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Autor Tópico: RedLine Where is it???  (Lida 10161 vezes)

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Offline AceleraDemais

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RedLine Where is it???
« em: 16 de Fevereiro, 2004, 18:20:21 »
Boas!!!

Tenho umas dúvidas, quanto ao, penso q seja mk4(de 98 ) 1.25...
Se alguem quiser responder, agradecia....

1ª Que é feito do red line?? nunca ninguem lhe sentiu a falta??
2ª Visto aquilo nao ter red line, pode-se levar o bichinho até ás 7000rpm????
3ª Puxar 2ª e 3ª constantemente até ás 4000rpm/4500rpm encurta muito o periodo de vida do motor?? Já agora quantos Klm é que ele aguentará +/- baseado em experiencias proprias???

Obrigado pela atenção dispensada

fordzito
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RedLine Where is it???
« Responder #1 em: 16 de Fevereiro, 2004, 19:18:29 »
no mk4 não sei.

eu associo o desgaste fisico do motor ao numero de voltas que este
tiver dado, ou seja quanto mais altos os regimes mais curto o tempo de
vida, ou melhor mais depressa aparecem ruídos a denotar desgaste de
alguma peça importante.

deves conhecer os carro de formula Indy com quase 1000 cvs.
Cada motor só aguenta uma corrida de cerca de 3h naqueles circuitos
ovais sempre no máximo;

num carro normal também depende se o usos muito em trajectos
curtos ou não, por causa da temperatura de funcionamento.

não aceleres muito até o motor atingir a temp normal, nem aceleres
muito antes do desligar, isso apenas lava os cilindros por dentro com
gasosa, por isso é que ele pega melhor: ficam sem óleo para lubrificar :lol:  :lol:

isso tb provoca ovalização dos embolos

de resto há quem defenda que desde que bem mantido e bem conduzido,
não é por andar depressa que ele se estraga mais...

duvido que possas ir às 7000.
o meu mk3.5 tem no livro que só aguenta 1 minuto seguido a 5600 rpm's.

experimenta procurar no livro do carro.

Offline Zefiesta
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RedLine Where is it???
« Responder #2 em: 16 de Fevereiro, 2004, 20:13:54 »
BOAS.EU TB TENHO UM MK4 DE 98 E OS OUTROS TB SÃO IGUAIS.EMBORA NÃO TENHA REDLINE TENS SMP AKELA CENA DE BOM SENSO DE NÃO PASSARES MTO DAS 6000RPM.OLHA NO MEU AS VEZES FAÇO PASSAGENS DE CAIXA AS 6500RPM, E O MEU CORTA POR VOLTA DAS 6750RPM.EM RELAÇÃO A DURAÇÃO DO MOTOR ISSO TEM MTO K SE DIGA,EMBORA SE ANDARES SMP A "JARDAR" NÃO LHE FAZ MT BEM.

P.S._LEVA ATE AS 5000/5500 E JÁ É MTO BOM!!!

Offline Fredyx
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RedLine Where is it???
« Responder #3 em: 16 de Fevereiro, 2004, 20:35:05 »
Ora o meu (meus ehhehee) Fiesta 1.25 Zetec era regularmente levado até as 6800 +/- mas isto com umas mods, de resto o ppl costuma levar ate as 5500 6000 e fazer passagem de caixa, mas red line red line não tem... isto se tamos a falar da faixa vermelha que os fabricantes costumam meter no conta-rotações.
Até as 7000 engatado é um bocado dificil de levar, em 2ª já consegui deu +/- 100km/h.




PS: agora ando de TDCI

Offline PilotoZetec

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RedLine Where is it???
« Responder #4 em: 17 de Fevereiro, 2004, 00:17:11 »
Citação de: "Fredyx"
Ora o meu (meus ehhehee) Fiesta 1.25 Zetec era regularmente levado até as 6800 +/- mas isto com umas mods, de resto o ppl costuma levar ate as 5500 6000 e fazer passagem de caixa, mas red line red line não tem... isto se tamos a falar da faixa vermelha que os fabricantes costumam meter no conta-rotações.
Até as 7000 engatado é um bocado dificil de levar, em 2ª já consegui deu +/- 100km/h.







PS: agora ando de TDCI


100km/h dá o wiliams e tem 150 ou 150 cv, eu acredito já, 1.25?! aposto kd kiseres e isso de levar ás 700 k adianta a potencia maxima é atingida muito antes..
k makinão..

