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Autor Tópico: relantim a 900 e a 1100....  (Lida 5083 vezes)

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Offline spyke88
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relantim a 900 e a 1100....
« em: 03 de Agosto, 2010, 02:32:02 »
Boas pessoa

Tenho vindo a reparar o relantin do meu fiesta (mk4), reparei porque eu sou daqueles que nas descidas desengata o carro e tal... e as vezes o relantin esta a baixo das 1000 e outras acima...

de que será isto pessoal?

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« Última modificação: 03 de Agosto, 2010, 02:32:57 por spyke88 »

Offline tiago blanquet
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Re:relantim a 900 e a 1100....
« Responder #1 em: 03 de Agosto, 2010, 02:58:42 »
Boas pessoa

Tenho vindo a reparar o relantin do meu fiesta (mk4), reparei porque eu sou daqueles que nas descidas desengata o carro e tal... e as vezes o relantin esta a baixo das 1000 e outras acima...

de que será isto pessoal?

Cumps

100rpm não tem importancia. O que tem importancia é perceber o porque de desengatares o carro nas descidas. Isso é que não consigo entender. Alem de não ser nada seguro de fazer, so te faz gastar mais gasolina, já que o fiesta é um carro de injecção e assim que largas o acelerador a descer são as rodas é que empurram o motor pelo que a injecção practicamente corta a alimentação ao inves que se desengatares a alimentação tem que garantir um minimo para que o motor se mantenha a trabalhar.

Offline spyke88
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Re:relantim a 900 e a 1100....
« Responder #2 em: 03 de Agosto, 2010, 03:03:33 »
olha que não sei, eu desengato pois acho que gasto menos gasolina, porque se apenas desacelerar o carro perde velocidade, e estou a falar de uma descida que é de 5km no caminho de 10km que percorro quase todos os dias...

Offline Ruben_MK4

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Re:relantim a 900 e a 1100....
« Responder #3 em: 03 de Agosto, 2010, 09:29:52 »
olha que não sei, eu desengato pois acho que gasto menos gasolina, porque se apenas desacelerar o carro perde velocidade, e estou a falar de uma descida que é de 5km no caminho de 10km que percorro quase todos os dias...

Amigo, o tiago tem razão no que disse... Já experimentei com diversos carros com computador de bordo, e a descer desengatado, vai com um consumo instantâneo de 3.6 a 5.5L/100 km's mais coisa menos coisa, e a descer com o carro engatado vai a fazer consumos de 0.0L/100km's.

Se fores em 5ª a desce e desacelerares, ele de certeza que não perde velocidade, agora se fores com uma 4ª (mesmo assim tenho dúvidas), uma 3ª ou uma 2ª, aí perde de certeza, pois está a travar com o motor... Experimenta começar a descer com uma 5ª e desacelera, para verses se o carro perde velocidade, e depois posta a qui os resultados, para ver se a malta tem razão ou não... O0

Offline tiago blanquet
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Re:relantim a 900 e a 1100....
« Responder #4 em: 03 de Agosto, 2010, 12:48:46 »
O motor trava o carro como é obvio. Se a descida não for suficiente para rodar o motor em 5a da um toquezinho muito ligeiro de acelerador so pra manter. Agora desengatar so resulta em carros de carburador em carros de injecção electronica é inutil.

Offline spyke88
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Re:relantim a 900 e a 1100....
« Responder #5 em: 03 de Agosto, 2010, 16:40:53 »
hummm pois talvez tenham razão vou deixar de o desengatar, eu em relação ao computador de bordo mostrar os consumos ele não esta certo, pois o da minha mãe também tem computador de bordo e realmente se desacelerarmos ele mostra consumo 0, mas de certeza que não vai a gastar 0 porque o motor esta a trabalhar...portanto o consumo não é real, tem que gastar qualquer coisinha....


e em relação ao relantin a quente umas vezes estar acima das 1000 e outras a baixo, nao tera um porque??

