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Autor Tópico: Regime de rpm mais económico para 1.25  (Lida 5468 vezes)

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Offline Stonetuga
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Regime de rpm mais económico para 1.25
« em: 20 de Maio, 2014, 04:09:59 »
Boas, como o nome indica tenho uma dúvida com o meu mk5 1.25:

Qual é o melhor regime de utilização? Pergunto pois faço muita cidade e vejo-me sempre a andar entre as 1100 e as 3000 rpm, e não sei até que ponto estou a ser económico na condução, apesar de ainda estar a conhecer o carro.

Offline SandStorm

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Re: Regime de rpm mais económico para 1.25
« Responder #1 em: 20 de Maio, 2014, 07:54:18 »
N é só a rotação que interessa. Se afundares o pé mesmo às 2000, vai gastar mais, que ires às 2000 e pé levezinho. :p
2000, 3000 está ok, dependendo do estilo de condução

Offline koiratu

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Re: Regime de rpm mais económico para 1.25
« Responder #2 em: 20 de Maio, 2014, 10:38:09 »
para bons consumos o essencial é (na minha opinião):

- pé leve (em termos de acelerações e travagens, tudo feito suavemente);
- aproveitar as descidas para o 'deixar ir', mas sempre com o carro engatado e com o pé o mínimo no acelerador possível.

O regime 2000/3000 rpm parece-me bem  O0

Offline Mrboss
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Re: Regime de rpm mais económico para 1.25
« Responder #3 em: 20 de Maio, 2014, 11:43:25 »
2000/3000 de evolução de mudanças,  velocidade constante, o ideal é 2500. Quando chegas as 3 mil e mudas, as rpms vão para pouco abaixo das 2500, portanto, já não há muito esforço para consumir muito. a evolução, é um tanto ao quanto controlada, não brusca, mastambem não domingueira. Tenho conseguido bons regimes de consumos, mas é frustrante o andar devagar....

Faço as vezes entre 6 e picos, a quase 7, trajectos curtos, ou ocasionais de mais alguns kms, mas passa muitas vezes os 7. Nada mau para cidade. Nacionais, ou cruzeiro de longas distancias, está lá bem destacado com valores baixos de consumos.
Vê na minha assinatura o registo, clica no valor Litro/100kms
« Última modificação: 20 de Maio, 2014, 11:45:11 por Mrboss »

Offline Stonetuga
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Re: Regime de rpm mais económico para 1.25
« Responder #4 em: 20 de Maio, 2014, 12:33:14 »
Obrigado pelas respostas. Eu realmente a conduzi-lo, e comparando com o saxo 1.1, noto que o saxo as 2500 já começava a gritar por uma mudança acima, enquanto que o fiesta até ai as 2800/2900 não o pede.

Pois eu ainda não estou a andar para consumos, estou a habituar-me a estrada e a voltar a aprender tudo o que não tenho praticado, logo tenho andado devagar e piso o menor possivel (secalhar consigo pisar menos, lá está ainda o estou a conhecer xD) para meu próprio bem e do carrito, que só vai ao mecânico pela primeira vez este fds ver se tudo está bem com ele x)

Mas lá está, como eu andava a reparar ele abaixo das 2000 arrasta um bom bocado, daí querer saber.

koiratu quanto ao deixar ir nas descidas (que apanho algumas ainda, pois a maria vive num local mais elevado que eu e para ir ter com ela aqui tenho de subir) é carro engatado, não pisar a embraiagem, de preferência não pisar o acelarador e só travar o minimo necessário? Pergunto porque tenho a tendência de desengatar o carro e travá-lo, pois normalmente as descidas no fim têm um cruzamento/rotunda, sendo que ao chegar reduzo de 3a para 2a e se necessário para 1a, com o carro desengatado ainda um bocado antes de chegar ao fim das descidas. Faço mal? Pergunto porque nos 45 km que fiz o carro desceu praticamente 1/4 da marca, sendo que tinha posto 20 euros quando o recebi e ele estava na reserva e ficou a meio mais ou menos, o que me está a parecer um consumo um pouco elevado (sei que não se calculam consumos assim, mas por enquanto foi o que fiz).

Offline koiratu

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Re: Regime de rpm mais económico para 1.25
« Responder #5 em: 20 de Maio, 2014, 12:59:54 »
ao desengatares o carro, para alem do perigo que é, o consumo é maior do que se levares o carro engatado...

O carro deve andar sempre engatado... levares o pé na embraiagem é só estar a estragar a mesma, esquece isso!

Desengatar o carro só quando estejas parado no trânsito para não estar a embraiagem a trabalhar...

De resto, não tem a ver com andar depressa ou devagar (obviamente que andar a esganar paga-se), mas sim com a suavidade com que o fazes...

Offline Stonetuga
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Re: Regime de rpm mais económico para 1.25
« Responder #6 em: 20 de Maio, 2014, 15:06:53 »
Percebido, este tópico está a ser boa ajuda que desde hoje de manha já fui pegar no carro e na tentativa de o deixar sempre acima das 2000 ele já estava mais solto :) só às vezes é que em segunda ele ia as 1800 ou 1900 quando reduzia a velocidade (é o tal piso de m*rda daqui da amadora :\)

Offline koiratu

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Re: Regime de rpm mais económico para 1.25
« Responder #7 em: 20 de Maio, 2014, 15:16:34 »
se andares em regimes abaixo das 2000 não faz mal, mas naturalmente pode exigir um pouco mais de carga (esforço do motor) em determinadas situações... nada como 1º experimentares bem o carro, conheceres o mesmo e com esse conhecimento vais-te aperceber aos poucos como ele se sente mais à vontade com menos esforço...  O0