Offline Fredyx
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RedLine Where is it???
« Responder #5 em: 17 de Fevereiro, 2004, 11:42:38 »
Piloto amor eu sei dor de cotovelo é lixado, mas como já aqui foi dito e mtos já presenciaram eu nao preciso de mandar tangas a ninguem, o que digo eu faço, por isso....

Offline PilotoZetec

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RedLine Where is it???
« Responder #6 em: 17 de Fevereiro, 2004, 16:15:26 »
lol 100 km/h?! Fizes-te escala onde Paris?!

Offline jrrcc
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RedLine Where is it???
« Responder #7 em: 17 de Fevereiro, 2004, 17:33:21 »
O Fred vai confirmar isto que vou dizer... eu fiz um "teste" com o carro dele e com o meu 1.25 e eu a passar às 5000 ou 5500 e fica ela por ela, por isso...

Acho que apartir das rotação o motor já não debita mais potência, aliás o binário é até às 5250.

Não é por o carro andar sempre em altas que o vai "matar", mas há coisas que como o fordzito disse que são extremamnete importantes para garantir a duração do material, nunca fazer acelerações a frio, "gazadas" antes de desligar o carro, levar o motor sempre ao corte, rateres, entre outras coisas que o bom senso vos diga que estão a "fu***er" aquilo tudo.

Fiquem bem! :wink:

Offline ZetecS
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RedLine Where is it???
« Responder #8 em: 17 de Fevereiro, 2004, 22:07:54 »
Quando puxava pelo meu tentava sempre trocar às 6250 rpm que pelo manual é quando o motor atinge o regime máximo.

Uma cena que carro tem o piloto?! :shock:

Bug Killer 03
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RedLine Where is it???
« Responder #9 em: 17 de Fevereiro, 2004, 22:16:10 »
O meu parece um diesel, para andar bem é trocar de velocidade as 4500, pois a partir dai, não há nada para ninguém :D Raramente o levo até ai, mas depende dos dias e da gasolina :D

Abraço

Offline PilotoZetec

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RedLine Where is it???
« Responder #10 em: 17 de Fevereiro, 2004, 23:59:57 »
1.25 Techno.. com uma modificação, eu a conduzir...

Offline ZetecS
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RedLine Where is it???
« Responder #11 em: 18 de Fevereiro, 2004, 00:03:16 »
Citação de: "PilotoZetec"
1.25 Techno.. com uma modificação, eu a conduzir...


Parece que não curtes o carro men :roll:

Tás sempre a mandar a baixo...

Offline Fredyx
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RedLine Where is it???
« Responder #12 em: 18 de Fevereiro, 2004, 10:39:30 »
Qual das vezes J??? Em santarem ou mais recentemente??
Em santarem o motor tinha a volta de 500km e ai passava de caixa às 5500 6000 só depois de meter a linha e filtro de caixa e o Faher é que comecei a mudar as 6500 6800... nao ganhei mto com isso mas a outra mudança depois era mais rentavel....

Offline jrrcc
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« Responder #13 em: 18 de Fevereiro, 2004, 12:12:38 »
Lembras-te da ultima vez que nos cruzamos a caminho do Oeiras Park? Eu passei às 5500 e tu?

Acho que este tema já foi largamente debatido... :wink:

Offline Fredyx
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« Responder #14 em: 18 de Fevereiro, 2004, 16:36:16 »
Opa noa sei...... mas sim realamente continuem lá com o topico

tnwanda
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« Responder #15 em: 22 de Fevereiro, 2004, 23:09:24 »
Para além do prazer q dá ouvir o motor a guinchar, não há interesse em levar as rotações acima das 5000-5500. A curva de potência de um carro tem um pico por volta dessas rotações (dependendo do motor), e qto mais tempo demorarmos a fazer a passagem de caixa depois disso, mais tempo perdemos. O meu conselho é saberem quais as rotações a que se dá a potência máxima e fazer as passagens nesse preciso momento. Assim maximiza-se o desempenho sem esfoçar excessivamente o motor...

Offline Plastic

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RedLine Where is it???
« Responder #16 em: 22 de Fevereiro, 2004, 23:56:06 »
Exacto!

A puxar pelo pequeno 1.25 zetec-s faço sempre as passagens algures entre 5000 e 5500, a partir dai é so esforçar motor e gastar gasolina, pq o carro está a patinar...com algumas mod's pelo caminho é natural q a curva de potencia mude e se atinjar o pico de potencia mais la em cima..mas duvido q mto acima das 6000rpms num motor como este  8)

fiestatddi
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RedLine Where is it???
« Responder #17 em: 28 de Fevereiro, 2004, 21:06:21 »
O meu carro tem o conta-rotações exactamente igual ao 1.25 (7000 rpm) e sei prefeitamente que qd chego às 4000 rpm já estou a pedir demais... Bom senso...