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Offline tftb
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Re:relantim a 900 e a 1100....
« Responder #6 em: 03 de Agosto, 2010, 17:05:15 »
Os computadores de bordo não te mostram nada mais nada menos que uma estimativa, uma média dos consumos. Ainda que te estejas a referir ao consumo instantâneo, nunca é exactamente o instantâneo. É uma média de consumo das ultimas fracções de segundo. E esse valor ser zero, como é óbvio não é zero, porque como dizes e muito bem, o motor vai a trabalhar, mas é um valor que tende para zero. Por exemplo se for 0,2L/100km, o computador de bordo arredonda o valor às unidades, e mostra-te 0L/100km. É isso que acontece O0

Offline ianchika
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Re:relantim a 900 e a 1100....
« Responder #7 em: 03 de Agosto, 2010, 17:49:09 »
Ai está uma informação que eu não sabia.
Eu também desengatava para poupar gota sem saber que no Fiesta tal não fazia sentido.
Aqui no fórum um tipo está sempre a aprender.  O0

Offline Ruben_MK4

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Re:relantim a 900 e a 1100....
« Responder #8 em: 04 de Agosto, 2010, 12:46:50 »
Ai está uma informação que eu não sabia.
Eu também desengatava para poupar gota sem saber que no Fiesta tal não fazia sentido.
Aqui no fórum um tipo está sempre a aprender.  O0

Para além do carro arefecer o motor! Se alguma vez o carro começar a quecer feito maluco, é cravar-lhe uma 3ª ou uma 4ª (isto se formos com uma 5ª a descer), e desacelerar! Arrefece num instante!  O0

Offline tftb
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Re:relantim a 900 e a 1100....
« Responder #9 em: 04 de Agosto, 2010, 13:27:18 »
Para além do carro arefecer o motor! Se alguma vez o carro começar a quecer feito maluco, é cravar-lhe uma 3ª ou uma 4ª (isto se formos com uma 5ª a descer), e desacelerar! Arrefece num instante!  O0

Isto não sabia eu LOL O0

Offline spyke88
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Re:relantim a 900 e a 1100....
« Responder #10 em: 04 de Agosto, 2010, 21:50:41 »
ya, a bomba de agua trabalha mais depressa assim....

Offline tiago blanquet
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Re:relantim a 900 e a 1100....
« Responder #11 em: 04 de Agosto, 2010, 23:21:57 »
hummm pois talvez tenham razão vou deixar de o desengatar, eu em relação ao computador de bordo mostrar os consumos ele não esta certo, pois o da minha mãe também tem computador de bordo e realmente se desacelerarmos ele mostra consumo 0, mas de certeza que não vai a gastar 0 porque o motor esta a trabalhar...portanto o consumo não é real, tem que gastar qualquer coisinha....


e em relação ao relantin a quente umas vezes estar acima das 1000 e outras a baixo, nao tera um porque??

Cumps

Não é disparatado indicar zero. É quase zero mesmo. O motor esta a trabalhar mas por acção das rodas do carro empurrarem o motor por inercia pelo que a injecção practicamente é cortada assim que levantas o acelerador. Em carros a carburador já não é assim. Funciona pela aspiração criada pelo vacuo do motor pelo que quanto maior a rotação mais ele consome. Daí ouvires aquele borbulhar e pequenos rateres em alguns carros a carburador quando por exemplo vais a descer sem acelerar mas engatado com a rotaçao as 3 ou 4K. O carro continua a puxar gasolina mas a mesma é mal queimada devido a borboleta do ar estar fechada criando uma mistura muito rica. Se o desligares mesmo e dps deres a chave passado um bocado, manda grandes rateres.

Na injecção electronica tudo mudou. O combustivel só é injectado quando requerido. Aí está a magia. Por isso digo que o consumo esta todo na posição do acelerador, é esse que comanda o jogo, e não a rotação. Podes descer uma serra 10km com 2a engatada a travar com o motor a 4000 ou mais rpm, se não tocares no acelerador não gastas quase nada.

Offline s4n7os
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Re:relantim a 900 e a 1100....
« Responder #12 em: 05 de Agosto, 2010, 09:28:01 »
O meu é a carborador a descer desengato e ele vai ali as mil rotações sem mamar gota ^^

Offline SandStorm

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Re:relantim a 900 e a 1100....
« Responder #13 em: 05 de Agosto, 2010, 23:30:41 »
O meu é a carborador a descer desengato e ele vai ali as mil rotações sem mamar gota ^^

mamar mama, que os a carburador, consumo 0 é impossível. :P

Offline nrcarparts
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Re:relantim a 900 e a 1100....
« Responder #14 em: 10 de Agosto, 2010, 14:07:47 »
Alguma coisa gasta de certeza....