Offline Stonetuga
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Re: Regime de rpm mais económico para 1.25
« Responder #8 em: 20 de Maio, 2014, 15:31:12 »
Sim, eu já o ando a conhecer, por exemplo em subida andava a chegar as 3000 em segunda e a meter terceira, consequentemente ele baixava para abaixo das 2000 e não mexia mais, agora deixo-o em segunda (se a subida ainda for considerável, senão meto 3a) por exemplo. No saxo por acaso não fazia igual, nunca o aprendi a conduzir muito bem e cometia o erro de na mesma situação meter 3a e ele morrer. Ainda não experimentei foi a subida do alegro, ai é que o saxo se matava todo, entrava a uns 110 chegava ao topo a uns 70 lol, então com o carro cheio era uma comédia xD Mas lá está, eu não o deixava passar das 2500, pode ser por isso.

Offline Mrboss
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Re: Regime de rpm mais económico para 1.25
« Responder #9 em: 20 de Maio, 2014, 17:09:09 »
Em subidas para compensar o esforço do motor, quando quero usar as mudanças quase todas, vou ate as 3200, 3400 e depois mudo, para a mudança a seguir não ser mais esforçada, não enfrentando um esforço/consumo maior

Offline joaocarolina
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Re: Regime de rpm mais económico para 1.25
« Responder #10 em: 20 de Maio, 2014, 18:11:45 »
muitas pessoas pensam mesmo que levar o carro desengatado a descer não consome mas é ganda mentira consome e bem mais do que ir a descer engatado e com pontinha de acelerador

Offline Stonetuga
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Re: Regime de rpm mais económico para 1.25
« Responder #11 em: 21 de Maio, 2014, 01:03:59 »
Pois eu desengato mas é para reduzir só que não reduzo logo, ando sempre uns 5 a 10 metros a travar lentamente e depois reduzir, mas já corrigi o meu problema  O0

Offline koiratu

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Re: Regime de rpm mais económico para 1.25
« Responder #12 em: 21 de Maio, 2014, 08:02:42 »
Pois eu desengato mas é para reduzir só que não reduzo logo, ando sempre uns 5 a 10 metros a travar lentamente e depois reduzir, mas já corrigi o meu problema  O0

isso só serve para dificultar a travagem... se fores fazendo reduções ajudas o carro a travar com o motor e não esforças tanto os travões  O0

Offline Ruben_MK4

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Re: Regime de rpm mais económico para 1.25
« Responder #13 em: 21 de Maio, 2014, 18:37:48 »
Mudanças de engrenagem:

Carros a gasolina: às 2500 rpm's
Carros a gasóleo: às 2000 rpm's

Isto a direito, se for a subir obviamente tem de ser feita a uma rotação um pouco mais elevada. O0

Offline ricardo1130

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Re: Regime de rpm mais económico para 1.25
« Responder #14 em: 21 de Maio, 2014, 18:40:48 »
Mudanças de engrenagem:

Carros a gasolina: às 2500 rpm's
Carros a gasóleo: às 2000 rpm's

Isto a direito, se for a subir obviamente tem de ser feita a uma rotação um pouco mais elevada. O0

Bem que tenho explicar isso ao meu velho, mas como é alentejano :)......fica dificil......prefere andar a esticar mudanças, depois claro o mk6 1.25 dele bebe que se farta.....enfim

Offline koiratu

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Re: Regime de rpm mais económico para 1.25
« Responder #15 em: 21 de Maio, 2014, 18:47:00 »
o que é beber que se farta? É que os mk6 são carros relativamente pesados, têm tendência a ser um pouco gulosos... Porque se beber muito for médias de 7/8lts, isso é um consumo relativamente normal :p e se fizer muito trajecto urbano é bem possível que suba até um pouco disso  O0

Offline Pedro-MK5

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Re: Regime de rpm mais económico para 1.25
« Responder #16 em: 21 de Maio, 2014, 18:56:16 »
isto de beber.... o regime em que bebe menos ..........é o motor desligado   :D :D :D

é isso  gasolina por volta das 2500 
a historia do carro desengatado tambem ja foi falado .....já foi tempo que assim era


Offline Stonetuga
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Re: Regime de rpm mais económico para 1.25
« Responder #17 em: 21 de Maio, 2014, 20:47:51 »
Pois é, tudo coisas que se aprende conduzindo que eu ainda não tinha percebido xD Obrigado pela ajuda pessoal ;)

Offline Mrboss
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Re: Regime de rpm mais económico para 1.25
« Responder #18 em: 21 de Maio, 2014, 20:55:00 »
Mudanças de engrenagem:

Carros a gasolina: às 2500 rpm's
Carros a gasóleo: às 2000 rpm's

Isto a direito, se for a subir obviamente tem de ser feita a uma rotação um pouco mais elevada. O0

 O0

2000/3000 de evolução de mudanças,  velocidade constante, o ideal é 2500. Quando chegas as 3 mil e mudas, as rpms vão para pouco abaixo das 2500, (...)

Como disse, ja aprendi há muito, regime constante, ideial é as 2500, e os consumos dos carros são calculados a uma velocidade media de 90kms hora, a este regime.

Offline orion rs
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Re: Regime de rpm mais económico para 1.25
« Responder #19 em: 22 de Maio, 2014, 04:04:18 »
Vieste de um saxo 1.1 ?

Pois esse carro é um 8v e respira melhor em baixas rotaçoes enquanto o motor 1.25 é 16v e como tal é muito mais vivaço , leva-o as 6000 rpm que vais ver o que é andar  >:D