Agora... realmente é triste que a Ford não faça distinção entre os TDdi e os gasolina... A título de exemplo, a VW tem conta-rotações diferentes entre gasolina e diesel...

é mais uma dakelas coisas k a Ford n se preocupa mas k mts vezes fazem a diferença... enfim! :cry:  :(

Offline AceleraDemais

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RedLine Where is it???
« Responder #18 em: 28 de Fevereiro, 2004, 23:19:53 »
Eu no 1.25 a partir das 5000rpm n sinto muita diferença...
Sinto que entre as 4000 e as 5000rpm é quando o carro desenvolve mais.

Já agora ás quantas rpm é que ele debita a potência máxima??

Offline CarpoPT

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« Responder #19 em: 29 de Fevereiro, 2004, 21:10:20 »
Qt ao q o Fredix disse dos 100km/h n me admiro pq o meu sem alteraçoes e com uma panela final universal consegue cortar a kuase e volto a repetir quase 90 e a 3a um pouco acima dos 130 e o q realmente me espanta é a 4a q ja deu 180 sem cortar...

Mito
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« Responder #20 em: 16 de Abril, 2004, 17:29:55 »
Pois eu não acredito que tenhas dado 100 em segunda, o 1.25 corta pelas 6750rpm e em segunda nessa rotaçao o carro não chega tão pouco aos noventa, muito menos aos 100, e acredita que o meu pequeno vai lá muitas vezes.

Offline CarpoPT

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« Responder #21 em: 18 de Abril, 2004, 22:13:19 »
Viste as mods do carro dele? o meu tb la vai mtas xs e acredita q antes cortava aos 80 e o meu agora ja corta encima dos 90e se kiser apostar um deposito de gasosa tamos la :wink:  :wink:  :wink:

Offline Fredyx
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RedLine Where is it???
« Responder #22 em: 19 de Abril, 2004, 11:31:33 »
Pois o meu MK4 era um "Mito" EHehehehheheh Trocadilho porreiro né??
O meu cortava as 7000 +/- (6900 e qq coisa).. e das poucos vezes que cometi o erro de deixar a 2ª ir ao corte, uma delas recordo-me como se fosse hoje, no Monsanto num comparativo com um Corsa 1.4, cujo foi cilindrado e não pus 3ª, até me veio o coração às mãos pois o corte é deveras violento, não aconselhavel a pessoas impressionaveis e com problemas cardiacos... foi sensivelmente 7000 (o ponteiro saltava) e 100Km/h +/- depois dos 95 e antes dos 100 e um "pintelho"...
Se eu o tivesse só para acabar com as teimas fazia um video....

Offline JoaoMorais
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RedLine Where is it???
« Responder #23 em: 21 de Abril, 2004, 13:43:45 »
Por acaso muitos fords nao tem indicaçao de red line... o que nao é preciso porque na verdade que puxou alguma vez por um carro, no é pelo que o ponteiro marca que troca de velocidades, antes pela sensação de perda de andamento ou seja:

no meu bolide.. que tem um meros 55cv de potencia, em conduçao sport  troco de velocidade de maneira a que a proxima entre na casa das 2000-2500 rpm e a partir das 3800 rpm ja nao ta a fazer nada...sobem as rotaçoes mas mais lentamente nesse ponto é altura ideal para trocar.

outro exemplo é na A4 tdi, que ainda se nota mais isso. o chamado "coice" é as 2500, as 3500 é a altura certa para mudar, porque a partir daí ja nao vais a fazer nada, a nao ser...estragar.

curioso:
conduzi um focus(1.6 100cv)...daqueles alugados em que o corte era as 7000, sem marcaçao a vermelho do red line, e tinha o corte mais louco que vi, em vez de começar aos soluços como a mauir parte dos carros, quando atinge o maximo, baixa as rotaçoes até +/- 5000 e dá corrente outra vez ao motor. nao faz aquela tremideira tipo os R Clio.

Offline fiestapower
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RedLine Where is it???
« Responder #24 em: 03 de Maio, 2004, 22:39:18 »
O meu MK4 cortou no outro dia 3ª a 125km/h, às 6600rpm. Nada de especial pro que tenho visto aqui...no entanto é mt raro levar o carro acima das 6000 pois só estraga mm...claro que há dias em que sabe bem!  :twisted:  mas um gajo tem de se controlar...o que acham de 11.35segs dos 0/100 km/h?