responder #244 em: 25 de Setembro, 2009, 19:39:30 »
Consegui,  :) com sucesso  :) , efectuar uma tarefa de dificuldade 4/5 segundo o Haynes: a troca do volante  :D . Correu quase tudo bem. Fiz tudo conforme manda o manual depois de ter tudo desapertado o volante não queria sair... fiz uma força dos diabos e pum! :o levei com o volante em cheio no nariz, agora tou a fazer gelo  :( Mas o mk4 tem um volante como novo  >:D  o motor ainda está à espera das ferramentas para trancar as cams e outra para medir o aperto das mesmas, alguém sabe onde se compra disso a bom preço?

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Re:ralentim instável e perda de potência
« Responder #245 em: 29 de Setembro, 2009, 16:54:08 »
Consegui,  :) com sucesso  :) , efectuar uma tarefa de dificuldade 4/5 segundo o Haynes: a troca do volante  :D . Correu quase tudo bem. Fiz tudo conforme manda o manual depois de ter tudo desapertado o volante não queria sair... fiz uma força dos diabos e pum! :o levei com o volante em cheio no nariz, agora tou a fazer gelo  :( Mas o mk4 tem um volante como novo  >:D  o motor ainda está à espera das ferramentas para trancar as cams e outra para medir o aperto das mesmas, alguém sabe onde se compra disso a bom preço?

LOL, é para veres o que os mecânicos sobrem.  :D :D

Offline matavelhos
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Re:ralentim instável e perda de potência
« Responder #246 em: 02 de Janeiro, 2010, 19:37:37 »
Boas a todos. A única razão porque volto a escrever neste tópico é porque (finalmente!) vou deitar mãos ao carro amanhã... depois ponho aqui as fotos e os resultados. Já fiz uma lista de material que vou precisar e que entretanto adquiri, e uma ordem de trabalhos ou lista de procedimentos. Meio ano depois de me deixarem o carro em sofrimento vou arriscar-me eu a curar a coisa ou a acabar com ela. ;)

Recapitulando:
Desde que me trocaram a correia de distribuição que o carro anda com comportamento "estranho", desde relanti instável a perda de potência. Já fiz testes completos à grande maioria dos sensores. Neste momento as hipóteses prováveis são uma incorrecta colocação da correia que resulta numa sincronia entre válvulas e pistões incorrecta, ou um problema no sensor da cambota ou na árvore de cames. Amanhã vou poder confirmar ou eliminar uma destas hipóteses.
« Última modificação: 02 de Janeiro, 2010, 19:38:30 por matavelhos »

Offline matavelhos
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Re:ralentim instável e perda de potência
« Responder #247 em: 03 de Janeiro, 2010, 22:37:31 »
Ora ficam aqui os resultados:

O motor está no ponto! queria por aqui uma foto mas não estou a conseguir fazer o upload. Foi só levantar a roda direita, tirar a tampa das válvulas, cabos da bobine e vela do primeiro cilindro. As ranhuras para a régua de alinhamento só ficam acessíveis num sentido da volta, isto é, não estão mesmo no centro da peça circular onde estão, só ficam acessíveis de volta em volta completa, meia volta não chega. Assim é impossível falhar.
Enquanto rodava a roda o comando de válvulas ia girando e ouvia-se ar comprimido e sente-se resistência ao movimento que só desaparece no fim de cada ciclo, deve ser normal, espero eu. Também troquei os fios do sensor da árvore de cames que estavam todos partidos. Continua tudo na mesma, sem nenhuma luz...

Offline trevas
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Re:ralentim instável e perda de potência
« Responder #248 em: 06 de Janeiro, 2010, 12:29:25 »
entao mas verificaste as marcas de alinhamento da cames e da cambota? como é que viste a da cambota, precisas de uma cena pra enfiar pelo bloco a dentro a fim de ver o ponto da cambota. sim as das cames são descentradas..

Offline matavelhos
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Re:ralentim instável e perda de potência
« Responder #249 em: 06 de Janeiro, 2010, 14:38:24 »
Não verifiquei a posição da cambota com exactidão... removi a vela do 1º cilindro e girei o motor até este estar no ponto morto superior. É possível que o tempo não esteja correcto. Essa coisa é o pino de marcação do PMS, que eu tenho e sei onde está a ranhura, mas há uma peça do carro que passa em frente a essa entrada para o pino, o que dificulta a sua inserção sem levantar ou baixar o motor de alguma maneira, coisa que não fiz  :-\ pois me faltava material para isso. Na parte de trás do motor, uns centímetros acima do bujão do óleo, estão duas entradas, suponho que para o pino PMS e o pino PMI. Não sei qual é qual... nas fotos do Manual Haynes as ranhuras estão posicionadas de maneira diferente. Alguém sabe qual é? É que dava mesmo jeito tirar este macaco da cabeça...

se remover o apoio (lado esquerdo junto à correia) do motor com este a ser suportado por um macaco por baixo, posso subir ou baixar o mesmo ligeiramente? não se danifica nada ao fazê-lo? É que se o pudesse fazer só assim já podia desapertar por completo a tampa protectora da correia e por tentativa e erro descobria rapidamente qual a entrada para o pino de PMS... aceitam-se sujestões!
« Última modificação: 06 de Janeiro, 2010, 14:40:32 por matavelhos »